Medéia

Medéia Eurípides

Resenhas - Medéia

Gabslareine 20/02/2022

Misoginia na Grécia
A proposta de uma tragédia é ser uma desgraça sem precedentes e está não é diferente. No entanto não foi bem recepcionado por uma simples questão: o infanticídio.

Eurípedes tenta expor a vida humilhante das mulheres na sociedade grega e no entanto, não foi bem recebido, mas matar os próprios filhos, de fato, não é algo bem visto. No meu entender e da personagem a maternidade é algo compulsório. Medeia mesmo não desejava ter filhos, mas a sociedade sim. Mesmo assim ela não é indiferente a dor de te-los matado para se vingar de seu marido.

É interessante como questões de tanto tempo atrás continuam sendo algo contemporâneo.

Yeda 08/02/2022

Medeia: controversa, indecifrável e única.
Essa releitura fez com que eu ficasse boquiaberta(de novo) por ter uma personagem arriscada para escrever sobre até no momento atual, e pensar que ela foi escrita em 431 AC(+-)!!!!
Completamente diferente de outras personagens femininas gregas, que ou se resignavam e aceitavam seus fardos e punições ou eram absolvidas pois tinham suas qualidades e bondades reconhecidas, ou ainda, eram vilãs de cabo a rabo sem possuir nenhum atributo fora a maldade; Medeia se encontra em um vão entre esses tipos.
Como Medeia diz, ela fez de tudo para que Jasão conseguisse realizar seus objetivos, foi uma boa esposa da forma que boas esposas deveriam ser, criou inimigos e abandonou laços para apoiar Jasão e foi até mãe, sendo que a maternidade era contra sua vontade(?Melhor seria estar três vezes em combate com escudo e tudo, que parir uma só vez!?). Ainda assim, é traída e renegada. Mas, como dito antes, Medeia não é como as outras personagens. Seu amor extremo é facilmente convertido em ódio, e ela decide por tomar as rédeas de seu destino e se vingar; não é ingênua, pois sabe que a vingança custa caro mesmo para quem a executa. Depois de ter sua reputação destruída e ter escolhido acabar com Jasão, recebe conselhos para seguir em frente e deixar isso para trás. ?Viver é ter desgostos e eles não nos faltam.?, ela diz a Creonte. Sabe que sua vida foi arruinada e que nunca mais se recuperará, então que derrube Jasão em sua queda; e seus filhos infelizmente serão destruídos para isso, pois a vingança quando escolhida, deve ser escolhida por inteiro.
E mesmo sendo uma infanticida e uma assassina, é incorreto considerar Medeia uma vilã. Sua paixão, sua benevolência, a sua hesitação no último encontro com os filhos?Não dá para encaixar a personagem em uma categoria, ela é muito mais do que isso ou aquilo. Uma mulher que decidiu o seu destino, executou seu plano e arcou com as consequências de suas escolhas. É uma sorte sem tamanho que essa tenha sido a única peça que foi salva da trilogia de Eurípides, pois Medeia é uma revolução e um tesouro para a literatura.

Ariela 01/01/2022

Meu primeiro contato com teatro grego
Esse foi meu primeiro contato com o teatro grego e gostei bastante. Medéia não tem personagens idealizados e nós nos questionamos quem é bom ou mau na história. Os diálogos são simples, o enredo também, mas a trama te faz conhecer mais e mais do passado dos personagens que os levaram até o momento em que a história se passa.
A leitura é simples e rápida, valeu a pena e me fez ter mais interesse em outras peças gregas.

Duda 30/12/2021

Foi um livro que me foi mandado ler pela escola, mas que me cativou bastante.

Gosto dos personagens. Eles demonstram como os humanos realmente podem ser, e até que ponto podemos ir.

Márcia 27/12/2021

Lendo clássicos
Livro curto mas cheio de tragédias. Não sei se era comum nessa época ter protagonistas mulheres, ainda mais uma figura tão forte. Mas fato é que, mesmo depois de tantos séculos, com o olhar atual, Medéia traz várias reflexões sobre o papel e os anseios da mulher. Vale a leitura!

larabritosnts 26/12/2021

contexto bom
gostei da ideia da história, mas acho que poderia ter linguagens mais atuais, fora tbm que eu li como uma peça.

Pati 07/12/2021

Que casal! (Contém ironia)
Uma Tragédia com T!
Acredito que Jasão seja o primeiro macho-escroto/boy-lixo retratado na história!! Isso lá nos idos de 400 a.C!!!
Podemos definir Medeia como: ?uma deusa, uma louca, uma feiticeira?? hahahahahah sério!

Eduarda.Colognesi 06/12/2021

medeia
Gosto de como as mulheres são descritas, com força, determinação, inabalaveis de seus objetivos. Mas não gosto muito da linguagem, não sei porque insisto em ler classicos.

Karinny 29/11/2021

Eu amo o teatro grego e acredito que é a maneira mais fácil de se familiarizar com os clássicos e a mitologia em questão, já que têm uma dinâmica ilustrativa e didática, tornando a leitura mais simples. Esta obra, em particular, tem diversos elementos que a tornam peculiar e muito interessante, visto o trabalho que o dramaturgo tem para dar uma nova versão ao mito, já muito conhecido à época. Chocar e subverter era a intenção de Eurípedes, e ele vem fazendo seu papel devidamente desde o século V a.c. Apreciemos.

Ana Bellot 27/11/2021

Obra prima!
Meideia é uma das melhores peças de todos os tempos. Jasão vai desde armações para suas vitórias até o abandono da esposa em prol de interesses pessoais. Sem perceber os sinais obvios do que ela é capaz, ele foi amarrando a corda em seu próprio pescoço até que a vingança ocorreu.
Fantástico!

Kardec 31/10/2021

Edição Completa e Bem Trabalhada!
Além de possuir textos introdutórios e complementares, essa edição compreende o texto integral da obra. Sobre a peça de Eurípedes posso dizer que gostei bastante, gostaria de vê-la encenada, e que vi mais uma vez que diante da tragédia o ser humano tende a moldar-se, não podendo ser comparado inteiramente ao que era antes. Resumindo bem, parafraseio uma frase cujo a autoria não vou me lembrar, mas que nunca esqueci: "Todo homem pode lidar bem com uma grande dor, exceto aquele que a carrega"; lembre-se disso ao ler Medéia, ou antes de julgar e condenar a qualquer pessoa que seja.
Os textos complementares me fizeram ver o teatro com outros olhos, olhos agora de admiração.