Lua Nova

Lua Nova Stephenie Meyer

Resenhas - Lua Nova

Vitor 04/06/2021

Boa história. Apesar do desenrolar dramático, entendo o objetivo da autora e o livro merece seu valor. O fim anuncia uma continuação promissora, mas não irei acompanhar neste momento.

Karen Costa 31/01/2022

Eu realmente não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro, mas vou começar comentando o quanto a Bella é dependente do Edward.

Longe de mim julgar a situação da Bella, mas a maneira de como ela é dependente emocional do Edward me assusta muito. Óbvio que isso deve ser difícil para ambos os lados. Mas a maneira de como a Bella lida com isso me assusta muito.

Ela se afastou de tudo e de todos quando o Edward foi embora. Entendo que cada pessoa tem seu jeito de lidar com as suas perdas, mas eu não canso de pensar no quanto as emoções delas são profundas em relação ao Edward.

O Edward também não escapa de comportamentos e frases problemáticos quando o assunto é sobre a Bella. Ele falando que morreria junto com ela caso a Bella morresse também. Não é atoa que eles fazem várias citações com ?Romeu e Julieta? mas ao meu ver, não é uma boa obra para usar de inspiração com o seu relacionamento kkkkk

Agora com o Jacob. Caramba que menino emocionado! A Bella deixou claro em alguns momentos do livro que aquilo só era amizade, é ele sabia que ela gostava do Edward, mas mesmo assim tratava ela como namorada. Muito emocionado o bichinho.

Apesar de tudo, ainda continuo sendo team Edward, mas na verdade, acho que ela se sairia melhor longe deles. Afinal, ela é um ?imã para problemas?.
Rita625 31/01/2022minha estante
Li essa saga com 16 anos e virou uma paixão pra mim. Curiosamente, um dia desses bem nostálgica foi escutar um audiobook de crepúsculo. E quase 10 anos depois percebi que (graças a Deus) minha mente mudou muito e passei a reparar em varios comportamentos bem problemáticos.
Hoje mesmo estava assistindo um video de um booktuber falando dos problemas dessa histórias voltando para o problema juvenil, principalmente ao público feminino.
Sem bagagem literária e de vida, essas meninas "bobinhas e inocentes" (e eu era assim) leem esse tipo de livro e acham normal comportamentos que QUALQUER adulto reprovaria. Essa é a benção da maturidade. E provavelmente daqui a 10 anos vou olhar pra mim de 25 anos e reprovar alguns dos meu comportamentos atuais. Pois essa é a vida!!
Pra uma menina adolescente é tudo tão intenso e romântico. Não foi o meu caso, mas acredito que muitas dessas meninas podem até tentar achar esses "Edwards" na vida real. E na vida real o buraco é mais embaixo. Vamos tentar trazer esses personagens pra o nosso cotidiano, e se fosse sua irmã, sua prima? Faça todos os passos da Bella como se fosse uma pessoa próxima sua fazendo. Não mudou o tom das ações? Tirando o sobrenatural, a história não tem outras cores?

Amo a saga, tenho um carinho muito grande, pois foi esses livros que me lançaram no mundo literário. Mas eu tenho senso crítico e percebo a mediocridade e a romantização de uma amor possessivo e de uma menina que nao tem amor próprio e nem pra vida.

Karen Costa 31/01/2022minha estante
@Ritinha Eu concordo com tudo que você falou, absolutamente tudo! Inclusive sobre a baixa auto estima da bela, que faz ela se submeter a atitudes extremamente perigosas. Muito obrigado pelo o seu comentário Ritinha, concordo com tudo!

Rita625 31/01/2022minha estante
De nada!! Foi um momento de desabafo kkkk

xepes 19/04/2023

Que livro chato mds do ceu, lua nova e um castigo mesmo

as unicas cenas que prestam sao as que o emmett ta

Moon 24/04/2021

é spoiler se ja passou 10 anos?
Apesar de todas as inúmeras vezes que quis matar a protagonista, Bella, por sua irresponsabilidade para com as emoções de Jacob Black - que daria tudo para vê-la sorrir -, ou todas as vezes que quis ter uma conversa séria com ela acerca de sua baixa autoestima e fazê-la considerar uma terapia para deixar de ser tão dependente. Apesar mesmo de Bella ter um péssimo hábito de considerar sua frágil vida humana menos importante do que a vida de um imortal, não consegui parar de ler nem por um instante.
Li escovando os dentes, lavando a louça, enquanto tomava café e até meus olhos pesarem demais durante às noites.
A história, apesar de ser cheia de personagens melodramáticos, obsessivos e dependentes, é extremamente bem narrada. É impossível não se recordar do clássico shakespeariano Romeu e Julieta - até porque a protagonista fala o tempo todo sobre a peça -, pois a história é repleta de reviravoltas que envolvem a quase morte de personagens que se amam, a negação do amor do escolhido pelo pai e MUITO drama.
Não sou fã de histórias românticas, mas esta em particular me prendeu - apesar dos olhos que reviravam de ódio por vez ou outra - do inicio ao fim. É um livro muito bem escrito, só espero que os personagens amadureçam e façam terapia!

koopunzel 24/04/2021

Gente burra me irrita e esse livro tá cheio delas
A trama do livro não é chata. Eu gosto
muito de como as coisas se desenrolam. O Jacob, ao contrário de como acontece nos filmes, só age como um babaca na reta final. Ele fica 1 ou 2 capítulos sem falar com a Bella antes disso, mas ele tinha uma justificativa. Agora as atitudes dele no final...
Eu entendo o sofrimento da Bella. Entendo mesmo. Mas eu nunca vi uma pessoa fazer tanta burrice CONSCIENTEMENTE. Ela conseguiu me irritar mais que o cachorro molhado do Jacob.
Eu particularmente sempre gostei do final de Lua Nova. O livro é de fato melhor que o filme ( ainda bem, senão eu tinha largado na metade).
É bom, mas é irritante pra cacete tb.
Talita 01/05/2021minha estante
cachorro molhado kkkkkkkkk amei

Mih 19/08/2021

A leitura do livro foi muito boa e me prendeu bastante, eu poderia passar o dia inteiro lendo que não iria enjoar.
Foi muito divertido ler, eu ri bastante com algumas situações e eu também passei muita raiva com a Belinha, porém foi bom.

Obs.: Eu não consigo parar de imaginar o Jacob e o resto da alcateia dele, como o índio emo bombado.

G4tto 14/03/2022

Devastador
Lua nova é atualmente um dos meus filmes favoritos, e imaginei erroneamente que esse livro seria um dos meus favoritos tbm, mas não foi o caso, apesar da leitura ser ótima, achei um pouco arrastada em algumas partes, de resto foi perfeito

Vitoria 05/04/2024minha estante
Nunca li, mas concordo. Não usem pessoas para suprir carências

0jamis_ 03/09/2021

lua nova
Esse foi o livro que eu menos gostei da saga, talvez por ele ter sido mais sombrio. E também pelas atitudes imprudentes que Bella tomava.

juu.sei 18/04/2022

Bella, fecha a boca!!
Nossa eu sempre amei Crepúsculo, os filmes!! Resolvi ler os livros pra ver se de fato o universo é tão bom quanto nos filmes, porém a primeira coisa que percebi foi: A BELLA É INSUPORTÁVEL, pelo nesse livro aqui, sério, a menina so abre a boca pra falar da imortalidade dela, que ela tem que virar vampira logo, as unicas partes boas foram durante a passagem dela com o Jacob, fora isso ela é completamente chata e sem personalidade.

Eu iria amar se o Charlie tivesse pelo menos um capítulo com o ponto de vista dele, o homem sofreu mais que a Juliette, o coitado nem tinha se recuperado de ver a filha deprimida e perdeu o melhor amigo, nisso a filha irresponsável dele larga ele no momento que mais precisa de apoio pra correr atrás do Edward, a Bella nunca pensa nas dores do pai dela, sempre se põe em primeiro lugar, o coitado do Charlie merecia um lugar ao de Deus no céu por ter aguentado tanta coisa por causa da Bella.
Selma 30/04/2022minha estante
SOFREU MAIS QUE A JULIETTE, EU GAITEI DE RIR AQUI KKKKKKKKKKK

jupitereis 05/09/2020

Denso
Meu deus, esse livro tem MUITA coisa.
É bem legal conhecer melhor a história e a relação da Bella com o Jacob, é um laço muito forte e bonito, apesar de que sempre desgostei do personagem dele no filme (e continuei desgostando no livro) foi bom conhecer mais essa parte. O livro é muito denso e tem muita história, fiquei receosa de ler porque imaginava inúmeros capítulos repetitivos da Bella sofrendo com o término, mas não foi assim, amém! E li o livro em 3 dias, muuito ligada a história, eu gostei pra caramba, bem mais do que pensava que ia gostar. É bem legal estar lendo a saga nos meus quase 22 anos de vida e sinceramente bem arrependida de ter sido hater na época que fez sucesso kkkkk eu teria sido uma leitora mais assídua desde cedo. Enfim, gostei bastante e espero ler Eclipse em breve, mas não logo, quero prolongar essa saga pra ter um prazer maior. ?
Aninha.Costa 05/09/2020minha estante
O filme nos deu a impressão que a Bella só sofreu durante Lua Nova, mas no livro é muito diferente mesmo, ela teve muitos momentos bons mesmo estando de coração partido.

Kira 10/09/2020minha estante
Você ainda não leu Sol da meia noite né? Eu tbm não gostava tanto do Jacob pela visão da Bella, em Sol da meia noite dá pra ver mais sobre Jacob, ele é legal hahaha

Aninha.Costa 10/09/2020minha estante
O problema é que eu não acredito muito nessa coisa de triângulo amoroso, eu acho que a mocinha sempre tende a ficar com determinada pessoa desde o início por mais que a escritora coloque outras pessoas no meio.
Eu sentia muita muita pena do Jacob porque eu pensava que ele ia ficar sozinho e ser só a vela da felicidade de outras pessoas kk parecia meio fora de contexto por mais que a gente saiba que isso possa ocorrer na vida real, não ser o escolhido pela pessoa amada.

Aninha.Costa 10/09/2020minha estante
Quero muito ler Sol da Meia noite estava relendo a saga novamente eu tenho todos os livros até Amanhecer, gosto muito dessa história.

jupitereis 10/09/2020minha estante
Tô terminando a saga (pq nunca tinha lido) pra ler sol da meia noite. kkkkk eu nao gosto do Jacob pq acho ele um saco mesmo, não consigo ter afeição por ele de jeito nenhum, acho muito intrometido.

Kira 10/09/2020minha estante
Aninha eu tbm penso o mesmo, li até um livro que a moça dizia assim: "não existe triangulo amoroso, porque o coração sempre sabe o que quer". Leia sim é muito bom.

Kira 10/09/2020minha estante
Ju te entendo eu tbm achava o mesmo dele hahaha

Kira 10/09/2020minha estante
Ai gente amo que parece que nós estamos no clubinho do Crepúsculo hahaha Adoro isso

jupitereis 10/09/2020minha estante
kkkkkkk montar um grupo pra falar de crepúsculo

Meninas apoio total kkkk

Crepusculetes ?

Kira 10/09/2020minha estante
Sério na época que fez sucesso conhecia pessoas que gostavam, mas elas só viam os filmes e eu era a chata que ficava falando que os livros eram melhores hahaha Sentia falta discussão sobre o livro

Kira 10/09/2020minha estante
Eu super apoio tbm hahaha

Sim!!
As pessoas se prenderam a imagem dos atores, na minha opinião.
Claro que sou suspeita porque sempre amei o Robert acho que não tinha ninguém melhor para o papel, mas no livro é totalmente diferente a construção que a autora faz é trabalhosa.

Kira 10/09/2020minha estante
Então o meu problema com os filmes são: roteiro e direção, tudo é muito superficial hahaha Mas em questão de atores, eu não consigo imaginar outras pessoas que não fossem a Kristen e o Robert, até a Mackenzie que é muito diferente fisicamente da Renesmee dos livros eu gosto.

marinnnnnnn 02/05/2023

A qualidade caiu muito do primeiro livro pra este, não sei se foi meu ódio pelo Jacob mas não tinha uma cena dele em que eu não revirasse os olhos de tédio! A suavez que tinha na leitura do primeiro, fez uma tremenda falta nesse livro, enfim, uma chatice sem fim!

bea 01/06/2022

Uma resenha caótica sobre Lua Nova ?
"Afinal, de quantas maneiras um coração pode ser destroçado e ainda continuar batendo?"

Lua Nova é claramente aquele livro adolescente do início dos anos 2000 que lemos hoje e questionamos/criticamos muitos dos acontecimentos descritos nele.

"Poderia ter sido melhor" "Isso não é meio problemático?" "Nossa quanto melodrama"

Tenho certeza que esses pensamentos vêm a cabeça de muitas pessoas durante a leitura desse segundo livro da saga mas uma coisa que me chama muita atenção em Lua Nova é a "profundidade" quando se trata da saúde mental e emocional da Bella.

E quando falo isso não quero dizer que foi algo extramemente bem trabalhado e explorado pela autora mas sim que ela [Bella] é uma personagem muito complexa ? por mais que sempre seja vista como uma protagonista comum e sem graça pelas pessoas.

Durante o período que comentei sobre o livro tive muitos debates a respeito das camadas emocionais e psicológicas da personagem e foi o que, sem dúvidas, mais marcou a minha leitura.

Todas as respostas da Bella aos eventos na saga (principalmente aos traumas) parecem intimamente ligadas à seu crescimento (infância) e sua dinâmica familiar conturbada.

Suas atitudes ? ao menos para mim ? fazem ""sentido"" quando se observa o todo e busca compreender melhor a personagem e como ela e sua mente funcionam.

? É claro que não estou tentando passar a ideia de que a resposta dela à situação seja saudável! Dependência emocional não deve ser romantizada e a Bella precisava mesmo de umas boas sessões de terapia, mas o que quero dizer é que ela já precisava de acompanhamento profissional mesmo ANTES de conhecer o Edward.

Não tenho certeza se gostei mais desse livro do que do primeiro mas tive uma boa experiência com ele e é isso que importa.