Ubirajara

Resenhas - Ubirajara

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Leia.o.livro! 19/03/2023

Romance indígena
Não sou chegada a uma literatura clássica brasileira, mas me surpreendi.
É romântico mesmo; fala do índio só com virtudes, sem enxergar a ausência de civilização , como até hoje acontece. No entanto, vê como um herói dos tempos homéricos, forte, cavalheiro, virtuoso, honrado, reunidos num só homem. Cá entre nós, isso só Jesus Cristo foi e , mesmo assim, ele não puxou espada para ninguém.
No final ele liberaliza ( claro sinal de necessidade de contravenção) e dá duas esposas para Ubirajara, sendo que, nem mesmo nos costumes deles, isso não existia. Tinha outras formas de relações, porém esposa somente uma.
É notável que nosso grande José de Alencar , na vontade de defender os indígenas, toma em conta os valores da civilização europeia, e as disfarça com palavras tupis.
A pergunta é: ele viveu no meio deles pra saber dessas coisas, ou somente quis criticar o cronista através de seu próprio escrito? E outra: se o cronista teve contato de primeiro grau, por que ele estaria errado?
Essa é uma discussão até hoje. Mas vou deixar pra quem ainda não tem ideias formadas.
Leia o livro! Vale muito a pena.
Ah! É uma trilogia. Vou procurar o segundo que deve ser Caramuru.

Ratinhaaa 17/03/2023

Não gostei
Esse livro foi realmente uma luta enorme para terminar,não leria ele se não fosse para a escola e estava pensando em não terminar,mas comecei,então tem que terminar. A forma de escrita do livro é muito confusa,a história é confusa,a obra apresenta muito machismo e rivalidade feminina,envolve assédio,não me atraiu nadinha e ainda apresenta erros gramaticais. Não gostei,mas pelo menos espero tirar uma boa nota na prova de literatura amanhã.

flaviabloisi 12/01/2023

Legal!
O romance indígena trata-se de um casal que se apaixona, lutando pelo amor deles. A história é muito diferente dos romances visto atualmente.

É uma boa leitura para quem gosta de romances antigos.

Antonio566 10/01/2023

O GUERREIRO INDÍGENA
Romance de 1874, "Ubirajara" trata da jornada de um índio brasileiro puro que tem por nome Jaguarê. Este jovem índio está em busca do título de guerreiro; guerreiro Ubirajara. Ele segue a procura de um grande guerreiro para que um combate possa se iniciar entre ambos e nesta jornada acaba encontrando Araci, uma índia de uma outra tribo (a qual lhe conquistou). Jaguarê acaba encontrando um guerreiro a sua altura nas primeiras páginas e o vence, mas a história em si segue além desta vitória. Segue além do título de guerreiro. É a história de um bravo e inesquecível herói; um herói e seus grandes feitos.

Ubirajara é um romance indianista do autor. A história traz fortes características dos índios: a lealdade, a bravura e a valentia. O índio, protagonista da história, representa a base da formação do povo brasileiro, na visão do nacionalismo romântico. Um romance que exalta a natureza brasileira, apresentado o índio como um herói e trazendo uma linguagem repleta de adjetivos e figuras de linguagem.

Flá 05/01/2023

Clássico
Recomendo buscar uma versão do livro no português revisado, porque minha mente bugou diversas vezes com a diferença ortografica.
Diversas palavras referente a termos indígenas também me fizeram precisar jogar no Google.
O clássico de Alencar nos mostra a história de união da tribo Araguaia e tocatim que virá a nação Ubirajara.
Ao conhecer uma virgem e se apaixonar por ela, Ubirajara que estava em busca de um guerreiro inimigo para lutar e ganhar o mesmo título acaba entrando em uma disputa pela virgem (Araci), ao longo da narrativa temos a luta entre o grande guerreiro protagonista, os cem guerreiros rivais e ao final a própria tribo.
A história é muito interessante, principalmente vista do ponto de vista da trindade de Alencar, onde nesse primeiro livro temos o indígena puro sem contato com os europeus.
Recomendo que leiam na sequência pra observar a diversidade entre as atitudes vistas pela miscigenação e influência europeia.

Nena24 25/12/2022

Representatividade
Amei conhecer mais sobre a cultura indígena, saber como os rituais eram importantes e o significado por trás das coisas, muito lindo e rápido de ler recomendo muito ?

Brenda.Ferreira.1 22/10/2022

Um herói épico...
Ubirajara também conhecido como Jurandir e/ou Jaguaré é o protagonista forte,destemido e envolvente de um enredo romântico indianista. Que ja tinha sido escolhido como esposo por Jandira mas que ficou encantado com a corajosa,doce e charmosa Araci.
Eu imaginava que fosse ter um "que" poético e lírico na obra,porém me surpreendeu muito a forma que real é implementada no livro. É uma obra curta,que te prende do início ao fim e te faz pedir bis.
Os personagens tem carisma, o tempo,desenvolvimento e enredo são bem escritos.
José de Elencar acaba de ganhar uma nova admiradora.
Esse de fato é meu livro clássico nacional favorito...

giovanna.parani 15/10/2022

"as flechas do teu arco não matam mais do que os sorrisos que o amor do guerreiro derrama em teu rosto, estrela do dia"

confesso que fiquei bem perdida enquanto lia, mas achei um livro bom que mostra a cultura indígena, algo não tão comum na literatura daquela época
clara 16/10/2022minha estante
duvido que vc leu

giovanna.parani 16/10/2022minha estante
li bobona, é la para o sasi

Barbara Hellen 18/04/2022

Resenha postada no @cactosliterarios
Ubirajara, de José de Alencar, é um exemplo de leitura que não precisamos amar, mas que nos acrescenta. Vejo que isso acontece bastante quando leio clássicos. Poucos são os que amo de paixão. Mas sempre saio com a sensação: nossa, essa leitura me acrescentou. Achei a narrativa totalmente diferente de tudo que já li!

Junto com Iracema e O Guarani, essa obra mostra as tradições indígenas e faz parte dos livros indianistas do autor, que realmente foi o primeiro a pensar o Brasil pelo Brasil. De abordar o Brasil e a história da construção do nosso país. Por isso, foi considerado o pai do romantismo brasileiro.

Leiam os clássicos!

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Guilherme.Marques 20/03/2022

Surpreso!
Me surpreendi em cada fala do autor, retrata de uma linda forma essa cultura tão rica em palavras e sabedoria, hoje infelizmente quase extinta que são os índios do Brasil...

Paulo.Diniz 28/02/2022

Interessante
O livro não é grande e nem cansativo, apesar de me confundir as vezes com os nomes dos personagens (não sei se por falta de atenção minha).

Jaime Santiago 10/02/2022

Uma verdadeira aventura indígena nas florestas brasileiras!
Um livro curto, com uma boa e empolgante história dos indígenas brasileiros nos tempos antes do descobrimento.

Marivaldo.Barreto 01/01/2022

Apesar da linguagem ser um pouco difícil, a leitura fluiu bem. Foi uma leitura rápida. Aprendemos um pouco a cultura indígena e modo como vivem.

Edson Camara 02/11/2021

Ubirajara fecha o ciclo indianista de José de Alencar, a obra acompanha Iracema e O Guarany sobre o tema indigena brasileiro do autor. Escrito e publicado em 1874 a obra revela um Brasil puro e ingênuo dos nativos da terra antes da chegada dos descobridores e colonizadores portugueses.
Ubirajara é o índio guerreiro Jaguarê que recebe este nome após se tornar chefe da nação Araguaia. Ele se apaixona pela virgem Araci, índia guerreira da tribo Tocantins e este, digamos, romance proibido gera toda a trama envolvendo lutas, guerras, tradições e costumes indígenas relatados fielmente por Alencar que dedica mais da metade do livro, ao final do enredo, explicando cada detalhe com suas referências históricas da época em que ele escreveu o romance.
O romance é idílico e doce, tão puro que chegamos a duvidar se realmente os nativos indígenas daquele tempo eram assim tão honrados, puros, honestos e belos.
Há um triângulo amoroso entre Ubirajara, Araci e Jandira, a virgem anteriormente escolhida por Jaguarê para esposa antes de se tornar chefe. A solução para este triângulo é sabiamente resolvida, mas não vou contar, você vai ter que ler para descobrir.
Para mim não importa, o talento de Alencar em descrever as cenas e os diálogos impressiona e agradará a qualquer leitor, mesmo aquele que não gosta da literatura clássica brasileira.
É como assistir a um filme de aventura, só que com personagens reais da nossa cultura e tradição brasileira tão em descrédito ultimamente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6