Ubirajara José de Alencar
José de Alencar

Resenhas - Ubirajara

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Clio0 21/09/2021

Ubijara não é um épico, mas poderia ser.

A escrita de Alencar, romântica e rebuscada, é um verdadeiro trabalho de artesão na formação de cada sentença que traz a história de amor e guerra do cacique dos Araguaias.

O enredo é aquele que se tornaria clássico nos livros do gênero: Um guerreiro derrota um adversário em batalham, mas se apaixona pela irmã do mesmo e decide se infiltrar na aldeia rival para poder cortejá-la. Achou conhecido? Talvez se lembre porque é uma variação do poema de Camões "Sete anos de pastor Jacob servia / Labão, pai de Raquel, serrana bela; / mas não servia ao pai, servia a ela, / e a ela só por prémio pretendia."

Essa obra fecha o ciclo indígena do autor - com O Guarani e Iracema - mas, não deve ser confundido com uma trilogia. Elas não são interligadas e nem precisam ser lidas em sequência.

Ed Carvalho 20/09/2021

Clássico cansativo para mim
Acho muito cansativa a leitura de Alencar. A poética romântica dele é deveras exagerada, mas não há como negar que suas obras são grandiosas para a literatura de língua portuguesa.

Betânia 20/09/2021

Ubirajara
Mais uma grandiosa obra da literatura brasileira. Um livro bem escrito onde autor explora as cenas de guerra da história, os elementos e a cultura indígena. Tem toda a beleza de um clássico.

Márcia 06/07/2021

Ubirajara - José de Alencar
Ubirajara foi publicado em 1874. E o terceiro romance da trilogia indianista de José de Alencar e o último a ser publicado.
Esse romance é um romance de fundação, onde Alencar apresenta o nativo de nossa terra. Nessa história não existe nenhum personagem português.
Ubirajara conta a história do Jaguari, um jovem caçador da nação Araguaia que parte em uma jornada para se tornar um guerreiro. Ele precisa realizar algo memorável para ser respeitado pelo seu povo.
O jaguari parte para a terra dos Tocantins, um lugar habitado pelos inimigos, em busca de um homem valoroso para lutar.
Ao invés de encontrar um guerreiro Tocantins, ele encontra uma virgem Tocantins. Uma mulher belíssima chamada Araci. Eles eles se interessam um pelo outro.
O jaguari vai passar por várias provações, desafios até se tornar Ubirajara, o senhor da lança. Merecedor do amor de Araci e o mais forte guerreiro.
Ao final Ubirajara se casa com Araci e une a nação Araguaia e Tocantins em uma só.

Luiiz. 02/06/2021

Não Recomendo!!!
Esse livro me descepicnou, tinha grande empolgação pra ler mas, ele é muito lento e cansativo além da história ser horrível, não conseguir me envolver com os personagens, quase desisti várias vezes, algumas palavras são um pouco difícil de compreender.

Babi 12/05/2021

É um livro razoável - basicamente , fala sobre a formação do Brasil como nação. Se alguém já leu a Ilíada, vai encontrar algumas semelhanças na formação do Ubirajara como herói. Um guerreiro muito exaltado, ?justo?, viril (?), etcetera.

Georgia Patrici 09/05/2021

Encantada com a estória
A estória se passa na mata a margem do grande rio Tocantins, onde Ubirajara se apaixona por uma caçadora, Aracy, de outra tribo na qual ele derrota seu irmão, Pojucan, em batalha e aí se passa uma grande estória na qual eu estou maravilhada e feliz por ter esperado uma maturidade literária para poder entender e me regozijar com esta linda leitura que é uma bela estória de amor!!! ?

Arthur Peixoto 08/02/2021

Cultura indígena...
O livro apresenta uma história com bastante cultura indígena, nomes, expressões, crenças, organizações e respeito dos índios com o seu povo. Uma aventura bem bacana de se ler.

Lore 27/01/2021

bom, mas Iracema é melhor
é até legal, mas é menos legal q Iracema. é isto.

Allisson 25/12/2020

Livro clássico
Livro clássico de José de Alencar que traz a história de Ubirajara.

Rafaela 24/08/2020

Ubirajara
Um romance indígena que mostra o respeito por toda as leis estabelecidas entre eles e com um final surpreendente.

Sara 16/07/2020

Livro rico com informações da cultura indígena e também de críticas quanto as mudanças injustas feitas nos relatos dos cronistas

29/06/2020

Apesar de ter um certo problema com romances gostei bastante da história de Ubirajara e Araci, só não vi muito sentido na Jandira, que na minha opinião não acrescentou em nada na obra.

Para quem leu Iracema é muito interessante fazer a leitura deste livro, aqui nós conhecemos a história de como a grande nação Ubirajara teve início.

Flavio.Vinicius 23/06/2020

Poesia na prosa alencarina
Um livro em prosa mas carregado de poesia.
José de Alencar conta essa história a partir do ponto de vista do indígena. É um livro bonito e vale muito a pena lê-lo.

No entanto, ao tentar aproximar a idealização do indígena com o cavaleiro medieval europeu, José de Alencar acaba criando uma narrativa com incongruências (por exemplo, ele fala como se os guerreiros indígenas usassem escudos - entre outras incorreções bem mais graves).

É uma obra muito bonita, e mais bonita ainda porque não tem a presença dos caramurus. Também é interessante notar como são apresentados muitos dos costumes dos povos nativos do Brasil, em que conceitos como guerra, morte e honra têm significados diferentes do que os propalados pela cultura ocidental.

Cada frase é carregada de densos significados poetizados, por isso embora o livro tenha apenas uma centena de páginas, é uma leitura que requer atenção.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6