Ubirajara | Iracema

José de Alencar

Resenhas - Ubirajara

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Andréa 20/05/2011

Muito mais que uma história de amor...
Através de Ubirajara, José de Alencar nos conta muito mais que as dificuldades para a realização do amor entre Jaguarê e Araci, jovens de tribos inimigas que se apaixonam. Ele descreve o índio em sua forma mais pura, antes mesmo do contado com o homem branco, suas leis, costumes e valores, são retratados de forma a valorizar a "cultura indígena". Mas uma coisa ficou bem clara, seja a guerra entre brancos e índios, somente brancos ou entre apenas indíos, é sempre um ato insano. Mais do que uma história de amor, Ubirajara é a voz das raizes da nossa cultura.

Rafaella 06/09/2010

José de Alencar faz a tríade indianista de maneira inversa. Primeiro, 'O Guarani', com o índio já em contato com s brancos. Depois, 'Iracema', que fala sobre o encontro inicial das duas raças. Por último, nos brinda com 'Ubirajara', em que o índio ainda não conheceu o colonizador. Ubirajara, um índio guerreiro, é o protagonista, em uma história que mostra a cultura de um povo através de suas lutas, amores e tradições.

Mih Alves 02/07/2009

Um bom livro,
Jaguarê sai de sua aldeia em busca de um título de guerreiro, após vencer um inimigo se apaixona por Araci, porém em sua terra ele já tinha uma noiva: Jandira. Mas ele a abandona e vai para terra dos tocantins em busca de sua virgem amada, entretanto para tê-la terá de lutar. Enfim, por fim ele vence todas as inúmeras barreiras e une a nação de Pojucã e Araci, que recebeu o nome de Ubirajara. Um bom livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6