Ubirajara

Resenhas - Ubirajara

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Marcos5813 13/03/2019

O encontro dos arcos do Araguaia ao Tocantins
Uma das obras que fazem parte da trilogia indianista do Escritor José de Alencar, Ubirajara é mais uma de suas obras-prima, assim como vergar um arco a sibilar no céu azul ou refletir sobre o tronco de um ipê o encontro das águas. Ubirajara, o Senhor da Lança mostra, retratada com poesia e prosa, mais uma vez e na minha singela opinião a nação que produziu maior beleza humana, como é em parcos hoje a Tupi-Guarani. Citando Aziz Ab'Saber, a beleza dos antigos moradores, passado infelizmente passado, das terras das palmeiras, a Pindorama. era de tal forma que a civilização ocidental, os homens dos tempos das grandes navegações e conquistas, como os de hoje, profano e santo, hipócrita e moralista, com sua cultura arraigada em valores éticos de um mundo forjado, inventado jamais poderá entender por invenção, mas apenas na imaginação, pois não se integra a natureza que já dá frutos, não consegue entender sua arte. Ubirajara na destra poética e prima de José de Alencar é adunco aos olhos dos sábios, e reto, enquadrado, aos olhos apegados mais a história que toda obra, daí o conhecimento e dai também a imaginação. É como margear o rio do lado oposto onde se pretende desembarcar. Belíssimo!!!!

><'',º> 04/01/2019

"Narra a história de Jaguarê, figura central do romance, que procura derrotar outros guerreiros
para, com isto, vir a ser considerado o mais forte e valente índio do povo Araguaia. Durante sua busca pelos adversários, conhece Araci, índia Tocantim, por quem se apaixona, mesmo já estando comprometido com Jandira, jovem Araguaia como ele. A busca pelo
seu reconhecimento como guerreiro e pela conquista de seu amor são elementos que estão presentes em toda a narrativa e que se cruzam para a criação dos episódios que estruturam a obra."

site: www.funai.gov.br/arquivos/conteudo/cogedi/pdf/Livros/O-indio-na-literatura-infanto-juvenil-no-Brasil/O_indio_na_literatura_infanto-juvenil_no_Brasil.pdf

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/07/2018

Romance Pré-Cabralino
Publicado em 1874, "Ubirajara" é o último romance da trilogia indianista de José de Alencar da qual também fazem parte "O Guarani" e "Iracema". Entretanto, é o único que apresenta o Brasil pré-cabralino, isto é, uma terra selvagem antes da chegada do branco invasor.

Ao contrário dos primeiros cronistas que retratavam o índio mediante uma perspectiva preconceituosa, isto é, uma pessoa sem fé nem lei, pois não possuía a formação cristã europeia, o escritor questiona essa desvalorização. Sua figura aparece idealizada, de acordo com a teoria do "bom selvagem" de Rousseau que prega o principio de que o homem é naturalmente bom e a sociedade que o corrompe.

Narrado em terceira pessoa, o romance remonta ao início do século XVI e é organizado de forma linear em nove capítulos. Sua história apresenta a lenda de Ubirajara, o Senhor da Lança, responsável pela união dos Tocantins e Araguaias até então nações inimigas. Apresentado como um herói, o protagonista é a imagem da honra e bravura num período de exaltação patriótica e afirmação nacional.

Disputado por duas indígenas, Araci e Jandira, sua trajetória conduz à a paz e harmonia apesar do constante clima de guerra e incessantes atritos. Aliás, escrito numa fase de maior maturidade do autor, seu texto apresenta maior equilíbrio e apuro formal do que "Iracema", que narra a formação de nossa etnia, e "O Guarani", que apresenta os primeiros contatos do índio com a civilização.

Vale mencionar a rica linguagem de Alencar. Colorida e exuberante, ela também é marcada por metáforas e descrições grandiosas e exóticas. Indubitavelmente, trata-se de uma interessante leitura, especialmente, para os admiradores do escritor ou quem pretenda aprofundar seus conhecimentos referentes a literatura brasileira no século XIX.

@zurcenila 10/06/2018

(Resenha) Livro – Ubirajara – José de Alencar
Este é um dos 3 romances da fase "indianista" de José de Alencar publicado em 1874, onde os protagonistas representam a base da formação do povo brasileiro, nossas origens e cultura, o índio sem a intervenção dos europeus. Resgata valores importantes como lealdade, bravura, a relação do homem com a natureza e a vida.

Trata-se da história de Jaraguê, um índio Araguaia que busca inimigos para lutar e conseguir um título de Guerreiro em sua tribo.

Mas Jaraguê depara-se com Araci, uma índia Tocantim (filha do chefe de sua tribo) e eles se apaixonam.

Para que esse amor se torne possível, Jaraguê enfrenta os guerreiros da tribo de sua amada e os derrota, tornando-se Ubirajara. Mas por ter aprisionado o irmão de Araci, Ubirajara adota o nome Jurandir, no entanto, quando descobrem sua verdadeira identidade uma guerra é declarada para a libertação de Pojucã.

Itaquê, pai de Araci, é atingido pelos Tapuias e fica cego. Para definir seu sucessor, os guerreiros de sua tribo deverão dobrar o arco e atirar a flecha.. mas nenhum guerreiro de sua tribo conseguiu. Ubirajara é chamado e alcança o feito virando o grande líder de dois povos, unindo Tocantim e Araguaia e criando uma nova nação: Os Ubirajaras.

Sua antiga prometida Jandira não se conforma em perder Ubirajara e foge para a floresta sem aceitar outro marido. Mas quando Ubirajara torna-se líder de dois povos ganha o privilégio de ter duas esposas, Araci e Jandira.

Recomendo! Boa Leitura!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6