A Era das Revoluções

A Era das Revoluções Eric J. Hobsbawm...

Resenhas - A Era das Revoluções

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Juan 12/01/2023

Não é um livro simples de ler, mas tbm está muito longe da incompreensão. Hobsbawn é muito inteligente e conseguiu relatar o período sobre diversos aspectos: social (principalmente), artístico, religioso, científico, filosófico, etc. O melhor é que mesmo que nem todo o livro seja inteiramente compreensível numa primeira leitura, a dimensão das mudanças causadas pelas revoluções ficou extremamente clara na medida em que eu fui me acostumando com a leitura.

Rony 08/12/2022

Específico (até demais)
Hobsbawm se apresenta como um dos principais autores da história moderna.

Este é o primeiro livro que segue: Era do Capital, A Era dos Impérios e A Era dos Extremos.

Gosto muito das informações e bases de pesquisa que são colocadas. Contudo, muitas vezes, o excesso de dados (muitas vezes técnicos) sobre um tema específico demais pode acabar afugentando leitores de fora da academia.

É um livro muito bom para se buscar bibliografia e referências históricas, mas que peca em especificidades desnecessárias para alguns nichos de pesquisa.

site: diplominhos.com

Carol Jusvi 01/09/2022

Leitura essencial para entender a construção do mundo atual
Apesar da densidade dos assuntos que envolvem as revoluções francesa e industrial, Eric Hobsbawm escreve se forma fluida, com alto poder de síntese mas também trazendo detalhes que exemplificam e simplificam os temas tratados e seus desdobramentos. Ler e compreender a história nos traz muitas respostas para entender a configuração mundial atual.

Gabriel 08/06/2022

Um livro excelente
"A era das revoluções", primeiro volume da trilogia "As eras", do renomado historiador Eric Hobsbawm, trata dos acontecimentos mais significativos para a história mundial entre 1789 e 1848.
Com a ideia de que vários dos ocorridos no referido período são filhos da "dupla revolução", ou seja, das revoluções industrial e francesa, o autor faz uma detalhada análise sobre os diversos contextos da época e os fundamenta nas revoluções correntes e precedentes.
O livro possui duas partes e cada capítulo possui um diferente prisma de análise, como nacionalismo, revoluções, guerra e paz, o que facilita o entendimento geral de um período histórico relativamente amplo.
Recomendo para aqueles gostariam de entender o período entre o final do século XVIII e primeira metade do século XIX com profundidade através de diferentes prismas.

skuser02844 31/05/2022

História Mundial
Os quatro livros que compõem as Eras de Hobsbawm não são recomendados para aqueles que procuram um manual de História, pois é necessário possuir algum repertório para encarar a escrita prolixa do autor.
A Era das Revoluções traz um panorama do período entre 1789 (Revolução Francesa) e 1848 (Primavera dos Povos). Explica a ligação entre as duas grandes revoluções (a Francesa e a industrial) e suas consequências para as sociedades, economias, política, artes e ciências do período.
O livro contém fotos e mapas que ajudam a compreender o período apresentado.
Livro recomendado para amantes de História que já possuem alguma bagagem.

Elias.Fernando 12/02/2022

História...dias de luta...
Para conhecer detalhes sobre como as revoluçoes modificaram o cenário mundial Hobsbawm escreve sobre os diversos pontos que influenciaram e que foram influenciados pelas mudanças históricas após 1789.

Henrique 08/11/2021

O livro faz um panorama das condições políticas, socioecômicas e culturais dos anos pós-revoluções industrial e francesa

Antero Silveira 06/11/2021

?A Era das Revoluções? do grande historiador Éric Hobsbawn é um bom e interessante livro. Em alguns momentos cansativo.

Ogaiht 13/10/2021

Uma Era Realmente Revolucionária
Este A Era das Revoluções é o primeiro volume da coleção ?Eras? escrita por Hobsbawm. Aqui, ao longo de mais de 500 páginas de leitura bem densa, o autor nos apresenta uma imensa quantidade de informação sobre o período entre 1789 e 1848. É durante esse período que ocorrem as duas grandes revoluções na Europa: a Revolução Francesa e a Revolução Industrial. Esse acontecimento, também chamado de revolução dupla, mudaria o mundo para sempre. Essas duas revoluções representaram o fim definitivo dos vestígios do feudalismo na Europa, a decadência do Antigo Regime, as ascensão da burguesia, um grande salto no desenvolvimento das ciências. Foi também um período de extrema pobreza, pois com a industrialização e urbanização, milhares de camponeses migraram para as cidades para trabalharem várias horas por dia em péssimas condições. Estava assim se formando a classe proletária, que em alguns anos mais tarde, teria participação em grandes eventos no continente que mudariam sua história. Esta é uma excelente leitura, mas creio que seja mais recomendável aqueles com conhecimento mais avançado em história para poderem digerir tudo o que é discutido no livro.

Hofschneider 31/08/2021

o entendimento da historia é o entendimento do espirito humano
esse livro narra as revoluções de 1789 até 1848 no mundo e principalmente na europa, como se constituíram os estados e como a burguesia impôs sua ideologia perante o estado de direito, que foi tomando lugar da monarquia absoluta, mas que nessa época aristocratas e burgueses subsistiram e lutaram através da cultura e das armas, da politica e das artes, por seu espaço ao sol, enquanto as classes médias e proletárias iriam surgindo, sendo esmagadas pelo capitalismo e suas ferramentas mais do que no próprio feudalismo. as revoluções industriais e culturais inspiraram grandes artistas, cientistas e teorias que até hoje fazem eco em nossas vidas.

Matheus.Andrade 17/07/2021

Missão: zerar a obra de Hobbsbawm
Hobbsbawm, ícone da historiografia, nos brinda com sua típica escrita febril e detalhista sobre todos os principais aspectos da Revolução Dupla (Inglesa e Francesa). Esses eventos determinaram as mudanças socioeconomicas, culturais e políticas que aconteceram nos séculos XVI até o XIX.
Pela nossa posição subserviente à cultura ocidental e todas as relações sociais do capitalismo, é indispensável a leitura desse livro. Aqui, temos uma visão panorâmica do processo histórico que definiu as artes, a ciência, estilos de vida e relações de trabalho que dão a corda do nosso cotidiano.
É claro que para entender o Brasil em específico outras leituras são essenciais, já que convivemos com uma mistura muito ampla de culturas, mas é bem clara a importância de ler Hobsbawm, que tocou em temas centrais sobre a sociabilidade que caracteriza a modernidade, uma lógica social que já está presente em quase todo o mundo, inclusive ao nosso redor.

Cintia295 28/06/2021

Essa resenha será bem pequena pois na minha humilde opinião teria que ler, reler esse livro várias vezes, pois foge totalmente do que costumo ler, pesquisar, nunca fui muito fã de História(época de escola), agora está fazendo falta e estou começando aos poucos.
Então esse foi o primeiro, é interessante, aprendi ou lembrei de algumas coisas. Mas acredito que deixei passar várias outras coisas kkkk.
Recomendo para quem gosta desses temas.

Tefis 19/05/2021

Um livro para introdução a dupla revolução
Hobsbawm é um historiador com uma escrita muito sensível ao público leigo, em A era das Revoluções ele trás os diversos aspectos da temporalidade de 1789-1849, mostrando como era, como foi durante a revolução industrial e francesa e finalizando com as diversas transformações advindas desses movimentos.
Excelente obra!

Paulo Silas 30/04/2021

Um retrato histórico de acontecimentos significativos para o mundo situados entre 1789 e 1848 é o enfoque de análise histórica proposta por Eric Hobsbawm nesse "A Era dos Revoluções" - o primeiro de uma série de livros que retrata o mundo por determinados períodos. Estabelecendo as revoluções sociais como o principal fator ou fenômeno que operou no recorte temporal estudado no livro - daí o título -, o autor percorre os meandros, os detalhes, as questões internas e externas de cada país abordado, enfim, as situações tantas que repercutiram nos grandes feitos da humanidade nesse período, tendo como marco a Revolução Francesa de 1789, explanando desde as razões que levaram ao episódio até todas as implicações dela decorrentes - sentidas em todo o mundo.

O livro é dividido em duas partes, com cada qual abrangendo uma série de temas que leva em conta diferentes perspectivas e olhares sobre o mesmo período, possibilitando assim uma análise ao mesmo tempo mais ampla (levando em conta o todo) e pormenorizada (levando em conta a divisão capitular que trata de temas específicos). Na primeira parte, a revolução industrial e a Revolução Francesa são explanadas de forma pormenorizada, bem como nas repercussões desses eventos como as outras revoluções (de várias espécies) ocorridas no globo, guerras e o nacionalismo. Já na segunda parte, os acontecimentos significativos ocorridos no mundo no período compreendido pela obra são retratados a partir de perspectivas específicas: artes, ciência, ideologia religiosa, ideologia secular, trabalho e recortes outros que ensejam numa análise mais amiúde das implicações que as revoluções desse período para todo o mundo.

Como aponta o autor no prefácio, "este livro traça a transformação do mundo entre 1789 e 1848 na medida em que essa transformação e deveu ao que aqui chamamos de "dupla revolução"; a Revolução Francesa de 1789 e a revolução industrial (inglesa) contemporânea". Hobsbawm aduz ainda que a pretensão da obra não é a de uma narrativa minuciosa sobre o período retratado, mas sim possibilitar ao leitor interessado uma compreensão do "como e por que o mundo veio a ser o que é hoje, e para onde se dirige". Essa pretensão, vale registrar, é alcançada com mais que sucesso pelo autor, tendo-se na obra um excelente, interessante e bem escrito retrato histórico de um período que significou muito para a história do mundo, cujas implicações podem ser observadas até hoje. Leitura importante e necessária para se compreender melhor esse "como" chegamos até aqui.

LP_Chaun 29/04/2021

1 de 3
Esse é um daqueles livros indispensáveis para o professor de História é fácil de entender e incrivelmente rico. O autor é extremamente culto, mas tem o cuidado de tornar o livro acessível, fato raro em obras desse calibre.
O tema é dupla revolução com suas origens e desdobramentos, apesar de grande enfoque na parte materialista, por ser uma vertente do autor, tem alguns insights culturais que ajudam a compreender o contexto.
Nada a comentar sobre o autor e nem falhas a apontar, obra perfeita.
Super recomendo, mas se você é fã do Jair não vai gostar, por via das dúvidas é melhor ler, quem sabe você não encontra o caminho do conhecimento.

Nota: Diferente da obra "A era dos extremos" a trilogia "As eras" é um livro científico, não recomendo para leigos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5