Contos Reunidos

Contos Reunidos Eça de Queiroz

Resenhas - Contos

Anna.Leopoldina 27/04/2024

De Conto em Conto
São as mais variadas estórias. Mas em sua maioria o ponto central foi o amor. Fosse ele a uma pessoa, lugar, ou sonho.
A escrita tão detalhada em um conto me foi surpreendente. Você pode até ver, sentir e apreciar as sensações descritas.
Entre eles houveram um ou dois que não seguiram para esse veio tão detalhado, e deles eu vi sendo meus preferidos. Apesar de serem mais curtos, contudo, cheios de uma emoção que me deixou abalada.
Oito contos escritos em períodos diferentes na vida do autor, mas sua destreza foi tão plena que não se consegue dizer o que foi escrito antes ou depois. Pois foram colocadas fora de ordem.
Minha primeira obra deste autor, é foi maravilhosa.

Cléia 31/03/2024

"Contos" de Eça de Queirós traz 08 contos do autor que é um marco na literatura. Alguns desses contos são, na verdade, indícios de alguns dos seus melhores romances que estavam por vir.

Mi_lendo23 17/01/2024

Contos
Essa obra inclui 8 contos do autor português Eça de Queiroz.
Tendo como base a sociedade da época, Eça explora diferentes temas, sendo uma parte deles com um bom toque de humor.

A parte talvez cansativa em se ler obras de autor tão clássico fica por conta do vocabulário da época, que nos faz recorrer a um dicionário algumas vezes.

Fica a recomendação de leitura para quem não se incomoda em pesquisar um pouco e que, assim como eu, curte esse gênero textual.

Marcelo.Castro 22/09/2023

Excelente coletânea de contos
Excelente conjunto de contos do grande escritor português Eça de Queirós, permitindo traçar um breve, porém representativo, panorama da obra e do estilo do escrito. Através de uma cuidadosa seleção de 8 contos passamos pelas principais fases do literato e podemos ter uma clara visão do estilo de escrita que bem caracteriza o autor. Apresenta também um bom material de apoio para compreender melhor a importância de Queirós na literatura portuguesa. Uma boa porta de entrada para quem quer se aventurar nos romances de Eça, como Primo Basílio e Os Maias. Recomendo demais.

Fabrício 30/03/2023

Minha primeira obra de Eça
Creio que seja um bom livro para se conhecer algumas das obras do autor português. Contos curtos, de fácil compreensão e leitura.

Bruno Gordiano 01/02/2023

Quase novelas...
Sempre tive interesse em conhecer a escrita do Eça, sabia que era um escritor polêmico pelos títulos que chegaram aqui no Brasil e que tiveram milhares de adaptações famosas.

Tinha tentado ler essa coletânea algumas vezes e nunca saia das primeiras páginas e acabei deixando de lado por um tempo. Acabou que esse ano coloquei nas metas para ler com meu amigo e não é que foi?

Os contos exploram bem a sociedade portuguesa, colocando o dedo na ferida e abordando assuntos caros a  esta. Em relação à escrita é bem prolixa e cansativa, mas que no todo não atrapalha o seu entendimento como um todo. Você consegue entender oque autor quis passar e que tem relação com o nosso presente.

Com certeza quero reler os contos para pegar mais coisas que deixei escapar nessa primeira leitura. Os dois últimos são os suprassumo do talento do Eça.

Com certeza lerei os livros mais famosos e espero me apaixonar como foi com os contos.

Matheus.Lamec 31/01/2023

Foi muito bom conhecer esse autor.
Não diria que foi fácil ou 100% prazeroso ler Contos de Eça de Queiroz. Mas posso dizer que foi recompensador no final. Os contos dele são muito bem escritos. Alguns são mais interessantes que outros, mas todos tem sua grandiosidade. Quero ler os grandes romances dele. Acho

Maiara 27/08/2022

Excelente!
Repleto de histórias incríveis e intensas, eu já havia lido O Mandarim e gostado. Mas essa seleção de contos é esplêndida!

Kelly Oliveira Barbosa 11/07/2022

“O campo, na verdade, só é agradável com família, e toda árvore é triste se na sua sombra não brinca uma criança…” (p. 150)
A leitura desses contos foi o meu primeiro contato com o escritor português Eça de Queiroz. E acho que acertei uma boa porta de entrada, pois eu amei a escrita do autor, amei!

Essa coletânea da Martin Claret tem oito contos, que segundo o excelente texto de apoio da Cristina Garófalo Porini, representam várias fases da carreira do autor.

É normal na leitura de uma coletânea como essa gostar de alguns contos e outros nem tanto, porém eu gostei de todos sem exceção. São muito bons! O enredo, os personagens, a ambientação, o elemento surpresa ou o ponto de virada comum em contos… Assim, realmente a cada conto que eu lia eu gostava mais da escrita, do estilo desse escritor português.

O primeiro conto é o Civilização, tão bom que entrou para minha lista de favoritos. Ainda que eu não conheça muito sobre o autor, me pareceu ter muito dele nesse conto: o que ele pensava sobre toda a sofisticação e inovações que estavam invadindo o seu tempo. Tanto esse como Um dia de chuva me causaram uma forte impressão principalmente por eu estar lendo na mesma época o livro Os Inovadores de Walter Isaacson. Foi impossível não parar para refletir sobre todas as mudanças que a tecnologia continua trazendo para nossas vidas; e o ponto, o que o Eça questiona já em seu tempo através da sua literatura é se todo esse conforto e facilidades estão nos fazendo mais felizes, será?

Já Singularidades de Uma Rapariga Loira e No Moinho são contos surpreendentes. Ambos apresentam pontos de virada que me deixaram pensando por dias e porque, digamos, em ambos o plot da coisa está sob a personagem feminina da história. É aqui que percebi que o Eça tinha um bisturi nas mãos ao escrever, sem dó ele tece suas críticas e consegue descrever, dar nome há coisas que não gostamos nem de pensar, quanto mais falar sobre.

Para citar um enredo, o conto José Matias é sobre um homem que se apaixona por uma mulher, mas nunca a tem, e nem quando tem a oportunidade. É sobre como em matéria de relacionamentos, temos a tendência da idealização do outro, e às vezes tanto que podemos chegar a enxergá-lo como um deus. Em O Defunto também temos uma paixão, mas o ponto não é a idealização do outro, mas a tal consciência culpada. Como eu disse, o Eça nesses contos escreveu sobre coisas sensíveis e delicadas, das quais muitas vezes é até difícil para nós pobres mortais falar. E fechou para mim como um autor que entendia bem da sensibilidade humana no conto Um poeta lírico, que retrata nada mais nada menos que a sensibilidade da alma do artista e como esta mesmo, um maravilhoso dom, pode fazer dele um tolo infeliz.

Importante dizer que em todos os contos está presente uma crítica afiada a sociedade. E que também os oito são ambientados em vários marcos temporais diferentes; a própria época do autor (final do século 19), a Antiguidade, a Idade Média e o próprio tempo de Cristo em O suave milagre. O tema da religião cristã também é presente em todos os contos, num tom crítico sim, porém também sensível e belo como é o caso desse último citado, que inclusive é um conto que parece ser muito conhecido.

O Eça de Queiroz foi minha grande descoberta nesse primeiro semestre de leituras e talvez até do ano. Estou ansiosa para conhecer seus romances e fico feliz por saber que há muita coisa para ler do autor. Alguns títulos que tenho mais interesse são: Os Maias, O Primo Basílio, A Cidade e as Serras e O Crime do Padre Amaro.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/07/11/contos-eca-de-queiroz-110/
natzzzi 11/07/2022minha estante
também quero ler Eça de Queiroz, gostei muito da ideia de começar pelos contos, me interesso pelos livros O primo Basílio e O crime do padre Amaro, mas ambos parecem ter uma escrita bem difícil...começar pelos contos talvez facilite :)

Kelly Oliveira Barbosa 11/07/2022minha estante
Acredito que sim, no meu caso deu muito certo. Leia o "Civilização " se puder.

natzzzi 11/07/2022minha estante
não conhecia esse, obrigada pela recomendação

Marília 03/03/2022

Gostei do último conto, pois nos deixa uma lição de esperança. Os contos da Aia e do frei Genebro são meio tristes.

Cibele 28/01/2022

Livro de Contos
Um livro de Contos do Eça de Queirós, contos esses de diferentes épocas da carreira literária do autor.

Luana.Resende 10/01/2022

Não me chamou muita a atenção, gostei mais dos últimos contos eles me prenderam mais durante a leitura .

I. de Rohan @izabelderohan 14/12/2021

Esses contos merecem serem lidos com textos teóricos e uma boa aula de literatura portuguesa para acompanhar, mas na falta desses, ainda são divertidos e reflexivos.

Everton Gonçalves 01/10/2021

O Livro reúne 6 contos de Eça de Queirós.
A linguagem causa um estranhamento no início, mas logo o leitor se habitua.
Temos "Frei Genebro" e "O Senhor diabo" que não me chamaram muito a atenção.
"O tesouro" e "A aia" são bem simples e lembram os contos de fadas e trazem uma espécie de moral da história útil para uma aplicação cotidiana.
"Singularidades de uma rapariga loura" é o mais elaborado e interessante conto, refletindo sobre os valores da honestidade, o esforço do trabalho e o amor sincero que não pode se impor sobre os valores morais genuínos.
Chama a atenção o último "O suave milagre" que se assemelha a uma leitura orante do evangelho, onde a busca por Jesus e o efetivo encontro com ele só é possível por meio da simplicidade e inocência de coração.

cs_g_ilson 20/04/2021

Aprendi a gostar depois do terceiro conto.
Os dois primeiros contos não me animaram, em que pese eu tenha ficado fascinado com os detalhes que Eça de Queirós dá ao texto. A partir do terceiro conto, fui querendo terminar a leitura integral do livro, principalmente por não ser tão longo. Se eu precisasse usar uma palavra para resumir a qualidade deste livro, seria: evolução. Eu até voltei aos dois contos iniciais para saber se o meu não envolvimento do começo era sono, tédio ou se por eu não estar habituado às leituras com tantos pormenores. Leiam e tirem as conclusões de vocês. Primeira vez que leio Eça de Queirós e já o pus na lista de autores a serem lidos mais vezes.