O Tartufo ou O Impostor

O Tartufo ou O Impostor Molière

Resenhas - O Tartufo ou O Impostor

Renan 25/09/2020

Não esperava muito, mas me surpreendeu positivamente. As críticas feitas no livro são incríveis e achei o final inesperado. Muito bom! Vale a pena ser lido!

ThaBoni2014 23/07/2020

Minha opinião sobre o livro:
Achei interessante tanto a história da peça do tartufo ou o imposto quanto a história de Moliére as duas representam uma certa determinação no que se deve fazer e a seguir em seus objetivos, além de que em uma dessas histórias partes são fatos que demonstram o trabalho e a inspiração da vida do artista daquela época, etc.

Gle 07/07/2020

O Tartufo ou O Impostor
"Não há nada que seja tão inocente que os homens não possam tornar criminoso."

Juliana.Rissardi 30/06/2020

No século XVII, Molière nos deixou por escrito em sua peça teatral o mesmo que: Desconfiem daqueles que se dizem homens de bem...
No século XXI, concordo plenamente com ele.

Darkpookie 17/04/2020

Comentário
Essa obra trata-se de uma comédia sobre a hipocrisia e falsa devoção religiosa. Como confirmam os textos adicionais presentes nessa edição, é evidente que as intenções do autor são sobre mostrar o ridículo do comportamento vicioso e suas consequências trágicas, e não fazer troça dos religiosos no geral como afirmavam na época em que escreveu a peça.

Desirre2 23/03/2020

Comédia não engraçada (sei que na época teria um efeito diferente de hoje)...
Boring.

Sabrina320 16/02/2020

Diferente
Me lembrou um livro de Dostoiévski "Aldeia de Stiepantchikov e Seus Habitantes" que vangloriavam também uma pessoa, que se mostrava impostora.
Me surpreendi, um pouco difícil de desenrolar os personagens, mas a leitura fluía fácil depois.

Aline. 15/06/2018

Pode não fazer muito sentido, mas a ideia é essa aí...
Apesar de toda crítica à burguesia e aos costumes da época, li a peça com o olhar religioso, que também é o assunto principal. Há vários momentos que são evidenciados o não conhecimento bíblico, por parte dos personagens. Principalmente no Ato I - cena 5, onde Orgon diz como conheceu Tartufo. Ou seja, na minha opinião, a moral é que a pessoa que não tem conhecimento, em qualquer assunto, pode ser facilmente influenciada. Basta a inteligência de um impostor para tanto.
Amei, fiquei com aquele sentimento de querer ter assistido/encenado a peça, na época, no papel de Dorina, a melhor personagem!

Katharina 22/08/2017

Marquei como lido “O Tartufo” ou O Impostor, Molière.
A peça mais polêmica de Molière, o gênio da literatura francesa. Uma comédia de costumes que revela o lado sórdido, dissimulado da natureza humana. Causou a fúria dos burgueses, moralistas e do clero medieval porque mostrou, pela força da argumentação dos personagens, o proselitismo dos falsos religiosos que usam as religiões para manipular e tirar proveito financeiro e até mesmo sexual de pessoas de boa-fé. A peça foi censurada pela Igreja Católica, mas liberada após diversas apelações do autor. O curioso é que não há nas entrelinhas nenhuma palavra ofensiva que possa justificar o repúdio que “O Tartufo” provocou na elite e nas autoridades eclesiásticas da época. Foi censurada pura e simplesmente porque mostrou a verdade.
Super. Vale a pena a leitura.
O Tartufo ou O Impostor, Molière, Martin Claret, 2003

Paula.Gardini 01/08/2017

sim, tem muito de influência para Julien de o vermelho e o negro., o que mais pegou, e me irou? foi o personagem Orgon, que trouxa, todo mundo abrindo os olhos dele, até os empregados e ele defendendo quem mais o prejudicava, gente assim tem que se lascar. sem dó. Leitura boa, mas tem que persistir, é em formato de script de peça de teatro.

Cristiano.Vituri 15/02/2016

Tartufo, enganador e galanteador de quinta, faz de Orgonte, dono da casa, gato e sapato. O falso crente, ilude e toma tudo de sua vítima, uma critica aos falsos pastores, mas uma ainda maior aos que acreditam neles. Proibido e censura, a leitura é fácil e vai direto ao ponto. Com certeza Dostoiévski inspirou-se em Moliere para criar Fomá Fomitch, de A aldeia de Stiepântchikov e seus habitantes, tamanho a semelhança da forma como agem principalmentes os enganados nesse sentido. Além de tudo esse livro esta na lista de 100 melhores obras de todos os tempos!

Isabô Melina 09/05/2014

Comédia Teatral francesa de 1600 e bolinha.
Conta a história de um hipócrita religioso que engana uma família usando de sua fé.
Foi amplamente criticada pelos próprios hipócritas da sociedade e passou alguns anos proibida de ser representada no país.

Após vários apelos ao Rei Molière conseguiu novamente autorização para representá-la.

É uma peça simples, curta e não detalha cenários nem situações, atentando-se apenas aos diálogos.

Tem uma importância social muito grande já que, na época, a comédia era encarada como uma forma de corrigir os vícios da sociedade.

Bom pra passar o tempo.