O Tartufo ou O Impostor

O Tartufo ou O Impostor Molière

Resenhas - O Tartufo ou O Impostor

karlota 19/04/2012

Drama em comédia
Um livro pequeno com claras facilidades de se lê-lo.
O tartufo ou o Impostor tem uma linguagem muito boa,fácil,clara,e dramática com o humor balançadamente distribuído na história.
Em certos pontos você ri,e em outro,reflete.Pode parecer um livro chato e tal,esse pensamento é injurioso!O mande para o Tártaro!
De forma alguma.
Não vou contar a história,mas fica óbvio,as aparências enganam.É sempre bom rever quem você considera como amigo e coloca para dentro de casa,ainda mais para ser membro da família.
O final é,como de muitos outros dramas humorísticos,hilário e bem feitos.
Tem um romance e até partes,como posso dizer,calientes?É....
Confissões matadoras!
Eu recomendo!

Fábio 20/04/2011

“O mal está todo no barulho que se faz. O escândalo do mundo é que faz a ofensa, e pecar em silêncio não é pecar.” Ato IV, Cena 5

O Tartufo ou O Impostor é uma das mais célebres comédias do grande dramaturgo Molière, após causar muito escândalo e indignação entre os religiosos na época, do Rei Sol, hoje está obra figura entre as mais famosas da língua francesa.

Está comédia é tão influente, que o termo tartufo, nome do protagonista, se tornou um terno não só na língua portuguesa, mas em várias outras, cujo significado é a personalidade do personagem, ou seja, velhaco que oculta os seus vícios sob a capa da religião.

Com um enredo simples, o autor consegue dar comicidade a cada ato, difícil acreditar que esta história tão inocente pôde causar tanta zanguizarra e sedição, talvez não fosse à intenção, mas parece um ataque ao papel influente que tinham alguns devotos que se passavam por guias espirituais, quando na verdade eram saqueadores de heranças.

Deixando de lado os motivos e as especulações das causas, para saber o porquê da censura, vale dizer que é uma agradável e divertida obra que deve ser lida e relida, pois facécia não falta.

L. R. Pratti 19/08/2010

Chaaaaato...

Tatiana 26/02/2010

Uma surpresa...
Molière foi uma grande novidade para mim! O livro é super simples, mas com uma discussão que rende muito. A influência dos impostores em nossas vidas... Quantas decisões tomamos influenciados pelos outros? Nossos olhos estão abertos?