Crepúsculo Stephenie Meyer

Resenhas - Crepúsculo

Caroline1102 16/02/2024

Crepúsculo
É interessante reler Crepúsculo. Eu costumava ser obcecada com essa saga quando eu era adolescente, mas lendo agora eu vejo o quão chato que o Edward era, e não só chato mas agressivo e muito mal-educado. Claro que tem várias problemáticas esse livro, mas é um livro que sempre terá um espaço no coração por causa da nostalgia.

alana473 15/02/2024

A bella é muito chatinha, uma fresca, tem partes q é de virar o olho de vergonha. jacob merecia mais desenvolvimento

~Elisabeth Darcy~ 15/02/2024

Draculaura e GLITTER!!!
Como a sociedade nos leva a ter um preconceito gigante com crepúsculo, eu realmente tentei ser imparcial na minha leitura e me surpreendi muito.
A história é a mesma do filme, uma menina solitária se muda pra uma cidade que só chove e se apaixona por um vampiro. O maior sonho dele: enfiar os dentes nela.
Mas acredite, eu gostei. Edward Cullen andou para q os badboys pudessem correr.
Assim, é bom. Mas também não acho que seja o melhor romance do mundo (até pq a protagonista é descabeçada). Talvez se eu tivesse lido com uns 13 eu amaria.

Ps: me prometeram um triângulo amoroso mas o Jacob mal aparece kkkkkkkkkk.

Ps2: ?OOH BABY, DON'T YOU KNOW I SUFFER?
OOH BABY, CAN YOU HEAR ME MOAN??
Eloisa71 22/02/2024minha estante
AH MEU DEUS ISSO É REALL

Eloisa71 22/02/2024minha estante
AHHH

sara! 14/02/2024

Nunca tive tanta vontade de jogar um livro pela janela.
Mais de trezentas páginas e não teve nada que justificou a fama desse livro. A escrita é ruim, os personagens são ruins e a história é uma merda. Que perda de tempo, Deus do céu. A premissa é muito interessante, começar com um versículo de gêneses, a cultura do proibido, da tentação. Podia ser tão bem explorado, tão profundo? mas é extremamente mal feito em todos os aspectos.
A Bella é se não a pior, uma das piores personagens que eu já li. Ela é o estereótipo de protagonista desajeitada e sem sal, e pra mim essa não é nem a pior parte, ela é ingrata com tudo. Durante a narrativa não é apresentado nada que justifique essa insegurança e essa dependência pelo Edward. Não se cria problema pra personagem do nada, é preciso desenvolver os motivos pelos quais o personagem age como age, e a Stephenie Meyer é uma completa inútil quando se trata de desenvolvimento ou coerência. Os pais dela, mesmo que não estejam mais juntos, são bons com ela, quando ela chega na escola todo mundo é gente boa com ela, as pessoas (mesmo que sem motivo), gostam dela e demonstram isso mas ela prefere fingir que o mundo tá contra ela. Ela é a rainha da coitadolândia, tudo o que ela faz é autodepreciativo, não tem uma página em que não fique explícita a insegurança dela. E que fique claro que o problema não é ela ser uma personagem com problemas consigo mesma, mas sim ela ser uma idiota que fica se fazendo de coitada sem motivo.
O relacionamento dela com o Edward não tem embasamento nenhum. Ela fica obcecada por ele porque ele é ?inalcançável? e como na cabeça dela ela é a pior pessoa do mundo, o fato dele sentir qualquer atração por ela (mesmo que doentia) faz com que ela crie uma dependência ridícula por um cara que trata ela igual merda. De novo, falta desenvolvimento. Nenhum dos problemas que eu citei até agora são sem solução, a autora só tinha que apagar algumas frases da Bella pensando abobrinha e colocar no lugar coisas que justificassem essa relação esquisita deles, porque se tivesse uma explicação complexa e bem feita seria bom e se enquadraria num dark romance fácil. Mas quando a Stephenie decide manter só no romance clichê e nas cenas da Bella implorando pro Edward não deixar ela, isso tudo vira uma fanfic tóxica e mal feita.
O Edward é um maluco psicopata. Odeio esse plot de ?sou perigoso, fique longe de mim? mas que não se afasta porque ?não consegue?. Papo de gente irresponsável, não tem outra explicação. Ele estraga a vida da menina e coloca a culpa nelakkk teve uma hora que eu tive que fechar o livro pra rir porque não tava acreditando. Achei que com 118 anos a pessoa já conseguia desenvolver uma maturidade, mas como o corpo dele congela na idade que ele tinha quando morreu, talvez ele ainda tenha a mentalidade de 18, não sei.
Vou nem comentar desse vilão que apareceu do nada e o único motivo pra ir perturbar a Bella era que ele é um ?caçador?. Ah, tá.
Entendo que a história foi inovadora para a época, mas já existia livro com escrita boa em 2005, então não justifica esse fato passar completamente batido. Fora que tem tanto erro de digitação e coerência nas frases que eu pensei que a pessoa que traduziu estava com preguiça ou não tinha lido o livro. O que mais me deixa triste é que tem tanta coisa que podia ter feito essa história ser muito boa, tanta coisa que podia ter sido mais explorada ou feita de forma diferente? mas a autora decidiu se manter ao básico e ao que vende.
Não gostei nem do filme, não sei porque cogitei que ia gostar dessa bomba.

Isabella2299 14/02/2024

Decepcionante
Há tempos queria ler este livro, e agora que tive a chance, me decepcionei muito. Esperava mais, achei a história entediante.

livialpires 13/02/2024

Um clássico da literatura juvenil! aquele livro que clichê que todo mundo sabe que é ruim mas mesmo assim adora. edward sendo totalmente superior nos livros! ??

Kamy 13/02/2024

Triste perceber que um livro que eu gostava tanto, hoje em dia não gosto mais tanto assim...
Foi uma leitura difícil, mas consegui terminar.

Bruna.Ceccato 13/02/2024minha estante
Amei tudo que você falou ? songa monga foi a melhor definição pra Bella que vi até hoje ? naquele momento do final que o James liga pra ela, existe como ser mais burra? Sem contar que a autora criou ela como uma pessoa caricata de mais, ela literalmente não consegue andar meio metro sem se perder ou cair, gente quem realmente é assim? Mesmo a pessoa sendo distraída não existe ninguém tão pateta como ela. Depois do livro a gente vê que a Kristen literalmente tirou água de pedra pra criar a personagem, e o filme é mil vezes melhor ?

Analuiza122 12/02/2024

Bella vc tem sorte de ter um Edward na sua vida ?
Eu amei, muito bom. Assisti os filmes primeiro e achei muito interessante, principalmente o fato que existe um milhão de teorias em cima da história.
Dizem até q a Bella podia ter descendência de vampiros, pelo simples fato dela conseguir sentir o cheiro de sangue, e que o Edward dizia não ser muito comum para humanos.
Mas não sei, vai que eu tô alucinando

Bruna.Ceccato 12/02/2024

Onde está o bom senso?
Eu estava me sentindo muito nostálgica e precisando de uma leitura leve quando decidi reler crepúsculo. Apesar de não lembrar do livro, havia lido pela primeira vez como muitos na adolescência. Naquela época era moda odiar a história, portanto retomei essa leitura com a cabeça aberta e ciente de que era um possível retrato da nossa geração, e que muitas coisas seriam difíceis de concordar. Porém mesmo preparada, fiquei perplexa com o tanto de problemas que a autora ignorou ao escrever a história (sem contar o time de editores, pessoas que se envolveram e deixaram isso ser publicado assim mesmo).
Bom, há muito que se discutir sobre este livro a partir da nossa nova visão de mundo. Sei que muitas pessoas estão relendo após se tornarem adultas, e espero que você que esteja lendo essa critica seja capaz de refletir também sobre o que irei escrever. E não estou escrevendo com o intuito de trazer hate a série, mas é muito importante mesmo sendo fã entender os limites que sua influencia trouxe e questionar de onde isso veio.
O inicio da historia é bem raso e mau escrito. Nós temos a introdução do universo de Bella que se resume a ir a escola e interagir com seus colegas de turma. Os diálogos são extremamente constrangedores. Bella é uma personagem arrogante, a típica adolescente que quer ser diferentona, porem ela não possui absolutamente nada de atrativo além do fato que ela é nova na cidade. Não existe uma personalidade cativante. Ela não é boa com nada, não se destaca em nada, não sabemos nem o nome da banda que ela gosta porque a autora não foi capaz de nomear (mesmo citando que ela ouvia música). Eu cheguei a me questionar se a Stephenie Meyer havia começado a escrever durante a sua própria adolescência, devido a pobreza da narrativa ( algo justificável com pessoas que possuem pouca experiência de escrita), mas não, a autora já possuia 29 anos quando começou escrever a saga! Como pode uma mulher adulta ter uma visão tão pobre e escrever sobre uma adolescente de forma tão sem graça? me desculpem a sinceridade, mas uma pessoa dessa idade com este repertorio raso e desconexo da vida, é muito esquisito por si só.
Antes de falar sobre o Edward, me atentarei aos outros personagens. Os mais bem escritos são o Pai da Bella e o pai do Edward. Charlie é um personagem bem conciso, apesar de ser um pai desligado, pelo menos sua construção faz sentido. Carlisle é um personagem interessante de mais, tão cheio de história que a única cena em que ele poderia explanar mais sua visão (que é quando bella vai a casa dos cullens), a autora simplesmente o tira de cena, já que aparentemente ela não consegue desenvolver o personagem por si próprio, apenas pela visão de terceiros.
Nada faz sentido no núcleo dos vampiros. Ensino médio eterno? Enquanto eles literalmente poderiam ter concluído inúmeras graduações, mas preferiram estudar o mesmo conteúdo por séculos. "Ah mas quanto mais jovens, mais tempo eles passam no lugar", que grande idiotice! Como se jovens não repetissem matérias em graduações. Outra coisa, Carlisle aparenta ter 23 anos, ninguém acha bizarro ele ser pai adotivo de 4 adolescentes de 17? E pior, já ser formado em medicina, a graduação que mais leva tempo pra se formar!
Sobre a caçada, o quão burro pode ser um personagem? Bella já diz tudo. O mais interessante é que ela consegue enganar a Alice, que teoricamente prevê o futuro.
Agora o mais insano e pior desse livro é o relacionamento de Bella e Edward. Mas em que mundo a autora vive para achar aceitável escrever sobre um cara centenário se interessando por uma adolescente? Esqueçam por um momento que ele é bonitinho. É repugnante achar normal esse interesse que homens mais velhos (com uma enorme diferença de idade) tem por meninas que sequer concluíram o ensino médio. O que uma menina sabe da vida perto de um cara que tem idade pra ser seu pai? Nesse caso poderia ser até avô. Reflexo de nossa sociedade machista, para não citar a p3do. Lembrem dos caras que falam "ah mas você é muito madura pra sua idade" e entendam que Edward é um reflexo de uma sociedade que acha isso normal. O único jeito que encontrei para continuar a ler é pensar que Edward tem 17 anos, como se seu cérebro tivesse congelado nessa idade (o que não é difícil de imaginar, dado a construção dele), e ignorar o fato dele ter 117 anos.
O relacionamento dos dois é muito bizarro. Desde o primeiro dialogo é nítido o quanto eles possuem raiva um pelo outro, ai de repente de um capítulo para o outro, Bella passa a ser obsessiva pelo Edward, que está constantemente enviando sinais confusos à ela. É num momento o fique longe de mim, no outro indo buscar ela na porta de casa. Sem contar a maior REDFLAG, que é ele ir ver ela dormir muito antes deles se relacionarem, quando ainda mal olhava pra cara dela durante as aulas! (stalker). Mas aparentemente para a autora isso é algo bonitinho, então a personagem se apaixona perdidamente por ele e decide abrir mão de tudo para agradar seu namorado (lenda feminista).
Agora como pode a autora chegar a essa idade com um referencial tão pobre de personalidade para ter escrito esses personagens? Entendo não saber criar algo muito complexo, afinal tudo depende de experiência quando estamos falando de escrever, mas você ter 29 anos e conseguir criar personagens tão rasos? É realmente esta visão que uma mulher adulta de quase 30 anos tinha sobre relacionamentos e sobre o cara perfeito? É muito ridículo pensar que Stephenie escreveu isso e ninguém, absolutamente ninguém foi capaz de questionar essas coisas? Porque a ideia não foi ruim (tanto é que foi um sucesso de vendas), mas imagine se fosse bem produzida e planejada? se todos esses personagens fossem aprofundados e melhorados? Imagine um mundo onde Edward não fosse um cara extremamente tóxico e Bella não fosse uma personagem rasa e tivesse uma personalidade, questionamentos, dúvidas sobre seu futuro e não somente vivesse com a cabeça no mundo de Edward?
E sinceramente eu espero que para quem for ler hoje em dia ou num futuro, entenda que o que Edward e bella possuem é algo extremamente toxico e o único lugar que crepúsculo pode ocupar na nossa vida hoje em dia é em prateleira de nostalgia. Porque é péssimo, é raso, é mau escrito e cheio de vieses problemáticos.
O filme nos presenteou com um marco da cultura pop, e não está na moda odiar crepúsculo, mas fica a reflexão.

Guilherme.Campos 12/02/2024minha estante
Nossa você foi muito diva nessa resenha, obrigado por ter escrito muito do que eu pensei mas não consegui transpor em palavras

Tereza75 11/02/2024

Crepúsculo
A história de Isabella Swan e Edward Cullen, por mais conhecida que seja, é muito mais do que vimos nos filmes. Neste primeiro livro da saga, experimentamos conhecer um pouco mais do que aconteceu e o que se passava pela mente da Bella, uma menina que se mostra ser muito pensativa, introvertida e curiosa ao mesmo tempo. Sua adaptação à nova cidade e a descoberta acerca de criaturas fantásticas não deixam de surpreender apesar de já conhecermos a história.

VanAbia.Maria 10/02/2024minha estante
Amo ?

marislimc 09/02/2024

Leitura leve, flui bem, da pra saber pq fez sucesso - foi escrito pra vender. a bella é muito chata, sem personalidade. e edward abusivo e tóxico. a leitura me prendeu a partir de 15% mas nos 60% já comecei a travar e não via a hora de acabar logo.
pensando aqui se continuo a saga (provavelmente nao)

Clara.Beatriz 08/02/2024

O filme é melhor
Eu gostei muito do livro, não vou tecer muitas críticas construtivas porque eu li para distrair um pouco, então assim, não vá com tantas expectativas e com olhar crítico kkkkkkkkkk