Poética

Poética Aristóteles

Resenhas - Poética

1 | 2 | 3 | 4

Gio Lopes 21/05/2023

Li esse livro por exigência de uma disciplina universitária e sinceramente não é a melhor leitura. Mas entendo que em outras circunstâncias eu não teria lido.

Marcos606 21/03/2023

Crítica de arte
Talvez a obra mais influente já escrita sobre crítica de arte, Aristóteles deixa claro que a arte é uma questão moral, uma vez que lida com o caráter humano. Aristóteles oferece um relato da arte poética, como o drama em verso, a poesia lírica e a épica. Os gêneros compartilham a função de mimese, ou imitação da vida, mas diferem em aspectos como ritmo musical, harmonia, métrica e melodia, bondade dos personagens e como a narrativa é apresentada. Poética se preocupa principalmente com o drama, e a análise da tragédia constitui o cerne da discussão.

Yuji 01/03/2023

Aristóteles e poética
Esse livro teve um linguagem mais fácil, em comparação aos anteriores. O tema abordado se assemelhe muito a uma explicação de um gênero de atuação e escrita.

Clara.Elis 16/02/2023

Importante mas...
Chatíssimo! ?
Haha, mas tem seus méritos.
É incrível como um livro escrito a tanto tempo pode até hoje ser base para estudos em várias áreas, e por isso entendo a importância de sua leitura. Na minha área me ajuda muito com várias pesquisas e trabalhos, dessa forma, estou sempre tendo que reler ou voltar a ele.
Ainda assim, por ser uma escrita antiga, além de ser meio forçada pela academia torna-se uma leitura chata e massante.
Mas não deixo de recomendar, principalmente aos estudantes de letras como eu ?.

Paulo 30/01/2023

Filosofia da arte
O livro tem boa tradução e é fácil de ler.
Aristóteles analisa a estrutura da tragédia grega definida como “a mimese de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada, com cada uma das espécies de ornamento distintamente distribuídas em suas partes; mimese que se efetua por meio de ações dramatizadas e não por meio de uma narração, e que, em função da compaixão e do pavor, realiza a catarse de tais emoções.”
O Estagirita ensina que o belo se encontra na extensão e na ordenação, ou seja, na proporção. A tarefa do poeta não é a de dizer o que de fato ocorreu, mas o que é possível e poderia ter ocorrido segundo a verossimilhança ou a necessidade. A poesia se refere, de preferência, ao universal, ao passo que a história se refere ao particular.
A tragédia é a mimese de homens melhores do que nós e a comédia de homens piores.
A representação de sofrimentos verdadeiramente grandes e trágicos desperta no espectador a piedade e o terror que purgam o seu espírito e o tornam sereno e puro.
Platão censurava a arte por ser ela uma imitação da realidade. Aristóteles, por outro lado, entende que a arte recria a realidade em uma nova dimensão, contribuindo para o crescimento da humanidade.
Obra imperdível e introdutória ao estudo da filosofia da arte.

Aldrison 19/01/2023

Poética
Uma leitura excelente para quem é da área das letras e da literatura. Esse livro na sua simplicidade, faz jus aos que Platão afirma de Aristóteles: ele é toda minha escola. Para os apaixonados pela organização da escrita, esse livro será muito bem aproveitado!

Asdfg8 17/01/2023

Livro de apoio
É bom ter um livro de apoio à mão, creio que deixei de assimilar muita coisa por falta de um. É uma leitura um tanto difícil.

Natália 02/12/2022

Li essa obra em sala de aula e nunca tinha tido a experiência de uma leitura tão cerrada, tão próxima do texto, parando a cada frase para compreender, analisar e discutir. Foi uma forma muito bacana de conhecer melhor a obra de Aristóteles.

Dani 09/11/2022

Leitura acadêmica de letras
Leitura da faculdade, apresenta os conceitos, uma obra incompleta de Aristóteles que fala bastante sobre tragédia grega/epopéia e a construção da arte poética. Uma leitura técnica, mas de fato interessante

victor.victor.victor 01/11/2022

Introdutório mesmo
...coisa de definir tudo aquilo que intrinsecamente nós já sabíamos, mas que nunca colocamos em palavras. Reaprender a ler, interpretar histórias e a escrevê-las também.

É fácil de ler, principalmente por o autor ser bem direto. Para ele não tem isso de "depende". Gostei do Aristóteles por priorizar, na arte poetica, a emoção ante ao discurso.

Leitura de primeiro período em Letras.

irisfilipaafonso 22/09/2022

tive que ler para a faculdade, odiei mas podia ter sido pior, é bastante claro mas menciona demasiadas vezes teatros/atores/obras gregas que eu não conheço
é mais uma leitura académica do que algo que leria por gosto mas cada um é como cada qual

tinhooo 24/08/2022

aproveitei muito mais essa segunda leitura do que a primeira que eu fiz. e isso é muito bom, porque agora com mais repertório eu consigo identificas os elementos com mais facilidade. quem gosta de literatura no geral, tem que ler isso!

Jacky 21/08/2022

É uma leitura fundamental para compreender os estudos sobre a mimesis, assim como o surgimento da tragédia e as diferenças entre a epopéia e a tragédia.

adm.felipemoura 09/08/2022

Analise dos estilos de Tragédia e Epopéia
Aristoteles se serve do conceito de Mimesis de Platão para fazer todo um estudo da Tragedia e da Epopeia. Definições, similaridades, diferenças, suas partes, objetivos, etc.

Neste livro seu conceito de Katharsis é demonstrado. Durante todo o estudo Aristoteles também faz uma crítica literária das obras de inúmeros autores (seus contemporâneos e predecessores), sendo o principal Homero com a Ilidia e a Odisseia.

Danily 09/07/2022

Este não precisa de resenhas e nem de notas, pois todo seu nome fala por si só. Infelizmente o Skoob pede que escreva mais, então escrevo isso.

1 | 2 | 3 | 4