Poética

Resenhas - Poética

1 | 2 | 3 | 4

stillwoozy 21/04/2021

é Ele
Como é possível esse livro não ter nota máxima no Skoob?
Maravilhoso, Aristoteles, tá de parabéns mesmo!

Luana 14/03/2021

É um livro muito completo sobre o surgimento do teatro e das principais obras da época. Vale a pena para quem quer conhecer um pouco mais sobre.

Livs 08/02/2021

Além do esperado
Eu li esse livro de modo didático, inicialmente eu não esperava me interessar realmente para além do estudo mas até que foi possível, embora uma linguagem que não estou tão acostumada, o livro me prendeu ao ponto que pude terminar o livro junto as minhas anotações em um único dia

LuisfelipeBN 16/10/2020

A lógica da boa escrita
Quando comecei a faculdade de Letras ouvia da professora sobre a necessidade de todo aluno de Letras ler A Poética de Aristoteles. Quando sai do curso e minha fome literária cresceu e a necessidade de escrever melhor urgiu, foi a primeira obra que me veio em mente. É simplesmente fantástica. Com uma linguagem simples, Aristoteles, com ajuda de seu tradutor, expressam as instruções que todo aspirante a escritor, escritor eventual, acidental, ou mesmo aquele obrigado a escrever por consequências educacionais, deveria seguir. A boa escrita é consequência de uma linguagem clara, simples e com eventuais complexidades. As palavras não devem ser usadas além do necessário, nem mais, nem menos, mas simplesmente o que é necessário para o texto.

Tiago 19/07/2020

2:00 da manhã e acabei esse livro.
Interessante, mas vou estudar mais pra entender melhor todos os conceitos.
vicki4you 26/02/2021minha estante
Olá ,
como você está? Meu nome é Srta. Vicki Dickson, vi seu perfil hoje e me interessei por você, quero que envie um e-mail para o meu endereço de e-mail privado (vickidickson100@gmail.com) porque tenho um assunto importante que quero compartilhar com você

VinAcius9 08/06/2020

Leitura essencial
Me surpreendi com a intensidade de detalhes e fluidez do texto aristotélico. É um livro essencial e fala sobre várias áreas: literatura, teatro e linguística.

Wilker.Dantas 06/05/2020

Achei muito interessante ver todas as referências a Odisseia de Homero, a obra de Aristóteles faz uma bela análise e estabelece as diferenças entre os gêneros literários até então conhecidos. Li para um fichamento da faculdade, é uma obra essencial para quem se interessa por literatura.

Jordanah 16/03/2020

Que?
Não sei se foi por conta da tradução, mas só entendo esse livro quando leio SOBRE ele...

Dandara 18/03/2019

Poética de Aristóteles escrito no séc. IV a.C. constitui a base dos estudos de teoria literária, destacando-se os preceitos fundamentais da tragédia e as diferenças entre epopeia e comédia.

Sara Muniz 03/01/2017

Resenha - Poética
Poética foi escrito por Aristóteles para mostrar como era feita a poesia, e quando digo "poesia", não quero dizer a nossa poesia atual, com versos e rimas. A Poesia para os gregos eram qualquer texto, porque naquela época tudo era escrito em versos (livros, receitas médicas, etc). Já que tudo era em verso, ele não soube definir o que seria a poesia lírica (que é a que conhecemos hoje), mas dividiu a poesia em 2 grandes gêneros: Drama e Épico, sendo a tragédia e a comédia subdivisões do drama (teatro) e epopeia a subdivisão do épico (texto). Por exemplo, a peça Édipo Rei é uma tragédia. O livro Odisseia, de Homero, é uma epopeia. Enfim, Aristóteles definiu como Poesia a arte da imitação.

Em "Poética", ele explica o que é que a poesia imita, o que é fábula, o que é reconhecimento, o que é catarse, verossimilhança, deus ex machina e uma série de outros conceitos que é muito interessante conhecer. Poética não é um livro técnico, mas nós usamos para estudar teatro em Letras e foi por isso que conheci a obra. Na Grécia Antiga não havia impressora e muito menos livros, por isso as histórias ou eram passadas de geração a geração, sendo contadas por quem as sabia, ou por meio da encenação, da peça de teatro. E Aristóteles vai ser o primeiro a falar dessas artes, explicando-as a fundo de forma técnica.

Achei muito interessante saber como essas artes eram definidas antes de passarem a ser consideradas como literatura, que é um termo muito moderno. Apesar de ter uma linguagem formal alta, é muito fascinante ver como as histórias deviam ser: buscar falar de homens de boa índole (heróis), na comédia o personagem precisava sofrer, mas sem causar dor verdadeira. Na tragédia o fim deveria ser trágico por conta de erros das personagens, não deveriam ser colocadas cenas inúteis e que não agregassem em nada na peça, ela precisava ter início, meio e fim, reconhecimento da personagem e, jamais poderia faltar a catarse, já que era a função social da peça de teatro... Enfim, dá para saber os métodos usados antigamente para se fazer teatro e epopeia e como essas artes eram divididas. É uma obra imprescindível para quem faz Letras.

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2016/05/resenha-poetica.html
Ariana.Cunha 04/02/2017minha estante
Oi. Onde vc conseguiu esse livro?

Sara Muniz 04/02/2017minha estante
Oi, imprimi o pdf! mas acho que é fácil de achar em sebos, pois alguns colegas da faculdade tinham o livro físico ^^

Ariana.Cunha 05/02/2017minha estante
Ah sim... Vou procurar assim então! Muitíssimo obrigada!! :)

Tauana Mariana 01/03/2012

Poética

A poesia épica e a trágica, bem como a cômica, a ditirâmbica e a maioria da interpretação com flauta e instrumentos de cordas dedilhados são todas, encaradas como um todo, tipos de imitação. 40

É possível perceber que toda a poética tem na sua origem duas causas, ambas naturais. De fato, no ser humano a propensão à imitação é instintiva desde a infância, e nisso ele se distingue dos todos os animais; ele é o mais imitativo de todos, e é através da imitação que desenvolve seus primeiros conhecimentos. 44

A composição de narrativas tem seu início na Sicília; entre os poetas atenienses, Crates foi o primeiro a abandonar a forma iâmbica e criar histórias e narrativas (roteiros) com base em assuntos universais. 47-48

[...] a poesia é mais filosófica e mais séria que a história, pois a poesia se ocupa mais do universal, ao passo que a história se restringe ao particular. 55

A metáfora é a aplicação de um nome que pertence a uma outra coisa, quer transferência de gênero à espécie, da espécie ao gênero, da espécie à espécie, quer por analogia. 78

1 | 2 | 3 | 4