A Menina Que Fez a América

Ilka Brunhilde Laurito

Resenhas - A Menina Que Fez a América

swaturno 21/07/2020

???
estou tão boba com esse livro e os desenhos, izi. Confesso que chorei com alguns acontecimentos e a inocência dela com alguns assuntos, principalmente sobre a classe social....
Suh 21/07/2020minha estante
Acho fofinhos esses livros que nos trazem uma inocência... era tão bom

swaturno 22/07/2020minha estante
sim amg, iziiiiii

Glaucia.Fontinele 07/10/2020minha estante
Como faço pra abrir o livro, não estou conseguindo

swaturno 07/10/2020minha estante
como assim amg?????

Suh 08/10/2020minha estante
kkkkkkkkk

Daniel.Soares 10/11/2020minha estante
como faz para pegar o pdf do livro

Carolina.Marzinoti 11/03/2021

Escola
Tive que ler o livro por causa da escola então não tive muita opção. Não é muito meu estilo de livro. Confesso que a história é bem parada porém é legalzinho o problema é que o livro acaba na parte que fica bom.
Andreza.Zimbaldi 11/03/2021minha estante
Ah como eu amo ?

Livro e Neblina 22/05/2013

Literatura Nacional - A Menina que fez a América
Nesse inicio de mês, eu trago uma leitura das antigas! E para indicar aos jovens leitores é claro. Esse livro, li quando estava na antiga 5ª séria, graças a minha professora de português, que sempre levava um livro para incentivar a turma a sermos ávidos leitores.

Resenha no Blog: http://livroeneblina.blogspot.com.br/2013/05/a-menina-que-fez-america.html

(TF)

Maahmqs 19/12/2016

Mega conselhos e super rápida a leitura!
Achei o livro rico em detalhes e super desenhado. Não tenho palavras para descrever esse livro!!!

Kauan.Moreira 18/04/2017

Uma menina que chamava fortunatela ela tinha nascido no ano 1890 e ela tinha nascido em uma pequena aldeia era localizada no sul da Itália e la não tinha alguma comunicação de telefone celular.A menina nunca tinha chegado a conhecer o pai '' Domênico gallo '' mas a unica oportunidade dela foi a ver ele em um retrato ela contou que era um homem alto,bonito de finos bigodes.Ela disse "meu pai morreu muito cedo , de um ataque do coração " quando ela tinha ainda 2 anos de idade e o seu irmaõzinho era ainda uma crianca de braco.

Matheus.Junior 09/05/2017

ela disse que no fins do seculo 19 a vida estava muitodificil para os trabalhadores do camp da italia e de outrasparte da europa. e faltava serviso e , quando havia era mal pago.

kleberaugusto 02/11/2017

Biografia muito interessante
Fiquei com a impressão de que esse livro foi escrito pela neta da personagem principal ou até por ela mesma, com reminiscências de sua infância.

Temos uma menina italiana que perde o pai, e que fica com o irmão mais novo sob os cuidados dos avós enquanto a mãe e o padrasto se mudam para o Brasil. A saudade, a relação com os avós, com a vila em que cresce, os erros, está tudo lá, de uma maneira que nos parece mesmo uma visita à gaveta de memórias.

Achei o final abrupto, e que merecia um segundo volume, mas essa é minha opinião. Os detalhes do que já está escrito me surpreendeu, e demonstrou que a protagonista tem mesmo uma boa memória, além de nos mostrar um cenário que deve ter sido semelhante à milhares de pessoas que migraram de seus países para o Brasil naquela época de poucos recursos e muitos desafios.

Vale a pena ler.

Antonio Maluco 03/07/2019

História de vida
O livro conta a história de uma garota e seus familiares mas pode ser a nossa história de vida atual

Karol 16/09/2019

Eu me desfiz em lágrimas...
Eu conheci este livro através de um aluno meu. Ele me pediu para que eu o lesse e, assim, pudesse mais tarde ajudá-lo a fazer um trabalho da escola a respeito do mesmo. Nem sempre eu aceito esse tipo de coisa, afinal, nem sempre tenho tempo disponível para ler (e ainda livro dos outros!). Porém, quando li as primeiras páginas, fiquei encantada. A protagonista, que é uma criança, narra as coisas de uma maneira tão linda que me fez querer ler o livro mais e mais. A história é muito fofa e os personagens são muito cativantes. Como os pais dela saem da Itália e vão para o Brasil tentar construir uma vida melhor, ela e o irmão ficam aos cuidados dos avós. É uma linda relação. Fortunatella é curiosa, inteligente e muito amorosa. Faz tantas perguntas sobre o mundo que a cerca assim como eu fazia quando criança. Os avós dela são incríveis e quando dois deles morrem no decorrer do livro eu não consegui conter as lágrimas. E quando eles encontram a mãe... Ah, como eu chorei :( O livro se passa na época dos imigrantes italianos no Brasil sob a perspectiva de uma criança. Imperdível.

RAGGI0 27/03/2020

Já Usei Para Teatro Infantil e Estudos Filosóficos
Incrível como esse livro infantil é versátil. Eu amo a forma simples como é escrito, e o dom que a autora tem de compenetrar o leitor em uma análise sociológica e filosófica profunda da constituição do continente americano.

Thainara21 04/06/2020

apesar de o livro ter uma história bem bacana, não gostei muito dele

Layane105 29/03/2021

8.5/10
O livro em si é bom, as ilustrações são ótimas, é bem fácil de ler, mas infelizmente acaba na melhor parte.

Sunny 30/04/2021

Considerável
Nesse livro é falado sobre Fortunatella que era "órfã", seu pai morrera quando ela era pequena e ela vive com seus avós. Ela tem um irmãozinho chamado Caetano. Porém, em algum momento tudo que ela tinha se modifica.
Li ele apenas por obrigação, ele certamente não é o melhor livro que já presenciei, entretanto conseguimos "entrar" na vida da personagem.
Recomendo-o para uma criança que goste de livros desse gênero.

Ana 15/06/2021

Um passeio pela Itália até a São Paulo do século passado
Meu Deus que livro lindo e maravilhoso!
Não sei o motivo, mas ele me lembrava da novela Terra Nostra toda a vez em que eu ia passando de capítulo em capítulo! A vida na Itália, a viagem de trem, depois de navio; o encantamento com a estranha terra do Novo Mundo; o choque cultural; os contrastes; tudo muito perfeito, parece até que eu mesma era a pequena Fortunatella! Eu sempre quis esse livro, estava louca atrás dele, e graças a uma amiga muito especial, ganhei de presente de aniversário. Tem coisa melhor?
Enredo: Fortunatella mora em uma aldeia pequena, a Saracena, até que sua mãe fica viúva e depois casa-se novamente. Sua mãe vai com seu padrasto ao Brasil, disposta a construir uma vida melhor por lá, e a menina fica na Itália sendo criada pelos avós. Ela já estava até se esquecendo de como era o rosto da mãe, quando recebe uma carta dizendo que estava tudo certo para a partida dela e do irmãozinho, Caetaninho, para São Paulo. A menina se emociona, pois estava muito afeiçoada aos avós, à vida na aldeia com suas procissões, suas colheitas, suas festas... como deixar tudo isso para trás?
Mas logo se encanta com a viagem e suas peculiaridades... como seria esse Brasil, verde até no inverno? Um encanto de livro, e todo brasileiro, principalmente o que tem uma descendência italiana, deve ler esse livro. E não importa sua idade. Pois é preciso limite de idade para se emocionar?