A Menina Que Fez a América

Ilka Brunhilde Laurito

Resenhas - A Menina Que Fez a América

Ana 15/06/2021

Um passeio pela Itália até a São Paulo do século passado
Meu Deus que livro lindo e maravilhoso!
Não sei o motivo, mas ele me lembrava da novela Terra Nostra toda a vez em que eu ia passando de capítulo em capítulo! A vida na Itália, a viagem de trem, depois de navio; o encantamento com a estranha terra do Novo Mundo; o choque cultural; os contrastes; tudo muito perfeito, parece até que eu mesma era a pequena Fortunatella! Eu sempre quis esse livro, estava louca atrás dele, e graças a uma amiga muito especial, ganhei de presente de aniversário. Tem coisa melhor?
Enredo: Fortunatella mora em uma aldeia pequena, a Saracena, até que sua mãe fica viúva e depois casa-se novamente. Sua mãe vai com seu padrasto ao Brasil, disposta a construir uma vida melhor por lá, e a menina fica na Itália sendo criada pelos avós. Ela já estava até se esquecendo de como era o rosto da mãe, quando recebe uma carta dizendo que estava tudo certo para a partida dela e do irmãozinho, Caetaninho, para São Paulo. A menina se emociona, pois estava muito afeiçoada aos avós, à vida na aldeia com suas procissões, suas colheitas, suas festas... como deixar tudo isso para trás?
Mas logo se encanta com a viagem e suas peculiaridades... como seria esse Brasil, verde até no inverno? Um encanto de livro, e todo brasileiro, principalmente o que tem uma descendência italiana, deve ler esse livro. E não importa sua idade. Pois é preciso limite de idade para se emocionar?

flavinhou 27/01/2023

Interessante
Último livro do mês, mais um infantil daqueles que eu não li qnd tava na escola KKKKKKKKK. Enfim a leitura é leve, tranquila pra qlqr criança, maaaas sla, não sei se é por eu ser mais velho agr ou se a história é meio chatinha, não me prendeu tanto, por mais q fale de muitas coisas importantes tipo a falta da criação dos pais quando criança, a imigração dos italianos no Brasil e outras coisas.

Thainara21 04/06/2020

apesar de o livro ter uma história bem bacana, não gostei muito dele

Carolina.Marzinoti 11/03/2021

Escola
Tive que ler o livro por causa da escola então não tive muita opção. Não é muito meu estilo de livro. Confesso que a história é bem parada porém é legalzinho o problema é que o livro acaba na parte que fica bom.
Andreza.Zimbaldi 11/03/2021minha estante
Ah como eu amo ?

Sunny 30/04/2021

Considerável
Nesse livro é falado sobre Fortunatella que era "órfã", seu pai morrera quando ela era pequena e ela vive com seus avós. Ela tem um irmãozinho chamado Caetano. Porém, em algum momento tudo que ela tinha se modifica.
Li ele apenas por obrigação, ele certamente não é o melhor livro que já presenciei, entretanto conseguimos "entrar" na vida da personagem.
Recomendo-o para uma criança que goste de livros desse gênero.

Luana1648 16/01/2023

A conexão de onde não esperava
Com o título "A menina que fez a América" esperava algo sobre a colonização e o choque de culturas.
Mas nos é apresentado a história de Fortunatella e seu irmão órfãos de pai , que aguardam a mensagem de sua mãe para uma nova terra.
Se olharmos de uma perspectiva diferente(podendo até ser bem exagerado ou sem nexo) de alguma forma todas as crianças se sentem um pouco "órfãs" por não terem seus pais presentes, seja por longas jornadas de trabalho ou não acharem que apenas o bem material é importante.
Apesar de ter trago a história de Fortunatella para a realidade, não foi uma leitura emocionante sim muito calma e cotidiano, e talvez por isso consegui ver além do papel.

Monica Morningstar 18/11/2023

Para os filhos/netos de imigrantes
É um livro que faz sentido para filhos/netos de imigrantes.
Faz sentido se tiver a idade da protagonista.
Li aos 11 anos bateu muito com as histórias da imigração que passei a infância ouvindo da minha avó, pude enchergar uma versão criança da minha avó imigrante.

Matheus.Junior 09/05/2017

Uma menina que chamava fortunatela ela tinha nascido no ano 1890 e ela tinha nascido em uma pequena aldeia era localizada no sul da Itália e la não tinha alguma comunicação de telefone celular.A menina nunca tinha chegado a conhecer o pai '' Domênico gallo '' mas a unica oportunidade dela foi a ver ele em um retrato ela contou que era um homem alto,bonito de finos bigodes.Ela disse "meu pai morreu muito cedo , de um ataque do coração " quando ela tinha ainda 2 anos de idade e o seu irmaõzinho era ainda uma crianca de braco.
ela disse que no fins do seculo 19 a vida estava muitodificil para os trabalhadores do camp da italia e de outrasparte da europa. e faltava serviso e , quando havia era mal pago.

Layane105 29/03/2021

8.5/10
O livro em si é bom, as ilustrações são ótimas, é bem fácil de ler, mas infelizmente acaba na melhor parte.

Carol 25/09/2021

A menina que fez a América
Muito bom,não estava esperando algo assim. É uma escrita que me prendeu e me fez chorar, é muito bem contato. Recomendo!!!

ana juh 18/02/2023

Oque pontos não fazem
Li esse livro pra fazer um resumo pra escola, gostei até,mas com certeza não é um livro que vai revolucionar minha vida. Como a maioria dos livros que a escola passa, é um livro com a escrita mais complicada, e uns termos estranhos, mas foi uma leitura rápida na minha opinião. É isso e até a próxima??

kleberaugusto 02/11/2017

Biografia muito interessante
Fiquei com a impressão de que esse livro foi escrito pela neta da personagem principal ou até por ela mesma, com reminiscências de sua infância.

Temos uma menina italiana que perde o pai, e que fica com o irmão mais novo sob os cuidados dos avós enquanto a mãe e o padrasto se mudam para o Brasil. A saudade, a relação com os avós, com a vila em que cresce, os erros, está tudo lá, de uma maneira que nos parece mesmo uma visita à gaveta de memórias.

Achei o final abrupto, e que merecia um segundo volume, mas essa é minha opinião. Os detalhes do que já está escrito me surpreendeu, e demonstrou que a protagonista tem mesmo uma boa memória, além de nos mostrar um cenário que deve ter sido semelhante à milhares de pessoas que migraram de seus países para o Brasil naquela época de poucos recursos e muitos desafios.

Vale a pena ler.

Emanuelly93 18/03/2022

É um livro bem leve e direto. E eu gostei de acompanhar a história de Fortunatella saindo de Saracena (na Itália) e indo para São Paulo (aqui no Brasil), toda a trajetória de vida, os ensinamentos que recebeu lá na Itália, as pessoas que perdeu, seu avô que infelizmente teve que deixar para trás, e a aventura de ir com seu irmão mais novo rumo a uma terra nova e até então pouquíssimo conhecida, tudo isso vivido por uma criança. Já estou ansiosa para ler o próximo livro e continuar essa aventura