O Primo Basílio

O Primo Basílio Eça de Queiroz

Resenhas - O Primo Basílio

Luiz Rodrigo de 17/09/2023

Eu finalmente descobri que quem suspirou e beijou devotamente o papel
Eu finalmente descobri que quem suspirou e beijou devotamente o papel foi a Luísa. E a utilidade dos leques nos grandes teatros europeus eram paras que as senhoras fidalgas arrotarem discretamente em paz. Assim, li pela primeira vez o grande Eça de Queiroz, o Primo Basílio é um livro com os devaneios dos romances lido por Luísa e a dura realidade da vida.
Este é um livro que mostra a parte mais horripilante do ser humano. O descaso de todos que cercavam Luísa é muito chocante. O primo que só queria e descaminho dela, a amiga que queria ver este fogo arder, a vizinhança que queria motivos para falar mal, a chantagem da empregada, o descaso do marido que se importou quando já era tarde.
Dentre todas preciso fazer um destaque maior em um personagem é o próprio Primo Basílio, sim ele seduziu a prima, só por um motivo fútil, iniciativa teve sim de preparar o ninho de amor, chamado O Paraíso, na verdade um inferninho. E em suas conversas com o seu amigo já queria se livrar faz tempo dá Luísa. Ele achava lindo vê-la chorando. Sim, podemos dizer que esta é uma mentalidade do século 19, mas sabe o que é mais devastador é que esta mentalidade permanece até os dias de hoje. Triste, não?!?! Estava quase esquecendo fiquei novamente com vontade de ler Fausto , tanto do Goethe quanto do Tommas Mann, pois me aguçou a curiosidade na cena do teatro. Porque ele utilizou Fausto e não Romeu e Julieta? Provavelmente uma referência que eu não tenho.
Este foi o livro de número 27 em 8.487 páginas. Um livro totalmente fora dos meus planos de leitura, e de minha zona de conforto. Mas fiquei satisfeito pois apesar de algumas palavras eu não sabia , o Kindle ajudou muito. Mas o meu nível de compreensão foi muito além. Dou 4 🌟. por Luiz Rodrigo de Souza.

Maria.Lemes 14/09/2023

é...
Não achei bom, mas tampouco achei ruim. já li livros melhores e já li livros que gostei menos. o enredo até que é interessante e o ritmo da história se mantém constante - não é lento, de forma alguma, mas alguns acontecimentos são narrados de forma muito rápida, o que deixa as coisas um pouco inconsistentes.
de fato, ninguém ali se salva. tudo desvirtuoso, sim.
semana que vem espero compreender melhor o motivo de ser um clássico.

Gabs 08/09/2023

Li uns 30% e o resto foi audiobook.

olha, foi pra escola e normalmente os livros que leio para a escola eu não gosto, e não foi diferente, tipo, entendi (por parte) a história, mas tinha necessidade de enrolar, de descrever um paco de coisa (q na mh opinião n tinha necessidade), de ter qse 350 paginas, nao, nao gostei, pessimo.

linguagem rebuscada e da epoca la tbm me ajuda a nao gostar do livro

Tati.Lima 30/08/2023

Eitaaaaaa...q o Eça de Queirós mandava muito bem...
Definitivamente, quando o assunto são os clássicos da literatura brasileira, Eça de Queirós, sem sombra de dúvidas se consagrou como meu escritor favorito. Os livros dele tem uma narrativa totalmente diferente de absolutamente todos q li até agora. Porq elas são extremamente atuais, isso q é mais incrível. VÉIO...um livro que foi lançado em plenos 1878, que fala sobre adultério, expõe a hipocrisia de uma sociedade conservadora, q armava casamentos por conveniência e gerava um monte de casais infelizes. O livro tb tem uma vilã de dar raiva na gente, até botar a patroa pra fazer faxina no lugar dela, ela botou, tipo Nina e Carminha. Devia ser UM ESCÂNDALO quando o Eça lançava uma obra. Nessa aqui, q teve uns poucos capítulos maçantes, porq no geral a história era bem intensa. O Eça gostava de falar sobre uma sacanagem, um romance proibido. Nesse caso o pobi do Jorge não passava nem na porta de tanto chifre, a Juliana uma peste chantagista, a Luísa q sempre amou o primo Basílio, e o Basílio q não tava nem aí pra 🤬 #$%!& nenhuma. Enfim, eu adoreeeei... mais um ótimo clássico do Eça.

Maharet Sys 19/08/2023

Minha segunda resenha porque eu sou burra e apaguei a primeira.

Vamos lá... Eu li faz um mês mais ou menos, então talvez eu não lembre de absolutamente tudo.
Sobre o livro em si, ele é um material muito bom. A Scipione fez um trabalho muito legal com essa série de "reencontro" para ter um primeiro contato com os clássicos. O Carlos Heitor Cony também fez um trabalho primoroso na adaptação, e as ilustrações são belíssimas.

Sobre a obra em si...
Eça de Queiroz trabalha os dilemas morais e emocionais da protagonista e apresenta críticas sobre a sociedade portuguesa de época.
Minha experiência foi lavada na raiva que senti do Basílio e da Luisa. Com certeza não leria de novo, porque quis bater neles a cada segundo.

Fiquei repleta de pena do Jorge... Ele é um marido primoroso. Não merecia sofrer tanto.

Bella :) 17/08/2023

Livro linear
Um clássico do realismo português que traz em sua história críticas acerca do romantismo & toda sua estética
com personagens interessantes & bem característicos da época, a história traz uma situação de uma vida sem floreios: traição.

começei a leitura já sabendo que iria ser levemente arrastado, há longas descrições & sem reviravoltas, mesmo assim a experiência de leitura é válida dado todo contexto da obra : )

Gabriela 06/08/2023

Coitado do Jorge
Eu sinto que as mulheres mereceram o destino que tiveram. A Luísa, com 25 anos, me parecia adolescente às vezes de tão bobinha.
Já o Jorge, é o grande sofredor da obra, que é protagonizada por Luísa.
E chegamos no Basílio; se o objetivo do Eça era espelhar o maior cafajeste e mal caráter da época, ele conseguiu esbanjar isso no primo.
E conseguiu tbm fazer com que todos tivessem repulsa da personagem; não sobra uma característica pra elogiar.

Enfim, era o que eu esperava; 3.5 pelas partes maçantes (principalmente no início).

Paloma 21/07/2023

Leituras obrigatórias da faculdade
Como curso letras, alguns clássicos são obrigatórios.
é um bom livro, apesar de a leitura ser muito cansativa por causa da escrita.
o objetivo de Eça nesse livro é fazer uma crítica ao romantismo, esse personificado na personagem da Luísa.

Manymony 20/07/2023

Refresh do Ensino médio
Releitura, que pode ser considerada uma primeira vez.
Repito, os professores deveriam mudar a forma de incentivo à essas leituras tidas como ?obrigatórias? para o vestibular.
Quando li no ensino médio foi totalmente sem vontade ou dedicação, não lembrava de quase nada, alguma coisa familiar por conta do filme que assisti uma vez (que inclusive quero rever agora).
A escrita da época deixa um tanto lenta a leitura, mas entendendo o enredo da para aproveitar.

Debora 18/07/2023

O a 100
Estou buscando livros para repertórios e simplesmente não esperava o que iria encontrar.
O final dramático que encontrou Luisa, me remeteu a nossa sociedade, acredito que porque venho de uma leitura de Byung-Chul Han.Vi nessa personagem o reflexo de uma sociedade doente emocionante por medo da verdade que bate as portas todos os dias nos instigando a errar e aprender com os erros.
Tenho certeza de que se Luisa fosse clara com o marido e admitisse o erro eles encontrariam um modo de passar pelo fato.

Maria 16/07/2023

Apesar de ter gostado do livro e achar uma escrita fácil, eu passei muita raiva com esse livro, porque as coisas só dão certo para as pessoas que não merecem, passei raiva com o Basílio porque ele é uma cara intragável e babaca, tive momentos de raiva com Luísa por cair na lábia do Basílio e da empregada, que apesar de entender os seus motivos, não queria que ela chantageasse a Luísa, pois estava torcendo para a esta sair bem da situação. Isso faz com que paremos para refletir pois eu torci para Luísa se safar de tudo quando na verdade ela foi uma das pessoas que se colocou nessa situação, e não gostei na empregada quando na verdade a vida da Juliana que é péssima, tendo assim motivos para fazer tudo que ela fez.

dudaa0987 05/07/2023

Um romance realista português.
O que comentar sobre a leitura do ?Primo Basílio?? Confesso que, no início, comecei a leitura mais por causa do trabalho que terei que apresentar a respeito dessa obra literária, mas no decorrer da leitura, fui me sentindo cada vez mais envolvida pela escrita do Eça de Queirós, e me envolvendo com a história da Luísa, do Jorge e do Basílio.
Leitura imprescindível e necessária. Definitivamente se tornou um dos meus livros favoritos e um dos melhores que eu li neste ano! ??