A Arte da Prudência

A Arte da Prudência Baltasar Gracián

Resenhas - A Arte da Prudência

TalesVR 12/12/2018

Sabedoria
Tomo a licença de chamar Gracían de um ''Maquiavel espanhol e cristão''. O conheci em um livro de Relações Internacionais, referenciado como um pensador do ''realismo político clássico'', e de fato ele cumpre esse papel, mas não falarei disso, fica aqui somente o comentário. Gracían conseguiu em poucas páginas resumir toda a arte da prudência para uma boa vida, com referências claras à Maquiavel e à Salomão (da Bíblia). Vale lembrar que o mesmo era um padre jesuíta e por isso é preciso deixar claro que os seus escritos não promovem a ''vitória pela vitória'', e sim uma fortaleza de espírito onde nada te abale, e que você consiga suportar e vencer as adversidades da vida de forma heroica e virtuosa. É um livro para se reler sempre que possível, refletindo conselho por conselho. A todos que almejam uma vida de virtudes, a leitura é altamente recomendada.

@theus04 10/05/2020

Stay calm
Ensinou-me muito a manter a calma, as sabedorias que este livro propõe são únicas e muito reflexivas. Vale a pena a leitura. super recomendo, é um livro bem fácil de ler.

por Chrystiene Queiroz 09/12/2017

sapekaindica "A arte da prudência", do autor Baltasar Gracián.
Sinopse: "Destina-se a todos e a cada um, mas é susceptível de se tornar o manual de todos aqueles que vivem no grand monde, em particular as pessoas que estão em busca da felicidade. Trata-se de um livro de estratégias para conhecer, julgar e agir; para se avançar no mundo e alcançar o sucesso e a perfeição."
Selecionei 5 aforismos (dos 300) do livro para te mostrar o quanto está obra é significativa, passe o dedíneo para o lado e veja 😊.
Curiosidade: minha bisavó se chamava Prudenciana e minha mãezínea também tem Prudenciana no nome, por isso gostamos tanto dessa palavrínea hihi
O que você entende por "prudência"?

site: https://www.instagram.com/p/BamtnxulOO4/?taken-by=sapekaindica

Aurea31 10/05/2019

Um ótimo livro de conselhos e frases inspiradoras para o Instagram e pra vida😂 Só me incomodei com uma única passagem machista e homofóbica, mas é a vida (levando o contexto da época na qual foi escrito)

Manu 08/10/2020

Excelente tratado sobre a prudência abordando também outros conselhos, como: ser comedido e racional.

Cesar.Desidera 12/07/2022

Um oráculo de bolso
Um título provocador que reflete a tônica desta obra. Em cada aforismo um aspecto da vida cotidiana, sempre norteado pela prudência e razão. Um autor cujo título inesperadamente caiu em minhas mãos.

Jessica M. 24/10/2022

Ainda melhor que Meditações de Marco Aurélio, que também tem ideias sobre a filosofia estoica. Achei bem curto e foi possível absorver a sabedoria de cada parágrafo sem se tornar uma leitura enfadonha.
Obviamente, levando em consideração a época em que o livro foi escrito, não concordo com tudo o que ele diz, mas o fato interessante é de que se trata de uma leitura atemporal, então seu conteúdo vale a pena ser revisto de tempos em tempos para poder utilizá-lo como orientação para se melhorar como pessoa.

Miireexs 26/08/2020

Não podendo se cobrir com pele de leão. Cubra-se com a de raposa

Raphael 13/05/2020

Indispensável
Um dos melhores livros que já li. Vale sempre a pena reler. Confesso que essa não é a melhor edição pois a tradução ficou numa linguagem muito pesada.

Kah 09/03/2020

Recomendo
Uma leitura tão significativa quanto O Príncipe ou A Arte da Guerra.