A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Fefa 26/08/2016

Melhor livro
Acho que já li história sem fim umas quatro vezes, é um daqueles livros que a cada fase da sua vida te prende em pontos diferentes, sempre me emociono de novo, cada detalhe é único.
Maria.Julia 02/09/2016minha estante
Eu peguei este livro na quarta - feira e ainda estou lendo mas aposto que deve ser legal esse livro e muito interessante e adoro ler livros sou apaixonada por leitura e eu escolhi este livro por que o titulo dele chamou muita a minha atenção.

L Soares 24/07/2016

"Todas as verdadeiras histórias são uma História Sem Fim."
Esse livro... Esteticamente já é lindo. A primeira palavra de cada capítulo começa pela letra da sequência de A até Z, e o texto tem duas cores, o que acontece em Fantasia e o que acontece fora. Toda a primeira metade do livro me encantou, e a busca pela salvação de Fantasia de ser consumida pelo nada é fantástica. Tem mais de uma década, talvez duas ou perto disso, que assisti o filme com as aventuras de Bastian, Atreiú e Fuchur, o dragão da sorte (pelo amor de toda e qualquer divindade que acreditem parem de dizer que é um cachorro-falante-voador), mas as lembranças desse filme ainda eclodiam na superfície da mente ao ler. A segunda parte do livro, e não me recordo do filme tratar dela, me foi mais demora e penosa. Bastian Baltasar Bux por todo o livro não me conquistou. Zero empatia por ele em quase toda sua jornada. Ele e seus comentários de fora de Fantasia não me inspiraram nenhuma simpatia e isso me fez me distanciar do livro nas suas viagens, a leitura ficou pesada pra mim, o que me fez demorar muito para terminar. Somente nos últimos capítulos (depois do XXIII, e após o encontro com Argax pra ser preciso) e especialmente nos últimos três é que voltei a me conectar com a magia de Fantasia. Mas o final deste livro sozinho, e tudo que ele representa já garantem as 5 estrelas. É um livro mágico, que nos lembra da magia dos demais.

Paulo 11/07/2016

Livro Incrível
Livro incrível, Michael Ende consegue nos mergulhar de cabeça nesta historia, ele retrata viagem de um garoto num mundo magico, que a cada pagina a mais que ele lê, mais ele entra nessa historia, ao qual vive diversas aventuras e desafios, um livro que jovem e adultos devém ler. Um livro que meus filhos com td certeza lerão.

. 22/03/2016

Este é um dos livros que não tem um público-alvo único, é um livro que pode ser lido tanto por crianças quanto por adultos. - Gostaria de ter lido esse livro quando era criança, e ter relido agora, para ver o quanto minha percepção da história mudaria.
Um adulto, ao ler esse livro, perceberia se ele esqueceu de Fantasia, esqueceu que Fantasia está em diferentes lugares, esqueceu que há pessoas que precisam de sua ajuda, esqueceu que Fantasia precisa dos filhos dos homens, assim como os filhos dos homens precisam de Fantasia; ou não.
Todos nós precisamos buscar a nossa Água da Vida, e podemos visitar outros mundos, mas devemos retornar ao nosso mundo, pois, mesmo que esqueçamos, lá temos um lar e pessoas que sentem nossa falta, pessoas que passariam dias e noites nos procurando, e que precisam de nossa ajuda, assim como precisamos deles.
Por mais que esqueçamos quem fomos um dia, algumas vezes nos tornamos algo tão diferente do que éramos, que precisamos esquecer tudo o que conhecemos, tudo o nos tornamos, para voltarmos a ser o que fomos um dia. Voltar a ser criança não é voltar a ser infantil, mas sim voltar a ter esperança, voltar a ter coragem, voltar a visitar Fantasia e outros lugares, sempre lembrando do que aprendemos lá, e de que o que vimos lá, nos ajuda a formamos quem somos, e o que seremos.

Neto 05/03/2016

Lindo mas com ressalvas
Coloquei o livro em meus favoritos porque é um universo fantástico que ti fisga pra dentro dele. Com uma ótima mensagem, o autor bebe muito nas fontes do C S Lewis, até na escrita, porém o mundo de Fantasia é único. O filme dos anos 80 chega até a metade do livro e fica claramente nítido porque: a história muda de planos e os acontecimentos d 2ª parte para serem transportados pro cinema naquela época, não tinha como... seria muito dinheiro mesmo. Ainda sim, caso existisse um remake 2 filmes seriam o suficiente pra contar a história... mas ela é sem fim? ah vamos deixar isso pra outra ocasião.
Essa versão tem umas 390 pág. mas não pense que elas vçao passar voando. A leitura é demorada, pelo menos ao meu ver. E, minha ressalva é justamente sobre isso não sei quanto às outras versões mas essa edição é... péssima o que contribuiu e muito pra que a minha leitura não fosse fluida. O livro não tem orelhas, pág brancas, e fontes diminutas (tinha momentos que ficava a 10 cm do meu rosto pra ler) e pra completar as fntes da maior parte são verdes... o que não achava q fosse ruim mas são porque força muito mais a visão, ao contrário das vermelhas que não são tão ruins e estão em menor quantidade. Na boa, prefira alguma edição em que tudo esteja preto e fontes altas. Outra coisa são a ilustrações, péssimas que parece ter sido impressas naquela impressora antiga (aquelas extensoras dos anos 90).
Mergulhe em Fantasia mas fuja dessa versão da Martins Fontes, vamos aguardar alguma editora que tenha um carinho especial por uma história tão maravilhosa como esta não caia no esquecimento.

Hiléia 22/02/2016

O melhor livro de fantasia que já li até o momento! A escrita do Michael Ende é excelente, acho genial como ele consegue levar o leitor a sentir que faz parte da história, estando com o próprio livro mágico em mãos. Personagens complexos e profundos, um mundo misterioso e fascinante, uma trama interessante, rica em detalhes e simbologia. Além do texto em si, o livro é visualmente trabalhado, com seus detalhes gráficos, ilustrações e jogo de cores que complementam a atmosfera de encantamento.

Alberto 09/02/2016

Fantasia lhe espera
- Este é o tipo de livro que consegue superar com larga vantagem a adaptação para o cinema. No caso, as adaptações, já que vários elementos dos dois filmes foram baseados neste único livro. Já falei que ele é muito superior aos filmes? :D

- A parte mais fraca são os diálogos, que aparentam terem sido afobadamente feitos. Mas a construção do mundo de Fantasia, as metáforas, a riqueza de características do protagonista... Todas as qualidades do livro compensam seus defeitos! E refletindo sobre isso, faz muito sentido com a história.

- O título faz menção a várias coisas, incluindo o desejo do leitor ao fim do livro de que ele não acabe.

- Se você tem uma filha ou filho sofrendo bullying, seja um bom guardião e dê este livro para a sua criança. Além de estimula-lo no hábito da leitura, vai ajudá-lo a se tornar uma pessoa melhor. Se você duvida de mim, basta lê-lo. É um livro para todas as idades. ;)

- O livro acaba sendo um eterno manifesto em prol do gênero fantástico. Se você não gosta deste tipo de livro, vai passar a gostar.

Nena 09/02/2016

Blé
Não sei o que pensar sobre esse livro. Como história ele é bem maçante, As personagens são um pouco irritantes, e parece que você lê e não sai do lugar. Porém esse livro descreve vários cenários diferentes, todos maravilhosos, e eu tenho a impressão de que mesmo tendo só lido o livro, nunca vou esquecer das paisagens que eu imaginei.

Caroline 05/02/2016

Um livro surpreendente!
Colorido. Essa é a palavra que tenho para definir esse livro. Michael Ende descreve as personagens e os ambientes deste livro com tanta cor e imaginação que se torna sua mente meio psicodélica! No início, o livro parece bastante mediano, mas a história e os personagens evoluem de forma maravilhosa até o fim. Recomendo muito e sim, é daqueles livros que todo mundo deveria ler um dia na tentativa de refletir sobre o mundo.

Nathani 07/01/2016

Magia sem fim
Esse livro com certeza entrou para o meu ranking de melhores livros lidos no ano de 2015 e de todos os tempos.
Ele conta a história de Bastian Baltasar Bux, um menino que, excluído pelos colegas na escola e rejeitado pelo pai, encontra seu refúgio nos livros. Um dia, ao entrar em uma livraria se sente atraído por um livro chamado “A história sem fim” e o rouba. Ele se esconde no sótão da escola para não ser interrompido e começa a lê-lo.
Bastian descobre que livro é sobre um mundo mágico chamado Fantasia governado pela Imperatriz Criança que é a razão de Fantasia existir. Como ela está doente, Fantasia está sendo invadida pelo Nada, ou seja, deixando de existir aos poucos. A única maneira que ela encontra de salvar seu mundo é convocar um guerreiro dos Pele-verdes chamado Atreiú para ajudá-la, entregando a ele AURIN, um colar que contém seus poderes.
Bastian acompanha as aventuras de Atreiú e do dragão da sorte Fuchur e se sente cada vez mais envolvido pela história e encantado com as qualidades de Atreiú que é corajoso, atlético e destemido. Até que ele começa a perceber que ele mesmo estava participando da história contada pelo livro e aí as narrativas se unem para a segunda parte da história na qual Bastian participa ativamente da “História sem fim”.
O crescimento interno do personagem nessa segunda parte é muito grande e acontece gradualmente, de maneira bastante natural, de acordo com as experiências e conflitos que ele vive e com as pessoas e criaturas que ele encontrará em Fantasia. (Vou parar por aqui pois em seguida fica realmente difícil contar sem dar spoilers, haha.)
O livro me encantou muito pois apesar de ter toda essa cara de romance infantil ele possui, especialmente na segunda parte, capítulos muito adultos, bastante filosóficos, poéticos e várias partes me lembraram da obra de Tolkien (acredito que o autor teve grande influência).
Michael Ende é extremamente criativo, conseguiu criar um mundo completamente novo e super complexo em menos de 400 páginas, o que te prende desde o começo até a última página.
Além disso, a edição da Martins Fontes é impecável, com uma capa maravilhosa e o texto em duas cores (achei isso incrível!): vermelho para a narração do mundo de Bastian e verde para as partes que se passam em Fantasia!
É um livro que traz uma mensagem maravilhosa sobre a magia que todos, crianças e adultos, devemos ter sempre dentro de nós e que pode ser alcançada de um modo bem simples: através da leitura de um bom livro. Vale muito a pena ler e reler!

site: instagram.com/livrosparaviver

Monica 09/09/2015

Aventura
Uma história de muita aventura de um menino solitário, que através da leitura de um livro entra para o reino de fantasia cheia de perigos e grandes aventuras, Bastian descobre a verdadeira medida de sua própria coragem e sua capacidade para amar.

Luan 07/09/2015

Fantasia...
Livro que fará qualquer criança se encantar e querer permanecer no mundo da literatura. O autor tem uma imaginação tão fértil que te transporta pro inacreditável e tem uma metalinguagem fantástica!!!

Kaiene 04/09/2015

O livro começa com mensageiros de toda parte de fantasia indo a Torre de Marfim encontrar a Imperatriz Criança.Todos eles traziam a mesma mensagem:O Nada se alastrava por toda fantasia!Vários serem caem,ou se jogam no Nada,pois este os atraia de uma forma irresistível!Outros colocavam somente parte do corpo e esta sumia...
"É como se uma pessoa ficasse cega quando olha pra esse lugar,não é?"
A Imperatriz Criança está muito doente.e não pode ajudá-los,então pede a Atreiú que ache alguma cura para ela e para toda fantasia.O menino traz consigo o Brilho-para quem não conhece Aurin-
"Um amuleto de ouro representando duas serpentes,uma clara e outra escura,ambas mordiam a cauda uma da outra,formando uma figura oval."
Durante a jornada de Atreiú,ele acaba perdendo seu cavalo Artax no Pantano da Tristeza.
Bastian,Fuchur (o dragão branco da sorte),chegam para o ajudar a enfrentar todos os perigos que estão por vir.
Bastian há algum tempo vinha percebendo que o livro se comunicar com ele,e ficou surpreso ao descobrir que o único a poder salvar fantasia era ele!
A partir desse momento é que a verdadeira aventura começa,aprendizado e se aceitar são alguns dos ensinamentos passados.