No teu deserto

No teu deserto Miguel Sousa Tavares

Resenhas - No Teu Deserto

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Gabriela3492 06/04/2024

Era para ser profundo, mas não me encantou
O livro é mais um diário ou uma carta sobre impressões de um romance em uma viagem. Eu esperava mais, não me tocou e não me prendeu. Falta um enredo mais forte, falta emoção.

Vanessa.Saraiva 08/03/2024

No Teu Deserto (Miguel de Souza Tavares)
Não conhecia o autor, sequer tinha ouvido falar dele. Coloquei esse livro na minha lista de leitura enquanto estava lendo "O Idiota" de Dostoievski, prevendo a necessidade de algo mais leve ao finalizar a obra.
Escolhi-o pela capa quando surgiu no meu feed do Instagram. Que grata surpresa! A história , narra um jornalista e sua Claudia em uma expedição ao deserto na companhia de, uma jovem muito mais nova que ele.
Durante os quarenta dias da expedição, viveram experiências únicas lado a lado. O autor descreve isso de maneira poética e profunda, destacando as impressões de ambos ao longo da leitura. Este livro teve um impacto positivo em mim, pois há algum tempo venho refletindo sobre a importância de viver o amor de maneira possível. Ao meu ver, é belo um amor que, mesmo não sendo vivido devido a questões como diferença de idade e ambientes distintos, consegue ser eternizado nas páginas de um livro.
Ler entrelinhas durante toda a narrativa proporciona profundas reflexões sobre o amor e até mesmo sobre a vida. Vale a pena a leitura e recomendo para aqueles que desejam intercalar um livro entre leituras mais densas. Este é um quase romance bastante envolvente.

Edna 13/02/2024

Infinito
Infinito

?A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio".

Escritor e jornalista português, filho da poetisa portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen, e descobrir que a literatura estava impressa na família foi maravilhoso mesmo porque apenas um Autor Português que queria conhecer mas ñ tinha a mínima ideia do parentesco com uma das minhas autoras prediletas.

A narração é fluída, a história é um fato tão puro, tão marcante para os parceiros de viagem que decidem atravessar o Saara sem ao menos se conhecerem, apenas contatos da caravana, que consegue para Cláudia carona no Jipe do fotógrafo Miguel, entre pequenas intrigas entre os dois, o silêncio que você compartilha, infortúnios, o terror e o fascínio a adrenalina a cada parada, e muitas descobertas, muita cultura e história.

A melancolia se faz presente desde o inicio da história em que os dois vão alternadamente contando, o afeto, a memória, a saudade dos 40 dias em que passaram juntos, essa travessia marcou para sempre a vida dos dois que viveram o melhor de suas vidas.

No teu deserto retrata a solidão, a saudade do que não aconteceu, onde duas pessoas tem a plena convicção que esse tempo, esses dias serão únicos para os dois, sem repetições.

Amei conhecer

4/5

#amudezdomeugrito
#lido #livroseleituras
#impressoes #amoler
#literatura

Dude 27/10/2023

Epopeia no deserto do Saara
Da série pequenas, grandes obras, o autor narra um romance inusitado numa viagem a trabalho pelo deserto do Saara.

Fabi 01/05/2023

Escrita sensível
Primeira vez que leio Miguel Sousa Tavares e me identifiquei. Gosto de leituras sensíveis sem ser "água com açúcar". Um livro que te faz pensar sobre a importância do silêncio, do compartilhamento de experiências com o outro, da descoberta interior. Fiquei refletindo sobre a importância de dedicarmos tempo ao nosso "eu". Delicado na medida certa.

Adrianedvl 21/02/2023

Leitura fraca
Livro que mais parece um diário meio desconexo, com detalhes extremamente descartáveis da história, como por exemplo a falação sobre carros, tipos de carros, e outros detalhes e descrições exagerados sobre tudo. Achei a leitura vaga e um romance rápido e superficial. Poderiam ter focado mais na ligação e na construção do casal.

gabie 11/01/2023

eu não gostei nenhum pouco, porém sou uma pessoa que não costuma ler muitos romances, e dos poucos que já li esse foi o pior.
confesso que me sinto mal em falar coisas negativas sobre este livro, pois sei que ele não é verdadeiramente ruim, apenas não faz meu estilo, mas mesmo romance não fazendo meu gosto ouve ocasiões que eles me prenderam a atenção e eu acabei gostando, o que não aconteceu com esse, achei a história extremamente chata e a cada informação que ele nos dava eu parecia me interessar menos pelos dois.
comecei a leitura até que animada pois a primeira linha me chamou muita atenção, mas pra mim aquele fato um tanto quanto surpreendente acabou se perdendo entre as linhas.

Hellen 01/06/2022

Um livro fininho de leitura super leve e rápida pois a história prende você. É delicado e melancólico, muito bom!

Geisi.Ferla 05/04/2022

Sobre o que poderia
Uma história autobiográfica desse autor português genial que prende e traz reflexões. A pergunta é: e se tivesse sido diferente?

Isabelle Lopes 30/01/2022

Fui arrebata pelo lirismo do Miguel de Sousa Tavares no primeiro parágrafo! Uma narrativa envolvente sobre uma expedição ao Saara e ao íntimo das personagens... a descrição de uma estória de amor que parece não se iniciar, mas que perdura depois de finda. Um deleite.

"A coisa mais difícil e mais bonita de partilhar entre duas pessoas é o silêncio".

"Eu sei que algures, mais adiante na minha vida, hei-de encontrar quem esteja em casa à minha espera quando eu chegar. Sim, eu sei, está escrito, é sempre assim. Mas era agora que eu queria não sentir este vazio, não te sentir tão distante, tão longe do deserto. Queria só dar um sentido à nossa viagem. Já sei, já sei que nada dura para sempre ? só as montanhas e os rios, meu sábio".

"Estava a pensar que há viagens sem regresso ".

Magasoares 30/09/2021

No teu Deserto
Não gostei muito... parece um diário. Dois apaixonados, com destinos diferentes. Esperava mais, mas como gosto muito desse autor, com certeza lerei mais livros dele.

Kirla 29/08/2021

Uma leitura leve e melancólica sobre uma viagem de dois desconhecidos pelo deserto, de duas conexões passageiras e de como tudo tem um fim.

Duda 27/04/2021

Esse livro me fez pensar muito sobre a minha vida. Me senti dentro da história, como se eu estivesse no deserto junto deles. Foi quase mágico de ler e de viver essa história

Lucas1429 29/06/2020

No deserto não há nada e nós não aguentamos a ausência
Uma viagem ao Saara, essa é a premissa do livro. Acompanhamos um jornalista e sua colega de viagem, Cláudia. O relacionamento entre ambos é profundo mesmo no curto período no qual ocorre. Em quem já viveu um parecido, vai parecer tão real quanto pode; em quem nunca viveu, vai despertar inveja.
O livro trata da ausências tais quais a de um deserto, que não tem nada. Ausências que povoam nosso dia a dia, nossos planos e ambições, nosso silêncio, nosso peito. Ausências que só o verdadeiro companheirismo parece ajudar. A maneira que o autor trata esses desertos de cada um é sensível e acerta em cheio. Em especial depois que a voz de Cláudia (ou de seja quem for que escreve por ela, já que o livro parece um relato escrito pelo jornalista) toma a frente no capítulo VI.
No mais, o livro é curto e a prosa é polida. O final é arrebatador e real. O fato do autor ser português não prejudica em nada a leitura por parte de um brasileiro. Recomendo bastante a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5