I-Juca Pirama

I-Juca Pirama Gonçalves Dias

Resenhas - I-Juca Pirama, Os Timbiras, Outros Poemas

helenaslodk 05/02/2024

Dei uma nota baixa pro livro pq eu sou "burra" e não sei se entendi a história por inteiro, isso porque poesia não é o meu estilo de escrita favorito. Achei I-Juca-Pirama tranquilo de ler, meu problema foi com Os Timbiras que bastante coisa pra mim passou batido e eu fui so seguindo sem entender.

JosA225 31/12/2023

I-Juca Pirama
Gonçalves Dias, principal nome do indianismo brasileiro, nos conta a estória de um guerreiro tupi que fora vencido por índios de outra tribo e o pai não aceita suas desculpas e ele volta e vence os índios inimigos e retorna para morrer nos braços de seu pai.

Sara 01/09/2023

6/24 (2023)
Sempre gostei dessa história desde que foi mencionada na aula de literatura, então finalmente li.

Com uma escrita bem característica dos poemas indianistas, mistura dialetos e expressões nada comuns hoje em dia, ajudando na imersão da história. Além disso, expões os valores daquela cultura muito bem.

jackpveras 10/07/2023

Meninos, eu vi!
Infelizmente as resenhas contidas aqui não fazem jus à grandiosidade e à importância do poema no cenário literário brasileiro. Percebi que as impressões aqui relatadas foram registradas, em sua maioria, por aluninhos confusos do ensino médio que leram por obrigação e que valorizam a arte comercial estrangeira que, como todos sabem, são criadas para "fazer dinheiro", não importando, assim, com o aspecto artístico, estético e histórico do país no qual vivemos. Culpa, evidentemente, do cenário e da estrutura da educação brasileira que permite tudo menos o fomento ao conhecimento e à transformação do sujeito.

Obra de grande valor histórico, pois as intenções românticas, além de enaltecer a burguesia nacional por meio de enredos emocionais, ainda apresenta o índio como símbolo virtuoso do país antes e depois da mácula portuguesa. É óbvio que a antropofagia é absurda para o público urbano, do século XXI, mas a honra em padecer como guerreiro é algo que faz parte do imaginário humano desde os gregos antigos.

Vale como documentário.
Funciona como entretenimento.

Claro que os adolescentes odeiam este tipo de leitura. Mas ninguém se importa com a opinião deles.

Viva os Timbiras!!

brinaclaro 12/06/2023

é...
Foi uma leitura bem complicada, já que tem muitas palavras difíceis e tu fica confuso ao decorrer do conto.
Não é o meu tipo de leitura e só li por que foi uma leitura obrigatória da escola, mas foi bom conhecer um pouco mais do romantismo brasileiro.

Emilly 12/02/2023

Gonçalves Dias é um poeta romântico indianista. Sua poesia está voltada para a dor do "selvagem", que se sente injustiçado pela colonização, espoliado de seus bens e de sua cultura. A natureza aparece como elemento integrado ao selvagem, e este, por sua vez, é colocado como herói nacional, que defende o amor à pátria, retratando o Brasil como um país ferido pela colonização.

Áquila 17/11/2022

Início do romantismo
Um poema que surpreende por não idealizar o indígena, algo comum à época, e que abre caminho para uma tradição que tenta criar uma ideia de brasileiro nesses povos tão pouco conhecidos até hoje.

Juh 10/05/2022

Apesar de em algumas partes a compreensão ser meio difícil ou confusa, principalmente para quem não costuma ler obras no estilo, a leitura vale muito a pena.
A primeira fase do Romantismo brasileiro pode muito bem ser resumida por essa obra

bella 11/04/2022

li pra um trabalho de escola, mas é bem legal! a narrativa é em forma de poemas, o que deixa bem mais legal de se ler.
no geral foi uma experiência bacana.

grazisouzajb 17/03/2022

I-Juca-Pirama
É um poema legal e foi interessante conhecer um pouco mais do romantismo brasileiro mas não é o meu tipo de livro.

Ana Paula Hoffmann 13/03/2022

Um clássico da literatura brasileira, I-Juca-Pirama remota ao indianismo do século XIX, o qual, apesar de descrever um indígena bastante heroico, retrata e traz para a nossa literatura o nacional. O ritmo, a métrica, as rimas e os vocabulários são incríveis!

Sobre Os Timbiras, confesso que foi uma leitura árdua. Um texto que não está em sua completude, pelo fato de o autor falecer altes de finalizar, o que acarreta também em aspectos que ainda poderiam ser revistos na parte já escrita. A tentativa de uma epopeia nacional é bastante simbólica, por isso se faz válida a leitura.

Daniel Teles 29/06/2021

Não estou preparado
Não posso dizer que gostei. Tampouco que detestei. A verdade é que não estava preparado para este livro. São dois contos em versos contando uma história do universo indígena. O primeiro eu gostei, já o segundo eu me perdi muitas vezes, e acabei não apreciando tanto. Decidi colocar 4 estrelas mesmo assim. Eu não entendi a história, porque ainda não tenho bagagem literária suficiente para entendê-la, e não porque o livro é ruim.

Karla Marinelli 23/05/2021

Chato
É um livro chato , que eu não entendi absolutamente NADA !! tem uma escrita bem densa e tem muito da cultura indígena aqui , na verdade o livro todo é sobre os índios em si , tem muito nome bem característico...