Watchmen e a filosofia

Watchmen e a filosofia William Irwin

Resenhas - Watchmen e a Filosofia

Lucas 23/01/2021

Traz à tona a carga filosófica presente na graphic novel
Trata-se de vários artigos acadêmicos, fazendo comparações e contrastes com várias escolas filosóficas e ideias de outros filósofos. É nítido que Watchmen é uma história carregada de filosofia, e ler esta obra clarifica muitas dessas ideias presentes na graphic novel.

Menino Javali 03/07/2011

Indiscutivelmente, "Watchmen" ocupa posição invejável entre o seleto grupo de histórias, não apenas do mundo dos quadrinhos, cujo renome garante lugar entre as grandes obras literárias. Não por acaso, o escritor Alan Moore fora alçado a maior expoente da arte sequencial no altar erguido pelos fãs do gênero. A complexidade do enredo e as minúcias referenciais complementam-se como as próprias engrenagens do relógio que conduz a trama ao seu ápice. O sucesso da excelente fórmula resultou, inclusive, em mega produção cinematográfica hollywoodiana, que se não é das piores, está muito longe de se comparar ao original.

Feitas as devidas apresentações, resta claro que a pseudo-análise batizada sob o pretensioso título "Watchmen e a Filosofia – Um Teste de Rorschach", não passa de charlatanismo oportunista, tentando pegar carona na notoriedade adquirida pelo suposto objeto de estudo. Afinal, é exatamente a isso que o livro em questão se propõe. estudar os elementos preceituais de cada personagem em seus dilemas morais.

Traçando paralelos entre passagens da consagrada obra com idéias de pensadores notáveis como Aristóteles, Kant, Nietzche, Jung, Freud, Descartes, Sartre, Simone d’Beauvoir, entre outros. Tal proposta, apesar da verossimilhança de algo profundo e original, esbarra na mediocridade quando evidencia tratar-se de mera compilação de artigos acadêmicos de mestrandos na disciplina. Não que isto seja um empecilho, mas analogias e comparações bem mais contundentes e honestas são facilmente encontradas em sites e blogs editados por quem de fato compreende a essência da questão "Who Watches the Watchmen?", ao invés de apenas usá-la como hamster de laboratório universitário.

Por outro lado, há de se fazer justiça que “Watchmen e a Filosofia”, independentemente de sua superficialidade, possui momentos de relevante reflexão filosófica, agradáveis conforme o gosto do freguês, aos que desejam abarcar sem muitas exigências na infinitude de referências telescópicas contidas na revolucionária HQ ou simplesmente prover contato inicial com conceitos legados à humanidade por alguns grandes pensadores.

Wellington V. 11/03/2010

(Falta editar esta resenha)

Coletânea muuuito boa (mesmo!). Parece que a DC Comics tinha comprado os personagens da Charlton Comics e passou a utilizá-los.

Há muito para ser lido sobre os paralelos entre Watchmen e a filosofia, e vale a pena que sejam lidos e relidos quantas veze forem necessários. Não sei por que, mas o que me parece é que eu achei muuuito bom o filme e, como eu nunca cheguei a ler nenhuma das histórias em quadrinhos -- salvo algumas folheadas aqui e ali --, fico com o filme como referência para o que encontro no livro.

A obra é escrita em linguagem acessível -- heh-heh, "sim, vc já viu esse filme..." -- e é muito interessante que todas pessoas o leiam para aprender um pouco mais sobre a vida. Ademais, amigos e amigas, podemos encontrar muitos ensinamentos ao longo de suas 208 páginas.

Cinco estrelas: nem mais, nem menos. Show!