Operação Cavalo de Tróia

Operação Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Fabio Shiva 31/08/2010

Coloco em tópicos minhas principais impressões:
* É evidente um paralelismo com “O Código Da Vinci” de Dan Brown, obra publicada 19 anos depois de “Operação Cavalo de Tróia”. Me parece que Dan Brown aprendeu muito com J. J. Benítez, levou adiante seu “legado”, aprimorou suas fórmulas e truques.

* Uma simetria às avessas: Benítez jurou que sua história era verdadeira... e ninguém acreditou. Brown garantiu que a sua era pura ficção... e todo mundo levou a sério!

* No intervalo de tempo entre as duas obras, a surpresa foi perceber o quanto o mundo mudou! Tive a impressão de que a ideia de Benítez de afirmar que sua história aconteceu mesmo foi um subterfúgio que o permitiu publicar seu livro e escapar da censura! Se ele tivesse admitido em 1984 que sua obra era ficção, creio que não teria sido publicada em muitos países. No Brasil, por exemplo, o filme “Je Vous Salue Marie” foi censurado em 1985. Como relato “verídico”, no entanto, o esperto Benítez obrigou seus possíveis perseguidores religiosos a se concentrarem em desmentir a veracidade da história... e com isso eles esqueceram de tentar censurá-la, como teriam feito se desde o início a obra fosse admitida como sendo ficção (pois seria considerada falta de respeito).

* Já com “O Código Da Vinci”, menos de 20 anos depois, o cenário mundial era bem outro. Penso que a diferença principal, no que tange a esses dois livros, foi um enfraquecimento da instituição da Igreja Católica, que não mais teria forças para censurar a publicação de uma ficção não-ortodoxa sobre a vida de Jesus. A minha surpresa foi perceber como uma grande mudança se operou no mundo a esse respeito, em tão pouco tempo! É claro que pode ser tudo uma viagem minha...

* O problema é que Benítez se esforça tanto para provar que a história é verdadeira, que acaba sacrificando algumas regrinhas da boa ficção. A pesquisa foi primorosa, sem dúvida, mas o livro teria ficado bem mais atraente sem tantos detalhes técnicos. Achei que esses detalhes foram especialmente cansativos por estar lendo o livro agora, e não na época do lançamento. O livro envelheceu rápido, em minha opinião. Hoje não deve despertar uma sombra do impacto original.

* Achei curioso que o autor se esforçasse tanto por dar essa aura de veracidade e acabasse cometendo alguns erros crassos, que denunciaram o caráter de ficção de sua história. Comentarei apenas um: no início do livro, o autor do livro Benítez qualifica o homem conhecido como Major como “um gigante de 1,80 m”. Depois, quando já estamos na narrativa do Major, este usa exatamente as mesmas palavras para descrever Jesus: “um gigante de 1,80 m”. Elementar, meu caro Watson!

* Achei o livro interessante no início, chatinho no desenvolvimento, muito bom na meiúca e mais ou menos do meio pro final. Li pulando vários trechos com descrições técnicas, depois que vi que não faziam a menor falta na história. Algumas descrições biológicas achei profundamente imbecis, totalmente desnecessárias. Pra que eu quero saber o tamanho exato do braço de Jesus? (isto é, o tamanho exato da imaginação do autor).

* Esse é um ponto falho do livro. Ao se perceber que é mesmo uma ficção, muitas das descrições ficam totalmente dispensáveis. Não caberiam em absoluto em um livro de ficção, e soam inverossímeis em uma suposta história verídica.

* Também pulei a longa e mórbida descrição dos tormentos sofridos por Jesus na crucificação. Não gostei do filme “A Paixão de Cristo” pelo mesmo motivo: sofrimento pelo sofrimento, tô fora!

* Gostei de ter lido, pois matei uma vontade antiga. Aprendi bastante, felizmente! Mas confesso que saciei totalmente a vontade de ler essa série.

(19.05.10)

Sandra :-) 11/10/2010minha estante
"Gostei de ter lido, pois matei uma vontade antiga. (...) Mas confesso que saciei totalmente a vontade de ler essa série"[2].

Se eu tivesse lido há anos atrás, talvez o livro tivesse me envolvido mais... Fiquei a um passo de abandonar. Muito cansativo.

Tânia Souza 29/11/2010minha estante
"Também pulei a longa e mórbida descrição dos tormentos sofridos por Jesus na crucificação. Não gostei do filme ?A Paixão de Cristo? pelo mesmo motivo: sofrimento pelo sofrimento, tô fora!"

Eu não pulei essa parte, e confesso, foi muito triste, sabe Fabio, quando vi a divulgação de A Paixão de Cristo ( não assiti o filme pelas mesmas razões suas ) lembrei na hora desse livro, que li quando era adolescente. Tenho quase certeza que as cenas da crucificação (exaustivamente descritas pela tv e criticos) foram inspiradas em trechos do livro.

Mesmo tendo gostado de ler, nunca mais pensei em continuar com a leitura, sua resenha é que me fez lembrar disso.

Jose Antonio 27/03/2012minha estante
Com muitos detalhes técnicos é que J.J. conseguiu fazer com que os mais fervorosos céticos mantivessem no cantinho do seu cérebro, a dúvida da ficção, ou da realidade.

Brauns 15/07/2012minha estante
De fato o exagero dos detalhes técnicos e descrições é cansativo demais... mas devo me aventurar e ler mais alguns livros da série.

Marivaldo 23/09/2012minha estante
Amigo amei sua resenha,você escreve muito bem,parabéns!pretendo ler esse livro e tirar minhas conclusões,valeu.

Milena 19/02/2013minha estante
Vc descreveu tudo o que achei do livro, quase desisto quando me deparei em tantos detalhes técnicos da operação de volta ao tempo de Jesus! Mas devo admitir, esse livro é muito, muito bom! Permiti que minha imaginação atendesse ao pedido do autor em acreditar que tudo foi de verdade, claro que tem todas o peso da realidade que nos puxa de volta, mas como é bom ao terminar de ler esse livro imaginar o arrepio do personagem ateu ao encontrar Jesus e tudo o que ele representa.

Amauri 07/04/2013minha estante
Comecei o livro agora, quer dizer, estou na página 163 e achei as descrições dos locais muito minuciosas, talvez para dar uma veracidade sobre o fato da história ser verdadeira, mas poderiam ser dispensáveis. Mas estou gostando. Fiquei muitos anos evitando lê-lo, achei que quando estivesse preparado eu iria encontrá-lo, comprá-lo e aí sim leria.

Castro 18/07/2013minha estante
Apesar de concordar com muito do que diz o Sr. Fábio, gostei muito do livro à época em que o li. Li depois o número 2 e me decepcionei com uma continuação feita para aproveitar o sucesso inicial. De qualquer forma, a ficção da ficção ficou legal.

Humberto Junior 30/12/2013minha estante
"Uma simetria às avessas: Benítez jurou que sua história era verdadeira... e ninguém acreditou. Brown garantiu que a sua era pura ficção... e todo mundo levou a sério!"
Para mim o melhor comentário já feito tanto sobre o livro de Benítez, como sobre o de Brown!
No que se refere a obra "Operação Cavalo de Tróia" em si, a considero uma das ideias mais interessantes de quantas já surgiram para um livro. Cansativo realmente em suas partes técnicas, o que se analisado mais de perto não poderia ser de outra forma, uma vez que o autor afirma categoricamente que o livro é fruto do diário de um militar. Portanto nada mais natural que ele fosse bastante técnico sobre vários aspectos.
Por isso e pela insistência do Benítez em afirmar que a história é verídica, que a história merece três estrelas.

Kau 18/08/2014minha estante
Fantastica resenha, não sou mto de ler resenhas de livros que eu ainda não li, mas confesse que essa série é uma que me causa comichão para iniciar rs, e é bom ver resenhas onde as pessoas são sinceras com o que sentem e não somente falam que a obra é perfeita ou uma droga. Me deixou com mais vontade ainda de ler...

Ca 25/08/2014minha estante
Eu também vou pular a parte dos tormentos quando chegar na crucificação. Tenho pavor disso

gigia 31/07/2010

No início já diz que é um livro de ficcção. Mas no final, devido a riqueza dos detalhes você se pergunta: será mesmo?
AMEI!

Albuquerque 08/07/2010

Bom - mas tem que ter muita paciência...
Bem, vamos lá, começando com os pontos fracos e depois passando aos pontos fortes:

Pontos Fracos:

1. O livro é extremamente detalhista! E isso me deixou profundamente entediado várias vezes, me fazendo pular páginas e páginas de informações completamente inúteis para o desenrolar da estória, como medidas de física quântica, propriedades de certos vegetais, descrições infinitas de locais, etc. Isso foi um fardo bem pesado, pois ODEIO livros assim.

Pontos fortes:

1. Descreve a vida no tempo de Jesus Cristo, os costumes, as tradições, os locais... isso, pelo menos para mim, é sempre muito interessante!

2. O livro é realmente muito bem escrito. Na verdade, J.J. Benítez é um gênio! É impressionante a riqueza de detalhes com que ele reconstrói a época e as personagens. Deve ter dedicado anos e anos de pesquisa!

Agora uma consideração neutra. O livro contesta muitas passagens bíblicas, o que pode ser uma coisa ruim se o leitor for um religioso fervoroso...
Lu 08/07/2010minha estante
Realmente...até a parte que eu li os detalhes são tantos que você começa a achar que o major voltou mesmo na época de Cristo...

Lili Machado 25/06/2010

HISTÓRIA OU FICÇÃO??? E se fosse verdade???
Cavalo de Tróia 1: Jerusalén (1984)

Para resumir meu pensamento sobre esse primeiro volume da série, escolhi comentários de 4 amigos Skoobers, que apoio incondicionalmente:

Segundo Lindenberg em 05/11/2008 - "Este é um livro apaixonante. Só fato de poder, através das palavras do autor, imaginar que seria possível voltar no tempo para encontrar Jesus e assim passar algumas horas sendo testemunha de tudo que a Bíblia narra, já vale toda leitura. É do tipo de livro que prende a cada página. Para quem gosta de ficção com uma boa dose de conhecimento sobre religião, é uma ótima pedida. Eu recomendo."

Segundo Lima Neto em 13/06/2009 - "Apesar do livro possuir, em dados momentos, tantos detalhes de química, física, matemática e outras ciências, que torna a leitura meio "travada" e cansativa, são justamente estes que fazem com que o leitor pense "Nossa! Não é possível um homem ter IMAGINADO tudo isso, não; isso aconteceu!"."

Segundo Graciela em 05/06/2009 - "Acredito que mesmo quem não seja religioso vai se emocionar com esse livro. Muito interessante e bem escrito, parece que tudo que o autor relata realmente aconteceu, tanto que já providenciei os próximos livros da série. As partes sobre assuntos mais científicos tendem a ficar um pouquinho chatas, mas de resto é muito bom!"

Finalmente, encerro com o comentário de Sô em 13/01/2010 - "Jasão consegue como ninguém observar, perguntar tudo o que queremos, de cada instante. A maneira como ele explica os fatos, como contradiz a Bíblia, dando muito mais lógica ao fatos, é incrível. A visão do autor sobre a figura de Jesus é linda. A descrição da vida naquela época é rica em detalhes."

Operação Cavalo de Troia
Operação Cavalo de Tróia é uma coletânia de dossiês que foram divulgados em oito livros que narram uma missão da USAF onde um modulo chamado "berço" é levado ao 'passado' com o propósito de comprovar a existência de Jesus Cristo. A missão é chamada de Operação Cavalo de Tróia, das forças militares Norteamericanas. Nao são revelados grandes detalhes dos métodos de fisica quântica.
Um major, de nome não revelado, e um piloto, voltam no tempo até a época de Jesus Cristo e presenciam muitos fatos narrados na Biblia. Fornecem, também, dados da sociedade da época: costumes, leis (principalmente as leis do judaismo), crenças (judaicas e pagãs), geografia, meio-ambiente, etc. O major, que durante a viagem adota o nome de Jasão, é escolhido para a operação pelo seu ceticismo e imparcialidade, mas quando encontra Jesus – o Mestre – é tocado profundamente por sua mensagem e a narrativa ganha um tom delicado e humano.
Os detalhes da vida de Jesus, assim como as conversas onde Ele fala abertamente sobre sua origem divina e sobre o que é a sua missão na Terra, deixam claro que a Igreja Católica teria passado longe da mensagem original. A diferença entre os acontecimentos presenciados pelo Major e os narrados nos textos sagrados é enorme, mas compreensível. Segundo as próprias observações da personagem, os evangelistas nem sempre estavam presentes aos acontecimentos que narraram anos depois e, mesmo quando estiveram, sua formação cultural não permitia que compreendessem totalmente os acontecimentos.

“Muitas pessoas me formulam a mesma pergunta: Mas é verdade? Tudo isto é verossímil? E eu me vejo obrigado a repetir a única coisa que sei: que esses documentos existem e que - ainda que alguns se empenhem em pensar o contrário - eu não possuo tanta imaginação. Desafio que quer que o deseje a construir uma Vida de Cristo tão rica de lógica, audácia e beleza. Não é tão simples inventar discursos de Jesus de Nazaré - práticas inéditas e, o que é mais interessante, cheias de sabedoria - ou esses trinta e dois anos chamados de vida oculta. Inventá-los, claro, com dados, nomes, acontecimentos e circunstâncias coerentes. Em Operação Cavalo de Tróia adeja algo mágico e real, alheio a mim mesmo. Eu fui simplesmente instrumento. Em suma, e não me cansarei de insistir, é o coração do leitor que deve sentir se estas narrações acerca de Jesus são ou não críveis. Que cada um, portanto, no mais íntimo de seu ser, julgue e decida de acordo com os ditames de sua consciência. Essa jamais se equivoca...”
J.J. Benitéz

• Cavalo de Tróia 8: Jordán (2006)
• Cavalo de Tróia 7: Nahum (2005)
• Cavalo de Tróia 6: Hermón (1999)
• Cavalo de Tróia 5: Cesarea (1996)
• Cavalo de Tróia 4: Nazaret (1989)
• Cavalo de Tróia 3: Saidan (1987)
• Cavalo de Tróia 2: Masada (1986)
• Cavalo de Tróia 1: Jerusalén (1984)

Juan José Benítez
Juan José Benítez López (Pamplona, 7 de setembro de 1946) é um jornalista e escritor espanhol, que percorreu o mundo como enviado especial e foi jornalista em vários diários regionais espanhóis.
Suas pesquisas com o Santo Sudário deram origem a uma série de livros Cavalo de Troia sobre a vida de Jesus de Nazaré. No epílogo da sua primeira novela confirma ao leitor confuso, que este é o seu primeiro livro onde mescla realidade (a vida de Jesus) com ficção (a viagem no tempo).
A partir de 1972, se especializou no fenómeno OVNI, começando com o estudo de casos na Real Força Aérea Espanhola. Em 1975, afirmou ter participado de um encontro marcado com alienígenas no deserto de Chilca, no Peru, fato que marcou a sua vida e está retratado em seu primeiro livro OVNIs - SOS à Humanidade. Vem realizando documentários de televisão, conferencias, artigos de imprensa e entrevistas com artigos de supostos fenómenos de OVNIs. Em 1992 dirigiu um curso de caráter universitário em El Escorial sobre questões extraterrestres, gerando controvérsias entre a comunidade científica espanhola que o acusou de completa falta de rigor, ser totalmente acientífico para juntar causas extraterrestres a fenômenos explicados anteriormente sem necessidade de intervenções alienígenas.

Lilia Carvalho 28/05/2010

Vale a pena conferir!
Livro muito bom, só não dei 05 na avaliação pq às vezes o livro se torna cansativo devido aos detalhes e explicações minuciosas!

Heurj 23/04/2010

A Saga é MUITO boa, porém o livro 1 tem início cansativo, pois o autor descreve muitas nuances da tecnologia de viagem no tempo.

Quando começa a falar de Cristo fica sensacional, há uma parte na crucificação onde é descrita uma desidratação q me deixou com sede.

Há q ler tendo claro q isso é uma ficção, para não cair na polêmica(ridícula) do "Código Da Vinci" e tentar discutir o Sexo dos Anjos... rssssssss.

Aos q abandonaram o livro, conclamo-os a tentar novamente, vale até pular partes irritantes e chegar ao fim, pois se chegar ao fim deste e ler o livro 2, vão querer ler todos.

Renata 10/03/2010

O livro parece ser bem interessante, gosto desse tipo de livro.
Porém a narrativa é muito cansativa, sendo assim não prendeu minha atenção. Ao mesmo tempo que eu queria ler, eu também não queria.
Tem tantos detalhes desinteressantes que a gente acaba se dispersando.
Mas, gostaria muito de ter tido paciencia pra ler. Ler a respeito de Jesus desse jeito que o livro fala é maravilhoso.

MARIANNA 07/02/2010

Estou enlouquecida com a história...o começo é um pouco chatinho...
Mas gente! Fala sério...Jesus foi um messias muito chique! Uma pena que os apóstolos naquela época não entendiam as mensagens maravilhosas que Jesus ensinava...
Ele defendia mulheres e crianças, era terno, amável.
Impossível não se apaixonar...

Renata Fialho 23/01/2010

Adoro livros que dao mais detalhes sobre fatos antigos. Apesar de ser ficçao, é bastante crivel. O encontro com Jesus é lindo e nos mostra um outro lado Dele, como Ele enfrentou seus ultimos momentos na Terra e a força e o magnetismo que sua personalidade tinham. Uma imagem mais cativante do que a Biblia descreve.

13/01/2010

Cavalo de Tróia 1
Esse é o primeiro de uma série. Fiquei interessada por esse livro, através de um amigo que indicou e deu algumas sugestões.
Fui até a livraria e encomendei. Assim que chegou eu simplesmente DEVOREI... amei a história... tudo muito bem amarrado... detalhes de Doppler!!!
O encontro dele com Jesus Cristo é maravilhoso... voce se emociona... Me coloquei no lugar do personagem muitas vezes...
Vale a pena ler...
Nota 10!!!!

Fabio 30/12/2009

Cavalo de Troia
minha concepção de Jesus se divide em antes e depois de ler Cavalo de Troia.

antes uma divindade inalcançavel...
hoje,
um Mestre proximo.

Larissa2518 30/12/2009

Até hoje, um dos melhores livros que já li. E olha que foi um dos primeiros que li.
Aprendi a amar Jesus com esse livro, por senti-lo perto de mim, por admirar a sua grandeza e pureza, não apenas porque desde que nasci me ensinaram que Jesus é alguém superior, o qual eu devo gostar. E o Jasão consegue como ninguém observar, perguntar tudo o que queremos de cada instante.
A maneira como ele explica os fatos, como contradiz a Bíblia dando muito mais lógica ao fatos, é incrível.

Ely Varella - terapias que iluminam 26/12/2009

Impactante
Este livro marca o início de uma série deles que nos levam a uma viagem fantastica pelo universo da vinda de Jesus Cristo na terra. A visão do autor sobre a figura de Jesus é linda. A descrição da vida naquela época e rica em detalhes. E o lado "ficção" instigante e nada difícil de um dia sim, rompermos a barreira do tempo. Há uma polêmica que o autor "roubou" as informações do livro "Urantia". Parece que houve uma disputa judicial com os seguidores de Urantia. Tenho este baixado no computador e estou lendo aos poucos. É uma "bíblia", e sem dúvida rica em aprendizado.

cliffoliveira 25/12/2009

dificuldade
é interessante como é dificil achar o primeiro livro dessa saga aqui nas livrarias de Natal-RN
me informaram que é só chegar e o mesmo já desaparece, bem, sempre tem os sebos e tenho interesse em troca-lo ao adquiri-lo