Cavalo de Tróia

Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Rodtom 03/04/2014

Real adaptação biográfica para seres humanos
Versões, críticas, diversas interpretações a favor, opositores ferrenhos. Não adianta um ser humano ponderar. J.J. Benitez realizou uma obra em que há uma tentativa de medir, detalhar espaços físicos, comprovar os momentos como factuais na história humana, porém evolui graciosamente para a atenção nas idéias de Jesus Cristo. A torrente dos acontecimentos descritos nos imergindo intensamente na época, é direcionada para a noção clara de que existe algo mais importante, de que nenhuma interpretação (nem a dos Apóstolos) pode abraçar a amplitude espiritual e de idéias de Jesus Cristo.

Pode parecer óbvio mas nunca é falado: seres humanos, até os com alta espiritualidade, não conseguem abraçar a inteira espiritualidade de Jesus Cristo. Este talvez seja o elemento principal da obra de J.J.Benitez. Abrir um canal de comunicação direto, sem interpretações, entre as idéias e espiritualidade de Jesus Cristo e nós. Neste contato, a fé torna-se mais intensa, independente de versões a favor ou contra.

Lembrando que não sou católico praticante ou de outra religião, mas percebo uma obra bem feita, com momentos cansativos, claro, mas muito bem escrita e emocionante. Quem ganha é a humanidade.

Milton Jr. 19/11/2013

Não abandonei devido à qualidade do livro, estava estudando à época e isso tomou todo meu tempo. Até onde li, me pareceu obssessivamente detalhado e de boa qualidade (para quem gosta do estilo Dan Brown de ser...).

estevao 02/10/2013

engodo
tentei ler há muito tempo, e estava animado com o livro, até que o protagonista, um militar americano que viajara ao passado para comprovar os fatos históricos da vida de Cristo, encontra o próprio Jesus, lá pela página 40. Jesus Cristo olha para ele, o chama para uma conversa em particular, e lhe diz ao pé do ouvido: "Ahhh...você é que veio do Futuro para levar o testemunho da minha palavra para os homens de lá, né?"
ou algo parecido, já faz muito tempo que abandonei o livro. imediatamente, parei a leitura, afinal Cristo acabou com o argumento da história, e com a necessidade do americano permanecer por lá, gastando a grana do contribuinte. infelizmente, o gringo não voltou, e o autor escreveu mais 5 ou 6 livros. fraco.

Leila 01/09/2013

Narração muito boa da história de Jesus, uma abordagem realista e rica em detalhes, mas apesar de ser rico em detalhes não é uma história chata, a leitura flui bem.Recomendo.

Giovana 18/08/2013

CAVALO DE TROIA 1 – JERUSALEM – J. J. BENÍTEZ
CAVALO DE TROIA 1 – JERUSALEM – J. J. BENÍTEZ

“Não me peça que te fale de Deus: sente-o. É o suficiente...”
Cavalo de Troia também é um livro que você precisa sentir. Você precisa sentir o sorriso do Nazareno, seu abraço caloroso, e, principalmente, a alegria de viver de Jesus!

Confesso que nunca li a bíblia e odeio ir a missa (tanto que eu não vou mais). Mas Cavalo de Troia não tem nada a ver com religião, apesar de contar a historia da crucificação de Cristo. Cavalo de Troia é um livro para autorreflexão.
Autorreflexão sobre quem você é hoje, quem você foi no passado, e o que vai ser de todos nós no futuro. Autorreflexão sobre a alegria e as maravilhas de viver, sobre a crueldade (ou ignorância?) do mundo, e, principalmente, sobre quem foi Jesus.
Jesus realmente existiu? Quem foi ele? Como foi ele? Por que ele existiu?

Cavalo de Troia te faz pensar sobre todas essas questões, e muitas outras, que vão te fazer ver as coisas de um modo diferente, ou não.

“-Que é o amor?
“-Dar.
“-Dar?
“-Dar. Desde um olhar até a vida.”

AndreFillipe 21/11/2014minha estante
Se você gostou desta ficção então deve gostar de O Evangelho Como Me Foi Revelado de Maria Valtorta. Mística que teve visões da Vida Pública de Jesus do próprio Jesus.

leandro 01/05/2015minha estante
Em minha opinião, só o volume 1 da saga é digno de nota, os outros apenas são uma extensão do primeiro. Mas, acho que você tocou no ponto e na força da obra: desperta uma visão de Jesus Cristo muito forte (espiritualizada até). A descrição que sai das páginas do livro apenas reforça o Mistério do Cristo, sua humanidade, sua grandeza, e no final é impossível não se questionar: como fomos capazes de crucificá-lo? Recomendo o "Evangelho Secreto da Virgem Maria", de santiago Martin.

Francieli 14/07/2013

Não é pela emoção da leitura, nem pela história em si, o livro é muito bom pela inteligência como é escrito.

mvdamato81 20/05/2013

MARAVILHOSO
RECOMENDO A TODOS. UM DOS MELHORES LIVROS QUE JÁ LI. SENSACIONAL.... VERDADE?? TIREM SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES.

Deh 04/04/2013

Sensacional! Sem palavras pra descrever esse livro.
Me fascina por vários sentidos, é o primeiro da lista de favoritos, pois carrego como lembrança do meu pai, que eu via ele ler na cama. E depois de uns anos, quando resolvi ler, não parei mais terminando em poucos dias e fiquei com sede de devorar os outros livros.
Me emocionei, viajei no tempo junto. Já pensava parecido com o que fala no livro, e depois de lê-lo agregou para a ideia que eu já tinha.
Enfim, é maravilhoso!

Marcio 11/01/2013

Pior Livro Já Feito
Muito chato, são páginas e páginas onde o autor não fala nada! Chegou ao cúmulo de descrever uma cadeira em 5 folhas frente e verso. MUITO CHATO!
Ophirus 01/08/2013minha estante
Sua resenha me fez chorar de tão perfeita...

guilhax 21/09/2012

Em vários trechos se tornou muito enfadonho por ser extremamente descritivo.

Nanda 14/09/2012

Chato no inicio!
Emocionante!!!
Maravilhoso!!!!!
Dani Eiko 25/05/2017minha estante
Estou na parte chata ?

Leila 11/09/2012

13º Apóstolo (Cavalo de Troia 1)
O livro é escrito a partir de um diário confiado a J.J Benítez por um antigo piloto da Força Aérea que deixa registrado sua inacreditável grande viagem ao passado, a época de Jesus, realizada através de uma experiência secreta da NASA.

Esta experiência tem como operação:
“O Projeto Cavalo de Troia que tinha especial interesse averiguar se a ressurreição de Jesus era uma realidade objetiva ou, pelo contrário uma lenda”. (pág 605)”

Esta viagem começa no encontro com Lázaro até Jesus registrando a paixão, sua morte, ressurreição e Ascensão. O personagem principal além de Jesus, é claro, é também o piloto da NASA que recebe o codinome de Jason na trama.

Jason conversa com os apóstolos, com Pilatos, com Jesus e todos os que o cerca sem a menor dificuldade. Uma espécie de 13º apóstolo, eu diria, que entra e sai de cena munido de aparelhos ultra-sônico, minicomputador e raios infravermelhos com a finalidade de monitorar todos os acontecimentos envolvendo a figura de Jesus sem que ninguém perceba sua real intenção.

O livro é narrado em primeira pessoa o que promove mais ação e suspense a estória principalmente porque o piloto da NASA participa ativamente da trama.

Mesmo com certo conhecimento bíblico, o leitor, em algumas situações fica surpreso com os acontecimentos e seu desfecho já que algumas interpretações acontecem de maneira diferente de tudo aquilo que tradicionalmente se conhece e/ou se identifica na Bíblia em suas variadas versões. Rompendo assim, com alguns conceitos clássicos do cristianismo.

Achei o livro empolgante no seu início, mas foi se tornando cansativo com muitas descrições, notas de rodapés imensas. E aqui uma opinião muito pessoal, eu como cristã e ciente de que a Bíblia é um livro inspirado por Deus, não posso concordar com algumas revelações feitas pelo autor, ainda que sejam apenas ficção.

Opinião religiosa a parte, não posso negar que o autor tem o seu valor na maneira como ele apresenta um Jesus humano, pessoal que se relaciona com as pessoas e que muitos desconhecem. Nota-se o domínio do autor sobre a vida de Jesus e ele faz com perfeição a “costura” entre os acontecimentos ao longo do livro. Infelizmente muitas instituições religiosas fazem tudo para engessar a figura deste Jesus maravilhoso a ponto de imaginarmos que está distante de nós. E esta aproximação J.J. Benitez faz muito bem e de forma muito interessante no livro.

Gostei de ter lido, pois matei uma vontade antiga.
Apesar das minhas observações é um bom livro. Eu recomendo sua leitura.

dudu28 11/09/2012

sou agnostico mas me maravilhei com a visao do autor sobre jesus. isso sem falar no brilhante trabalho historico.

Mi Hummel 05/08/2012

Ficção com altas doses de realidade.
Está aí um livro impressionante.

Lembro-me de estar com este livro nas mãos e pensar, meio preguiçosamente: "-Ah, ficção científica?" e então, devolvê-lo para a prateleira.

Algum tempo depois um amigo emprestou-me o livro e insistiu para que eu o lesse, descrevendo-o como uma obra que deveria ser conhecida e explicando-me sobre o que ele disse ser extraordinário: a capacidade de J.J. Benítez de nos fazer sentir engolfados pela história com uma avalanche de dados tão reais que dizer "ficção" chegaria a ser uma blasfêmia.

E assim, comecei a ler " Operação Cavalo de Tróia". A princípio pensei que fosse algo no estilo de Dan Brown já que a personagem central do livro tem acesso aos diários de um "astronauta" participante de uma operação improvável: o retorno ao ano 30 para comprovar e conhecer os fatos que levaram Jesus de Nazaré à crucificação.

E com esse mote eu fui completamente tomada pela história. Em parte porque é quase impossível acreditar que não se trata de um enredo verídico. J.J. Benítez é muito preciso nos dados - físicos, históricos e geográficos - nos presenteando com notas de rodapé sobre os eventos e funcionamento dos mais variados "acessórios" utilizados por Jasão e Eliseu - os astronautas envolvidos nesta missão. (ainda que cheguem a ser cansativas...Mas ainda sim, é espantoso.)

Na primeira incursão de Jasão quase não pude segurar o meu próprio ritmo cardíaco: eu me sentia lá, caminhando em direção à Lázaro e, posteriormente, escondendo-me atrás de uma coluna enquanto observava ansiosa a figura do Galileu. Acompanhei com amargura todos os tormentos do "Gigante" - descritos com imensa minúcia - tornando-me cada vez mais uma admiradora da obra de Benítez.

Agradeci pelo livro ter retornado às minhas mãos.
Teria perdido essa oportunidade preciosa de conhecer obra tão fascinante. Recomendo.