Cavalo de Tróia

Cavalo de Tróia J. J. Benítez

Resenhas - Operação Cavalo de Tróia 1

Anderson 03/08/2012

Resenha
O desenvolvimento do livro é bem cansativo, por conta de tantas descrições detalhistas e longas que o autor faz constantemente. No decorrer dos acontecimentos vivido pelo protagonista, ele faz críticas as descrições dos evangelhos dizendo que alguns fatos não foram descritos realmente como acontecido, isso é bem interessante, pois queria saber como ele, e só ele sabe como foram os acontecimentos nos mínimos detalhes, seria bem melhor se ele apenas tivesse escrito o que achava ser legal e não quisesse parecer que ele é quem sabe toda a verdade dos acontecimentos de Jesus e que os evangelistas descreveram várias coisas erradas. O maior contraste do livro é a aparição do ovni de apenas 1Km de diâmetro (rsrs) em Jerusalém no ano 30 d.C., esse suposto ovni aparece 3 vezes, no getsemani, na hora que Jesus faz sua oração de entrega, nos últimos momentos da crucificação de Cristo, inclusive, o ovni foi o responsável pela escuridão que houve, bloqueando os raios solares de chegarem a Terra, e no momento da ressurreição, essa última foi a melhor do livro e me surpreendeu bastante, pensei que o autor não acreditasse na ressurreição e que esse era só um livro de iria falar que Jesus era um cara legal que falava sobre o amor e que o foi injustiçado morrendo crucificado blá blá, mas que ele não era o filho de Deus ou que tinha ressuscitado. No fim do livro tem uma pequena instigação a ler os próximos da série, uma nova missão por causa do ovni, mas não me deixou nenhum um pouco empolgado!

cris 13/02/2012

Nem me lembro quando comecei a ler, esperava ansiosamente cada livro, o autor parou de escrever, acho que o ultimo saiu uns 10 anos depois!! me recusei a continuar!!!

Fla 07/02/2012

Incrível!
Um livro de difícil escrita e não são todos que tem a paciência para ler o Diário do Major. É incrível como J. J. Benítez consegue nos impressionar com a escrita e a grandiosidade dessa obra. Eu particularmente espero ler todos os livros dessa saga. A palavra que descreve esse livro é: FANTÁSTICO.
Para todo bom Cristão, ou ateu, ou Judeu, ou qualquer denominação, deveria tirar um tempo para ler "Operação Cavalo de Tróia". Garanto que no mínimo você ficará encantado com esse livro.

ROJANE 20/01/2012

COMEÇANDO A LER ......
Gente!....
estou amando a coleção "OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA". INDICO MESSSSSSSSMO... TU LÊS COMO SE FOSSE UMA SOBREMESA FINA, LENTAMENTE PARA SABOREAR E ASSIMILAR OS DETALHES. E AINDA MAIS COM A INTERNET AO TEU LADO.... TU VAIS INVESTIGANDO , APRENDENDO E VENDO AS IMAGENS DOS LOCAIS HISTÓRICOS CITADOS. PARECE QUE TU ESTAS REALMENTE DENTRO DO LIVRO, ASSISTINDO AO ANO 30 D.C.

Angélica 13/01/2012

Esse livro abriu minha mente ainda mais.De uma forma simples,o que tornou mais verdadeira,relata como era vida de Jesus com seus discípulos e seguidores,e além de tudo,mostra como o Filho de Deus também tinha necessidades como nós e sofreu como ninguém .Nunca tive tanto prazer em ler um livro...Ansiosa para ler todos os 8 livros da série!!!!!

Daycir 12/01/2012

Taí um livro pra você ler antes de morrer!!
Você acha que já viu de tudo???
Esse livro foi escrito na década de oitenta, quando celular era um luxo inalcansável....imagine então que imaginacao a do autor, de criar uma maquina do tempo nos seus minimos detalhes, e te levar para conhecer Jesus Cristo.
Pode parecer loucura, mas o livro segura, emociona, mexe com as nossas emocoes, como ppoucos.
As mudancas que o autor sugere com relacao ä Bíblia sao fascinantes, mostrando um Jesus humano, comum, homem. Mas em alguns momentos, trazendo a forca dos céus aos nossos olhos.\
Comece a ler e se divirta. Lí há mais de 10 anos e adoraria reler....bom demais.

Marcus Lemos 04/08/2011

Tem que ter discernimento para ler
JJ Benitez consegue incomodar e manter a leitura aos picos, apesar de longos trechos enfadonhos - se não estiver determinado a ler, pode desistir devido a tantos dados técnicos. Mas, garanto: a leitura vale a pena. Por se tratar de um experimento científico, o protagonista (Major) obrigatoriamente faz descrições detalhadas de tudo o que observa, o que por vezes tira a fluidez da leitura. Mas de todas as descrições científicas, destaco a que mais me chamou a atenção: as descrições metafísicas sobre o funcionamento da máquina do tempo, o "Berço".

A leitura do livro consegue te deixar empolgado, enfadado e revoltado ao mesmo tempo. Explico: apesar de ser uma ficção, porque o autor defende tanto a ideia de que é uma história real, ele acaba "brincando" com pontos importantes do cristianismo. Sou cristão e, é claro, entendo que é uma obra de ficção. Porém, acaba tirando um pouco da divindade de Cristo e do próprio Deus em alguns trechos (como no Gestêmani, crucificação, etc), o que podem incomodar um pouco a quem não tiver capacidade de discernir que se trata de uma obra. Mas acho que o incômodo se deve ao fato da leitura ser muito envolvente e convincente, fazendo com que, ao distanciar em certos momentos dos relatos bíblicos, dá uma certa sensação de frustração (a vontade era de que a Operação Cavalo de Troia realmente tivesse acontecido).

De qualquer maneira, JJ Benitez realmente apresenta um Jesus Cristo mais "humano", porém, bem próximo aos relatos dos evangelhos. Ele consegue tratar um Jesus puro e simples, tirando da figura histórica o peso que as religiões e moralismos criaram em torno dele, que fizeram Dele um Deus distante, vingativo e punidor. Ou seja: na minha opinião, é um relato fiel do Jesus bíblico.

Como eu disse, eu sou Cristão e, por se tratar uma leitura baseada nos Evangelhos, acredito que isso torna a leitura mais interessante, justamente porque se tem a capacidade de fazer os paralelos entre os relatos bíblicos e os relatos descritos por Benitez. Porém, mesmo a quem não conhece os evangelhos, a leitura é de igual modo interessante, mas acredito que perderá um pouco da empolgação por não conhecer a "versão original."

A quem se interessar, escrevi uma resenha mais detalhada em http://www.marcuslemos.com.br/2011/08/operacao-cavalo-de-troia-e-nao-e-o-grego/

klei 30/07/2011

É o que naum é...
O livro tem uma historia super interessante e tudo para ser otimo, mas, a narraçao peca demais, muito chata.. ou sera que eu náo consegui me adaptar ao mesmo? Tem um ano que estou tentando lê-lo e acho a narração cansativa, sem dizer que tem muitas descriçoes cientificas, entao naum goste, na verdade nem posso dizer que naum gostei..naum terminei de ler ainda..rsrs.. abandonei por enquanto.. eu sou brasileira e naum desisto nunca..rsrs

Marcone 29/06/2011

Quando o li, aos 16 anos, achei interessante. Os "Cavalos" foram uma verdadeira febre nos anos 90. O início do livro tem algo de romance policial que me agradou. E, é claro, os "diários" do Major mexem com a imaginação de qualquer garoto.

Hoje, não suportaria ler esta série, abandonaria logo no começo.

Para quem deseja ler uma obra realmente madura sobre a vida de Jesus Cristo, eu recomendo "O Evangelho Segundo Jesus Cristo", de José Saramago.

Wallace 12/05/2011

Para quem acha a Bíblia chata de ler
Escolhi ler este livro por sugestão de um colega do trabalho que já leu todos (ou quase todos) da série. Ele já tinha me antecipado, além da sinopse, que se tratava de uma leitura beeeeem CHATA, pelo menos até a metade do livro!! Pois bem...
Comecei a lê-lo e PENSEI ter compreendido o motivo desta alegação do meu colega, afinal o autor demora bastante a "começar" a história propriamente de que trata a sinopse, isto é, a viagem no tempo à época de Jesus. Entretanto, dizer que a viagem só acontece no meio do livro é exagero. Em menos de 1/5 de leitura e eu, junto com o Major, já nos encontrávamos em Israel, em pleno ano 30, logo após a ressureição de Lázaro.
Este inicio, se deve ao autor, Benítez, narrar seu encontro com os diários do Major. E, mesmo após o inicio da leitura do diário, encontramos muitas explicações detalhadas a cerca da missão, como os códigos de conduta da operação, que se chama Cavalo de Tróia, os equipamentos utilizados, os membros, a localização da partida da nave, etc...
Então começa a história e, só então, eu entendi porque a leitura é chata. O Major é extremamente detalhista. Ele esmiuça todos os pormenores do cenário, dos costumes, dos movimentos, do clima, etc. No começo isso é bem interessante, mas depois cansa por demais o leitor. Ele entra em detalhes a respeito da direção e velocidade do vento, do formato de cada objeto insignificante do cenário, da temperatura do ambiente e do corpo dos personagens da história, enfim...
Contudo, este obstáculo a leitura torna-se um grande incentivo na parte que trata da crucificação de Jesus, pois este enriquecimento de detalhes te leva a estar presente neste momento e assistir a cenas de embrulhar o estômago. Então compreendi o propósito do autor, afinal, se fosse para ser superficial, leriamos a Bíblia mesmo.
Assim, valeu a pena esses 3 meses de leitura. Mas graças a Deus acabou e não penso tão cedo em ler o próximo volume da série.

Yara 03/05/2011

Recomendo

O livro conta a historia de um Major da Força Aérea dos Estados Unidos, que faz parte de um projeto ultra-secreto do Governo. Nesse projeto, o Major e seu “irmão” são transportados à vários momentos importantes do passado, e em 1973, na primeira missão do projeto, eles são transportados ate o ano 30 da nossa Era para observar e relatar os últimos momentos de Jesus Cristo.
Ler “Cavalo de Tróia 1”foi fantástico, o enredo do livro é bem trabalho e rico em detalhes. “Cavalo de Tróia 1” é o tipo de livro que te prende e dá prazer de ler.
Uma das coisas marcantes do livro é a descrição dos equipamentos do “berço” (‘nave’ em que o Major e seu “irmão” são deslocados pelo tempo) e dos equipamentos utilizados pelo Major durante toda a sua estadia na Cidade Santa. Isso permitiu com que eu visualizasse claramente os objetos enquanto eram utilizados. Outro fato marcante no livro é o grande numero de informações históricas contidas, isso permitiu que a personalidade e as ações de personagens como Pôncio Pilatos fosse compreendida, por exemplo, sem as notas eu não entenderia o porquê de Pilatos fazer quase um interrogatório na primeira vez que vê o Major.
Ao ler o livro é quase impossível não comparar as passagens das escrituras sagradas com as passagens do Major. Ao comparar as duas é possível ver grande diferença das atitudes de Jesus, como por exemplo, na vês que ele expulsou os mercadores do Templo.
Eu recomendo o Livro, não apenas pela historia que é fantástica mais também pela forma que o livro foi escrito. É sublime ler, as palavras parecem que foram tomadas pro uma corrente que te guiam através de todo o livro.

Junior 18/02/2011

Cansativo
O tema central (viagem no tempo) é muito interessante e eu fiquei ainda mais curioso depois de ouvir vários comentários sobre a estória "real" descrita no livro, isso há uns bons anos atrás.

Apesar de ter em mãos uma boa estória, o autor, na tentativa de provar que tudo aquilo era mesmo real, conseguiu tornar a leitura deste livro extremamente fatigante, detalhando demais os procedimentos técnicos e toda a tecnologia que permitiram a tal viagem. Hoje, o livro soa um tanto quanto defasado, para não dizer ridículo (lembrando que intenção do autor era de vender a estória como real) em relação à tecnologia, o que deixa a coisa meio que sem graça. Muito melhor seria se o livro tivesse sido levado pelo autor como o que ele realmente é: um bom livro de ficção.
e-zamprogno 05/08/2011minha estante
A acusação de que a história é fatigante por excesso de detalhamento "técnico" dos procedimentos procede, mas isto ocorre num trecho muito curto do livro, apenas no começo. Vencida esta parte, todo o resto é muito interessante.

André de Lima 13/01/2011

Cavalo de Tróia é um livro bem interessante e complexo. Ele trata de um dos meus assuntos científicos preferidos que é viajar no tempo. Eu li o livro acho que tinha 14 anos, então muita coisa acabei apagando da memória, mas esse é um livro que eu relia facilmente.

Cristiano G. 02/10/2010

Excelente!
Este foi o primeiro grande livro da minha vida! Realmente, uma história fantástica, tanto por sí, quanto pela forma que é contada! Segundo o autor, trata-se de documentos reais e uma história real. Bem, acho que nunca saberemos, e dificilmente, uma pessoa acreditaria 100%. Entretanto, este livro abriu minha mente para um novo Jesus, e se compararmos com outros relatos desse incrível e polêmico Ser humano, fica cada vez mais certo que o Homem Jesus é muito maior, magnífico e brilhante do que o descrito na Bíblia. Vale muito a pena ler este e todos os oito da saga. Se é real ou não...Pode até não ser, mas enxergo muita verdade nas entrelinhas. As mensagens subliminares!!!

danielsiqueira 06/09/2010

Como se estivéssemos lá
Gostei muito mais da forma como o autor apresenta a história do que ela em si (embora também seja muito boa). A narrativa é tão realista que é como se estivéssemos participando da história.