O Polegar do Panda

O Polegar do Panda Stephen Jay Gould

Resenhas - O Polegar do Panda

Liny Arguilera 14/11/2023

Magnificent
Acabei esta leitura maravilhosa e apaixonante por meio da História Natural das Ciências Biológicas, mais especificamente pela Evolução das Espécies.
O livro é composto por 31 ensaios independentes, e dividido em 8 partes, com isso é possível começar a ler o livro por onde quiser, mas diga-se de passagem que necessito começar pelo início sempre.
Foi incrível, descobri muitas coisas novas, revi outras, e confirmei algumas. Levei alguns sustos vendo os inícios da Neurociência, concordei e encrenquei com alguns cientistas, gostei de entender nossa neotenia e a evolução ao longo do tempo geológico da nossa espécie e de outras espécies. Pude reforçar meus amores pela Neurociência, Genética, Neodarwinismo e encantei-me com a paleontologia.
Acho que é um bom livro para aqueles que desejam iniciar a busca de seus conhecimentos dentro da Biologia.
E haja vista que foi uma indicação da minha professora de Ciências da Natureza na oitava série, lá em 2018, quando eu ainda estava procurando saber em qual área realmente ia querer ser pesquisadora no futuro, muitas coisas mudaram de lá para cá, mas conhecer e aprender ainda é uma paixão dogmática.

Clarissa 18/08/2023

A franqueza e a simplicidade do Stephen Jay Gould ao refletir sobre a nossa insignificância frente o mundo natural são incomparáveis. E não é que ele seja um amargurado pessimista, muito pelo contrário, as palavras dele fazem a gente dar valor à vida de um jeito muito especial. Um grande cientista, um grande gênio... Um ensaio melhor do que o outro, nesse livro, todos com aquela pitada de intimidade que a escrita do Gould denota. Simplesmente maravilhoso.

Julia 14/10/2022

Reflexões sobre história natural
Ensaios muito bem escritos e desenvolvidos sobre temas diversos de história natural. A mente de Stephen Jay Gould é admirável!

Antonio.Araujo 27/05/2022

Segundo volume de uma coleção de ensaios do paleontólogo Stephen Jay Gould, retirados da sua coluna mensal "This View of Life" da revista Natural History. Gould, marxista ferrenho, se opunha ao reducionismo e ao determinismo biológico (Reducionismo é a ideia de que todo fenômeno pode ser explicado integralmente em termos de fenômenos mais simples). Em 31 ensaios perpassando por diversos pontos de modo investigativo (claro, científico) da evolução, citando desde Homero a Napoleão, Gould elabora paralelos estabelecidos de forma criativa e artística: investiga a obra do autor belga pelo qual Darwin tinha admiração e de que modo isso poderia ter influenciado em seu processo científico, discorre como o tempo passa para as baleias e as conchas fósseis que contam a história das marés, entre outros tópicos, tão curiosos quanto.
Algumas vezes pode soar rebuscado e mesmo frio, mas nunca deixa de ser interessante.

Alex Bovo 09/04/2020

Livro muito interessante
O livro apresenta diversos ensaios sobre evolução e outros temas correlatos. Alguns são muito interessantes e com muita informação. Em alguns momentos a leitura é um pouco difícil, mas vale a pena!

denis.caldas 14/02/2020

Evolução aos saltos
Que petulância, eu resenhar um livro de S. J. Gould. Mas seguem algumas palavrinhas desse leigo estudante...

O cientista é adepto ao evolucionismo por saltos, ou por pulos, ao contrário do seu coevo e famoso Richard Dawkins, que é adepto ao evolucionismo gradativo. Neste livro, ele traz 31 ensaios sobre diversos aspectos da evolução, desde a incrível formação do polegar do panda até a triste época em que a ciência classificava os seres humanos (talvez essa época não passou, só amainou).

No livro há partes em que ele contrapõe os criacionistas, os evolucionistas gradativos e outros tipos de cientistas. Ah, não posso esquecer da leitura fluida e bem agradável a leigos, trazendo muita riqueza para quem gosta de biologia, geologia, ciência, etc.

Juliana-- 22/07/2016

Estimulante.
O livro trás uma viagem pela história natural por meio de diversos ensaios. É ressaltado os desafios enfrentados pelos cientistas na busca do entendimento da realidade. O cientista é exposto em todas as suas limitações, vaidades e obsessões. Passamos por diversas perguntas que tentam explicar qual a origem da vida. Excelentes desafios são lançados com teorias, experimentos e descobertas de registros históricos principalmente fósseis entre outros. Em alguns ensaios percebemos certa desatualização, nada que atrapalhe o desenrolar do livro. É possível lê-lo de forma dessincronizada. Vale a pena.

JPHoppe 04/12/2013

Com "O Polegar do Panda", Gould fez sua segunda publicação no que viria a ser uma duradoura e bem sucedida série de coletâneas de ensaios para a Natural History. Enquanto os temas entre si variavam muito, todas tinham um tema em comum: a Teoria da Evolução, a Biologia, e as peculiaridades que nos fazem como somos.

A começar, o título e a primeira seção do livro: do que se trata, e o que representa para nós um polegar do panda? Em primeira medida, nada demais. Pandas comem bambu. Como manipular brotos de bambu quando você tem a destreza de um urso, útil para golpear, péssima para manipular? Um dedo oponível certamente se prestaria nesse cenário. Certamente os processos adaptativos favoreceriam uma estrutura assim, e tal qual surgiu o polegar, certo?

Não. Os polegares verdadeiros dos pandas permanecem exatamente iguais aos de seus ancestrais ursos, perfeitamente adaptados para uma vida cursorial plantígrada. Uma vez assim, dificilmente podem ser convertidos para outra via. Então os ancestrais do panda deram um jeitinho: a partir de outras estruturas da mão, como o sesamóide radial e músculos associados, desenvolveu um "sexto dedo" oponível, podendo assim manipular os brotos que fornecem 99% de seu sustento.

Essas aparentes "imperfeições" da natureza que mostram o papel ativo da Evolução nos seres vivos, deixando visível seus processos e caminhos. Foram situações como essa que deram corpo e evidência para os pesquisadores de outrora, como o próprio Charles Darwin, e também de onde autores como Stephen Jay Gould buscavam inspiração para seus escritos.

Seguem-se então outros 30 ensaios, lidando com temas diversos como os cérebros humanos, mostrando que não há diferenças significativas quanto aos cérebros masculino e feminino, além de diferenças raciais (sejam elas quais forem), ou relativas ao tempo; uma nova olhada na fraude do Homem de Piltdown, com a investigação de um possível culpado na época não considerado, Teilhard de Chardin, e uma discussão sobre porque fomos enganados por tanto tempo; uma visão sem influência do conhecimento e ideologia atual acerca da posição do Dr. Down e sua descrição da Síndrome que leva seu nome; e um dos temas favoritos de Gould: dinossauros (aqui, com sua relação com as Aves).

Outro ensaio que destaco é a respeito dos dodôs de Maurício, e as árvores que supostamente ficaram sem seus dispersores, os tambalacoques. Ainda hoje é dito como uma mostra inequívoca das ações impensadas do homem: a extinção do dodô também culminou na lenta morte dessas árvores. Inclusive, assim é dito no livro, e assim foi me dito em aulas na faculdade. Quando a história é boa demais, desconfie: e assim é feito no Pós-Escrito.

Não por menos, "O Polegar do Panda" é considerado um dos melhores livros de Gould. Tanto pela fluência e elegância de seus textos, quanto pela atemporalidade da mensagem.