O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Leitorconvicto 20/12/2023

O mundo ganhando forma
Como não admirar a complexidade dos personagens e do mundo da Terra Média? Legal ver o mundo do senhor dos anéis em formação

Viiics 20/12/2023

Encantador
Primeiro contato com o universo do Tolkien, e escolhi o Hobbit. Uma delícia acompanhar a trajetória de Bilbo, sua evolução, para mim é uma história que ensina os valores das pequenas coisas da vida, das amizades, a confiar no nosso potencial, que todos somos como Gandalf disse a Bilbo no final do livro, ?..apenas uma pessoazinha neste mundo enorme!? Mas somos todos especiais, e podemos fazer grandes coisas, nesse vasto universo.

Bom agora posso assistir o filme haha, e quero ler todas as outras obras desse gênio, que com certeza trazem mais lições e reflexões para vida.

Matheus10 20/12/2023

O que dizer de Tolkien?
Ao começar a leitura, sinceramente me senti de certa forma pressionado a gostar do livro logo antes da leitura, devido ao vasto e notório reconhecimento atribuído a figura de J. R. R. Tolkien, mas de certa forma reconheço que não foi necessário nem 10% do livro para que eu já me sentisse envolvido na história e quisesse ler mais. A edição da Harper Collins traz consigo algumas imagens contidas 2ª e 3ª capa que permitem ter uma perspectiva mais visual acerca da trajetória de Bilbo bolseiro diante da Terra-média facilitando em mil por cento a entender melhor as localidades onde estava ocorrendo cada parte da história. A história é bastante rica em detalhes e certas preocupações por parte do autor que mostram seu interesse em te envolver na história de maneira que não somente seja um leitor, mas seja um aventureiro trilhando junto com os protagonistas.

O enredo vai se passar, em suma, sobre uma aventura de Bilbo Bolseiro junto com 13 anões e Gandalf, o mago, a recuperar um tesouro perdido para um dragão chamado Smaug. Desde o começo da história se inicia com você leitor, tendo ciência de seu final, mas com várias decorrências imprevisíveis durante a história te faz refletir a real existência desse final apresentado no começo da história.

Como primeira leitura que eu fiz de Tolkien, eu reconheço que Tolkien fez jus ao seu tão aclamado nome, sobre ambientação e dinâmica na história eu pude seguir de forma bem rápida de modo que nem percebi o tempo passar. Posso dizer que achei um livro excepcionalmente extraordinário! Com toda certeza que ele é um dos meus favoritos me fazendo ter vontade de ler mais sobre o universo dos hobbits e da terra-média.

Lorhayne.Scalioni 19/12/2023

Uma aventura muito divertida!
Uma aventura muito divertida! Depois de assistir pela primeira vez a trilogia completa de Senhor dos Aneis, estava ansiosa para me aventurar pela escrita do Tolkien, e nao me decepcionei!

Tais.Hana 18/12/2023

Não tem nem o que falar, perfeito, li o senhor dos anéis antes e já amava Bilbo e depois de ler o Hobbit eu tô mais apaixonada por ele ainda, o melhor personagem e só a minha opinião importa. Fora que eu sofri com esses anãos e suas aventuras.

mirrorballgio 17/12/2023

O Hobbit ou lá e de volta outra vez
Amei demais. Bilbo é um personagem adorável, e a leitura foi tão divertida? vale super a pena, também por explicar melhor os cenários de antes de o primeiro livro de O senhor dos anéis. Recomendo demais, e essa edição é extremamente linda.

Anne.Karoline 17/12/2023

O livro se torna extenso devido todos os detalhes, mas são estes detalhes que dão a magia de toda a história.
Sem palavras para descrever este livro. Apenas leiam.

Rebeca 16/12/2023

Minhas expectativas estavam altas depois dos filmes, e eu gostei bastante. A leitura não é dificil, você se prende na leitura. Mas em uns pontos o filme é até melhor em explicar, como a morte do thorin.

Luiza2703 15/12/2023

Um livro incrível na minha opinião, é um livro infantil que aquece o coração, um dos melhores livros que eu já li na minha vida , simplesmente amei ??

Francisca.Rita 15/12/2023

Um livro maravilhoso, a escrita é linda. Um livro infantil que aquece o coração, sendo impossível não se apaixonar pelo Hobbit e no seu jeito de ser. Com certeza um dos melhores livros que já li na vida.

Kiarah.moterle 13/12/2023

Eu gostei muito desse livro apesar de ter demorado muito pra acabar. É uma leitura um pouco complexa eu achei, e demorada, não tem muitas páginas mas as letras são pequenas. Achei uma história muito boa, mas me confundi com a quantidade de nomes.

Ramon98 13/12/2023

O Hobbit como preparação para a vida
É um livro sobre amadurecimento, sobre temas banais que atravessam nossas vidas a todo instante. Um convite que a vida nos faz como Gandalf fez a Bilbo, sobre a segurança e o conforto do lar ou as aventuras e insegurança do mundo. Trata de confiança, vigilância, amizade, decepções, saudades e um pouco de providência. Elementos inevitáveis ao adentramos a vida adulta, por isso é colocado como literatura infantil, é uma obra iniciática de preparação para a vida, quando na verdade todo adulto deveria revisitá-lo durante sua jornada.

Anna Canto 13/12/2023

Tolkien, o homem mais genial de todos os tempos
A cada frase desse livro eu me perguntava: como esse cara tinha essa criatividade imensa?
Sou apaixonada pela terra média, por todas as histórias e aventuras dela. Assisti todos os filmes de senhor dos anéis e do hobbit, mas nunca tinha parado para ler e agora que li, posso dizer, O TOLKIEN É SENSACIONAL!! A complexidade desse livro é demais, a escrita é magnífica!
Vocês tem noção que esse livro foi escrito em 1937? É incrível pensar como o Tolkien pensou em tudo isso sem ajuda da Internet, tudo pela mente dele.
Vão ler os livros do Tolkien, nunca irão se arrepender!

Ariel do pastel 13/12/2023

Leia!!!
É um livro maravilhoso!! Super recomendo, fala sobre fantasia de uma forma leve e super e engraçada, que te prende do início ao fim.

carolduarte_b 13/12/2023

Tolkien sempre acerta
Que alegria foi retornar para o universo de J R R Tolkien.

O que o autor constrói aqui e maravilhoso e esse livro é incrivelmente mais gostoso de ler do que a trilogia de Senhor dos Anéis por ser mais fluída.