O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Deb 22/05/2018

Sublime
Lindo, lindo, lindo. Sua escrita transporta a um universo diferente e traz uma sensação de paz mesmo nos capítulos mais tensos, fazendo o leitor se sentir dentro da história e conhecendo suas diferentes criaturas e particularidades. Não consegui largar e ao mesmo tempo não queria que acabasse.

Drico 14/05/2018

Tolkien. Um clássico!
Livro maravilhoso. Narrativa cativante.
Pra mim, a narrativa ficou cada vez melhor ao avançar do livro. Ela fica mais interessante a cada capítulo, especialmente do meio pro final.
Além disso, pude notar que a narrativa tolkiena traz vários princípios que todo homem (e mulher) deveria ter. Princípios caros a todo ser humano como persistência, fidelidade, coragem, lealdade, desapego ao dinheiro como um ídolo etc. Ficou bem claro pra mim, as consequências do amor ao dinheiro, ditas por Cristo, evidenciadas na narrativa. "O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males". Enfim, são tantos valores elevados que Tolkien imprime em sua narrativa, que não consigo enumerá-las e discorre-las uma a uma como gostaria. Enfim, leia e não se arrependerá.

Agora, finalmente, verei os filmes do "O Hobbit", e me decepcionar com as adaptações. Haha.

Rodrygo Raasch 30/04/2018

O HOBBIT – J.R.R. TOLKIEN
Reza a lenda que o livro O Hobbit teve por inspiração um lampejo de distração, onde, o autor estava “sonhando acordado” como diz a gíria, e observava um buraco no tapete em seu escritório. Logo formou no subconsciente de Tolkien a seguinte frase: “Em uma toca no chão vivia um hobbit.” Reza o conhecimento popular também que todas as lendas têm um fundo de verdade, sendo assim, passaremos a uma superficial análise desta obra que até 2007 já havia vendido cerca de 100 milhões de exemplares.

As raízes de o Hobbit estão na infância de Tolkien, nos livros infantis de fadas lidos e nas brincadeiras fantasiosas. O universo da Terra-Média, como apontam diversos especialistas nas obras do autor, é uma referência ao período em que Tolkien vivia mais ligado a natureza, na zona rural de Worcestershire. Outra influência positiva é o Padre Francis, cujos relatos descrevem como um amigo assíduo da Família Tolkien e alguém que durante suas visitas fumava o seu inseparável cachimbo (talvez Gandalf e Bilbo tenham aprendido com ele!!).

O livro aqui tratado simboliza uma fuga do mundo moderno. Tolkien por vezes desdenhava a sociedade industrial, não se rendia as facilidades da tecnologia. O Autor jamais teve um aparelho de televisão e raramente acompanhava programações de rádio, não gostava das artes que retratavam a modernidade. Pode-se dizer que o Século XX foi o gatilho criativo de Tolkien para desvendar a Terra-Media.

Vale ressaltar ainda que se há um autor na literatura que saiba conquistar o leitor somente com o primeiro parágrafo, com certeza, falamos de Tolkien. O mestre e iniciar livros, inicia assim a aventura rumo a Erebor (ou a Montanha solitária) e o dragão sob a montanha:

Numa toca no chão vivia um hobbit. Não era uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e com cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit, e isso quer dizer conforto.

Consoante noção apresentada nos parágrafos anteriores, em o Hobbit, o personagem central da trama, Bilbo Bolseiro, é figura simbólica de um inglês de classe média que mantém dentro de si um forte desdém pelas inovações tecnológicas. Fatos estes que explicam o forte antagonismo do mesmo às aventuras.

A aventura narrada nesta obra magistral tem início no Condado, com Bilbo desfrutando dos confortos de sua residência construída na encosta de uma montanha. Em uma bela manhã surge o mago Gandalf e, depois de vários diálogos interessantes, convida Bilbo para tomar parte em uma aventura rumo a Erebor, onde vive o Dragão sob a montanha.

A trama desenvolve com a frenética negativa de Bilbo Bolseiro e na tentativa deste em se ocultar da presença do mago. Contudo, o destino já estava traçado, pena que o senhor Bolseiro não foi logo informado. Na noite, surpreendido pelo toque da campainha, Bilbo se vê cercado por inúmeros visitantes indesejados, os anões, que compareceram sob convocação de Gandalf para se reunirem naquele local e na manhã seguinte partirem a Erebor.

A Bilbo caberia a tarefa mais árdua entre todas, ser o Ladrão. Não estamos nos referindo a qualquer ladrão, mas o ladrão do Dragão, o que, tratando-se de Tolkien, se transformaria em algo quase místico, em função dos contornos do Dragão (não retratados em outras obras de ficção, tais como falar e inteligência bem acima da média).

Na manhã seguinte à reunião, o Sr. Bolseiro acorda e se depara com a despensa vazia e na ausência dos visitantes. Percebe uma carta de Thorin no canto da lareira e em segundos de indefinição, resolve partir e acompanhar a caravana rumo ao tal monte Erebor e o desconhecido.

Nosso relato termina aqui, ainda que no primeiro capítulo do livro. Sendo assim, só podemos desejar uma prazerosa leitura de O Hobbit! Esta pequena introdução tem a intenção de aguçar a curiosidade do leitor para, querendo este, conhecer umas das obras mais fantásticas de ficção já escritas.

site: https://literaturasugestiva.wordpress.com/2018/04/30/o-hobbit-j-r-r-tolkien/

Portuga 29/04/2018

O Hobbit - Tolkien
O Hobbit é, além de uma incrível aventura, uma história sobre arriscar-se. Sair da zona de conforto (por melhor que ela seja). Abraçar o mundo, sua vastidão e todas as oportunidades fora do Condado

Mauricio.Barreto 25/04/2018

Muito melhor que o filme
Em geral, livros são melhores que os filmes. Contudo, apesar de O Senhor dos Anéis ser ainda melhor que o livro e quebrar o conceito que dei, O Hobbit não consegue a mesma façanha.

A emoção, fantasia e aventura das páginas de O Hobbit formaram e ainda formarão muitos leitores!

site: https://heroisx.com/2012/11/26/o-hobbit-o-livro-e-a-jornada-de-bilbo-na-terra-media/

Mila 20/04/2018

Adorei. Imaginei que seria previsível, mas me surpreendeu completamente!

Conta-se um Livro 19/04/2018

"Preciso disser que o inicio do livro foi uma das minhas partes favoritas da vida, me senti automaticamente dentro no cenário e em meio aos tantos personagens que fazem parte do enredo. Assim como o começo, o final do livro foi tão empolgante quanto poderia ser, a volta para casa foi repleta de sentimentos de honra e saudade e eu não via a hora de Bilbo volta para sua toca.

O enredo e a narrativa são excelentes, Tolkien te transporta para este mundo fantástico em uma narrativa fluida e o melhor de tudo é que a leitura mexe com a imaginação e te faz criar os cenários de forma perfeita na cabeça. A única coisa que tenho para reclamar é o excesso de descrições e detalhes."

Leia a resenha completa no blog Conta-se um Livro

site: https://contaseumlivro.blogspot.com.br

Diego.Vitor 10/04/2018

Uma Jornada Inesperada
O Hobbit é muito além do que uma leitura sobre um mundo épico e fantástico, criado pelo ainda mais exuberante, Tolkien; fala de mudanças, de como nós encaramos a vida e os problemas - nos mostrando que até mesmo nós "acomodados" com a vida - podemos crescer e mudar, assim nos tornar grandiosos. O livro é dono de uma metaforização e simbolismo muito grande, recomendo pra qualquer um que deseja personagens fortes e caricatos, uma boa história envolvente, cheia de reviravoltas e iniciar no maravilhoso mundo da Terra Média - no qual estou cada vez mais apaixonado. Tolkien foi um verdadeiro gênio e suas obras são dignas de todo o reconhecimento. Quando for ler, leia sempre através, Tolkien quis dizer muita coisa e isso é perceptível de forma muito suave em seus capítulos.

Boa sorte em suas aventuras na Terra Média, Jovens Hobbits!

Caio H. Macedo 03/04/2018

Sensacional!
O livro te prende em uma aventura do início ao fim, fazendo com que você crie vínculo com alguns personagens. O livro tem um desfecho sensacional e um final excepcional!!
rafabap 04/04/2018minha estante
Top!

Franck 20/03/2018

Que historia maravilhosa!!
Leitura obrigatoria pra quem se amarra em literatura

Jefferson 17/03/2018

O Hobbit
Primeira obra que leio do Tolkien. É inegável a genialidade do autor, seu mundo com varias raças, todas muito bem feitas e explicadas etc. personagens bem feitos e importantes, porém não são para mim! Não que o livro seja ruim, eu gostei e tal, mas não me prendeu, não senti aquela coisa que sentimos quando um livro nos agrada muito. Não pretendo ler outros livros do autor.

Acervo do Leitor 16/03/2018

O Hobbit de J. R. R. Tolkien | Resenha | Acervo do Leitor
Alguns livros são atemporais. Muito mais do que a história em si, eles trazem consigo sensações, sentimentos e uma nostalgia que aquece nossos corações. Para mim, os filmes do Senhor dos Anéis foi a porta de entrada para a Literatura Fantástica e Tolkien o grande mestre do gênero. O Hobbit que alguns consideram como um prelúdio da trilogia do Anel é muito mais do que isso, as aventuras de Bilbo Bolseiro é uma apaixonante viagem sob a genialidade de J. R. R. Tolkien.

“Simplesmente não posso ir sem saber para onde”

A história todos, ou grande parte já conhece. Uma criatura menor que um anão, chamado de Hobbit vive sua vida sem muitas aventuras em sua toca confortável. Com a visita de um poderoso mago – Gandalf -, Bolso se vê em uma aventura que testará não somente sua coragem, mas sua lealdade, humildade e sabedoria ao lado dos anões, liderados por Thorin que partem em busca de recuperar o lar que há muito vive sono julgo do temível e destruidor Smaug.

“Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado”

Tolkien consegue em pouco mais de 300 páginas, criar um mundo riquíssimo, criaturas únicas em uma aventura contagiante. A escrita do autor, faz como se estivéssemos escutando a narrativa do seu lado, numa noite fria sob a luz de uma lareira. Elfos, Orcs, Trolls e outros seres vão aparecendo, mas de maneira totalmente orgânica, sem que precisemos passar dezenas de páginas a fio com explicações enfadonhas. Em O Hobbit, o autor claramente prioriza a aventura e a descoberta das virtudes do simpático Bilbo. O humor está presente, os momentos de tensão e de emoção coroam esta belíssima história.

“A única má vontade que encontrar será a que trouxer com você”

SENTENÇA

Não há muito mais o que falar sobre este livro. Se você é apaixonado pela Fantasia e nunca leu O Hobbit, pague esta dívida o quanto antes. Se você não conhece muito o gênero e não sabe por onde iniciar sua trajetória, este é o um excelente começo. No mais, fica aqui minha gratidão e minha admiração pelo autor, que simplesmente solidificou grande parte da Literatura Fantástica. Tolkien foi um gênio e o Hobbit uma viagem incrível.

site: http://acervodoleitor.com.br/o-hobbit-resenha/

Dani.Neres 10/03/2018

Sensacional
Se você está querendo embarcar numa aventura arrebatadora e muito surpreendente, leiam, esse livro é sensacional!!!!!!