O Hobbit

O Hobbit J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Hobbit

Renata.livrosecia 06/01/2024

Viajando com anões, elfos, orcs, hobbit, mago e homens
O Hobbit é uma leitura fluída, envolvente e de fácil compreensão, o que me surpreendeu!
Cada momento que parava para ler este livro, me sentia imersa na história, envolvida pelos personagens, torcendo por eles! E apesar das muitas e muitas voltas para chegar ao objetivo final o livro não é massante de se ler pois cada imprevisto no caminho é uma aventura singular que se resolve de forma engenhosa!
Ótima leitura para iniciar o ano.

Ana Barbosa 05/01/2024

Sigo perdida ?
Passei a maior parte da leitura sem entender nada, foi uma leitura difícil, precisei do auxílio do audiobook, provavelmente se não tivesse ouvido o livro teria abandonado.

Finalizei a leitura com a sensação que não consegui aproveitar 100% o livro, tive um entendimento muito baixo. Acredito que os principais pontos, eu tenha pegado, porém sinto que deixei passar muita coisa. O fato de ter muita explicação, muito detalhes, me fez ficar perdida.

Tive a desvantagem de ter que ler o livro com certa pressa, por isso precisei fazer uma leitura rápida. Acredito que lendo esse livro com mais calma, tempo e relendo as partes que fiquei confusa, teria um aproveitamento maior.

A história em si é legal, minha nota baixa foi por conta da dificuldade com a escrita. Não tenho costume de ler livros tão descritivos, devido a isso, tive essa dificuldade de entender o livro.

lyara.vicente 04/01/2024

Genial!
Eu nunca tinha sequer encostado numa obra de tolkien, e depois de ler o hobbit me arrependi de nao ter o conhecido antes.
me surpreendi quando vi que a escrita nao era difícil, nem incrivelmente rebuscada. é perfeitamente plausível visto a época em que foi escrito, tornando tudo uma experiência realmente diferente de todas as que ja tive com livros anteriores.
um livro maduro e ao mesmo tempo juvenil, que tem o poder de encantar todas as idades. legal ver os personagens caricatos da obra, que se encaixam perfeitamente no contexto em que estão inseridos.
um livro incrível! obrigada tolkien!

Lívia 04/01/2024

Gosto já bastante da série de filmes, mas adorei a leitura do Tolkien. O mundo que ele fez realmente é muito completo e eu adorei a história de aventura.
Além disso, a edição ilustrada tem desenhos super lindos!

Norton11 03/01/2024

Uma aventura extraordinária
Meu livro favorito de fantasia, li quando era adolescente e marcou essa época da minha vida, no ano seguinte os filmes começaram a ser lançados. Pretendo reler em breve e fazer uma resenha mais detalhada.

ttharg0 02/01/2024

O Hobbit ???
"E o que vocês fariam, se um anão aparecesse sem ser convidado em sua casa, e pendurasse suas coisas no seu corredor sem uma palavra de explicação?"

O Hobbit foi meu primeiro contato com Tolkien, e estou muito feliz!

Confesso que comecei muito curiosa, devorava páginas e páginas. Ao longo do caminho, pelo fato de ser iniciante no mundo da alta fantasia, senti que a leitura não estava fluindo, estava bem maçante. Ainda estou me habituando com pouco diálogo e muita descrição de ambiente, mas isso é um problema pessoal meu.
A história em si é muito bem construída, um belo relato sobre coragem e amizade, que faz jus à grande fama do autor.

Estou encantada com a Terra Média, Bilbo e seus companheiros. Sinto que dei um grande passo como leitora ao poder dizer que já conheço J. R. R. Tolkien!

"É estranho, mas as coisas boas e os dias agradáveis são narrados depressa, e não há muito que ouvir sobre eles, enquanto as coisas desconfortáveis, palpitantes e até mesmo horríveis podem dar uma boa história e levar um bom tempo para contar."

wsilva.12 01/01/2024

Lá e de volta outra vez ... ?
"Em uma toca no chão, vivia um Hobbit" ? Sempre me arrepio toda vez que leio ou ouço isso ?

Uma história simples, mas com uma riqueza imensa. Certamente uma das grandes obras de fantasia, que sem dúvida segue até hoje inspirando milhares de escritores pelo mundo, incluindo eu próprio.

O Hobbit é aquela obra que nos faz viajar e se aventurar por lugares onde apesar de seus perigosos, não perde a magia e o encanto de suas paisagens descritas com tantos detalhes que torna até possível sentir os aromas suaves de Valfenda ou o calor e o conforto de uma toca de Hobbit.

Dito isso, graças a toda sua riqueza mágica e literária, as obras de Tolkien são a principal base para meus livros, sendo a Terra Média além das bordas do Ermo um lugar onde sempre busco inspiração quando não a encontro em meus próprios pensamentos. Talvez Valinor sempre ache um jeito de me ajudar.

Mas é claro, isso soa mais como um desabafo do que uma resenha. Mas não poderia deixar de expressar a importância que esse livro tem em minha vida. ?

Jules 01/01/2024

Lá e de Volta Outra Vez
Uma aventura muito bem escrita. Um trabalho muito cuidadoso e minucioso. O Hobbit é uma obra que dispensa introduções. É um clássico e de fato é merecedor desse título. Impossível não se divertir e se emocionar com as aventuras de Thorin Escudo-de-Carvalho, Fili, Kili, Balin, Nori, Dori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Gandalf e é claro Bilbo Bolseiro, O Gatuno.

Jacqueline79 01/01/2024

Horrivel
Encheram a boca para falar que ele era maior no ramo de fantasia. Mas o livro é ruim demais. É lento, não acontece nada. Só os detalhes que são bons mas os acontecimentos. Horrível mesmo. Fui enganada.

milenavifer 01/01/2024

Um classico
Finalmente li esse clássico.
Pretendo me aventurar na literatura de Tolkien e aparentemente começar por O Hobbit é a melhor escolha.
Um livro bem tranquilo de ler.

Mateus 01/01/2024

MDS E QUE AVENTURA
Já tinha assistido os filmes e achei q sabia como seria, ainda estava me perguntando como havia mais de um filme sendo que o livro não é tão grande assim, começei a ficar com medo de não ter nada dos filmes no livro, mas mesmo contando bem mais rapidamente que nos filmes o livro é uma aula de como se contar uma aventura, ele tem aventura/descrição/tensão na medida certa, simplesmente é um livro que da vontade de aplaudir ao final e a cada página você aprende tanto que se torna uma nova pessoa, como alguns dizem a vida se divide em antes e depois de ler esse livro, recomendo de mais, leiam que vocês não vão se arrepender.

Gaby Kolano 31/12/2023

Hobbit
A leitura desse livro é mais fácil que a do Silmarillion, provavelmente por ser voltada para um público mais jovem. É possível ler e entender sem precisar ler o Silmarillion primeiro e é uma história criativa e emocionante.

Lilly 31/12/2023

Muito fofo e divertido porém tem hora que é meio confuso (burrice minha) por ter muitos personagens e um mapa enorme. o tempo todo me senti como se soubesse demenos sobre o universo para entender realmente a história e os eventos :(

comunistinha 31/12/2023

Bem legal
Comecei a ler por causa de um edit do thranduil KKKKKKKKKK E NAO ME ARREPENDO. achei que a escrita seria parada e longa mas me surpreendi muito porque é algo muito levinho e tranquilo de se entender. adorei a história e tô meio obcecada com os filmes agora