Resenhas - Voss

Wellington 21/01/2021

Voss: 8,5
A Árvore do Homem me ensinou a gostar desse autor australiano (Patrick White) e, nesse livro, isso se manteve. É um livro em que se leva um tempo para processar as coisas por ter uma profundidade sutil que nem sempre é perceptível à primeira vista. O autor parece saber disso e, ao longo da história, retoma algumas nuances que agora serão melhor compreendidas sob uma luz mais madura. Tal esforço é completamente natural, faz parte das vivências das personagens. Parece se tratar de um autor que conhece a própria escrita e a usa para escrever melhor ainda; uma excelente qualidade.

Na capa, há um comentário o comparando ao Tolstoi; consigo entender, já que o White, assim como o Tolstoi, sublinha a história com sua visão de mundo. A visão é compartilhada de forma sutil e bonita, sem pressa ou vaidade. Está presente como espírito ou alma, e não como obsessão. É, talvez, outro dos pontos que mais gosto dele.

Sobre a história em si, ela é triste; história real costuma ser triste. Mas também é bonita e complexa; os personagens têm uma profundidade interessante e há passagens que precisei salvar para me recordar depois. Adorei Voss. As deduções de nota se devem simplesmente ao fato de, aos meus olhos, não ser um livro tão impactante quanto A Árvore do Homem.