O Oitavo Vilarejo

O Oitavo Vilarejo Gustavo Rosseb

Resenhas - A Odisseia de Tibor Lobato

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 13/04/2018

Resenha: O Oitavo Vilarejo (As Aventuras de Tibor Lobato #1)
O Oitavo Vilarejo é um livro escrito pelo escritor Gustavo Rosseb em 2016 sendo de literatura nacional, aventura, fábula, fantasia, ficção e de infanto-juvenil.

A estrutura do livro a capa é incrível e prevalece verde com os personagens principais e o Boitatá. Dentro do livro tem uma ótima diagramação com facilidade de leitura contém Dedicatórias e cada capitulo numerado. Ele autografou e desenho um cachimbo de Saci. E no final contém uns contos extras da Dona Mirta.

O conteúdo do livro é sobre Tibor Lobato um garoto, Sártir uma garota e tem o amigo deles Rurique. Tivor e a irmã Sártir foram morar no sítio da vó Gailde durante a quaresma coisas estranhas acontecem por lá envolvendo personagens folclóricos brasileiros eles descobrem que o bisavô deles é o curupira, a tia-vó a Cuca o grande vilão Saci este livro é de muita aventura onde enfrentaram seus maiores medos eles conheceram Miguel um personagem que poderá se desconfiar dele e o restante do livro para saber vocês tem que ler né...

Minha análise este livro é incrível e o conteúdo eu amei tem muitas partes de aventura. Excelente escrita e amei a criatividade e a imaginação logo vou ler o segundo para continuar. Eu recomendo para todos principalmente que gostam de fantasia, ficção e aventura. E no livro tem muitos aprendizados sobre enfrentas seus medos e sobre amizade.Por fim eu amei o livro e recomendo muito para você!

Gustavo Rosseb é um nerd que nasceu em São Paulo em 1985. Formado em Rádio e TV, trabalha em vários ramos da arte. É vocalista e compositor do Capela, uma banda de música brasileira com três discos lançados, que já se apresentou em lugares como Rock in Rio e South by Southwest (EUA). Também é roteirista, trazendo em seu currículo trabalhos com publicidade e roteiros de séries e longas metragens.

Como um bom descendente de mineiros, adora pão de queijo, queijo branco com goiabada e também ama ouvir histórias de assombração. O autor viajou para diversos cantos do país coletando contos e causos, histórias de nossos pais e avós, e transformou-os em aventuras para seus personagens. A Carruagem da Morte encerra a trilogia de Gustavo Rosseb e deixa na literatura um registro lúdico de lendas, crenças e mitos brasileiros.

Recebeu o Prêmio "Coruja de Athena" pelo segundo lugar na categoria Romance no I Concurso Novos Talentos da Literatura José Endoença Martins 2016/2017 com o livro Vórtices (ainda não publicado) e foi finalista do Prêmio Guarulhos de Literatura, na categoria Livro do Ano - 2017 com o livro A Guardiã de Muiraquitãs. No momento desenvolve Missão Carbúnculo, um livro que expande o universo criado em As Aventuras de Tibor Lobato.

O Oitavo Vilarejo – o primeiro livro da série – tem os direitos cedidos à Parakino Filmes e ganhará as telonas dos cinemas em breve

Instagram Literário: @kemiroxtvliterario

site: http://kemiroxtv.blogspot.com.br/2018/04/resenha-o-oitavo-vilarejo-as-aventuras.html

Carlos Magno 24/08/2015

PARTE DA RESENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

Tibor Lobato e sua irmã Sátir são crianças que, depois de uma fatídica morte de seus pais, viveram por dois terríveis anos num orfanato, até que sua vó Gailde os encontrasse. A partir daí, eles foram morar com ela no sítio da família e foi, naquele pacato lugar que eles nem imaginavam viver as suas maiores aventuras. Eles conheceram lá Rurique, um garoto com características semelhantes aos dos novos moradores do sitio e que, por isso, tornam-se grandes amigos. É através de Rurique que conhecemos sobre a temida Quaresma, período que se inicia após o termino do carnaval e que trás consigo as maiores lendas do folclore Brasileiro para aquelas bandas.

[...]

A Odisseia de Tibor Lobato é sensacional! Além da história desenvolvida por Gustavo Rosseb ser divertida, envolvente e criativa, a obra é uma grande homenagem a cultura brasileira. O folclore e suas figuras tipicas (como o Curupira, Saci Pererê, Boitatá e a própria Cuca) estão muito bem representados nas páginas do livro, de forma atual e inovadora.

[...]

Além da história principal, um pequeno conto ao final do livro foi inserido e também vale a pena ser conferido. Mais uma sequencia de histórias que envolvem a cultura brasileira descrita de forma diferenciada e interessante.

O defeito maior dele: acabar cedo. A história flui tão fácil que quando você percebe já está no final da trama. É o típico livro que você sente-se triste por ter finalizado tão rápido (inevitável) e conta as horas para outra história do tipo. E, pra minha sorte e de todos os leitores, a história não acabará por aqui.

RESENHA COMPLETA:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2015/08/resenha-odisseia-de-tibor-lobato-o.html

Lina DC 23/09/2018

Esse é o primeiro livro de uma série que foca no folclore brasileiro através da aventura de dois irmãos: Tibor e Sátir. Tibor tem treze anos de idade e Sátir tem quinze. Os dois viviam felizes com os pais em um acampamento cigano quando um incêndio os deixou órfãos. Durante dois anos eles viveram em um orfanato, mas sua avó que os buscava incessantemente os encontrou. E agora, Tibor e Sátir irão viver a maior aventura de suas vidas!
A avó dos dois é a Dona Gailde, uma senhorinha simpática que vive em um sítio em um dos Sete Vilarejos. É o retrato da avó fofa, que sempre prepara quitutes e senta-se em sua cadeira de balanço para tricotar. Os dois estão vivendo bons momentos no sítio, aprendendo a cuidar dos animais e contando com a ajuda da avó e de Rurique, um jovem do vilarejo que realiza tarefas no sítio. Rurique tem aproximadamente a idade de Sátir e os três tornam-se bons amigos. Com a proximidade da Quaresma, Dona Gailde avisa os netos do perigo de se sair a noite, mas os irmãos não acreditam nas lendas locais até que em um desafio, encontram-se, junto com Rurique, em uma situação inexplicável.

"Seu rosto, à primeira vista, era bondoso. Isso confortou Tibor, o que foi bom para que suas mãos deixassem de suar tanto. Reparou que sua irmã analisava a senhora de alto a baixo, como se estivesse avaliando se poderia confiar nela." (p.10)

A partir desse momento os três jovens embarcam em uma aventura maravilhosa que os levará ao coração do folclore brasileiro.
O autor Gustavo Rosseb realizou um trabalho maravilhoso ao usar elementos tão brasileiros de forma encantadora. É o tipo de leitura que faz com que o público jovem se empolgar, pois traz protagonistas carismáticos, jovens e cheios de sonhos em situações fora do comum. A ambientação, tão cheia de vida, é um elemento de destaque na história. A floresta tem vida, segredos e humores.

"Ele mirava sua lanterna para todos os lados, com medo do que podia se esconder nas sombras, e, embora ninguém dissesse nada, percebia que seu medo era compartilhado pelos outros dois" p.33

A trama é muito bem desenvolvida e é empolgante. Ficamos ansiosos pelo que vai acontecer a seguir e queremos, assim como Tibor e Sátir, desvendar os mistérios que envolvem a família Lobato. A história tem lutas, segredos e reviravoltas tudo isso e muito mais envolto em criaturas fantásticas que compuseram a nossa infância.

"Podia ouvir os barulhos da mata ao redor. Os cricris dos grilos compunham a música selvagem que agora tocava em sua cabeça. Aos poucos, a melodia sincronizada dos insetos com os pingos da chuva engolfaram Tibor num sono profundo, antes mesmo de chegar a um possível refrão." (p. 18)

site: http://www.alempaginas.com/

Lina DC 23/09/2018

site: http://www.alempaginas.com/

Guynaciria 01/10/2018

Esse é o primeiro livro de uma coletânea escrita por Gustavo Rosseb, é que tem como personagens alguns dos seres mágicos das lendas e folclores brasileiro, tais como: O Curupira, Saci, Cuca, Mula sem cabeça...

Gustavo, fez a junção de algumas fábulas, com elementos da igreja católica ( período da quaresma) para criar essa história envolvente, que desperta no leitor um sentimento de aconchego vindo da infância, afinal todos nós já escutamos falar de pelo menos um dos personagens ali descritos.

O livro conta a história de  Tibor e Sátir, dois irmãos que perderam os pais em um incêndio e acabaram indo parar em um sombrio orfanato, de onde foram resgatados graças aos esforços da avó paterna.

Dona Gailde, é uma senhorinha muito amorosa, que adora mimar os netos e fazer guloseimas para esses, em seu sitio , os meninos entram em contato com um mundo de fantasia, ao qual eles não tinham acesso antes, além de criarem laços de amor e amizade com pessoas que vão acompanha-los em muitas aventuras.

Rurique, é outro personagem que acrescenta muito a história, uma vez que esse jovem se torna amigo das duas crianças, criando um contraponto com Tibor, e despertando em  Sátir um sentimento de inquietação, advindo dos desafios lançados, que os acabam levando os jovens a embarcar em algumas situações de perigo extremo.

O autor conseguiu criar um universo propicio para a junção de todas as lendas ali expostas, além de transmitir o verdadeiro significado do amor, de uma forma clara e acessível aos leitores de todas as idades, Gustavo também nos fez imergir em nossa cultura, algo que infelizmente está sendo deixado de lado por outros autores que preferem reverenciar o que vem de fora, esquecendo a riqueza cultural de que dispomos.

Erika Rufo 10/11/2018

Encantador
História maravilhosa, repleta dos personagens que povoaram minha infância. Estou ansiosa para ler isso próximos volumes.

EstanteColoridadaIsis 16/11/2018

#ResenhadaColorida
Tibor Lobato e sua irmã Sátir ficaram órfãos após um incêndio e acabaram indo para um orfanato. Após dois anos, os irmãos foram encontrados pela avó e passaram a morar com ela em um sitio. Adoraram Gailde logo de cara, pois era uma velhinha muito simpática e carinhosa, que viu eles pela ultima vez quando eram apenas bebês. Fizeram amizade com Rurique, um garoto que conhecia todas as lendas locais sobre a quaresma, que se aproxima trazendo com ela seres fantásticos, assombrações e muitas aventuras para os três amigos. No começo tudo era brincadeira. Mas o trio cai em uma emboscada e a partir daí, descobre segredos que envolvem toda a família Lobato. O perigo está por toda parte e os amigos precisam de muita coragem para enfrentar seus medos e salvar os Sete Vilarejos de uma terrível ameaça.
."O Oitavo Vilarejo" é o primeiro livro da trilogia "As Aventuras de Tibor Lobato". Com uma narrativa fluída, leve e divertida, Gustavo me fez viajar pelo nosso folclore brasileiro. Esse é um assunto pouco explorado nos livros atualmente, o que é uma pena, pois faz parte da cultura do nosso país.
Adorei a trama elaborada e acompanhar os personagens, muito carismáticos, passando por todas aquelas aventuras. .

Esse livro é voltado para o público infantojuvenil, mas posso afirmar que será uma leitura prazerosa para todas as idades. Senti novamente a emoção que me invadia quando lia a coleção Vagalume, foi nostálgico. Aliás, recomendo que essa leitura seja passada para frente, para que o folclore não fique esquecido pelas novas gerações. .

Se você gosta de folclore, aventura e muitas emoções este livro é para você!

site: www.instagram.com/estantecoloridadaisis

Jess 26/02/2020

Tibor Lobato e Sátir Lobato perderam os pais e vão morar com a vó em seu sítio. Lá eles fazem amizade com o vizinho, Rurique .

As crianças brincam, exploram o local e conversam sobre as lendas e assombrações locais .

A aventura do trio começa quando eles descobrem segredos da família Lobato .

Na quaresma é quando os seres fantásticos aparecem .

O oitavo vilarejo é o primeiro livro de uma trilogia infanto juvenil inspirado no folclore nacional .

Mesmo não sendo o meu estilo de leitura, eu apreciei muito. Gostei da construção dos personagens: os adultos corrigindo e ensinando, os seres fantásticos complementando e as crianças brincando sem receio; dava gosto de ler eles subindo em árvores, buscando frutas e matando a curiosidade no terreno do sítio. Outra coisa que eu amei foi peso que família e amizade possuem no enredo .

O livro é muito divertido, a leitura é rápida e envolvente. A história traz personagens conhecidos: Curupira, Cuca, Saci, Trasgo, Lobisomem, Boitata e Pisadeira .

Uma aventura cheia de magia, perigos e ensinamentos, O oitavo vilarejo é um livro para crianças e adultos. O tipo de história que dá gosto ler e indicar! .

A história continua em: A guardiã de Muiraquitãs, A carruagem da morte. Os três livros também estão disponíveis em áudio livro no aplicativo Ubook (a narrativa tá maravilha, eu ouvi e AMEI).

site: www.instagram.com/saymybook

Yas 28/03/2020

Amei
O oitavo vilarejo conta a história de dois irmãos que entram em uma aventura ...
A leitura é cativante

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
"O Oitavo Vilarejo" é o primeiro livro de uma trilogia que conta a história dos irmãos órfãos Tibor e Sátir. Seus pais, que moravam em um acampamento de ciganos, morreram há dois anos em um incêndio na floresta, e sem contato com parentes próximos vivem em um orfanato nada amigável desde então. Contudo, são finalmente localizados por sua avó paterna que nem se lembravam conhecer, e agora estão a caminho de sua nova casa no sítio da avó Gailde, que os espera cheia de amor para dar.

" - Meu nobre rapaz, o saber é a grande virtude de um ser!"

Com a chegada dos netos, Gailde explica que os procurou desde a noite do acidente mas que por conta de alguns problemas sua busca foi interrompida algumas vezes. Entretanto, com o passar do tempo, a rotina no sítio se torna bem agradável, os irmãos fazem diversas descobertas e entre elas um novo amigo chamado Rurique, o amor entre os netos e avó só cresce, e eles finalmente se sentem de volta ao lar. Mas como tudo nem sempre são flores, a Quaresma se aproxima, e Dona Gailde e Rurique começam a alertá-los sobre os perigos que espreitam a região nessa época, inclusive a Vila do Meio.

" - Eu sei, eu sei. Só não gosto de estudar! [...] Prefiro a liberdade."

Sete vilarejos compõe a cidade, mas como o título já deixa a dica, existe um oitavo. E é justamente durante a Quaresma, que os irmãos descobrem que boa parte das lendas locais não eram somente lendas, coisas estranhas começam a acontecer, uma criatura pode estar prestes a escapar do Oitavo Vilarejo e o trio embarca em grandes, marcantes e perigosas aventuras.

"Siga sempre o seu coração! A razão é importante, mas o coração é a fonte de tudo. Siga-o e você estará seguindo o caminho certo, seja qual for a sua decisão. Acredite nisso!"

A trama se desenrola a partir daí e os irmãos nem imaginam que vão descobrir muito mais sobre o lugar onde agora vivem, sua família e seu passado.

Abordando com maestria lendas folclóricas como a Mula-sem-cabeça, Curupira, Boitatá, Saci, Cuca, Pisadeira, A Porca dos Sete Leitões e diversos outros mitos folclóricos que fizeram parte da infância de muita gente, inclusive da minha, Gustavo Rosseb consegue nos fazer emergir em sua obra de forma tão mágica quanto as próprias lendas que nos fez relembrar com nostalgia singular.

"Sem sabe por quê, Tibor sentiu algo de perigoso na mulher, e não foi o único. Sátir já o puxava pela camiseta, para correrem dali, enquanto a velha chegava mais perto."

Uma história rica, envolvente, extremamente detalhada, cheia de mistérios, ação, aventura, e muito folclore, "O Oitavo Vilarejo" é um livro que deve ser degustado e apreciado. Em 16 capítulos temos o gostinho de infância de volta de forma muito leve e fluída.

"Ele mirava sua lanterna para todos os lados, com medo do que podia se esconder nas sombras, e, embora ninguém dissesse nada, percebia que seu medo era compartilhado pelos outros dois."

Os personagens foram muito bem construídos, até os secundários, e cada um tem sua personalidade e extrema importância na história. Somos capazes de ver o amadurecimento de cada um e a superação de seus medos de forma natural, assim como os cenários que nos foram apresentados e até a sensação de aconchego no sítio da avó.

A descrição das cenas é muito bem feita e em alguns momentos me lembrou até a escrita de J. K. Rowling com o trio aflito por aventuras e a mesa de café da manhã como as mesas da Escola de Hogwarts.

Vale lembrar que o livro é uma recontagem das lendas, onde o autor dá o seu toque especial e por isso nem sempre elas vão ser exatamente como as originais que já conhecemos, porém, de maneira algumas atrapalhou, pelo contrário, me deixou ainda mais curiosa para saber o desfecho e viciada na leitura, tanto que só larguei o livro quando terminei (li em apenas um dia!) e dei graças por já ter o próximo volume em mãos.

A capa ficou fantástica e diz muito sobre o que nos espera (foi o próprio autor que desenhou!). A narrativa é em terceira pessoa, e a diagramação ficou muito boa, sem erros de gramática ou concordância, de tamanho e fonte agradáveis para leitura e páginas amarelas.

Gustavo está de parabéns, conseguiu causar a rara empolgação da literatura fantástica de qualidade trazendo um livro InfantoJuvenil cheio de novidades explorando a nossa própria cultura e mostrando o quanto ele é rica. Um exemplo, a Quaresma foi muito bem abordada, já que o autor faz uma boa apropriação do período. Espero de verdade que todos que tiverem a oportunidade de ler, que leiam, pois as lendas folclóricas brasileiras estão cada vez mais esquecidas pelas novas gerações e poder lembrá-las de forma tão singela é espetacular.

É clara a oportunidade que o livro tem de ser o livro perfeito para crianças descobrirem o gosto pela leitura. E a propósito, a obra teve os direitos vendidos pra uma produtora de filmes e já estou ansiosa para assistir.

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/12/resenha-o-oitavo-vilarejo-gustavo-rosseb.html

bya 21/08/2020

...
amei tanto esse livro apesar de ter acabado só agora, o folclore = tudo

bya 21/08/2020

...
amei tanto esse livro apesar de ter acabado só agora, o folclore = tudo

Jackson.Luiz 01/09/2020

Excelente livro
É sempre muito gratificante ver um livro nacional, com uma história tão envolvente, e que lembra da infância, da comida da vó. Excelente leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6