Pablo Escobar: Meu Pai

Pablo Escobar: Meu Pai Juan Pablo Escobar

Resenhas - Pablo Escobar: meu pai

1 | 2 | 3 | 4

Asunción 14/01/2024

Juan, filho mais velho de Pablo, conta sobre a dualidade de seu pai, que pendia entre a bondade de ajudar os mais pobres, e a maldade por ter matado centenas de inocentes em uma das maiores guerras do tráfico já ocorridas.

Em um dos trechos do livro, Juan escreve:
"O tráfico de drogas deu a meu pai tudo e também tirou tudo dele. Até a vida."

Juan se autodeclara mais uma das vítimas da guerra causada por seu pai, visto que seu único "crime" foi ter nascido filho do maior traficante da história, Pablo Emilio Escobar Gaviria.

Pris Monção 29/07/2023

"A meu pai, que me ensinou o caminho a não ser seguido."
Pablo Escobar sempre foi uma figura polêmica e contraditória na minha percepção.
O maior narcotraficante do mundo, sempre aparecia em fotos familiares, era adorado por uma grande parcela da população colombiana.
Faltava a versão Pablo Pai, e creio que essa seja a versão que ele se consagrou.
A história se deseja na ótica do filho Grégory (Juan Pablo) e desenvolvemos uma afeição inusitada pelo então criminoso sanguinário.
Se por um lado Pablo se concretiza como uma figura contraditória que pode ser tão amavél quanto cruel; Juanchito confirma o poder do livre arbítrio.
O menino que nasceu como rei, aprendeu a viver no caos, dita seu próprio destino.
Não escolheu ser filho do maior narcotraficante e tão pouco teve a escolha de viver ou não na guerra. Mas escolhe seu caminho, escolhe criar uma história menos traumática.
"(..)dois caminhos se apresentam à minha frente: torna-se uma versão mais letal de meu pai ou deixar de lado para sempre o seu mau exemplo."

Nathaliamatos0 07/07/2023

Nenhum ser humano é 100% bom ou 100% mau
Que livro bom, te prende do início ao fim e sem duvidas te faz refletir muito sobre as escolhas que fazemos na vida, que não impactam somente a nossa própria vida mas também a vida das pessoas mais próximas com quem convivemos, Pablo Escobar foi um homem de coragem, um homem inteligente mas que usou tudo isso para o mau, infelizmente são escolhas, fez coisas inimagináveis, mas sua família pagou um preço muito alto pelas escolhas e atitudes dele, fiquei muito comovida pela situação da família, pela forma que Juan Pablo e Manuela cresceram, a privação de uma vida normal, falta de amigos, rotina de criança, convivência com bandidos e com armamentos a todo tempo, e depois o tempo de exílio, o tempo que fugiam para se esconder, é chocante, mas é bonito de ver que quando uma pessoa quer ela tem uma vida digna, como a vida que eles escolheram viver.
Recomendo muito.

Júnior Silva 28/03/2023

Impactante
Incrível a história de um homem inteligente até demais, porém usou essa inteligência para o lado ruim, incrível as lacunas que ficou dessas escolhas que ele fez, fazia tudo pensando na família durante ele estava vivo, porém não pensou como a família iria ficar após a sua morte ! Uma leitura leve e gostosa. Um ou outro capítulo cansativo de histórias que não faria diferença ser contada ou não? mas em um todo livro magnífico!

Igor13 01/03/2023

Uma olhada interessante nos bastidores do crime.
Uma perspectiva bem diferente do que os leitores desse tipo de assunto estão acostumados. Claro que é recomendável saber bem a história do Escobar e da Colômbia da época antes de pegar esse livro.

Acho que o mais chocante é a descrição como sempre havia gente querendo se aproveitar de todo jeito da situação da família do Escobar após sua morte. Até entendo o desejo de vingança dos que haviam lutado contra ele e perdido familiares, dinheiro. Mas é incrível os próprios familiares fazendo isso -aliás, normal em invetários, mesmo entre irmãos.

No fim, dá pra entender porque algumas pessoas admiram o Pablo Escobar. No meio de tanta gente sem escrúpulos - ricos e pobres-, ele pelo menos tinha mais coragem e esperteza que a esmagodora maioria. Era o melhor dos piores.

Andre.Luiz 18/11/2022

Ótimo livro
Excelente livro, bem detalhado, de fácil leitura, deixa claro o que as atitudes de Pablo impactaram na vida de outras pessoas obviamente, mas por consequência a de sua própria família também.

WeltonLuis 05/10/2022

Vimos muitos filmes, séries, livros e documentários sobre Pablo Escobar, mas com certeza é importante ler o relato de quem sempre esteve perto dele. Juan fala sobre o próprio pai a quem amou sem tentar defendê-lo dos crimes que ele cometeu, já que ele também sofreu com a perseguição a sua família, inclusive após a morte do pai. Vi o livro também como um pedido de desculpas deles pelos crimes de seu pai, de quem Juan e sua família também foram vítimas.

dvl 29/08/2022

Um dos meus favoritos
O livro é sensacional, apesar do tema ser pesado a sua escrita é fluída e fácil, com diversas imagens ótimas e cartas pessoais. É impressionante a forma como Pablo era extremamente amoroso com sua família mas se tornava o oposto em relação ao estado e seus inimigos, sua dualidade é inacreditável. Acho muito respeitoso a forma como Juan trata o assunto sempre deixando bem claro que não apoia nenhum dos maus atos de seu pai. Sem dúvidas é uma leitura emocionante, ver a forma com que deram a volta por cima após sofrerem diversos atentados, é uma história de superação!

Bruna 18/02/2022

Tão importante quanto ensinar o caminho correto, um pai deve ensinar o caminho a não ser seguido, como o próprio autor diz no final do livro. A história de Pablo Escobar contado pelo seu filho é uma grata surpresa. Ele não tenta justificar os atos de um dos piores criminosos que já existiram, mas sim mostrar as consequências horríveis para as pessoas que eram próximas ao narcotraficante. É um livro cheio de curiosidades e indico para quem já conheça um pouco da história de Pablo Escobar, pois o filho não tem a intenção de recontar o que já foi relatado em tantos outros livros e filmes, mas sim contribuir com impressões de só quem era tão próximo poderia narrar.

Pr.Thiago 29/11/2021

PABLO ESCOBAR, MEU PAI
Até a publicação desta obra, acreditávamos que tudo já havia sido dito sobre Pablo Escobar, um dos piores criminosos da América Latina. Mas os muitos relatos disponíveis sobre ele foram contados por alguém de fora, nunca a partir da intimidade do lar.
Mais de vinte anos depois da morte do chefe do Cartel de Medellín, Juan Pablo Escobar viaja em direção à um passado que não escolheu a fim de mostrar um lado inédito de seu pai, o homem capaz de chegar aos piores extremos de crueldade, ao mesmo tempo em que professava amor infinito por sua família.
Este não é um livro de um filho que busca a redenção para seu pai, mas um relato estremecedor das consequências da violência.

Ednilde 24/10/2021

Gostei
Gostei e recomendo! É um livro escrito pelo filho do Pablo Escobar, portanto, apresenta uma visão de dentro do círculo familiar sobre quem foi o famoso narcotraficante colombiano. Mostra alguns fatos, até então, desconhecidos por mim sobre sua personalidade e seus feitos e contraria algumas informações divulgadas em outras obras e também fala dos desafios que os membros da família enfrentaram para conseguirem se manter vivos após a morte do pai. Agora quero ler o livro escrito pela esposa do Pablo.

Thais.Carvalho 30/08/2021

Um livro que me deixou inquieta. Pablo Escobar tinha um lado cruel e insensível, mas ao mesmo tempo era muito dedicado e amoroso com sua família e preocupado com injustiças sociais.

GABRO 25/07/2021

Pablo Escobar, meu pai.
Juan Pablo Escobar, filho do maior narcotraficante do mundo, nos relata a emocionante, violenta e conturbada história de seu pai, o colombiano Pablo Emilio Escobar Gaviria. Desde cedo sua inclinação para o crime crecia, proporcionais a sua ganância sem fim e a sua inteligência desenfreada. Um homem com o sonho de ser poderoso, entretanto, diferente de muitos aceitaria qualquer negócio e não teria limites, nem piedade com quem ficasse em seu caminho.
A polícia, narcotraficantes e o exército colombiano travavam uma guerra sangrenta contra Escobar, depois de morto a sua família se tornou alvo. Juan, juntamente com a sua mãe tiveram que batalhar contra os traficantes rivais de Medelín para conseguir o direito de continuarem com suas vidas.
Para o Cartel de Cali, ver o filho do Pablo Escobar morto era uma garantia de que não haveria vingança, a guerra terminaria.

Deise.Ribeiro 22/05/2021

Muito interessante
Como eu havia assistido à série colombiana "O Senhor do Tráfico", foi interessante ler sobre a história de um dos maiores narcotraficantes de todos os tempos, e um período triste e violento na história da Colômbia através das memórias de seu filho. Vale a pena para quem tem curiosidade sobre o tema.

@estantedamarcia 13/04/2021

Um livro que nos mostra como aconteceu e a relação de pai e filho de Escobar.
Uma vida cheia de violência e medo.

1 | 2 | 3 | 4