Pablo Escobar: Meu Pai

Resenhas - Pablo Escobar: meu pai

1 | 2 | 3 | 4

Thiago.Souza 10/11/2017

Excelente
Pra quem gostou do livro recomendo ver Patron Del Mal que conta a história do Pablo desde pequeno. São 113 episódios. Vale muito a pena!
Jadir 10/11/2017minha estante
A melhor série sobre a vida de Dom Pablo!

Raffafust 28/09/2015

Com a série Narcos bombando, me interessei mais pela história do traficante colombiano Pablo Escobar, tinham algumas biografias no mercado mas porque não ler a que foi escrita pelo filho dele?
Foi assim minha decisão por ela quando meu noivo me perguntou qual delas queria de presente. São mais de 400 páginas onde seu filho mais velho que tinha cerca de 15 anos quando o pai morreu, nos conta o como era ser filho do maior traficante de drogas do mundo e como foi a vida dele e de sua família pós morte.
Uma coisa que me incomodou é o fato dele colocar a mãe dele como a mulher apaixonada que também foi vítima, tirando os filhos, a esposa de Pablo para mim, assim como o próprio, fizeram escolhas na vida, e a dela, seja por amor ou não, foi a de ficar ao lado de um traficante. Pablo já era ladrão de carros quando se apaixonaram, 11 anos mais velho não eram bem visto pela família da futura esposa , mas ela o quis mesmo assim e como sabemos ficou com ela até o fim. Nas histórias do livro, do seriado, e dos documentários que já assisti, a versão é sempre a mesma, ela sabia o que o marido fazia, apoiava o e não pensava na dor das demais famílias, mas implorou pela vida dela e dos filhos quando o marido se foi e seus inimigos queriam se vingar.
No livro inteiro ele não a vê - obviamente porque é sua mãe - como cúmplice do pai, ele narra como se ela não tivesse culpa de nada, mas entendo que se você vive ao lado de um criminoso, gasta o dinheiro vindo do tráfico, você é tão culpada quanto ele.
E Juan Pablo descreve os luxos do pai a fundo : eram louças de milhares de dólares exclusivas com as iniciais da família, eram jatinhos, fazendas com animais vindos de várias partes do mundo, dinheiros enterrados em muitos locais das casas que ele tinha... tudo isso bancado pelo maior comprado de drogas do mundo : os EUA. Pablo era temido por seus inimigos e amigos, era generoso e temperamental, era bom pai mas traía a esposa, amava a mãe e era bom com os irmãos...mas Juan Pablo disse que a família do pai o traiu de todas as formas, inclusive uma irmã dele roubou o dinheiro que o pai deixara para se sustentarem caso algo lhe acontecesse. Entendam : tudo que ele ganhava por ser ilegal não era no nome do traficante , as casas eram no nome da esposa e dos filhos assim como o dinheiro do banco. Mas quando ele morreu , o Ministério Público interditou os bens fazendo com que a esposa e os filhos ficassem sem nada, ou quase nada, para o padrão que levavam.
Juan Pablo lutou pelo direito da família , como a vida deles havia mudado já que antes seu pai mandava no país todo, matando quem discordasse dele e até mesmo construindo uma cadeia chamada de Catedral para quando fosse preso, nunca aceitou ser extraditado para os EUA.
Também há o relato mais importante do livro no que se chama de novidade no caso de Escobar, quando foi pego, haviam 3 tiros em seu corpo, os agentes que o cercaram se vangloriam de tê-lo matado, mas seu filho afirma que o tiro que o matou foi dado pelo próprio pai no ouvido direito com sua pistola, Escobar sempre contou a ele que caso sentisse que seria preso ou extraditado ele se mataria antes dessa mesma forma, no exame do corpo havia um tiro nessa altura, o que causou muitos questionamentos no mundo inteiro.
Juan Pablo também narra o como ele e sua família foram parar em Buenos Aires, onde moram até hoje, antes pediram asilo em muitos países - inclusive à Embaixada Brasileira - que lhes negou.
O livro é muito interessante e a versão de alguém tão próximo à Escobar é valioso em tudo que se queira saber sobre ele.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2015/09/resenha-pablo-escobar-meu-pai.html

bart 31/10/2015

Pablo escobar, meu pai. "As historias que não deveríamos saber"
Se você está em duvida sobre comprar este livro ou não, te digo., COMPRE.
Bem escrito, de fácil entendimento, conta a historia da família de escobar apos a sua morte, (Pablo) e conta sua historia de vida, como o autor mesmo diz, " Da intimidade de lar" se você é como eu que adora fatos reais este e o livro perfeito, sem contar que é repleto de ilustrações inéditas, que a imprensa nunca havia divulgado é sensacional!

Biografias & Fatos 19/11/2015

Pablo Escobar - meu pai
Este livro publicado pela Editora Planeta em 2015, trata da biografia de Pablo Escobar, um homem cuja historia de vida é muito mistificada. Escrita por seu filho Juan Pablo Escobar que futuramente veio a ter que trocar seu nome para Juan Sebastian Marroquin Santos e ele explica o motivo em um dos capítulos do livro.

Juan conta toda a história vivida pelo seu pai de uma forma direta e de quem viveu e sentiu na pele os benefícios e os malefícios que o tráfico de cocaína trouxe para a sua vida e daqueles que o cercavam. Mas não pense você que as coisas são sempre mil maravilhas. Corrupção, propina, assassinatos, traições e ostentação são os caminhos do qual os leitores vão percorrer nessa biografia.

Logo no início do livro, no capitulo intitulado A Traição, ele inicia contando sobre como foi o impacto da morte de Pablo na vida de todos que o cercavam e como a família sentiu, já que Pablo dava dinheiro e sustentava boa parte de sua família. Assim que a morte de Pablo Escobar é confirmada vários membros da família de parte paterna começam a agir ocultamente para salvarem suas próprias vidas e deixar, Juan, sua irmã e sua mãe sem dinheiro e sem apoio correndo assim risco de vida. Já era sabido que os inimigos de Pablo tinham a intenção de matar todos para que não houvesse nenhum tipo de vingança futuramente por parte da família Escobar.

Capítulos seguintes conhecemos um pouco mais sobre Pablo, sobre suas origens e como ele adolescente já tinha uma atração por delitos. Iniciou sua vida de crimes por assim dizer quando copiou a chave da secretaria da escola em que estudava e assim furtou de lá, com ajuda de seu primo Gustavo, diplomas de conclusão de ensino, mandaram fabricar selos do colégio e aprenderam a copiar as letras dos professores para colocar as notas finais e suas respectivas assinaturas. Começava assim a parceria para cometer crimes entre Pablo Escobar e seu primo Gustavo Gaviria.

Os registros nessa biografia são do ponto de vista de quem viveu dentro de toda história, incluindo fatos contatos por familiares. Presenciou desde a ascensão dos carteis e a ostentação gerada por eles, resultando em conflitos armados, carros bombas pelo pais e uma intensa vida de clandestinidade, fugas e medo. Juan deixa claro que não tem a intenção de questionar, expor pessoas ou ate mesmo elogiar as ações de seu pai, e sim, mostrar a realidade vivida por eles e as irreparáveis atrocidades cometidas pelo tráfico de drogas a partir da década de 70.

Opinião:

Um ótimo livro! Escrito pelo filho de um individuo tão mistificado e até mesmo idolatrado por muitos na América Latina. Conseguimos ter a clara noção do que é capaz de fazer um homem inteligente e com muito dinheiro, acostumado a comprar tudo e todos. A ousadia e a inteligência de Pablo Emílio Escobar Gaviria fizeram dele um homem sem limites e que conseguiu proporcionar bons momentos para seus familiares e amigos com sua imensa fortuna, mas por outro lado deixou um rastro de destruição e muita tristeza por suas atrocidades cometidas. Mostrando assim como descrito na última página do livro, o caminho a não ser seguido.

site: https://biografiasefatos.wordpress.com/2015/11/06/pablo-escobar-meu-pai/

Conrado 01/12/2015

Pablo Escobar
Conhecer o surgimento, ascensão e crua realidade de um dos maiores traficantes que já existiu, através de uma narrativa aberta e por vocês cômica, mas sempre muito sincera, torna esse livro uma ótima surpresa. Os desdobramentos da sua família para se tornarem civis novamente, após sua morte, não são menos impactantes e dignos de um verdadeiro thriller da vida real. Recomendo!

Rogerio.Oliveira 29/01/2016

Esperava mais
Após assistir a série "Narcos", fiquei muito curioso em relação à vida e morte de "el patron", comprei o livro, mas apesar de ser um ótimo livro, esperava um pouco mais!!!

Hadassa.Machado 26/02/2016

Pablo Escobar - Meu Pai
Quem quer ler esperando saber de atrocidades que o Pablo Escobar cometia ao torturar pessoas, dizimar milhares... esqueça. Quem quiser ouvir que ele é um santo imaculado, que era vítima de uma sociedade cruel, também não leia.

O livro sobre a vida de um ser humano, totalmente ambíguo, a frieza que tinha em mandar fazer chacinas, era da mesma intensidade que do valor à comunidade carente.

Todo esse cenário é contado por um filho que sempre reconheceu que havia algo no pai que não bom, mas que como a maioria dos filho o admirava e nunca pensou em abandona-lo nem nos piores momentos de fuga.
Pablo era pai, era traficante, era administrador, inteligente, frio, calculista, assassino, empreendedor, e acima de tudo era político, por isso construiu o império narcótico que teve. Como acontece com a maioria Pablo e toda sua família perderam a noção do que é querer alguma coisa e não poder ter, e com isso a queda veio rápido e certa.

E quando já não tinham mais o "comandante" da família a frente de tudo, só Juan Pablo (filho mais velho de Escobar) pode dizer o que passaram, entre conflitos com o governo e inimigos poderosíssimos dentro do tráfico, sobreviveram pra contar o quão triste é a vida com tanta riqueza e tão pouca sensação de liberdade!

Lili 02/07/2016

Pablo Escobar: Meu Pai
Interessante conhecer um pouco mais sobre a história do famoso narcotraficante Pablo Escobar, desta vez através dos olhos de seu filho. Como o próprio autor diz desde o começo, este livro não é de maneira alguma uma tentativa de redenção ou justificativa dos erros do pai. Pelo contrário, o personagem me pareceu até bem menos "simpático" do que parece em outras fontes de informação. O relato não é romanceado, os fatos são apenas contados como o autor os viu. Desta forma, percebe-se toda a maldade, o egoísmo e a arrogância de seu pai. Mas esta também não foi a intenção do autor. Por outro lado, ele nos mostra todo o amor de Pablo Escobar por sua família, tudo o que fazia para agradar a seus filhos e o quanto sofria por ter que ficar longe deles enquanto vivia na clandestinidade.

Os quatro primeiros capítulos são muito focados no que o narcotraficante deixou de material quando morreu, todos o seu dinheiro, joias, imóveis, entre outros bens. Pareceu-me que o livro se arrastaria e que deveria se chamar "A Herança de Pablo Escobar". Mas a partir do quinto capítulo são fornecidas muitas informações interessantes sobre toda a sua vida e a de sua família.

Confesso que achei um pouco irritante a maneira como o autor se declara "pobre" mas fala de joias e edifícios que seu pai deixou para ele, sua mãe e sua irmã, com toda a naturalidade. Entendo que eles levavam uma vida digna de reis e quando Escobar morreu ficaram apenas o que se definiria como "bem de vida". Nesse sentido é difícil julgar o que eles realmente teriam "direito", considerando a origem de tudo o que Pablo "conquistou" em vida. Depois de um tempo, acredito que eles conseguiram seguir com suas próprias pernas, trabalhando e vivendo o mais normalmente possível em Buenos Aires, mas dizer que eles recomeçaram praticamente da miséria com certeza é um grande exagero.

Outro ponto interessante do livro é observar que na Colômbia (como no Brasil e em quantos outros países mais), o narcotráfico e outras atividades ilícitas são profundamente entrelaçadas com a política e as mais altas autoridades do país. E que, se um dia uma dessas autoridades resolve dar um basta na situação, isso também costuma ter muito mais a ver com interesses pessoais do que com a tentativa de melhorar o país ou salvar a população da violência.

Durante seus anos de atuação no crime, Pablo Escobar matou direta ou indiretamente milhares de inocentes, apenas por estarem no lugar errado na hora errada. Matou também parentes de seus inimigos, apenas para mostrar quem tinha mais poder. Por fim, matou até amigos quando estes resolveram tentar melhorar a própria situação perante a lei, usando de recursos que poderiam prejudicá-lo. O governo, por sua vez, deixou-o seguir tranquilamente seu caminho e só tentou detê-lo quando seus inimigos se tornaram aliados melhores. Entre os dois polos estava o povo colombiano, que recebia benefícios de Pablo Escobar na forma de campos de futebol, casas populares e outros, e por isso não deixava de ter carinho por ele, mesmo sabendo de toda a violência de que era capaz.

Quanto à família de Escobar, os sentimentos do leitor podem se tornar conflitantes. Como não culpar pessoas que viveram tanto tempo no luxo e no conforto, mesmo sabendo de todo o sangue que corria na origem desse dinheiro? Mas como culpar uma mulher que conheceu o criminoso quando tinha apenas treze anos e nunca mais se separou dele? Como culpar duas crianças que já nasceram nesse mundo, sem conhecer outra forma de vida? É muito difícil decidir se achamos correta ou errônea a atitude dos países que não quiseram receber a esposa e os filhos de Pablo após a sua morte ou se entendemos sua posição, considerando que ninguém sabia naquela época se eles eram apenas sua família ou se além disso eram seus comparsas no crime.

O livro traz muitas informações e levanta muitas questões interessantes para quem se interessa pela biografia de Pablo Escobar e por isso eu o recomendo.

Mariana 12/11/2016

Esse livro não foi fácil de ler, afinal, a história de Pablo Escobar possui uma carga muito pesada. Mortes, atentados, tráfico, corrupção... Apesar do meu interesse, olhar todas as vezes para a foto de uma figura tão cruel como Pablo dá embrulhos no estômago.
Juan Pablo - ou Sebástian - deixa bem claro que o objetivo do livro não é mudar a concepção pública sobre seu pai, mas sim mostrar que ele ele errou muito, acabando com a vida de milhares de pessoas, direta ou indiretamente, e que causou caos e uma ferida difícil de curar em todo a Colômbia.
Em alguns momentos senti que a figura de Pablo era romantizada pela justificativa de "tentar melhorar a vida da família" e mostrar o quanto gostava deles. Ok, isso é válido, e são as lembranças de Juan, mas não é por isso que devemos deixar de culpá-lo por seus erros. Percebi também que o autor se esquiva de algumas coisas: ele diz que a família não tinha nada a ver, mas adorava viver no luxo.
Bom, não estou aqui para julgar, mas foi uma leitura interessante para quem tem curiosidade sobre a América Latina, pois nos faz enxergar o tráfico e problemáticas maiores (isso foi bem mais reflexivo de minha parte do que o exposto pelo livro). A escrita é ótima, mas o começo foi bem confuso - parecia que só seriam relatados os episódios conflituosos da família após a morte de Pablo. Depois, com o desenrolar dos capítulos, entendi que antes de adentrar na história, ele gostaria de mostrar que a vida da família era além do Pablo.
Recomendo a leitura."

Vanessa.Pitsch 14/11/2016

:: Pablo Escobar ::
A história vista pelo filho, as lembranças de infância até o início da fase adulta.
Nem deus, nem o diabo... apenas pai.

@zurcenila 18/11/2016

Pablo Escobar: Meu Pai - Juan Pablo Escobar
Este livro é um relato fiel, na primeira pessoa, da experiência do autor enquanto filho daquele que foi, muito provavelmente, o traficante de drogas mais famoso do planeta, o colombiano Pablo Escobar.
Juan Escobar, agora Juan Sebástian Marroquín Santos, sentiu que, passados mais de 20 anos sobre a morte do pai, era o momento certo para deixar bem claro que a sua história não é a história do seu pai e mostrar ao mundo o homem ambíguo que foi Escobar e é um claro acerto de contas com a sua família do lado paterno.
O autor começa por recordar as origens humildes do pai, que desde cedo revela uma inclinação para o lado errado da lei, praticando pequenos delitos na companhia do seu primo Gustavo (figura fundamental na vida de Escobar). Um homem com grande audácia e sangue frio, construiu com frieza e autoridade seu império de poder, dinheiro e sangue. Escobar explorou o fato de não existirem ainda controle nos aeroportos e portos dos Estados Unidos da América para expandir o seu negócio de tráfico de cocaína, até aí tratado criminalmente como simples contrabando. O dinheiro entrava em tal quantidade que Pablo Escobar foi reconhecido como uma das pessoas mais ricas do mundo. A sua fortuna era alvo de enorme especulação, não existindo consenso relativamente à sua origem e ao seu real valor.
Juan relata o modo de vida da sua família na época das vacas gordas e a penúria no fim da vida e após a morte do pai. Todas as excentricidades, a "fase política" onde o pai se aventurou e almejava ser presidente da república. Também relata muitas ações de caridade.. o envolvimento com pessoas importantes no narcotráfico, na política, em amizades e relações extraconjugais. Todo o aparato de veículos, helicópteros, casas, apartamentos, fazendas... e tudo o mais que o dinheiro é capaz de comprar.
Toda a guerra sangrenta que o tráfico provocou, com todos os transtornos, detalhes, mortes descritos de forma imparcial.
Retrato de uma personagem marcante e de um momento muito particular na história de um país, “Pablo Escobar – O Meu Pai” é um livro que certamente irá despertar a curiosidade dos apreciadores de biografias. As revelações sobre a participação direta da família em sua morte e a grandiosidade de seu império (que eu tinha noção que era enorme.. mas não tanto..rs) e a forma que Juan apresenta o pai chamaram minha atenção, pois neste livro o autor não tenta justificar as atitudes do pai ou tratá-lo como revolucionário ou coisas do tipo: Apresenta os fatos, um narcotraficante, assassino, covarde, violento extremamente determinado e afetuoso com a família. Recomendo! Ótima leitura

site: https://pelamente.wordpress.com/2016/12/02/resenha-pablo-escobar-meu-pai-juan-pablo-escobar/

Ilovebooks_S2_ 19/11/2016

Real, e um Grande exemplo à NÃO ser seguido!
Pablo Escobar, Meu pai - As histórias que não deveríamos saber- Juan Pablo Escobar - @planetadelivrosbrasil.

Depois do sucesso de Narcos pela Netflix, e como uma curiosa a respeito de histórias reais, resolvi comprar o livro Pablo Escobar, meu pai- As histórias que não deveríamos saber, escrita por ninguém menos que o filho de Pablo Escobar.
Logo no início já vemos as diferenças entre a história adaptada pela Netflix, segundo Juan, Netflix apresentou apenas a versão americana dos fatos, e nos poupou de muitos outros detalhes.
A verdade é que independente da versão, sabemos quem foi Pablo Escobar, o maior narcotraficante da história, que se tornou um dos homens mais ricos e perigosos do mundo.
Em nenhum momento do livro seu filho tenta diminuir os danos causados por seu pai, pelo contrário, ele sabe bem que tipo de homem ele era. Além de fatos, e acontecimentos daquela época, Juan nos descreve a personalidade dupla de seu pai, um homem bondoso para sua família, um pai presente, carinhoso e preocupado, e ao mesmo tempo um homem vingativo, cruel, capaz das piores atrocidades possíveis contra quem quer que atravessasse seu caminho e interrompesse seus planos.
Juan aproveita para esclarecer dúvidas sobre as atividades de seu pai no narcotráfico, sobre o cartel de Callí e Medellín, sobre a fortuna que ele fez, e se ainda hoje, 20 anos depois, restou alguma coisa, além de um nome. Pablo era sem dúvidas um gênio do mal. Deixou para sua família, e para um legado de pessoas, um exemplo há não ser seguido, mostrando que o caminho da violência e da ilegalidade não tem outro fim que não o cárcere e a morte.
Algumas frases do livro: - "Pablo era um homem muito democrático, porque em sua democracia só se fazia o que ele mandava."
- "Enquanto eu estiver vivo, você nunca vai ser presidente, porque um homem morto não pode ser presidente."(Se referindo a Galàn, candidato à presidência da Colômbia). - "Meu pai não tinha problema algum em afagar e depois apedrejar com a mesma mão." - "Rapazes, não fiquem nervosos ainda. Só se preocupem quando me virem amarrando o tênis."(disse Pablo pouco antes de fugir de La Catedral).

#ilovebooks #livros #books #resenha #elpatron

Giann0 02/02/2017

Pablo...
Amei o livro. Já li vários sobre Pablo Escobar, mas a visão que o próprio filho passa muda totalmente todos os conceitos da história.

Ana Paula FZ1 05/02/2017

Ultimamente ando cercada pelo universo de Pablo Escobar viu gente. Primeiro assisti Narcos, Pablo Escobar o Senhor do Trafico. Ambas muito boas, cada uma com uma forma de contar a historia do mesmo personagem. Ai não contente, fui assistir o filme Conexão Escobar, e ainda insatisfeita, fui ler o livro o filho rrrss... Viu o que eu falei, que tava cercada, agora ainda tenho o documentário que ainda não vi, mas vou ver rrss.

Confesso que não foi um livro que me surpreendeu tanto, talvez pelo fato de eu estar ha alguns meses mergulhada na vida do Pablo, não vi nada de novo no livro, o livro é bom, mas quase previsivel pra mim, que tava vendo sobre sua vida todos os dias.

Juan Pablo conta o que ele viveu desde que nasceu sendo filho de um dos maiores monstros que a humanidade ja conheceu. As escolhas que o bandido, mimado, lunático Pablo fez em sua vida desde menino, porque o cara nasceu com o DNA para ser bandido, contraventor, fora da lei mesmo. Ate ai, ¨tudo bem¨, problema dele ne, mas não só ele pagou o pato de suas escolhas, seus filhos, sua esposa, as familias, todos pagaram pena por tudo que ele escolheu fazer. Claro que eles usufruiram e muito de tudo o que Pablo ganhou sendo o maior traficante de drogas da época e criando um dos maiores Carteis da Colombia, mas mesmo os que nunca pensaram, acabaram virando bandidos, ou foragidos como ele. E com a falsa ideia de que ele fazia bem pros pobres, teve muitos aliados ao seu lado durante toda sua breve vida. Muitos debandaram quando a porca torceu o rabo tambem, porém alguns fieis permaneceram firme e forte ao seu lado.

É claro que Juan Pablo não tenta em nenhum momento fazer do seu pai o que ele jamais foi, ele só conta o que ele viveu, o que ele viu, o que estava dentro de sua casa, perto ou longe do pai, com todas as alegrias e tristezas de ter um pai como era o dele. Tudo baseado em algumas coisas que ele lembra e alguns depoimentos de pessoas ainda vivas que estiveram perto de seu pai na época. E ele conta tambem, o que foi a vida dele, de sua mãe e sua irmã depois da morte do pai. A saga deles para sair do pais, encontrar um lugar digno e decente para viver, mesmo sem contar em nada com o dinheiro que o pai ganhou a vida toda.

Deu para ter um pouquinho da ideia do que a familia passou, como Pablo e Tata viveram durante o tempo de casados ate o dia de sua morte, e principalmente o que foi a vida deles ao lado do pai, sempre foragido e os obrigando a aprender a viver tambem na clandestinidade.

Valeu muito a leitura, sempre vale !!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Daniel.Rebibout 28/02/2017

Excelente Leitura desenvolvida através do Filho do Pablo Escobar, que descreve de maneira isenta as atrocidades vividas de perto pelo autor, desconstruindo algumas histórias contadas na série e contando várias histórias não contadas anteriormente

1 | 2 | 3 | 4