Tobias

Tobias Francine Porfirio




Resenhas - Tobias


22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Isadoleleo 06/12/2022

Li por indicação e confesso que não esperava por isso, não sei exatamente o quê que eu esperava. Gostei do modo como esse conto foi escrito, meio que fugindo e integrando o "padrão"
comentários(0)comente



Bruna.Bookstagram 09/11/2022

Uau
A narradora, que em momento algum se identifica, relata o quanto a sua vida é medíocre por causa de sua aparência. Ela se descreve como aquelas alunas que passam despercebidas pelos corredores enquanto Tobias chama a atenção só pelo fato de existir.

Ela deixa de viver a sua vida pra viver a dele. Ele é tudo o que ela queria ser: popular, querida, adotada pelos professores e colégios, chamar a atenção em qualquer lugar que fosse?

A narrativa mostra que ela presta atenção em todos os detalhes da vida dele até que um fato acontece e ela consegue se liberar desse desvio de personalidade.

Um conto simples, coisa de cinco minutos pra você ler e ficar pensando e pensando, lendo e relendo o último parágrafo. Magnífico!!!
comentários(0)comente



Tais Cortez 29/06/2015

INCRIVEL!
Que eu sou fã da escrita da Fran, ela já esta cansada de saber rss

Por isso, quando descobri (há alguns minutos) que ela havia publicado um conto, não tive duvida de que precisava lê-lo!

E admito que ele se revelou ainda melhor do que eu esperava!!!

Fran, você PRECISA escrever um livro. Serio, vc escreve bem demais, de um jeito único capaz de prender qualquer leitor do começo ao fim.

Eu adoreiiiiii o conto e, ao final, queria mais...muito mais!

ESCREVA UM LIVRO PRA JÁ!!!! rsss

Parabéns!!!!
Francine 30/06/2015minha estante
Muito obrigada, Tais! Fico feliz em saber que meu conto agradou uma autora tão talentosa quanto você. Suas palavras me animam e desejo, de coração, que meu livro (quando publicado) atenda suas altas expectativas (rs). Abraço!


Tais Cortez 08/07/2015minha estante
Tenho certeza de que ele atenderá sim, Fran!!! :) Bjssss




Natália 06/07/2015

Surpreendente
"Surpreendente" é uma definição que não sai mais do meu vocabulário desde que comecei a descobrir excelentes histórias de incríveis autores. Com Tobias não poderia ser diferente.
A familiaridade com as palavras da protagonista é tanta que eu me via andando pela escola, erguendo o queixo enquanto passava por grupos de pessoas excessivamente tagarelas e felizes e admirando ele, Tobias, que não teria nada de especial a não ser o fato de existir; para ela, ter Tobias no mundo era a única existência válida de atenção.
Um mergulhar profundo na mente humana, nas limitações emocionais e na auto-anulação que nos apaga de nós mesmos e nos transforma em outro.
Complexo e simples é como o ser humano pode ser definido, uma eterna contradição que ao longo da narrativa fica evidente em sua profundidade, ainda que palavras em voz alta sejam completamente desnecessárias àquela altura, àquela em que não nos resta mais nada, apenas o que de fato existe - e esse não é você.
Eu não poderia estar mais surpresa e reflexiva com esse conto. Realmente, deu-me muito o que pensar, pois, indiretamente todos temos um Tobias em nossas vidas... Ou será que nosso próprio "Tobias" já não tomou conta dela?
Francine 09/07/2015minha estante
De todas as avaliações que recebi até o momento, Natália, a sua é a que melhor expressa TOBIAS. Sinto-me honrada por ter um texto de minha autoria interpretado com tamanha riqueza. Obrigada pela leitura sensível e atenta! A partir das suas palavras, posso assumir que meu objetivo foi cumprido (rs).




Mari 11/07/2015

Sem palavras para tanto talento
Como em apenas 5 páginas uma autora consegue escreve algo que ficamos um tempo pensando e avaliado a história, esse é um talento para poucos.
Conhecemos aqui uma metáfora, que é tão atual mas se encaixaria no passado de muitos.
Aqui encontramos breve história de um ser que não tem nome, que está vendo Tobias, aquele que é popular, que é aceito por todos, não temos a visão dele sobre nada, nem uma falar, mas percebemos como ele é... enquanto isso "sem nome" fica observando, de longe..No fim queria ser como Tobias talvez, só para ser aceita, mas decidi que prefere ser ela mesmo sem mascaras, sem encenações.
Parabéns a autora por essa obra.. mas um talento nacional :D
comentários(0)comente



SAMUEL 26/06/2015

Um retrato sensível da mente de um adolescente
Ótima narrativa, a autora mostra grande habilidade em assumir a voz de um adolescente, é melancólico, até um pouco angustiante. O protagonista vai ser revelando aos poucos, coisa que adoro, e o desfecho é um pouco sombrio, coisa que adoro ainda mais. Um conto curto e gostoso de ler, ainda que ligeiramente tenso. A escrita é impecável, com cada palavra cuidadosamente escolhida. Super recomendo.
Francine 30/06/2015minha estante
Samuel, receber seu feedback é especial para mim, pois o tenho como um dos mais criativos autores nacionais contemporâneos. Obrigada pelo apoio e por ler o conto. Saber que Tobias recebeu sua aprovação é algo do qual posso me orgulhar (rs). Abraço!




spoiler visualizar
Francine 09/07/2015minha estante
Olá, Bruna! Obrigada por ter lido o conto. Você não foi a primeira e, certamente, não será a última com essa dúvida (rs). Mas será que a resposta é realmente tão importante? Algumas vezes, infelizmente, as pessoas anulam tanto a si mesmas diante das outras que acabam por viver através dos outros. Se essa mensagem alcançou você, ainda que nunca tenha resposta à sua pergunta, ficarei feliz. Mais uma vez, obrigada pela sua leitura, flor!




Miss Hale 11/07/2015

Uma viagem profunda e sensível à psique humana
É com especial alegria, e com a devida vênia, que subscrevo minhas impressões sobre o conto Tobias, da talentosa Francine Porfírio.
No velho mundo, dizem que conta um conto, acrescenta um ponto. Mas, cá, por onde gigantes da literatura como a ucraniana Clarice Lispector, naturalizada brasileira, fizeram tremer a terra, me vejo enlaçado nos reticentes pensamentos na boa prosa de Francine Porfírio.
Tobias é um desses presentes que se carrega consigo por um bom pedaço de tempo. Há nuances na escrita fluente de Francine que não se desnudam ao simples toque da primeira leitura. É necessário tê-los nas boas horas em que nos apresentamos mais perceptivos às metafóricas belezas que nos são legadas por seu indiscutível talento.
E, tal qual a protagonista anônima de Tobias, devo me render às reflexões ali orquestradas. A pena manante e engenhosa de Francine Porfírio não resvala nas bordas da mesmice e nos usuais enganos de alguns escritores. É uma aula de como escrever fluída e consistentemente.
Não é apenas um conto para se ler. É um conto para se guardar e fazer fonte de consulta quando, eventualmente, a página em branco se mostra tão soberba sobre nossos apertados talentos.
Penso que o predicado que melhor ilustra as minhas sensações depois da leitura de Tobias de Francine Porfírio seja INSPIRADOR.
Oxalá estejamos nós, a quem compete ler joias dessa dimensão, à altura da magnitude intelectual e da grandeza moral de nossa colega para que possamos nos dedicar com carinho ao belo legado que ela nos transmite à partir de sua aprofundada narrativa.
Recomendo a leitura de Tobias a todos que amam um enredo carregado de tensões e conflitos psicológicos e, particularmente, anseio por mais da prosa fantástica de Francine Porfírio que acabou de entrar para o rol de minhas escritoras brasileiras preferidas.
M.R.Terci

site: http://www.bairrodacripta.com/
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bruna 23/08/2015

Esse conto foi absolutamente surpreendente! Acompanhamos tudo pelos olhos de uma jovem estudante, com auto-estima no chão, e que se sente invisível. O nome dela? Não tenho ideia! Ela mesma não parece se importar consigo. Porém, de cara conhecemos Tobias, o rapaz mais popular da escola, que é a verdadeira obsessão da jovem. Ele é tudo que ela quer ser, ele tem toda a atenção que ela quer ter, e ela sente uma espécie de amor e ódio pelo rapaz. O nível psicológico desse conto é incrível! A forma como a jovem se anula e passa a viver em função de outra pessoa é assim tão irreal ou impossível? Não, não é. E o final foi a cereja do bolo, e fechou o conto com chave de ouro. Francine conseguiu me conquistar, cativar e até mesmo assustar com essa história tão profunda. Recomendo muito.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2015/08/resenha-contos-do-concurso-brasil-em.html
comentários(0)comente



Bru | @umoceanodehistorias 05/06/2016

Em Tobias somos apresentados ao misto de amor e ódio que a narradora e estudante sente por Tobias. Ele é um rapaz que possui tudo o que ela mais sonhou na vida. Ao passo que ele possui tudo, ela rasteja em uma sarjeta implorando por um pouco de atenção.

Não conhecemos o nome da narradora tampouco sua vida, apenas o que sabemos é que ela vive através de Tobias. Vive à margem dele e é como se sugasse a vida dele para torna-la sua. Claro que isso só a destrói cada vez mais.

Assim como a maioria dos contos, Tobias é uma leitura rápida e fluída que me fez refletir bastante sobre o que a autora gostaria de passar para o leitor. Francine nos faz refletir sobre a quantidade de pessoas que vivem à margem de outros, a forma como, pouco a pouco, se destroem e nunca conseguem chegar a lugar nenhum.

Quando conclui a leitura daquele final que me deixou embasbacada, soube que precisaria falar para o mundo ler esse conto, pois, ele é extremamente reflexivo. Fará o leitor refletir sobre qual caminho está trilhando, sobre tudo o que passou e se vive à margem de outro, como isso pode ser prejudicial.

Enfim, é um conto extremamente curto, mas com uma lição que todos os leitores levarão para a vida toda.

site: http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/2016/04/resenha-tobias-francine-portifio.html
comentários(0)comente



LuciyM 11/07/2015

Um conto profundo, psicológico e marcante.
Li "Tobias" após um dia cansativo e deixei a leitura trabalhar na minha mente por alguns dias antes de me atrever a escrever uma resenha, por causa da sensação de confusão que tive ao fim da leitura, que me fez voltar em um trecho especifico para resolver o enigma que me dominou no final. A verdade é que não consegui parar de "remoer" a história durante alguns dias. "Tobias" dominou minha mente. Lembrei das aulas de literatura, em que minha professora pedia para prestar atenção aos detalhes, avalia-lo através da minha noção de mundo.
"Tobias" na minha noção de mundo representa aquela pessoa - real ou imaginária - que observamos e idealizamos. Queremos tanto ser "Tobias" que esquecemos de ser nós mesmos, de alcançar nossos próprios méritos, de vencer nossas próprias batalhas. Perdemos nossa identidade, nosso nome e características únicas para ser o ser perfeito que só existe em nossa mente.
"Tobias" é um conto para ser lido com atenção e interpretado com cuidado, mas, independente disso, é um conto marcante, que mexe com nossa mente e nos leva a refletir sobre a nossa vida e a de tantos(as) "Tobias" que conhecemos.
comentários(0)comente



Rox 15/07/2015

Opinião do blog Doce Sonho Alado!
"Tobias" é um conto que se passa na mente de uma estudante do Ensino Médio que, ao constatar que sua própria identidade não tem propósito e não a interessa nem um pouco, se vê dominada por uma obsessão visceral por seu exato oposto: o popular Tobias. Durante a narrativa podemos perceber como funciona a mente de uma garota completamente ignorada que, tendo sua visão de mundo ofuscada pelo desejo de ser vista e adorada pelos outros estudantes, busca a sua satisfação em fantasias e suposições sobre como seria a sua vida se estivesse no lugar dele.
É um conto intenso, de boa qualidade, que também traz uma importante mensagem. O final é corajoso e deixa um impacto no leitor. Com relação às críticas negativas feitas recentemente, só tenho uma coisa a dizer para a Fran: considere apenas a opinião de quem realmente entende do assunto.

Para conheçer mais contos, visite:

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/07/contos-que-li-no-kindle-julho-de-2015.html
comentários(0)comente



C. Aguiar 20/07/2015

Nesse pequeno conto conhecemos uma garota do ensino médio que não tem a própria identidade definida, por isso acaba sendo dominada por uma vontade absurda de "viver" sua vida através de outra pessoa. Ela deseja ansiosamente ser um garoto chamado Tobias.

Vemos seus desejos e receios durante a narrativa. Ela necessitava ser como Tobias e por isso se interessava mais pela vida dele do que pela própria. Com isso temos um relato de pura obsessão.
Nada consegue descrever mais esse conto do que a palavra obsessão.

Depois de um acontecimento trágico vemos a personagem mudar drasticamente para alguém que sempre quis ser, mas nunca poderia ser!
O relato é interessante e faz você se sentir mergulhado na obsessão da garota a ponto de ter diversas reações ao final da leitura.

Apesar de curto o conto vem carregado de sentimentos e reflexões. Fiquei bastante pensativa e a leitura me fez ir da raiva ao medo em pouco tempo!
Eu recomendo de olhos fechados e peço que leiam com calma, pois o final requer um pouco de atenção do leitor.

"Quanto mais me imaginava vivendo como Tobias, menos me concentrava em minha própria vida."

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
comentários(0)comente



PorEssasPáginas 27/07/2015

A Cuca Recomenda: Tobias - Por Essas Páginas
Um conto visceral, que definitivamente me impressionou e surpreendeu. Há muito sentimento em cada palavra, a cada vírgula, e o final é um soco no estômago, exatamente do jeito que um conto precisa ser. A narração em primeira pessoa torna tudo ainda mais impactante, tira o fôlego. Definitivamente vou procurar mais sobre autora, o que nos leva à edição…

A capa é incrível, chama atenção, a edição está quase impecável, falta apenas um sobre da autora no final: desse jeito, sem nenhuma informação, como vou persegui-la para ler mais? Mesmo assim, merece as 5 estrelas.

site: http://poressaspaginas.com/a-cuca-recomenda-contos-da-amazon-2
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR