Cem sonetos de amor

Cem sonetos de amor Pablo Neruda

Resenhas - Cem Sonetos de Amor

Nayara 30/11/2018

Pablo Neruda
Primeiro livro que leio do autor. Achei as poesias lindas, mas um pouco confusas de entender.

Beatriz3345 01/11/2018

Não adianta, não gosto de poesia.

Vitor.Canestraro 24/10/2018

Neruba é gigante mas não faz meu estilo
Eu sei da importância e do mérito do Nobel Neruba, mas numa questão de gosto antes a tudo não me tocou

Leila de Carvalho e Gonçalves 12/07/2018

À Matilde Urrutia
0 Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Ricardo Neftalí Reyes Basoalto ou Pablo Neruda (1904-1973) é uma das mais importantes vozes poéticas do último século.

Mediante a perspectiva política, seus versos remetem a um poeta marxista que teve a oportunidade de testemunhar a Guerra Civil Espanhola, a expansão do comunismo e a queda do presidente chileno Salvador Allende, pouco dias antes de morrer.

No entanto, poucos louvaram o amor tão bem quanto Neruda e é mediante essa condição que ele é mais lembrado. Se na juventude, escreveu "Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada", recendendo erotismo; na maturidade, foi a vez de "Cem Sonetos de Amor", dedicados a mulher de sua vida, a terceira esposa Matilde Urrutia.

Esse livro é divido em quatro partes: Manhã, Meio-Dia, Tarde e Noite. Seus poemas apresentam o amor das mais diferentes formas. Leitura imprescindível para os admiradores do poeta, segue o soneto LIV, um dos mais belos da seleção:

"Saberás que não te amo e que te amo /?posto que de dois modos é a vida, /?a palavra é uma asa do silêncio, /?o fogo tem uma metade de frio. //??Eu te amo para começar a amar-te, /?para recomeçar o infinito /?e para não deixar de amar-te nunca: /?por isso não te amo ainda. //??Te amo e não te amo como se tivesse /?em minhas mãos as chaves da fortuna /?e um incerto destino desditoso. //??Meu amor tem duas vias para amar-te. /?Por isso te amo quando não te amo /?e por isso te amo quando te amo."

Biahhy 20/03/2018

Eu esperava um pouco mais..
Meu primeiro livro concluído e lido do Pablo Neruda, confesso que de início pensei que iria me apaixonar completamente so pelo título do livro, o livro sendo dividido por manhã,tarde e noite. Minha parte favorita que mais gostei e me identifiquei foi a parte da manhã De uma maneira ou de outra tiveram sonetos que não me conectei, alguns que achei Okay e outros que simplesmente adorei, é um livro que vale a pena ler pela experiência e como primeiro contato. Mas confesso que não supriu todas as minhas expectativas e que espero que ao ler outro livro do Neruda mude!

Josielma Ramos 14/02/2018

Simplesmente apaixonante

Tonný 14/01/2018

Cem maneiras de amar Neruda...
Pablo Neruda é um gênio, sabe por em palavras o que vai no coração como ninguém. Li somente "Os versos do capitão" há um bom tempo, daí não teve como não se apaixonar. Acho que ele esteve muito próximo de saber mesmo o que era amor, não sei... No minímo, sei que se alguém nos amasse como Matilde o foi, já teria valido a pena viver.

"Cem sonetos de amor" é divido em "manhã", "meio-dia", "tarde" e "noite". Diante das palavras ínfimas deste réles mortal que vos fala, deixo-os com quatro sonetos deste poeta magistral.

XXV
Antes de amar-te, amor, nada era meu:
Vacilei pelas ruas e as coisas:
Nada contava nem tinha nome:
O mundo era do ar que esperava.

E conheci salões cinzentos,
Túneis habitados pela lua,
Hangares cruéis que se despediam,
Perguntas que insistiam na areia.

Tudo estava vazio, morto e mudo,
Caído, abandonado e decaído,
Tudo era inalienavelmente alheio,

Tudo era dos outros e de ninguém,
Até que tua beleza e tua pobreza
De dádivas encheram o outono.

XLVI
Não te quero senão porque te quero,
e de querer-te a não querer-te chego,
e de esperar-te quando não te espero,
passa o meu coração do frio ao fogo.

Quero-te só porque a ti te quero.
Odeio-te sem fim e odiando te rogo,
e a medida do meu amor viajante,
é não te ver e amar-te como um cego.

Talvez consumirá a luz de Janeiro,
seu raio cruel meu coração inteiro,
roubando-me a chave do sossego,

Nesta história só eu me morro,
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero amor, a sangue e fogo.

XCIII
Se alguma vez teu peito se detém,
se algo deixa de andar ardendo por tuas veias,
se tua voz em tua boca se vai sem ser palavra,
se tuas mãos se esquecem de voar e dormem,

Matilde, amor, deixa teus lábios entreabertos
porque esse último beijo deve durar comigo,
deve ficar imóvel para sempre em tua boca
para que assim também me acompanhe em minha morte.

Morrerei beijando tua louca boca fria,
abraçando o cacho perdido de teu corpo,
e buscando a luz de teus olhos fechados.

E assim quando a terra receber nosso abraço
iremos confundidos numa única morte
a viver para sempre de um beijo a eternidade.

site: http://psicoformacao.blogspot.com.br/

isa.dantas 29/09/2017

Pode ser por algumas vezes cansativo ler esses 100 sonetos, mas impossível negar o quanto Neruda foi poético em todos eles!

Julio.Argibay 24/08/2017

Neruda
Primeira obra que li deste escritor. Li em espanhol mesmo. Sem muito mais a acrescentar.

Luciano Luíz 11/08/2014

CEM SONETOS DE AMOR do chileno PABLO NERUDA é dividido em quatro partes:

Manhã, Meio-dia, Tarde e Noite.

Os poemas são no melhor estilo erudito.
O que exige atenção dos leitores e leitoras.
Neste livro você não vai encontrar a chamada narrativa popular em parte alguma mesmo.

As palavras são usadas de forma intrincada.
No entanto, o que aqui é mostrado é o amor em sua essência real.
Neruda usa com sabedoria as palavras certas no lugares certos para a sua musa.

Algumas pessoas podem não gostar deste volume, mas para quem tem paixão por poesias de amor (assim como eu), com certeza a forma culta aqui apresentada em nada será um desafio para o coração sentir o mais nobre dos sentimentos.

Nota: 10

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804?fref=ts

Kamila 08/01/2014

Achei muito longo e repetitivo. Pareceu mais depressivo do que apaixonado.
De qualquer forma é um autor muito bom, e não podemos desconsiderar sua qualidade.

Aninha 13/11/2013

Ah Neruda!

"Te amei sem que eu o soubesse, e busquei tua memória..." (Soneto XXII - página 30)

Impossível amar poesia e não conhecer o poeta chileno Pablo Neruda.

Essa obra é dedicada à sua terceira esposa, Matilde, e é repleta de lirismo, paixão, dor e, claro, muito amor:

"Amo o pedaço de terra que tu és..." (trecho do soneto XVI- pág 24)

"Antes de amar-te, amor, nada era meu:
vacilei pelas ruas e as coisas:
nada contava nem tinha nome:
o mundo era do ar que esperava (...)

Tudo estava vazio, morto e mudo,
caído, abandonado e decaído,
tudo era inalienavelmente alheio (...)"
(trecho do soneto XXV- pág 33)

"Tu és o pão de cada dia para minha alma..."
(trecho do soneto LXXVII- pág 90)

Poesia pura para os apaixonados: leitura obrigatória!

Obs: Se quiser conhecer um pouco mais da vida desse grande poeta, leia a autobiografia "Confesso que vivi".
Mas fica um alerta: você vai se emocionar. E muito!

site: http://cantinhodaleitura-paulinha.blogspot.com.br/2013/08/cem-sonetos-de-amor.html

Léia Viana 26/05/2012

"Amo teus dons puros, tua pele de pedra intacta (...) tua boca derramada por toda a alegria,(...)"
“e assim, amor meu, soube que fui ferido
e ninguém falava ali senão a sombra,
a noite errante, o beijo da chuva.”

Eu sou fã assumida da poesia. Desde que comecei a aprender a ler, os poemas, poesias e sonetos me acompanharam desde então. Tenho até meus temas e palavras preferidas na construção de poemas.

Como admiradora incorrigível da poesia, não podia deixar de ler este poeta consagrado, que é o Neruda. Não é o primeiro livro que leio dele, mas este foi um dos que mais me encantaram.

“Com muita humildade, fiz estes sonetos
de maneira, dei-lhes o som desta opaca
e pura substância (...)

Leitura recomendada!

Dan 18/10/2011

Sal e farinha, só na cozinha.
Embora seja fabulosamente bem escrito, com uma linguagem riquíssima, Neruda exagera nos elementos do cotidiano e da natureza, tornando os sonetos melosos e com sentimentos de amor simplificados e sem mistério.
Usou muito "sal, farinha, pão e estações do ano" como figura de linguagem para o meu gosto. Acredito que Neruda simplificou demais um sentimento tão complexo como o amor.
A estrutura e linguarem são, inegavelmente, bem estruturada, mas creio que está longe de chegar ao lugar onde quero quando busco um livro de poesias.
Júlia 31/07/2012minha estante
Boa resenha Dan. Admito que, apesar de gostar de alguns sonetos do Neruda, outros soaram-me simplórios e, assim como tu disse, sem mistério, o que para mim é essencial em boa poesia.

Simonovitch 06/03/2014minha estante
Concordo plenamente. Houve um momento da leitura em que eu já não suportava mais a palavra "trigo" nos versos.

Letícia 25/02/2011

Amor em sonetos....
O amor é um tema universal literário, não importa o idioma ou em que país, ele estará lá presente,latente.
Acreditar ou não que ele existe, é uma outra história, já que existem vários tipos de amor. Mas seja qual for, ele acelera o coração, nos faz felizes, bem dispostos, nos transformam.
E foi assim que tive a impressão ao terminar esse pequeno mas profundo livro que em seus versos - os seus 100 sonetos de amor - divididos nos 3 períodos do dia (manhã, tarde e noite)nos acalentam e nos fazem pensar e até sentir o amor descrito por Neruda.
Uma leitura pra quem ama, pra quem amou, pra quem vai amar e pra quem sempre amou.

Recomendo!