Cem sonetos de amor

Cem sonetos de amor Pablo Neruda

Resenhas - Cem Sonetos de Amor

ViviGreg. 19/02/2023

É muito amor envolvido escrever um livro desse pra exaltar alguém. ??

"SE ALGUMA VEZ teu peito se detém,
se algo deixa de andar ardendo por tuas veias,
se tua voz em tua boca se vai sem ser palavra,
se tuas mãos se esquecem de voar e dormem,

Matilde, amor, deixa teus lábios entreabertos
porque esse último beijo deve durar comigo,
deve ficar imóvel para sempre em tua boca
para que assim também me acompanhe em minha morte.

Morrerei beijando tua louca boca fria,
abraçando o cacho perdido de teu corpo,
e buscando a luz de teus olhos fechados.

E assim quando a terra receber nosso abraço
iremos confundidos numa única morte
a viver para sempre de um beijo a eternidade."

Laror 18/02/2023

Lindo. admirável. por um momento senti as vivências e sentimentos descritos acontecendo na minha própria pele. não é um quatro de cinco, talvez um três e meio de cinco, pois certos elementos meio repetitivos (trigo, pão, trepadeira, etc) tiraram o brilho de alguns poemas que poderiam ser melhores se construidos com analogias diferentes que não mudasse o sentido. mas não acho justo julgar a característica do autor, pra muitos este detalhe pode ser ofuscado pela doçura muito presente nos cem poemas distintos de Neruda.

Gi Santos 15/02/2023

Neruda, indubitavelmente, tem uma sensibilidade incrível. O livro é curto e doce, os poemas são intensos e fortes e dá pra sentir pelas palavras que Matilde foi amada até o último dia de vida de Pablo.

Isaias 01/02/2023

Segundo encontro com Neruda
Esse é meu segundo contato com a obra de Neruda e, realmente, a poesia não é muito minha praia. Mas, ainda assim, há alguns pontos que gostei muito na obra: achei bem interessante a forma como o autor insere características naturais do Chile em seus sonetos; das divisões internas da obra, a que mais pude me identificar com os poemas foi a última intitulada "Noite" e o meu soneto favorito foi o de número 89.
Apesar de não ter adorado a obra, por causa de minha pequena aversão a poesia, pude cumprir meu objetivo com sua leitura: encontrar alguns sonetos para declamar à minha amada de vez em quando!

Luca 26/01/2023

Que obra bonita! Admito que esperava um pouco mais desse livro, mas talvez uma melhor compreensão de alguns poemas venha com o tempo? porem, admito ter ficado extremamente impactado com alguns sonetos que valeram a leitura. Além disso, o livro é muito fluido e se vc tirar um dia pra ler da pra acabar ele ( igual a mim).

Alexia.Faustino 26/01/2023

Esperava algo mais
Tem alguns sonetos que são realmente lindos, mas em outros, Neruda se perde em infinitas comparações, o que torna a leitura um tanto incompreensível.

Alguns me geraram identificação e me tocaram profundamente, outros foi como ler algo totalmente sem sentido.

No fim, ficou meio a meio.
Por isso 3 estrelas.

Ana Fontenele 25/01/2023

Eu tenho uma puta dificuldade com poesia, mas consegui ler. As últimas partes do livro contêm os sonetos que eu mais gostei, a forma como ele fala do amor dele, relacionando com alguns elementos da natureza como a Lua foram incríveis e as reflexões sobre a morte soram muito boas também

mads 24/01/2023

?Não estejas longe de mim um só dia, porque como,
porque, não sei dizê-lo, é comprido o dia,
e te estarei esperando como nas estações
quando em alguma parte dormitaram os trens.

Não te vás por uma hora porque então
nessa hora se juntam as gotas do desvelo
e talvez toda a fumaça que anda buscando casa venha matar ainda meu coração perdido

Ai que não se quebrante tua silhueta na areia,
ai que não voem tuas pálpebras na ausência:
não te vás por um minuto, bem-amada,

porque nesse minuto terás ido tão longe
que eu cruzarei toda a terra perguntando
se voltarás ou se me deixarás morrendo.?

esse é sem dúvidas uns dos sonetos que eu mais gostei

Ingrid 20/01/2023

Antiquado
Uma grande obra para aqueles de sua época, com seus valores e suas ideações do que seria amor e como deveria ser a amada.
Não é para mim.

Isadora 13/01/2023

os cem sonetos de amor
já li leituras densas que me deram menos trabalho do que esse livro, realmente foi uma experiência pra saber que poemas não fazem minha vibe... tinha hora que eu ficava me questionando OQ DIABOS EU TINHA LIDO, porém do meio pro final algumas coisas foram fazendo sentido pra mim, fui até gostando de alguns poemas (menção honrosa à: XXII, XXV, XLII, XLV E LXVI). o problema é que algumas vezes ele fazia umas analogias estranhas tipo, comparando a mulher dele com um pão (?) ou viajando demais nos elementos da natureza, e eu entendo que cada um tem um jeito de demonstrar amor, que os poemas foram lançados a bastante tempo então a linguagem era diferente, complexa e complicada, na minha opinião, exigindo o dobro de atenção que uma fantasia me exige.... mas enfim, amor é amor, e eu amo o amor, amo amar a leitura, tudo é válido!

Anna 10/01/2023

Amo-te como se amam certas coisas obscuras
Tive interesse em ler Neruda depois de assistir ao filme "A química que há entre nós". No filme, um único trecho me fez querer ler tudo do autor!!
O trecho é: "amo-te como se amam certas coisas obscuras, secretamente, entre a sombra e a alma."
Indico a leitura do livro e também o filme.
Foi o meu primeiro contato com sonetos e admito que não foi tão simples a leitura, mas eu gostei muito e pretendo ler tudo o que Neruda escreveu. Ele traz leveza, beleza e amor em tudo o que escreve, usa elementos da natureza o tempo todo e isso faz minha imaginação viajar criando histórias para cada pessoa que vejo na rua.

maria1691 08/01/2023

Cem sonetos de amor | ?
"Não te amo como se fosses rosa de sal, topázio ou flecha de cravos que propagam o fogo: te amo como se amam certas coisas obscuras, secretamente, entre a sombra e a alma."

A beleza do amor escrita em simples palavras. Os sonetos XVII, XLIV, XLV e LXVI foram meus preferidos, mas todos foram bonitos de ler.

Ricardo 22/12/2022

O último romântico
Uma bela obra do último romântico

?Dois amantes felizes não têm fim nem morte,
nascem e morrem muitas vezes enquanto vivem,
têm da natureza a eternidade.?

André Ricardo Veraz 05/12/2022

Uma viagem em sentimentos e paisagens
Não tenho conhecimento suficiente para tentar, ainda que seja inútil, decifrar Pablo Neruda. Aliás, é possível decifrar a alma de qualquer artista?
Ler os CEM SONETOS DE AMOR foi uma viagem por sentimentos próximos a todo ser humano e à paisagens longínquas do Chile.
O amor visceral e desejado pelo toque é combinado com descrições geográficas, botânicas, que remetem ao leitor não só à sua intensidade como também à sua intencionalidade em desejar viver o amor e a própria vida com toda essa veracidade que, como Neruda também destaca, é tão frágil, é breve.

Myllena 27/11/2022

LXVI
" não te quero senão porque te quero
E de querer-te a não querer-te chego
E de esperar-te quando não te espero
Passa meu coração do frio ao fogo.

Te quero só porque a ti te quero,
Te odeio sem fim e odiando-te rogo
E a medida de meu amor viajeiro
é não veste e amar-te como um cego.

Talvez consumirá a luz de Janeiro
seu raio cruel, meu coração inteiro,
roubando me a chave do sossego.

Nessa história sou eu morro
e morrerei de amor porque te quero,
porque te quero ,amor a sangue e fogo."