Cem sonetos de amor

Cem sonetos de amor Pablo Neruda

Resenhas - Cem Sonetos de Amor

Virginia129 19/04/2021

Os poemas são tão profundos e incríveis. Tem alguns que não entendo nada, mas o que eu entendo me tocam demais. E os 10 últimos são sensacionais, realmente o melhor fica para o final. Vale a pena ler ele inteiro só pra chegar nos 10 últimos. Vou reler e reler até poder decorar alguns deles.

Juliana Freitas 07/04/2021

Mais do mesmo
Comprei o livro com muita expectativa por ter visto ele num filme. Decepcionante. Talvez eu não tenha capacidade para ler Pablo Neruda. Cem sonetos de amor resumidos em: trigo, cabeleira, grãos, cerejeira, lua e Sul.

Carol 05/04/2021

Encantador
Achei profundo, alguns são de difícil interpretação, mas o livro é pequeno e reflete os sentimentos de um homem apaixonado e sensível. Tocou meu coração, eu queria ter um Pablo Neruda na minha vida pra fazer cem sonetos pra mim também rsrs

Jackson60 20/03/2021

Amor Romântico
Os sonetos são um convite ao amor mais romântico, em certo ponto, inconsequente, sem medo de ser ferido. Neruda nos convida a um caminho de entrega total à pessoa amada, a um amor capaz de transcender a morte e o tempo. Em certos pontos a doçura e a entrega chega a causar surpresa, até para aqueles que não se dizem apaixonados.

tatialice 16/03/2021

Maravilhoso.
Amo Neruda. Amo sua escrita e amo como ele fala do amor! Para quem gosta de poesia é um prato cheio.

Malu.Rodrigues 10/03/2021

Uma coletânea de belíssimos sonetos!
"Cem Sonetos de Amor" reúne cem lindíssimos poemas com temática romântica do incrível poeta chileno Pablo Neruda, como o próprio título sugere.
O livro é dividido em 4 partes, nas quais são agrupados os poemas de temática similar. Na primeira parte "Manhã", Neruda compõe muitos de seus poemas de amor com analogias à natureza, à América do Sul e à alimentos (pão, em destaque). A segunda, "Meio-Dia", traz ênfase para elementos do corpo de sua amada (olhos, sorriso, cabelo). Em "Tarde", os poemas assumem uma temática não mais voltada para o amor-romântico, conforme os das partes anteriores, nesta ganham caráter mais melancólico e mórbido, apesar de ainda serem poemas de amor. E, na quarta e última parte, "Noite", a temática dos sonetos voltam-se, não ironicamente, à dormir, à morte, ao tempo e a astros celestes - porém, não em caráter melancólico, mas sim nostálgico.
Pessoalmente, os meus poemas favoritos foram os de número XI, XLIV, XLV, LXVI, LXXVIII e LXXXIX (muito difícil escolher apenas um). Apesar de já conhecer Neruda, este foi o primeiro livro de poesias que li e recomendo muitíssimo, tanto para os que leitores que já estão habituados com este gênero quanto para os que, assim como eu, estão começando a se aventurar com os poetas.

alexiamc 02/03/2021

Curto, mas profundo
Em poucos versos, Pablo Neruda consegue transmitir o amor de uma forma muito sublime. Talvez esse livro se transforme em um remédio - leia um soneto por dia e sinta o amor que esse mundo tem para dar.

Kevin 02/03/2021

Achei os sonetos do Pablo Neruda muito líricos. Poemas não precisam serem explicados, mas não me senti muito entusiasmado ao lê-los. São muito bem escritos, mas acredito que talvez eu não esteja maduro para os poemas, quem sabe ao reler o livro futuramente eu mude de ideia e os perceba de outra maneira.

Luana.Lins 02/03/2021

Sempre ouvi falar de Neruda e comecei a ler com uma expectativa alta, mas infelizmente não foi como imaginava.
A utilização constante das palavras "pão, trigo, sal, mar e lua" como figura de linguagem não me agradaram.

Para quem não leu, recomendo que leia e tirem suas próprias conclusões.rsrs
Tem pessoas que amam e tem pessoas que não gostam muito, mas isso só sabemos ao ler!

Babs 19/02/2021

Muito bonito e tocante, me surpreendeu muito. Selecionei diversos sonetos como favoritos.

bia jordem 18/02/2021

Tanto amor que dói
Gostei imensamente da leitura. Recomendo para todos os fãs de poesia romântica. Aqui, Neruda derrama seu sangue e seu coração em 100 sonetos dedicados a seu grande amor, Matilde. Uma coletânea brilhante, que evidencia todo o talento deste grande escritor.

gabriellaasilvaa 09/02/2021

Neruda
Qualquer um pode ler um poema, mas são poucas as pessoas com a capacidade de entender e compreender o impacto de suas palavras

Alê | @alexandrejjr 03/02/2021

A paixão cotidiana

É, Neruda, não rolou. Gosto de crer que sou um homem sentimental, mas também acredito que a poesia funciona através de conexões e infelizmente não consegui tê-las neste “Cem sonetos de amor”. Vamos lá.

Composto na fase madura do ganhador do Nobel de Literatura, “Cem sonetos de amor” é inegavelmente um livro romântico. Dedicado à sua terceira e última esposa - antes amante -, Matilde Urrutia é a musa inspiradora dos sonetos e detentora dos derretidos versos de amor. O livro é composto de muitos versos livres, algo que já não me agrada tanto, e ainda usa e abusa de associações que fizeram pouco sentido para mim, como o mar, flores, o vento e as paisagens que o escritor guardava na memória e, por mais contraditório que isso possa parecer, tornou o ritmo cansativo e ironicamente pouco poético.

Esqueçam aqui o Neruda político, o militante atuante ligado à esquerda. Aqui Pablo é só amor e pouco quer saber do que se passa nos gabinetes burocráticos do Estado. A poesia de “Cem sonetos de amor” é uma coleção de versos feita por alguém que estava em plena sintonia com outra alma, outro corpo e se você for ler, esteja nesse estado também, senão pode se deparar com o mesmo resultado que eu encontrei.
Caroline 03/02/2021minha estante
Eu tô lendo pq o emicida cita esse livro em uma música. Mas nossa, não tá me tocando em nada. Acho q é só pq não estou na vibe apaixonada

Alê | @alexandrejjr 03/02/2021minha estante
Exatamente. Tem que estar perdidamente apaixonado (a) pra se conectar com o Neruda nesse livro.

caroline 03/02/2021minha estante
fiquei curiosa pra ler pq vi num dorama que gostei... mas eu gosto de ler pra me apaixonar pelo que estou lendo... se eu esperar me apaixonar pra ler e gostar... talvez eu nunca leia kkkkk

Carolina.Gomes 04/02/2021minha estante
Tb n curti. ?

Alê | @alexandrejjr 04/02/2021minha estante
Pois é, não consegui me conectar...

Ana 29/01/2021

Ah, o amor.
Eu super leiga, raramente leio esse gênero e me vi encantada.
Ouvi sobre esse livro através de um romance contemporâneo e quis imediatamente conhecer.
Tenho agora vários fragmentos e Sonetos inteiros dentre os favoritos.
Não posso negar que alguns exigiram de mim uma leitura mais atenta para entender o que de fato queria ser dito.
Deixo aqui um pedaço do favorito dentre os favoritos:
"Te amo sem saber como, nem quando, nem onde, te amo diretamente sem problemas nem orgulho: assim te amo porque não sei amar de outra maneira, senão assim deste modo em que não sou nem és tão perto que tua mão sobre meu peito é minha tão perto que se fecham teus olhos com meu sonho."
É isso...