O Bobo da Rainha

O Bobo da Rainha Philippa Gregory

Resenhas - O Bobo da Rainha

Renata.Mieko 09/03/2024

Quem poderia imaginar que a história pela visão do bobo da corte fosse tão interessante?
Adorei esse volume, como sempre, impecável.

Juliana 03/01/2024

A boba entre duas rainhas
Eu adoro a Philippa Gregory. Esse deve ser o sexto ou sétimo livro dela que leio. Gosto dela e do jeito como escreve mesmo não tendo gostado de todos os seus livros.

Alguns eu amei como A irmã da Ana Bolena ou A rainha domada. E por coincidência os que eu menos gosto são os que envolvem mais diretamente a Elizabeth I. Ela tem um peso histórico inegável e em geral gosto bastante desse período da História, mas nos livros da Philippa sempre a acho insuportável.

Esse livro, que eu recomendo demais, em todos os momentos que a Elizabeth aparece o livro perde seu ritmo. Achei o enredo meio floreado também, mas nada demais.

No final do livro é que os acontecimentos realmente me prenderam e o engoli.

Não foi uma leitura nota 10, mas até que gostei bastante.

Adriana854 11/10/2023

Excelente
Amo os Livros da Philippa Gregory de paixão! Ainda mais sobre a dinastia Tudor.

TÍTULO: O Bobo da Rainha

AUTORA: Philippa Gregory

EDITORA: Record

SINOPSE: A Inglaterra dos Tudors, com todo o glamour, intrigas e intolerância religiosa, ganha vida pela pena de uma das mais elogiadas autoras de ficção histórica da atualidade. Phillipa Gregory, considerada a dama do romance histórico, mostra que é possível romancear o passado, sem desafiar a historiografia. Ela é a guia perfeita pelos corredores palacianos de uma das épocas mais interessantes da história britânica. Autora do bestseller A irmã de Ana Bolena, que ganhou as telas numa superprodução estrelada por Natalie Portman e Scarlett Johansson, seus livros ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos nos EUA, feito extraordinário para uma inglesa.
Numa época em que uma mulher inocente pode queimar por heresia ou ser enforcada por heresia, espionar a rainha por amor a um traidor é a mais perigosa das escolhas. Em O bobo da rainha, Phillipa conta a história da judia Hannah. Fugindo da Inquisição, ela chega ao palácio de Whitehall e ingressa na corte dos Tudor, onde a conspiração espreita a cada mesura. A serviço do belo Robert Dudley, a jovem, que possui o dom da premonição, é enviada para espionar a princesa Mary Tudor, herdeira esquecida de Henrique VIII e Catarina de Aragão.
Em vez da temida tirana, Hannah encontra uma mulher ansiosa por sua chance de usar a coroa e motivada por um desejo visceral de fazer seu povo reaver a verdadeira fé, a fé Católica. Tudo isso, enquanto sua irmã, a protestante Elizabeth, observa atentamente seus erros e reza por sua morte.
Dividida entre a paixão por Dudley e o dever familiar, extasiada com os próprios dons e apreensiva em relação ao desconhecido, Hannah deve encontrar um caminho para atravessar esses tempos perigosos nos quais ela é ao mesmo tempo testemunha e artífice. Tempos nos quais professar a religião errada era uma sentença de morte; ciência e magia eram uma única arte; e amor verdadeiro podia significar a morte.
Habilmente, Gregory transforma este triângulo em uma grande história de amor, intrigas e traições.

carolmureb 11/12/2022

A rainha deste livro é Maria, filha de Catarina de Aragão e Henrique VIII. Chamada de Maria, a católica ou a louca, sua vida é reflexo do sofrimento vivido por sua mãe. O título da obra refere-se à narradora que é também um personagem. Em determinados momentos, a herança Bolena irrita pela postura e ambição de Elizabeth. Mas é preciso lembrar o contexto no qual essas mulheres viveram e o que tiveram que fazer para sobreviver. Leitura muito boa.

Súh 13/08/2022

Ah Hannah vou sentir saudade
A menina que era o bobo da Rainha e todo o desenrolar da história da Inglaterra, li cada página simplesmente apaixonada por tudo. Esse livro é uma preciosidade que merece ser lido por todos!

Juliana 29/07/2022

Meio utópico
Gostei mais do primeiro livro. Esse pareceu meio "para vender". Um romance meio utópico para época. A autora tentou dar um ar de modernidade no personagem principal. Vou tentar mais um da série, mas se for no mesmo caminho certamente abandonarei.

babisenberg 23/03/2022

Uma menina judia foge com seu pai da Espanha para a Inglaterra e lá ela acaba indo parar na corte dos Tudors como um bobo santo. Ela então se vê envolvida na rivalidade entre as herdeiras do trono e divida entre o dever familiar, seus dons e suas paixões.

Aline 28/11/2021

Um resumo de fatos históricos de um período esquecido! ?
Continuando a maravilhosa série Tudor de Phillipa Gregory (será que eu gostarei tanto assim de todos os livros?! ?), o Bobo da Rainha é o sexto livro da série (quando lida em ordem cronológica).

[Confesso que comprei e li este livro em 2012, de forma totalmente despretensiosa. Eu só gostava de História, nada do mais do que isso. Queria ler algo sobre a época Tudor, Henrique VIII, Ana Bolena e a Rainha Elizabeth ? Me lembro que, embora tenha gostado do livro, ele não me entregou o que eu queria na época - na época!]

Este é o primeiro livro que não fala sobre Henrique VIII e suas esposas (os anteriores giram ao redor desta temática). Ele se situa em um período esquecido na história, os anos entre a morte de Henrique VIII e o início do reinado de Elizabeth. Confesso que, antes do livro, tentei achar algumas informações sobre esta época e encontrei poucas coisas, a maioria relacionada à caça aos hereges.

Talvez por isto, por ter sido um período conturbado e efêmero, a autora tenha optado por focar este livro numa garota, judia. Hannah, uma garota espanhola que está na Inglaterra com seu pai para fugir da Inquisição (já que sua mãe havia sido queimada na fogueira ?) é a narradora.

Ela possui a Visão (algumas noções proféticas que nem ela entende muito bem) e logo é chamada a servir na corte do Rei Eduardo (único filho homem de Henrique VIII), que morre ainda jovem. No meio de muita confusão e conspirações, Hannah passa a servir à Rainha Mary (filha de Henrique VIII e Catarina de Aragão). Mas também conhece e serve, de certa forma, à Elizabeth (irmã da rainha, filha de Henrique VIII e Ana Bolena).

Grande parte do livro é focado na imagem da Rainha Mary e como Hannah a percebe. Afinal, é uma mulher que acende ao trono com 40 anos, que esperou a vida toda por aquele momento. O povo quis o seu reinado e a amou! Entretanto, católica fervorosa, ela "implanta" a caça aos hereges na Inglaterra e as fogueiras como forma de expiar os pecados de seu pai e seu irmão (que renunciaram ao catolicismo). Casa-se com um príncipe espanhol e não concebe um filho. Seu marido acaba rejeitando-a. Por fim, morre de amor e tristeza, como a mãe.

É também apresentada, embora não seja o tema central do livro, a famosa Rainha Elizabeth. Mas  aqui ela é mostrada como uma mulher extremamente calculista, cujo maior desejo é se tornar rainha. Extremamente desejável, ela é retratada como o expoente da sedução, capaz de seduzir até mesmo o marido da irmã para se proteger.

A forma como a autora apresenta fatos históricos e os entrelaça no romance é surpreendente! No meio de tudo isso temos a evolução pessoal de Hannah, que inicia o livro como uma criança, que se vestia de menino para se proteger. Ao longo de tudo, Hannah descobre o amor, a importância da lealdade e fidelidade (e seus perigos).

Enfim... ainda que seja um romance, há ali um ótimo resumo de fatos históricos (como a retomada de Calais pela França), ocorridos em um período não muito comentado na História.

Vanessa.Pitsch 06/05/2021

O bobo da rainha
Philippa não decepciona em seus livros, mas essa, ficou um pouco aquém do que esperava. Talvez por ter vindo depois de outro (A irmã de Anna Bolena) tão bom, parece que esse tem um ritmo mais lento. De qualquer forma, super recomendável!

Raquel 22/04/2021

Após o início da inquisição espanhola, Hannah Verde viu a mãe ser condenada a fogueira. Então, ela e o pai mudam-se para a Inglaterra protestante na esperança de recomeçar.
Ambos com novos sobrenomes, para esconder a verdadeira origem, estabelecem residência na nova pátria. Logo Hannah atrai a atenção de poderosos, graças a um dom de prever o futuro.
Pouco tempo depois, Hannah está servindo na corte como bobo Santo do rei. Porém, o rei com a saúde debilitada morre. Mary (filha de Catarina de Aragão) católica, assume o trono com o propósito de devolver a verdadeira religião à Inglaterra a qualquer custo.
Assim, Hannah está em perigo mais uma vez.

Esse foi o livro mais enfadonho que li da autora. Não gostei de Hannah e seu joguinho de espiã. Também, não achei justificável a separação dela, lá no final. Pra mim, não foi convincente.

Mas, no final de tudo, ela recobra a consciência e faz algo de bom.

@uaitolendo 15/02/2021

Gente, voces sabem o quanto amo Philippa, mas esse livro foi o mais arrastado que ja li. Nao que o livro seja ruim, e so muita enchecao de linguica. Eu nem sei o que escrever aqui. Nao sei dizer se gostei ou nao gostei. Ta muito foda. Minha intensao era ler os 9 livros da serie Tudor ate o fim de 2020, mas vou interromper. Pararei no sexto, e ano que vem eu volto. Prefiro, por que nao quero tomar ranço da autora que amo. Philippa é foda. Uma historiadora fantastica. Nunca ninguem falara dos Tudor como ela, mas ela enche muita linguiça e eu sou dessa que gosto de objetividade. Gosto de livro que vao direto ao ponto. Tudors, ate 2021.😘

Flávia HBS 11/10/2020

Bobo e vidente
Uma história interessantíssima sobre Maria I, a sanguinária, que teve um destino parecido ao da mãe, disputando trono e marido com Elizabeth filha de Ana Bolena. Um dos reinados mais violentos, a católica Mary foi uma grande infeliz em todos os sentidos. Grande livro.

Domino 25/07/2020

Adorei a leitura foi u. Dos livros que maia mexeu comigo em termos de coracao

Dani 16/01/2019

Terminei o livro querendo ler O Amante da Virgem com uma certa urgência. Sempre ouvi falar bem da Philippa Gregory, mas esse foi o primeiro livro que tive a oportunidade de ler graças a um clube de leitura que participo e sou muito grata às meninas pela indicação. O livro não me decepcionou nadinha. Uma trama envolvente e baseada em fatos históricos, com a qual a autora conseguiu misturar bem a ficção sem perder a sensação de veracidade. Para mim Hannah não passou de uma boba, no sentido mais literal da palavra, cuja lealdade verdadeira era consigo mesma. Foi interessante ler sobre as irmãs Tudor por uma perspectiva diferente e me deu um ânimo gigantesco não só em ler o livro sobre a Elizabeth, como os sobre as rainhas que as antecederam e o sobre da Mary Stuart.

Isa Soares 11/12/2016

Finalmente consegui ler mais um livro da série sobre os Tudors escrita pela Philippa Gregory. Infelizmente essas belezinhas estão quase indisponíveis e encontrar um é uma grande felicidade.

Neste quarto volume, Philippa retrata a Inglaterra após a morte de Henrique XVIII. Mais uma vez temos duas irmãs sendo o grande centro da história, Mary e Elizabeth Tudor, porém que narra é Hannah, o bobo da rainha.
Essa gorata caiu quase sem querer na corte. Ela e seu pai são judeus e vieram para a Inglaterra fugindo da inquisição. Por conta de um poder extraordinário, ela acaba por ser grande serventia na corte. Ajudando tanto a rainha quanto aos seus opositores. E é essa posição dual e contráditoria que tanto me incomodou. Nós nunca sabiamos quais eram realmente os planos dela. A única vantagem de termos ela como protagonista é por que temos uma visão ampla dos acontecimentos.

Mais uma vez, Philippa faz uma boa interpretação dos acontecimentos, exprimindo as intrigas, as dores, os anseios e as grandes mudanças sofridas na Inglaterra em meados de 1500 como se nos transportasse para lá.

Porém, além de ser um bom entreterimento não pode ser utilizado como fonte para estudo sobre o período.
Super recomendo para quem gosta de romance histórico, de histórias de reinado e é claro para quem é fã dos Tudors. Com certeza será um bom divertimento.