História do Futuro Miriam Leitão

Resenhas - História do Futuro

Felipe 06/01/2016

Leitura obrigatória do presente
Míriam Leitão escreve muito bem. Para quem a lê, isso não é surpresa nenhuma. Mais que escrever bem, o que ressalta aos olhos, na minha opinião, quando a leio, é que ela pensa muitíssimo bem. Costumo dizer que seu livro "Saga Brasileira" é tão bom e importante, que deveria ser ensinado nas escolas. Naquela obra se aprende tanto sobre economia e moeda, que faria um bem danado a todo mundo que ter acesso a isso.
Com "História do futuro" não é diferente. Minto, é sim. Esse livro é distinto. É contundente como poucos. Ao final da leitura (e durante), você torce para que a presidente, assessores, ministros, deputados, senadores, estejam lendo o que você lê. É uma obra que aponta com propriedade inúmeras falhas no Brasil, mas que quer o bem do nosso país. Uma crítica construtiva de quase 500 páginas. Não é segredo que a situação brasileira está ruim, que o atraso que pensamos estar diminuindo, voltou. E é um alento ver um caminho traçado para o Brasil. História do futuro é, sim, pretensioso e ambicioso. E daí? Passamos a viver num ambiente em que pretensão e ambição são coisas negativas. uma síndrome de inferioridade que não traz benefício a ninguém. A não ser aos políticos que insistem em dividir os brasileiros em coitadinhos e elite. A obra de Míriam Leitão não é definitiva, mas cria alternativas, sensatas e bem fundamentadas, para um país que as necessita, mais que nunca. É um sopro de ideias em uma terra que, de repente, quer "estocar vento".
edu basílio 06/01/2016minha estante
quero muito ler, lipe!

Felipe 06/01/2016minha estante
É imperdível, Edu!

Lanny 21/01/2017minha estante
Maravilhoso, eu amei esse livro. A forma como a Miriam escreve é fantástico, ela facilicita para q todos os leitores tenham compreensão do que ocorre em nosso país, com temas bem divididos.

Gabi 10/09/2020minha estante
Terminei de ler a pouco tempo! Fiquei arrependida de não ter lido antes, de tão bom que ele é! Miriam Leitão além de escrever muito bem, ela tem a sensibilidade de escrever para todos!! Independente de escolaridade. Leiam!!

Rafael 01/01/2023minha estante
Livro muito interessante. Traz boas visões sobre o destino e desenvolvimento do Brasil, em diversos aspectos. Li em 2022, por isso achei bem interessante comparar o cenário de 2015 e as análises de Míriam para o futuro, observando o que se concretizou ou não. Por ser um livro antigo, talvez a leitura fique um pouco cansativa e esteja desatualizada em vários aspectos. Mas é muito importante revisitar a história recente e apreciar as ótimas análises de Míriam Leitão sobre nosso país.

ToniBooks 28/11/2021

Além do horizonte.
A jornalista e especialista em economia Míriam Leitão, nessa "História do Futuro", projeta alguns cenários para o por vir do Brasil. Com uma narrativa em formato jornalístico, Míriam reflete sobre os principais aspectos da vida que podem culminar no avanço ou no retrocesso de nosso país, notadamente as questões de política externa, educação, preservação do meio-ambiente e, claro, uma economia diversificada e livre. Assim, debruçando-se capítulo a capítulo sobre esses temas, a autora propõe uma série de desdobramentos futuros, sem esquecer de salientar que nenhuma previsão é absoluta, mas não haverá futuro benéfico se, desde já, não colocarmos essas questões urgentes em pauta.

Danielle.Duca 09/11/2021

Excelente livro! Aborda de uma forma ampla e esclarecedora as principais temáticas da sociedade brasileira, nos trazendo esperança p um futuro melhor p nosso país. Sendo necessária a reflexão hoje e adoção de ações imediatas p garantir a mudança do cenário brasileiro a longo prazo. O Brasil tem muitas possibilidades de alavancar em todos os aspectos mas é preciso encontrar e persistir no rumo certo. Conhecer o passado, analisar o presente e planejar o futuro!

Van Baldacim 07/10/2015

Envolvente, assustador, obrigatório!
A joranlista Miriam retrata linda e brilhantemente tópicos que necessitam de mudanças drásticas para o nosso futuro. Diferentemente do que achava, em momento algum o livro é cansativo e cheio de números. Livro inteligente e que acorda o cidadão brasileiro, falando do passado e mostrando que o futuro já é o presente que vivemos. Recomendo super!

Jon 24/11/2022

Excelente análise
Miriam Leitão nos apresenta o seu panorama, tomando por base toda a sua bagagem de experiências com o Brasil, acerca do nosso futuro, ou melhor, dos caminhos que podemos tomar rumo a ele. Abordando uma série de temas ela nos apresenta o momento atual e faz um link com o passado para, partindo dele, explicar nossa condição atual e lembrar que é no agora ué escrevemos o futuro.

Conrado 23/10/2015

História do Futuro
Pela competência de expor tantos assuntos de uma maneira tão corajosa, fundamentada e compreensível a todos, esse livro merece 06 estrelas!!
Que pudéssemos ter mais literatura assim, que nos faça acreditar, apesar dos incontáveis obstáculos, em um país mais preparado para o futuro.

De Cara Nas Letras 23/01/2016

História do Futuro
Míriam Leitão é uma das jornalistas brasileiras mais conhecidas. Mesmo vítima da ditadura militar, ela não baixou a cabeça e no jornalismo buscou sempre caminhar para a transparências das coisas. Em 2012, ela foi consagrada com o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Melhor Livro de Não Ficção com o livro Saga Brasileira (Ed. Record) e, após publicar Tempos Extremos (sua primeira ficção) ano passado pela Editora Intrínseca, ela volta em 2015 com História do Futuro, mais um ficção que não deixa de ser tão grandioso quanto os seus livros anteriores.

História do Futuro é fruto de quatro anos de entrevista e pesquisa árdua nos campos da economia, politica, saúde, demografia, natureza entre outros, tudo isso para ter uma visão futurística do horizonte brasileiro impulsionando o olhar para além do presente mostrando como estaremos daqui para lá e quais os caminhos que devemos traçar para alcançar a marca de um país melhor e mais justo.

Com isso, vemos que o texto dá autora não é nada misticista, afinal ela tem base e fontes para falar com propriedade dos temas abordados ao longo dos 12 capítulos. O Brasil é o maio país com maior número de diversidade terrestre e aguá doce, embora haja um desmatamento grande na Amazônia, são mostrados programas com o intuído de reverter esse quadro e visa diminuir o desmatamento a longo prazo. Essa biodiversidade é uma das grandes chaves para o nosso futuro, temos um solo fértil e rico, e podemos usar isso para nosso bem se soubermos utilizá-lo de maneira certa, destruir a floresta sem um investimento cientifico é burrice, afinal ainda há muito o que explorar que poderá ser utilizado seja para fins cosméticos, farmacêuticos e até mesmo agrícola.

Em um país em que perdem a vida a cada ano, por homicídio, mais brasileiros do que o total de soldados americanos mortos em 15 anos da Guerra do Vietnã, a população vai diminuir e a maior vítima será de jovens negro que ainda sofrem preconceito racial. A população irá viver mais e a população irá envelhecer, a autora mostra que é preciso mudar nossa visão de velhice, dando mais cabimento para pensarmos melhor as nossas condições de vivencia. Têm gente se aposentando muito cedo e se continuar dessa forma o tesouro nacional vai quebrar.

Ainda que a população esteja envelhecendo, o número de jovens querendo investir e abrir seu negócio é ainda maior; é a busca por uma independência e um futuro seguro. Os mesmo estão buscando sozinhos e com dificuldades investir em conhecimento para conseguir chegar onde desejam. O futuro das salas de aulas brasileiras será digital e mudar será preciso para melhorar a qualidade de ensino, caberá a população cobrar melhorias e vemos pais desejam educação boa para seus filhos para não repetir o descaso que ocorreu quando não tiveram oportunidade ingressarem num colégio por n's motivo.

"O grande estímulo para avançar deve ser a certeza de que já temos muitas vitórias a comemorar. O país tem na área econômica uma infinidade de temas a enfrentar e tarefas a cumprir. O volume delas pode desanimar. No entanto, o olhar para trás estimula pelo muito que já foi feito. O Brasil ficou mais interessante e promissor depois que conseguiu vencer a hiperinflação. Não foi fácil nem foi por milagre. Foram necessários anos, o envolvimento das famílias, o pacto político, a mudança de hábitos, para que deixasse a sina de país de alta inflação que o perseguia desde os anos 1950.
Vários outros temas começaram então a nos ocupar. Confira alguns itens da lista enorme de avanços institucionais, de leis que passaram a valer e de novas políticas públicas após a estabilização: a universalização do Ensino Fundamental, os sistemas de avaliação da educação, a implantação do Sistema Único de Saúde, a redução do desmatamento, a inclusão de negros e pobres nas universidades públicas, as novas políticas de combate à pobreza e à pobreza extrema, a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Brasil passou a seguir uma agenda de modernização avançando um pouco a cada ano depois de 1994. Bancos foram saneados, dívidas de estados e municípios, renegociadas, a nova lei de falência, aprovada. Nada foi linear nem se esgota no que listei; sabemos que a variedade dos temas aumentou e o país tomou consciência da sua complexidade."

Míriam leitão apresenta que a democracia está em crise, mas que ao mesmo tempo se mostra mais forte do que nunca, pois os brasileiros já escolheram que o futuro continuará sendo democrático. A corrupção atrasa o país e isso vem frustando a população que cansa de ver tanta roubalheira. Será um dos trabalhos enfrentar e tornar um Brasil mais justo fiscalizando melhor o que se passa no congresso. Um dos maiores descasos do Brasil é na questão do saneamento básico, inúmeros problemas de saúde poderiam ser evitados caso investissem mais nesse problema público.

Vemos que temos tudo para nos tornamos um país de qualidade de vida superior e que fica a nosso cargo não só anotarmos na agenda, mas sim por em prática tudo o que já sabemos para alcançar essas mudanças, e não deixar que a natureza cuide de fazê-lo sozinha.

História do Futuro é não-ficção mas isso não quer dizer que ele seja um livro chato e acho que a autora focou em ser o mais acessível possível para que mais pessoas compreendessem o que ela queria falar, além do mais, a Míriam não toma partido politico, criticando erros cometidos em quaisquer gestões politicas sejam do passado ou atuais e isso é excelente.

O livro da Miriam Leitão foi uma grata surpresa e uma das melhores leituras que fiz este ano, estava precisando de um choque de realidade em meio a tantas leituras de ficção. Apesar de ver o Brasil sempre num índice ruim, fiquei contente e esperançoso ao ler essa visão baseada em fatos de um futuro promissor.

É necessário para compreendermos onde estamos e o que precisamos fazer para atingirmos as melhorias essenciais. A História do Futuro ainda não foi escrita; ela está em fase de construção e é por isso que recomendo a leitura deste livro.

site: http://decaranasletras.blogspot.com.br/2015/11/resenha-120-historia-do-futuro-miriam.html
Joy Eric 28/04/2016minha estante
um Dearest
Meu nome é Joy Eric como você está fazendo hoje e como sobre a sua saúde, espero que você está muito bem e good.Any depois de passar pelo seu perfil neste site i se interessou em you.I vai gostar de tê-lo como meu bom amigo quem eu gostaria de partilhar a minha experiência de vida with.Your sexo, idade, raça, nem a distância não importa para mim sim o que mais importa em um relacionamento é a maturidade, a verdade ea honestidade que existem entre friends.So eu gosto de você entrar em contato comigo de volta através do meu endereço de correio privado (joyeric688@gmail.com) para que eu possa lhe dizer mais sobre o meu ego e lhe enviar mais fotos do me.Yours Atenciosamente,

Lucas 05/01/2023

Uma história do ~passado
Comprei esse livro em uma banca numa estação do metrô de São Paulo, na metade de 2022. Li rapidamente os capítulos e o ano de publicação: 2015. Achei que a leitura seria interessante, e acabou sendo mesmo.

As três estrelas não foram pela desatualização do livro, mas sim pelo título. Míriam não conseguiu escrever muita coisa concreta que pudéssemos levar para frente. Se em 2022 (7 anos depois) o livro já está um pouco obsoleto em suas perspectivas, daqui 10, 15 ou 20 anos, será como ela mesmo disse no capítulo de Tecnologia: o erro é a gente achar que o futuro é o presente incrementado.

Ela que tanto criticou a gestão petista, no livro, enquanto concedia afagos a FHC e Sarney não previa que Bolsonaro romperia com toda a normalidade democrática do país. Vê-la emocionada na posse de Lula enquanto lia suas duras críticas à sua gestão 2003-2010 foi no mínimo cômico.

Por fim, a leitura do presente (2015) e sua análise do passado são certeiras. As histórias de pessoas do povo, contadas aqui e ali, só enriqueceram a obra de Míriam. Poderia ser menor? Poderia. Muita enrolação e repetição das mesmas ideias nos capítulos. Mas valeu à pena.

matheusliteratura 08/09/2021

História do futuro
Você já brincou de advinha? Gosta de ver alguém dando uma de Mãe Dináh? Pois bem, e seu te contar que é justamente isso que Míriam Leitão tenta fazer nesse livro?

Com um capítulo para cada uma das grandes áreas cujo país precisa se dedicar nos próximos anos (décadas) em busca do desenvolvimento. Da tecnologia ao meio ambiente; da água ao racismo; da educação à urbanização. Míriam não deixa pontas soltas nessa obra profética. Ou melhor, deixa. Diz que todas as previsões podem não se concretizar, afinal, tudo é feito com os dados de hoje e com projeções ? que infelizmente acabam por desconsiderar algumas variáveis.

Publicado em 2015, o livro já começa a acertar algumas previsões. Na época em que foi publicado, a região sudeste vivia uma crise hídrica e falava quais as medidas necessárias para evitar isso novamente. Não foi feito e a seca voltou.

Míriam não é só uma boa jornalista. Nesse livro que busca ser técnico ela mostra toda a experiência acumulada nos longos anos escrevendo ficção, a escrita dessa mineira é cativante. E não só a escrita. Ela sabe mesclar opinião de especialistas, histórias de pessoas comuns, uma imensidão de dados de grandes órgãos ou agências e a própria biografia para fazer de análises técnicas quase uma obra literária.

Sem se esquivar de assuntos polêmicos, como reforma da previdência ou escândalos de corrupção, ela conduz os capítulos sem se preocupar com quem pode agradar (ou desagradar).

"Quem não sabe de onde veio, não sabe para onde vai". Míriam sabe disso e antes de cada previsão trás a evolução história de como chegamos até aqui.

Passado. Presente. Futuro. O livro faz um panorama completo do Brasil, respinga no mundo e faz previsões do futuro que o tornam uma leitura obrigatório para quem quer entender mais sobre nossas mazelas atuais e futuras sem enfrentar grandes estudos técnicos e linguagem empolada.

nilo 24/05/2022

Detalhado
Muito interessante, Miriam aborda vários assuntos e fala muito bem sobre todos eles, trazendo números sobre tudo e com muita precisão, um livro bem trabalhado por ela.

sirlani.lopes 22/01/2023

Muito enfadonho
Por ser tratar de temáticas com grandes informações se torna uma leitura cansativa demais?????????..

Lindy.Heller 05/12/2021

HISTÓRIA DO FUTURO
Escrito pela jornalista Miriam Leitão, História do Futuro foi lançado em 2015 com o objetivo de fazer uma análise do país naquele momento e uma projeção para como estaríamos dentro de 5 a 10 anos.
Abordando as áreas como meio ambiente, demografia educação, economia, política, saúde tecnologia, o livro pode servir como um soco no estômago ao apresentar algumas duras realidades e uma brisa de esperança ao olhar para o futuro, claro que se tivéssemos seguido minimamente o que os especialistas relataram a Miriam em três anos de pequisas.
Durante a leitura passei por fases de revolta ao comprar como poderia ser a atual realidade do país e em qual ela se encontra, mas ainda há tempo de começar a mudar alguns aspectos e salvar o que temos de valioso em nossas terras.
Vale lembrar que é um livro de cunho jornalístico, talvez para quem não seja do meio, ele possa ser um pouco massante, mas é uma leitura extremamente válida para quem busca entender um pouco das áreas abordadas no decorrer das páginas.
Miriam Leitão foi ousada ao se aventurar em escrever sobre os mais diversos temas, dando uma boa explicação sobre cada um, além de uma aula de jornalismo reportagem em quase 500 páginas.

⏳ tempo de leitura: 16 dias
⭐ nota: 5 / 5

site: https://www.instagram.com/p/CW_9Yi9lDPZ/

Jennifer 16/06/2021

Apesar de ser uma previsão otimista, autora trazem dados e aspectos que o Brasil precisa trabalhar para se tornar uma nação desenvolvida. Os assuntos e os problemas são bem atuais, e as previsões de melhorias continuam sendo previsões, já que se considerarmos os dados e as análises desse livro, o Brasil atualmente está estagnado ou pior em retrocesso.

Leonardo 14/07/2022

A autora realizou análises sobres projeções em diversas áreas, como demografia, educação, economia, classe média, política e saúde.