Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia

Tudo o que você precisa saber sobre Mitologia Kathleen Sears

Resenhas - Tudo o que você precisa saber sobre mitologia

Ileana Dafne 01/09/2015

Leitura fácil e interessante
Quando tive a oportunidade de escolher um livro para resenhar e vi "Tudo o que Você Precisa Saber Sobre Mitologia", nem titubeei e o escolhi, já que amo mitologia, acho muito interessante como os povos antigos conseguiam encontrar formas para explicar cada acontecimento e criar lendas formidáveis e surpreendentes.
Kathleen Sears escreveu de forma bastante simples e de fácil entendimento sobre mitologia antiga, grega e romana. Ela aborda desde a explicação dos gregos, principalmente, e dos romanos sobre a origem do universo, até acontecimentos corriqueiros do dia a dia sob o ponto de vista desses povos.
No livro encontramos muita informação sobre mitos, os principais contadores de histórias gregos (Homero, Hesíodo e Ésquilo) e romanos (Virgílio e Ovídio), sobre alguns dos mitos mais famosos, sobre os vários tipos de seres mitológicos, sobre os heróis, sobre a guerra de Tróia e faz uma conexão entre os mitos e as artes, no cinema, na cultura popular, compara as mitologias grega e romana e fala sobre ela nos tempos atuais. Podemos fazer uma listagem de vários clássicos que podemos ler e dos filmes para vermos como os autores e diretores interpretaram cada mito.
A escrita é muito boa e bastante fluida, você lê e nem percebe que o tempo está passando.
Durante a leitura percebemos que a autora nos dá diversas dicas de livros, filmes, séries, que tratam sobre mitos ou que foram influenciados por mitos.
Eu acho muito interessante a forma como esses mitos foram desenvolvidos, a criatividade desses povos que por não conseguirem explicar certos fenômenos, acontecimentos, criaram uma forma de explicá-los e muito bem, que se o diga.
Algo que se pode notar claramente é em como os seres tinham personalidade forte e eram muito vaidosos, orgulhosos, poderosos, vingativos, geniosos e tinham o que queriam nem que fosse pela força. Os seres mitológicos se relacionavam entre si e com humanos, as histórias são regadas a muito sexo (nem sempre consensual) e sangue.
A leitura foi muito interessante e divertida, a autora fala com certo teor irônico e torna a leitura mais agradável ainda. O livro foi um prato cheio para mim, tem romance, drama, até certo terror! Esse livro é proveitoso para qualquer pessoa, tenha ela algum conhecimento sobre os mitos ou não.
Super recomendo a leitora a todos!!

site: http://www.livroseflores.com/2015/08/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

Paula Juliana 29/08/2015

Resenha: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Dos deuses e deusas aos monstros e mortais, seu guia sobre a mitologia antiga - Kathleen Sears http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/08/resenha-tudo-o-que-voce-precisa-saber.html

''Cronos ficou à espreita naquele noite, armando com a foice feita pela mãe. Urano começou a fazer amor com Gaia. Cronos, sem perder tempo, agarrou o genital do pai e cortou- o com a foice. Em seguida, jogou o órgão amputado dos céus em direção ao mar.''

Quando o assunto é mitologia sou uma mega hiper super fã, então, quando a Gente Editora lançou mais um volume dessa coleção que adoro e sobre esse tema que é uma paixão minha não resisti e solicitei essa lindeza: Tudo o que você precisa saber sobre mitologia - Dos deuses e deusas aos monstros e mortais, seu guia sobre a mitologia antiga de Kathleen Sears.

Logo nas primeiras páginas já me vi imersa em puras histórias de amores, traições, paixões, invejas e disputas, guerras... gêneros e mais gêneros em um só: MITOLOGIA!!!! Essa grande riqueza!

Titãs, Deuses e heróis. Grega (G) e Romana (R). As origens dentro das origens.
Urano com sua insanidade, Cronos assim como o papai tomado por sua pura loucura se alimentando dos próprios filhos. Engolindo-os INTEIROS!
Zeus e seus romances. Que Deus sedutor e infiel é esse?!?
As mulheres como sendo fontes de desejo, curiosidade, paixão, sexualidade e traição.
Pandora e sua caixa, as primeiras grandes Deusas irmãs do Olimpo. Hera irmã e esposa de Zeus... sim, incestos a parte, Rainha dos Céus, Deusa do parto e defensora do casamento. Héstia Deusa do lar, a Deusa virgem! Deméter que também esteve nos lenções de Zeus, Deusa da fertilidade e agricultura.
Minhas adoradas Moiras filhas de Zeus e Têmis (Tia), sim, ele não perdoava, responsáveis por tecer, medir e cortar os fios da VIDA!
As fúrias feitas da RAIVA, sangue e traição!

Então chegamos aos mais famosos e principais Deuses do Olimpo, filhos de Cronos, Zeus - Deus do céu, podo poderoso senhor da justiça e vingança -, Poseidon e seus imensos mares e oceanos, e Hades e a terra dos mortos, sendo bem imparcial, A-D-O-R-O tudo que fale do mundo inferior, da mitologia de Hades e Perséfone, cuidado com o que você come, do barqueiro e suas moedas, das ramificações da terra dos mortos até as profundezas do Tártaro.

Essa obra é super completa deixando bem claro que aborda a mitologia grega e romana, com textos curtos, objetivos e de muito bom humor - que os DEUSES me protejam! Conseguimos conhecer e entender muitas histórias desde Tifão - metade homem e metade animal, passando por Deuses como: Afrodite, Apolo, Hefesto, Dionísio, Hermes, Atenas, e por criaturas como: ninfas, sátiros, medusa, centauros (Vamos Sagitário!!!!), esfinge, minotauro, passando por Hércules e seus trabalhos, vários heróis, chegando a Guerra de Troia e comparando mitologia grega e romana.

É um livro curioso, delicioso e muito dinâmico!

Curto muito mesmo a mitologia grega, até mais que a romana, com exceção a Guerra de Troia que é bárbara, o engraçado é que as duas se misturam e se modificam, elementos que aparecem em ambas com nomes diferentes e histórias semelhantes.
É incrível também como elementos atuais tem suas origens explicadas pelos mitos, como: estações do ano, os signos, expressões que usamos e os próprios elementos como ar/vento e tufão, que é referencia a Tifão, o Titã.
Outra curiosidade que a obra apresenta são as dicas de filmes, séries, músicas, livros que são baseadas nas mitologias.

Deixo na resenha um pedido para a Gente Editora, assim como para as demais, as mitologias gregas e romanas são maravilhosas e mega conhecidas, mas eu como leitora amaria ler um livro como esse sobre as mitologias celta e nórdico que entre muitas são minhas preferidas e muito, muito interessantes. #FicaoPedido

É obvio que recomendo Tudo o que você precisa saber sobre mitologia, com ele conheci e entendi melhor muitas histórias e principalmente encontrei mitologias e seres que sou apaixonada, como uma insana leitora consegui por meio dessas páginas entrar em contato com Deuses, heróis e muitas criaturas.
Desejo que encontrem o submundo, esbarrem com Hades, enfrentem Cérbero, decifrem a Esfinge, cortem as cabeças de Hidra e se tiverem sorte tenham uma bela noite de prazer com Zeus, com a benção e consentimento de Afrodite. Nos encontramos no Olimpo... ou no Tártaro!

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/