Sonho Febril

Sonho Febril George R. R. Martin

Resenhas - Sonho Febril

Larissa3666 23/01/2024

O velhinho entregando desde o começo
Essa leitura realmente foi muito surpreendente, não esperava nada e o velhinho entregou uma mitologia de vampiros muito interessante, além de uma narrativa envolvente em um contexto histórico bem trabalhado. O começo do livro senti um pouco travado, mas ele se justifica conforme o avanço da narrativa, que acaba sendo mais lenta mas envolve conforme os personagens vão sendo mais desenvolvidos. Considerando que esse foi o primeiro livro publicado pelo Martin, podemos dizer que o autor estava destinado a escrever boas histórias.

Fernando Lafaiete 21/08/2015

Sonho Febril: Um livro imersivo e mais do que viciante!

O que dizer de um livro fantástico como este, escrito por um escritor que já se provou ser um gênio da literatura? Será muito difícil expressar em palavras o quanto eu amei "Sonho Febril". Como George Martin é meu escritor favorito, já esperava que este livro fosse maravilhoso, e confesso que fiquei com medo de me decepcionar. Mas todas as minhas expectativas foram mais do que supridas.

O livro irá contar a estória de Abner Marsh, um barqueiro falido que recebe uma carta de Joshua York, um rapaz muito rico, que propõe a ele financiar sua falida companhia de barcos a vapores, desde que ele aceite ser seu sócio e capitão de seu principal navio, em uma viajem que Joshua precisa muito realizar, pois tem o intuito de cumprir uma missão. Desde o começo, Joshua York demonstra ser um rapaz misterioso e reforça ao Marsh que caso ele aceite tal proposta, ele nunca deverá fazer nenhum tipo de questionamento, nem sobre o objetivo de Joshua e muito menos sobre suas peculiares atitudes. Sobre tais atitudes estranhas, Joshua informa que dorme de dia e só sai a noite. Sua pele é extremante branca e seu olhar é hipnotizante. Apesar de ficar muito desconfiado, Marsh aceita tal proposta desde que Joshua aceite bancar a construção de um super barco a vapor que Marsh sonha em construir e que ele promete que será o barco mais veloz de todos! (Nada do que eu disse neste parágrafo é spoiler, pois tudo isso acontece no primeiro capítulo do livro). Como vocês poderão notar na sinopse, este livro é um livro sobre vampiros, então nem preciso dizer o que o York é, correto?? E isso também não é spoiler, pois é uma coisa óbvia.

Paralelo aos dois personagens principais, acompanhamos também a vida de uma "família" de vampiros que vivem isolados em uma fazenda, e é nesta família que conhecemos os dois personagens mais odiosos do livro inteiro. O primeiro é o Damon Julian, o mestre de sangue dos outros vampiros desta fazenda, uma "criatura" totalmente inescrupulosa e sanguinária. Em "Sonho Febril", não pensem que vão encontrar vampiros que se apaixonam pela mocinha, que brilham no sol ou que tenham pena de matar. Aliás, este livro foi escrito por George Martin, então esperem o contrário de tudo que citei, leiam esperando muita morte e consequentemente muito sangue!
O segundo personagem mais odioso do livro é o sour Billy Timpton, capataz da fazenda, que por incrível que pareça, é humano e extremamente fiel ao Julian.

Sobre os dois personagens principais (Abner Marsh e Joshua York), devo dizer que ambos são memoráveis e dificilmente vocês não torcerão para eles. A amizade dos dois que vai sendo construída durante o desenvolvimento da estória é incrível. Eles acabam se tornando muito mais do que dois amigos, eles se tornam praticamente irmãos, e uma confiança mútua surge entre eles, e a mesma faz com que ambos arrisquem a própria vida para salvarem um ao outro, em momentos que é difícil não ter quase um infarto quando lemos estas partes.

No começo, este livro despertou uma sensação estranha em mim, pois até eu me acostumar com a ambientação que o Martin escolheu para a estória, eu estava achando o livro um pouco cansativo e ao mesmo tempo viciante.Mas depois o livro fica só viciante, de maneira que é difícil você parar de ler!

A estória se passa em 1857 e devo explicar que o nome do livro se dá devido ao nome do barco que o Marsh constrói. O barco se chama Fevre Dream (Sonho Febril em inglês). E durante a leitura, acabamos percebendo que tal barco a vapor, é o grande protagonista desta estória, vocês entenderão depois de lê-la!

A estrutura narrativa é fascinante e perfeita. E o desenvolvimento dos personagens é maravilhoso. Existem várias cenas de ação, suspense, "mistério" e várias cenas em que você torce para que os personagens não tomem algumas atitudes, pois como leitores, percebemos que alguma merda irá acontecer nessas partes. E ler algum livro do Martin, sempre dá aquele frio na barriga, pois nunca sabemos se os nossos personagens favoritos vão morrer ou se vão viver; e essa imprevisibilidade só faz com que o livro fique cada vez melhor. E lógico que não direi aqui se Joshua e Abner morrem, pois o legal é o suspense! ;)

E devo reforçar que os vampiros de "Sonho Febril" , são como os vampiros devem ser. Desgraçados ao ponto de fazerem com que os odiemos cada vez mais, com uma intensidade que vai aumentando a cada página que lemos. Destaque para o maldito do Damon Julian. (Que personagenzinho gente! Torci o livro inteiro para que ele fosse torturado e tivesse a pior morte de todas!! rsrs)

Termino esta resenha dizendo que o epílogo não poderia ser melhor, foi exatamente o que eu esperava. Martin escreve com maestria e este livro só veio para reforçar que ele é um tremendo escritor e um dos melhores, senão o melhor escritor da atualidade!

Devo e preciso parafrasear o George R. R. Martin, copiando a dedicatória que ele escreveu em "Sonho Febril", mas dessa vez, dedico à ele, com uma pequena alteração. "Dedico esta resenha ao George R. R. Martin, um tremendo escritor e um sonhador febril como poucos!"

Muito Obrigado!

Thaís Damasceno 18/07/2017minha estante
Acabei de pegar esse livro pra troca por causa dessa sua resenha.... Valeu ahah

Fernando Lafaiete 15/09/2017minha estante
Que bom Thaís! O começo é meio arrastado, mas o desenvolvimento é maravilhoso. Como já te disse: LEIA!!! Espero que goste tanto ou mais do que eu (se é que isso é possível) Rrsrs!

José Pires 06/03/2022

Barcos e vampiros.
O livro apresenta os EUA antes e durante a guerra do fim da escravidão, barcos, comércio e uma raça violenta que matam aqueles que se intrometem nas suas vidas, esses são os vampiros do livros, mas poderiam ser os humanos do mundo atual....
Livro bem equilibrado e desenvolvido.

Rafaela B 14/08/2015

Sonho Febril
Quando ganhei esse livro me disseram que era uma mistura de Mark Twain e vampiros, acho que o certo seria Mark Twain + Anne Rice = George Martin. Uma equação impossivelmente perfeita!
O Sul dos EUA de Mark Twain com os vampiros da Anne Rice só poderia dar um livro maravilhoso e nas mãos de George Martin foi isso que aconteceu.
É um daqueles livros que você quer chegar logo ao final ao mesmo tempo que deseja que ele nunca acabe. É o que sinto nesse exato momento por tê-lo acabado. Ás 4h da manhã.
Acho que estou ainda em transe e só me prolongando no que senti pelo livro e nem contei a história dele ainda, então, lá vai:
Abner Marsh é um dono de barcos a vapor mercantes dos rios do Sul nos anos 1800, que sofreu recentemente um infortúnio: perdeu todos seus barcos em acidentes e catástrofes. Vê-se perto da falência quando um estranho lhe propõe um acordo que vai salvá-lo além de realizar seu maior sonho - construir o barco mais bonito e veloz que já cruzou os rios dos EUA. A proposta lhe parece boa demais para ser verdade, afinal seu sócio vai entrar com todo o dinheiro para a construção do barco e ele irá contribuir apenas com seu conhecimento de "homem do rio". Bem, o sonho e a falta de outra opção o levam a aceitar. Isso vai mudar sua vida para sempre. No trato seu sócio só diz que tem hábitos um pouco peculiares, como somente sair a noite e que tem negócios escusos a tratar e que sumirá por dias até e Marsh deve esperá-lo e não fazer perguntas pois será obrigado a mentir se pressionado. No começo Marsh, aceita mas quando isso começa a afetar a reputação de seu novo barco ele começa a investigar e não sossega até descobrir a verdade. A história que Joshua, seu sócio, lhe conta parece saída de um romance de terro e ele se vê de uma hora para outra no meio de uma guerra de vampiros, que não são em nada parecidos com os vampiros das lendas que conhecemos, apesar de se beneficiarem dela, e eles têm planos sombrios para seu lindo barco Fevre Dream. Marsh irá ter um papel importante nessa guerra e ele também aprenderá que não existe barreiras para a amizade.
O livro é emocionante, cheio de momentos de suspense e ação, e claro daquele toque gracioso dos vampiros. O legal também é pesquisar sobre os barcos a vapor da época, que eram lindos à sua maneira (apesar de que pela descrição, com certeza foram um dos maiores responsáveis pelo buraco na camada de ozônio). Indico para fãs do Martin, vampiros, romances estilo Mark Twain e para todos que gostam de um bom livro.
Claire 23/01/2016minha estante
Estou ainda no finalzinho do livro, uma obra é tanto, nossa, perdi o fôlego várias vezes. Queria que tivesse continuação, fiquei triste ao saber que foi escrito há uns vinte anos ;(

Fabricio.Fracaro 10/06/2020

Abordo do Sonho Febril
Nos últimos anos venho lendo livros do George R.R Martin, a gosto da grande maioria, esse foi um dos que gostei demais, ele sabe viajar por vários cenários em suas histórias e isso faz com que goste de ler sempre algo dele.
Em Sonho Febril eu gostei muito da temática sobre "Vampiros" e dos vapores do Mississípi, dá para imaginar as cenas perfeitamente por causa da narrativa do George, um livro lento que tem um tom sombrio.
Apesar de falar de monstros notamos que até mesmo eles se impressionam com a crueldade dos humanos com a própria raça e isso foi algo muito interessante de ser ver, os personagens são bem construídos, tem seus sonhos e objetivos que nos atrai para mais perto deles, vale muito a leitura.

Jaquelline.S. 22/07/2023

Achei um porre. Não é que a história seja ruim, eu que não gosto de história de vampiro, não sei pq coloquei na minha meta. Achei muita enrolação, descrições demais das paisagens, um saco. O final até que deu uma animada, mas ainda assim não curti muito não.

Mari 19/02/2023minha estante
O final do Billy é tudo que eu fiquei esperando o livro todo.

Manezera 31/03/2022

Uma história de vampiros, que foge dos clichês.
Abner Marsh ja foi dono de uma empresa de barcos a vapor, porém os infortúnios em sua vida o levaram a perder quase tudo.

Um dia um homem pálido e rico lhe oferece uma oportunidade de não só reaver o status perdido, como também construir o mais belo, rápido e luxuoso barco a vapor que o rio já viu.

mindin 06/10/2021

Chega de clichês
Qualquer leitura que se pode fazer dos materiais produzidos pelo George é, com certeza, uma experiência magnífica. Apesar de pouco conhecida, a obra nos traz uma reimaginação dos vampiros e retoma todo o sadismo observados nos primeiros contos de horror desses seres complexos. Esse desafio de reinterpretar os personagens não impede o autor de concretizar relações orgânicas em personalidades totalmente opostas; incluindo a dualidade existente entre àqueles que discordam, politicamente (política movida pelo prazer), no modus operandi de viver dos vampiros.
Porém, não se engane: a tentativa de não praticar mau não o impede de ser mau.
Iza 06/10/2021minha estante
Ai cara, quero muito ler esse livro kkk

Alexander 09/02/2017

Há tempos esperava um livro de vampiro como esse.
Em um mundo onde os vampiros já foram retratados de quase todas as formas, de animais irracionais, condes, lordes europeus, reis e até estudantes, George R.R. Martin adiciona a lista sua visão particular sobre o assunto. De forma simples e coesa somos apresentados a uma versão mais "real"(se isso é possível) sobre o tema, sem maldições ou poderes divinos, apenas a selvageria a culpa e a sede vermelha.
Ambientado em sua maior parte sobre as águas do Mississípi a bordo do navio do capitão Abner Marsh. Martin não foge de temas espinhosos como escravidão, preconceito e brutalidade humana, por vezes nos fazendo nos perguntar quem é mais monstruoso o vampiro ou o humano
Fugindo da maior parte dos típicos clichês sobre o assunto e focando mais no peso de nossas decisões e suas repercussões futuras. Sonho Febril agrada profundamente os amantes mais receptivos sobre o mito do vampiro, mas talvez desperte certa decepção em quem espera uma fórmula mais estimada pelo publico em geral
Help 23/02/2017minha estante
Perfeito, descreveu exatamente o que eu senti ao ler.

Camila Barros 02/09/2017minha estante
Sempre fugi de temáticas desses vampiros modernos. Quando li a sinopse deste livro me interessei no ato e ele me surpreendeu, gostei bastante do que o autor criou.

Luiz Felipe 14/07/2020

Um excelente livro
Não irei me prolongar aqui, prefiro ser sucinto. Sonho Febril é excelente, e tem ótimos personagens. Foi uma aventura interessante ser levado ao sul dos EUA em plena era de ouro dos vapores, e da era das trevas que foi a escravidão, e o jeito como o autor coloca ambos em paralelo e usa a fantasia como um reflexo da realidade foi francamente fantástico.

Sonho Febril é excelente, e infernos, que não haja outro homem que diga o contrário.

Walk 30/06/2020

Um excelente romance, com uma releitura espetacular dos vampiros.

Luis 08/11/2020

Uma história de vampiros, longa, sangrenta e inovadora
No começo tive dificuldades com esta leitura porque a história parecia se arrastar, sem nunca avançar.
Mas então tive que me lembrar que o George não escreve nos moldes que mais encontramos por aí. Ele não se preocupa com o tempo que sua introdução irá levar, não se preocupa em saber se o clímax demora a chegar. Ele te conta uma história, pura e simplesmente. Ele faz isso com mestria.
E para podermos compreender a vida do capitão Abner Marsh e de Joshua York, não poderia ser diferente. Dois homens determinados e com um sonho. Homens capazes de enfrentar o inferno para defender aquilo no que acreditam. Os dois enfrentam o pior monstro entre os vampiros e se mantém firmes contra todas as adversidades. Suas vidas e seus sonhos compõem uma história incrível que merece ser lida!
Mas não tente ler este livro se não estiver disposto a ouvir sobre o que Abner e York tem a te dizer. Abner Marsh não tem muita paciência e pode te jogar para fors do navio e eu garanto que York não irá mover um dedo para te ajudar.
Paty 08/11/2020minha estante
é livro único? ou é uma série?

Luis 08/11/2020minha estante
Livro único, possivelmente o único livro do Martin que li e sei que tem um final ahahaha diferente de game of Thrones