A sexta extinção

Resenhas - A Sexta Extinção

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Felipe.Camargo 05/09/2021

112°Livro do ano: A sexta extinção, Elizabeth Colbert

Um livro apocalíptico e se tratando da realidade e de como o homem vem destruindo o seu planeta, não teria como ser de outro jeito.

A jornalista, vendedora do Pulitzer de 2015, viaja para os 4 cantos do mundo relatando como o Antropoceno (época dos humanos) pode ser a sexta extinção em massa, ou seja, o momento onde a maior parte da vida na Terra é dizimada.

Rãs do Panamá, morcegos nos Estados Unidos, Rinocerontes em Sumatra, Aves na Amazônia... A cada dia que passa o número de espécimes extintas aumentam e a autora faz um relato angustiante de como tal processo acontece.

Um livro muito triste e Extremamente necessário !

Marianna.Borburema 09/07/2021

Homo sapiens = asteroide
Nessa obra fantástica, de leitura simples e cativante, a autora explora diversas espécies em diferentes países/habitat/contextos que ou já foram extintas ou estão em processo de extinção.
E, para isso, ela viaja aos locais onde aquelas espécies são originalmente encontradas e conversa com especialistas no tema.
Uma obra rica, interessante, muito embasada e bacana. É uma mistura de dados, analises, relatos de viagens e reflexões.
O livro encerra com uma mensagem sobre o poder destrutivo e criativo dos seres humanos modernos.

Recomendo esse livro para literalmente qualquer pessoa.?

Ro 25/06/2021

Excelente trabalho ode pesquisa
Livro maravilhoso e de leitura essencial por todxs. Uma coisa é falar que há espécies entrando em extinção, outra totalmente diferente é você apontar dados, consequências e os agentes responsáveis pela morte massiva de várias espécies.
Acredito que se você tem ao menos um pouco de empatia, não há como não sair um pouco triste dessa leitura. Saber que estamos acabando com o planeta e a vida desde que despontamos na superfície da terra é um pouco constrangedor e nos faz questionar sobre "o que fazer para melhorar tal cenário?".
Somos o marco do fim, contudo, também podemos ser um recomeço e a manutenção da vida. Mas tudo depende de mudarmos a forma que interagimos como o meio no que vivemos.

Kathleen Paiva 23/06/2021

O livro é cheio de informações científicas e detalhadas. A experiência da autora durante sua busca por todas as informações fez total diferença na escrita do livro.

Bunig 18/05/2021

Nossa pegada ecológica é maior do que a gente imagina
Tendo em vista que a maioria das extinções atuais não é notada facilmente pelas pessoas que não têm contato direto com esse campo de estudo, esse é um livro muito necessário, que joga luz em alguns acontecimentos para ilustrar o temos feito durante o Antropoceno.

Como bióloga formanda eu devo reconhecer que jornalistas são muito melhores divulgadores científicos do que nós. O jeito como Elizabeth Kolbert conduz este assunto delicado e composto por uma rede intrincada de relações é magnífico.

E por falar em rede intrincada, gostei de como, sutilmente, a autora deixa explícito que tudo gira em torno do equilíbrio dos ecossistemas da Terra e que interromper esse equilíbrio, da forma como estamos fazendo, pode colocar tudo a perder para todas as espécies, nós inclusos.

Contudo, eu demorei muito pra ler esse livro, pois como cada capítulo trata de um assunto, é mais difícil de manter a empolgação do "só mais um capítulo". Tirando isso, o livro é excelente, com uma linguagem acessível e os temas e conceitos são bem explicados e ilustrados. Recomendo a leitura para todos.

DarcioGeo 08/04/2021

Um bom livro mas...
É notório a dedicação da autora, formada em jornalismo, em escrever este livro de divulgação científica, temos muitas referências à pesquisas sérias em diversas áreas do saber, no entanto acho a escrita da Kolbert um pouco enfadonha e por vezes morosa, claro que isso não desmerece a leitura mas, se você quer um livro super bem escrito nesta temática leia A Espiral da Morte de Cláudio Ângelo este sim digno de um Pulitzer.

Analu 27/02/2021

Para qualquer um ler
Este livro é incrível, aprendemos com eles vários termos, teorias e acontecimentos, novos ou não, e suas relações com os seres humanos. Como a criação de lugares, centros de pesquisas e muito mais para tentar salvar alguma espécie da extinção, ou por ser o culpado por ela.

Tem uma linguagem um pouco técnica, mas é tão bem explicada que não causa dúvidas, e quanto a termos pouco conhecidos por cada pessoa, vale muito que estes sejam pesquisados. Inclusive, fazer anotações do que foi lido é muito importante neste livro, principalmente se você fizer um intervalo de tempo muito grande na leitura.

Se você for da área da geografia, biologia, geologia, vai adorar e caso não seja de alguma dessas áreas, vai adorar também. (Tem algumas outras áreas de pesquisas presentes no livro, mas não lembro quais).

Julinhafox 26/01/2021

Demais.
A sexta extinção é um livro interessantíssimo. Escrito por uma jornalista, não cientista e ciente disso, ele apresenta um vasto, profundo e riquíssimo universo para nós, leigos. Um universo daqueles que expande a nossa mente e nos faz concretizar o quão pequeninos (e impactantes) somos.
Recomendo!

"Com a capacidade de representar o mundo por meio de sinais e símbolos, veio a capacidade de transformá-lo, o que implica a capacidade de destruí-lo".

"As pessoas precisam ter esperança. Eu preciso ter esperança. É o que nos faz seguir em frente".

Fernanda.Fonseca 19/01/2021

Histórias do passado refletem o futuro
Em ?A Sexta Extinção?, Elizabeth Kolbert, jornalista, traz diversos relatos que afetaram a vida na Terra e faz relação com vários eras geológicas, seja por catástrofes naturais, ou então a mais recente e ?moderna? interação que vem ameaçando outras espécies a extinção: o ser humano. Elizabeth mostra de perto os estudos de cientistas em busca de respostas para as alterações ambientais. Livro de fácil leitura e muito interessante, que nos faz refletir as consequências das ações do ser humano e qual caminho estamos trilhando para a próxima extinção.

Marcos.Rodrigues 16/01/2021

Se você acha o assunto da extinção de animais e plantas, aquecimento global e outras catástrofes ambientais provocadas pelo homem, pesado, tenebroso e prefere negá-lo para ter um vida melhor, esse é o livro. 'A sexta extinção' descreve como o ser humano vem alterando o planeta Terra através de suas ações pouco sustentáveis. Mas não é uma descrição comum. A autora, uma jornalista premiada, escreve de maneira leve, instigante, fácil e prazerosa. Parece que você está lendo um livro de aventura, ou um Sherlock Holmes. É uma delícia. O livro é dividido em um prólogo e mais 13 capítulos, cada um deles pode ser lido de maneira independente porque tratam de assuntos diferentes. Mas todos os capítulos têm uma conexão oculta em que o leitor atento descobrirá no final. Você vai saber, por exemplo, quem foi o primeiro homem a cunhar a palavra 'extinção' e como ele fez isso. É uma história fascinante que envolve batalhas entre os impérios colonialistas e a anexação do vasto território conhecido como América do Norte. Vai saber como os maiores pinguins (que não era um pinguim verdadeiro) do planeta foram extintos pela simples cobiça de fritar um omelete. O mais chocante fica com os mergulhos feitos pela autora no mítico e cristalino Mar Mediterrâneo. O livro é uma introdução à todos os problemas ambientais que enfrentamos cotidianamente, mesmo que não saibamos disso. Imprescindível. A propósito, o livro é vencedor do prêmio Pulitzer de literatura (uma espécie de Nobel Norte Americano). A edição é de primeira qualidade, com papel pólen amarelo, capa com orelhas e letras grandes.

Breno 02/01/2021

Esse livro é maravilhoso,segunda vez que leio e continuo me surpreendendo com ele. Recomendo d++ para quem gosta do assunto

Carvalho82 07/12/2020

Ótimo livro!
A autora mostra vários exemplos, em diferentes locais do mundo, de como o ser humano vem impactando negativamente os ecossistemas, como nenhuma outra espécie jamais fez. Fragmentação de habitats, emissão de gases do efeito estufa, acidificação dos oceanos e introdução de espécies exóticas são alguns dos grandes problemas causados pelo Homo sapiens, a espécie responsável pela sexta extinção.

Xande 12/06/2020

Interessante
Legal como é explicado que a extinção é um processo geralmente lento, tanto quanto a evolução. O mais triste é constatar que a Humanidade na verdade é hoje a força motriz, agente causador da extinção em massa que está em andamento. Não é um livro que se te preeeeende, então tem que fazer uma forcinha pra terminar. Principalmente que chega um momento onde fica bastante cansativo.

Henrique 08/06/2020

Essencial para todas as pessoas
Definitivamente uma obra unânime que deve ser reconhecida. De valor ambiental e jornalístico elevado, a autora, que ganhou um Pulitzer por essa publicação, destaca além das cinco grandes extinções em massa já conhecidas, dados e fatos científicos com grandes nomes de diversas áreas da ciência natural que corroboram com a já existente sexta extinção, a qual existe desde que se deu o desenvolvimento humano. Cada capítulo se passa em um local diferente, onde diferentes aspectos das mudanças antrópicas do nosso planeta são abordados. É um livro de suma importância para ecólogos, biólogos, naturalistas, ambientalistas e cidadãos, que faz pensar e repensar nossos atos e postira perante o mundo em que vivemos.

Kau 16/05/2020

Interessante
Alguns capítulos não eram do meu interesse e não me chamaram tanto a atenção, fazendo com que se tornasse um pouco cansativo. Porém, nos demais consegui muita informação interessante sobre extinção, evolução e como tudo está conectado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6