O Desafio das Águias

Alistair MacLean

Resenhas - O Desafio das Águias

Rafael.Fedalto 04/01/2024

Recomendo a leitura
O livro conta a história de alguns militares ingleses que invadem um quartel general nazista para resgatar um colega que foi capturado pelo inimigo que sobreu um acidente de avião. A história do livro em si é legal, cheio de reviravoltas e suspense. É um livro que eu recomento a leitura, porém o que eu não gostei do livro foi que o autor muitas vezes troca de ambiente no meio da história e você só acaba percebendo quando passou um tanto, daí tem que voltar e ler novamente, não tem um paragrafo para diferenciar e nem trocava de capítulo (pode ser também o arquivo em epub que utilizei que não estava bem formatado).

Spy Books Brasil 28/01/2022

Tudo pode acontecer, desde que seja verossímel!
O Desafio das Águias, de Alistair MacLean

Em ficção, tudo pode acontecer. Carros voadores, viagens intergalácticas por buracos no espaço, meteoros acabando com a vida na terra, robôs aprendendo emoções humanas… Tudo é possível. Mas tem um limite: a verossimilhança.

Quando se empolga demais e mete as personagens em situações das quais não conseguem sair sozinhos, o autor muitas vezes se vê tentado a inventar um recurso que ainda não havia aparecido na história.

É aquele momento em que nós, leitores, tropeçamos no enredo, paramos a leitura e nos perguntamos: “De onde apareceu esse elefante voador?”.

Em O Desafio das Águias, livro escrito em 1967 e primeira leitura concluída da minha lista de leitura de 2022, encontramos um Alistair MacLean para lá de empolgado.

A trama - Um general americano envolvido no planejamento da invasão da Normandia é capturado pela Gestapo depois que seu avião Mosquito é metralhado pela Lufthwaffe.

A missão de resgate é praticamente suicida. O general está sendo mantido no Schloss Adler, o Castelo das Águias. Uma fortaleza inexpugnável no alto de uma montanha na Baviera.

A Executiva de Operações Especiais (SOE) do serviço secreto britânico reúne às pressas um grupo de espiões veteranos. O objetivo: invadir o castelo, que serve como sede da Gestapo, e libertar o oficial aliado. Os ingleses correm contra o tempo. Precisam resgatar o general antes que ele entregue os segredos sobre o desmbarque que acontecerá no dia Dia D.

Liderado pelo Major britânico John Smith, o grupo é lançado de paraquedas no platô da montanha em que fica o castelo. Além do frio e da corrida contra o relógio, Smith e seus homens terão de enfrentar um inimigo oculto muito mais perigoso que os soldados e oficiais alemães da Gestapo e dos Alpenkorps.

Os personagens - O grande herói da trama é o Major John Smith. O autor não nos dá grandes detalhes sobre o passado dele, mas fica subentendido que está na ativa como espião atrás das linhas inimigas desde o início da guerra.

O tipo é caracterizado como um sujeito meio cínico, um pouco autoconfiante demais nas próprias habilidades e extremamente desconfiado de todos os que o cercam, incluindo os membros da sua equipe.

A desconfiança é totalmente explicada: no tipo de trabalho desempenhado atrás das linhas inimigas, qualquer deslize significa prisão e morte. Diferentemente de soldados e oficiais, espiões não eram protegidos pela Convenção de Genebra, que regrava a conduta de ética com prisioneiros de guerra.

Sobre os homens comandados por Smith, recebemos desde o início da trama ainda menos explicações. Há uma razão plausível para esse mistério, à qual o leitor será apresentado logo nos capítulos iniciais. Não vou mencioná-la, porém, para não dar um spoiler.

O único sobre quem aprendemos um pouco, enquanto o grupo viaja no bombardeiro Lancaster de onde saltará de paraquedas dentro da Alemanha, é o tenente americano Morris Schaffer, oficial dos Rangers do exército dos Estados Unidos. Para os demais recebemos apenas pequenas descrições e o que realmente importa: todos estão de certa forma revoltados com a missão que receberam, por percebê-la como uma operação suicida.

As inverossimilhanças – Bom, aqui começam os senões do livro. Se quiser continuar lendo, acesso o meu blog Spy Books Brasil. Lá você vai encontrar também um perfil do autor e curisiodades sobre espionagem.

site: spybooksbrasil.wordpress.com

Andre.28 08/02/2020

Uma Trama Rápida de Ação e Aventura (curando minha ressaca literária)
O Desfio das Águias é um Thriller de guerra publicado em 1965 pelo profícuo escrito escocês Alistair MacLean. Narrado em 3° pessoa esse livro de duração relativamente curta traz história do Major Smith, um comandante de um dos departamentos das Forças Especiais dos Aliados (Britânicos e Estadunidenses) que recebeu a missão de resgatar o coronel Carnaby, piloto “Mosquito” que foi apanhado por soldados nazistas em plena Segunda Guerra Mundial, e preso no Castelo das Águias que fica no sul da Áustria. Carnaby seria de grande valia, pois tem informações acerca de uma grande ofensiva pelo norte que os aliados estavam planejando.

Nessa trama temos uma série de acontecimentos que envolvem mentiras, disfarces, ação, aventura, explosões, contraespionagem em um embate quase solitário do major Smith contra as tropas nazistas dos Alpes austríacos. Smith expõe durante a trama a sua real missão, a necessidade de descobrir como e onde estão os “espiões” disfarçados e forçar a contá-los os nomes de todos que estão vazando informações dos Aliados para a Gestapo (policia secreta da Alemanha nazista).

Particularmente não esperava muito desse livro, mas até que me surpreendi positivamente. Achei o livro com uma linguagem muito fluida, acessível, sem floreios e direta. Os personagens tem uma construção baseada na ação. A participação de Mary Ellison e Heidi como contraespiãs traz sustentação necessária para criar um elo entre o plano do major Smith e a fortaleza do Castelo das Águias. Uma trama rápida, com enfoque na ação, e que prende o leitor. Livro ótimo pra curar resacas literárias
Andre.28 08/02/2020minha estante
Eu fico possesso com esses meus erros de digitação, e o Skoob não colabora. Cadê a plataforma pra criar o botão de editar? :(