A queda do céu Davi Kopenawa

Resenhas - A Queda do Céu

Bárbara 10/10/2021

A queda do céu
Esse livro é um registro riquíssimo de como os povos originários se firmam historicamente, sua espiritualidade, coletividade e como o fim desses povos e da floresta são o nosso fim.
Vemos o retrato dos Yanomamis, mas como um recado muito direto vemos que as pautas de manutenção de todos os povos indígenas de diferentes localidades tb são nossas pautas

Matheus Monteiro 30/01/2021

Um livro de uma importância indescrítivel
"A Queda do Céu" é talvez um dos livros mais importantes que eu já li. O relato não apenas da vida de uma pessoa, como de um povo, o livro não só é uma importante obra para se entender a complexidade cultural do povo Yanomami como também a relação conflituosa com os não- indígenas, e o papel desses como agentes colonizadores. Um livro que muda a perspectiva do outro, trazendo reflexões e críticas a colonização, etnocídio, e até mesmo ao modo de vida dos não-indígenas brancos a partir das reflexões de Davi ao longo de sua vida. Não tem como dizer o quão importante é esse livro e todas as questões que ele traz, acompanhar o relato de vida de Davi é por vezes fascinante nessa troca cultural, como doloroso ao ver as violências cometidas por não-indígenas para com seu povo (e com outros povos também). Um livro que deveria ser obrigatório para todos os não- indígenas lerem e compreenderem questões de vital urgência nesse país chamado Brasil.

Yuri391 10/11/2023

Simplesmente perfeito ????
A queda do céu foi simplesmente uma das leituras que eu mais aprendi sobre os povos originários e indígenas de nosso país.Os Yanomamis são um povo de mente aberta e não são nenhum um pouco ignorante como o próprio coautor Davi Kopenawa descreve,muitas das vezes ele mesmo cita que os brancos ( inimigos ) dizem más palavras sobre os povos Yanomamis e que na maioria das vezes essa más palavras são mentiras. Davi Kopenawa é um personagem bem importante para o nosso país sendo um xamã, produtor cultural e ativista político reconhecido internacionalmente. Sua obra fala bastante sobre os garimpeiros que querem devastam a floresta e o modo de como os brancos tratam os Yanomamis, como seres ignorantes, maléficos e burros. Mas Davi cita que isso é puramente mentira e que na maioria das vezes os Yanomamis são mais inteligentes que os próprios brancos. Recomendo bastante esse livro pra quem quer saber mais sobre a vida e o modo de viver dos Yanomamis.

Adriana Perrone 14/08/2023

A queda do céu
Publicado originalmente em francês em 2010 e lançado pela Companhia das Letras em 2016, A queda do céu é um livro de não-ficção que nos apresenta o incrível relato do líder Yanomami Davi Kopenawa, gravado e transcrito pelo etnólogo Bruce Albert.

Preparem-se para mergulhar nesse incrível calhamaço de 729 páginas com extensos capítulos, anexos - onde um deles nos dá uma noção sobre etnia, língua e ortografia e também um breve apanhado sobre os Yanomami no Brasil. E um breve texto intitulado “O massacre de Haximu” que me deixou completamente devastada com tamanha brutalidade e violência. Além de um glossário etnobiológico e geográfico, fotografias e mapas.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, “ Devir outro”, nos é apresentado Omama, considerado pelo povo Yanomami, o criador da terra e das florestas. Vamos também conhecer a história de como nasceu o primeiro xamã, que pra mim foi um dos primeiros trechos do livro que me deixou impressionada, de quão incrível é essa história. Ainda na primeira parte do livro, um capítulo é dedicado aos xapiri, que são os guardiões invisíveis da floresta, os espíritos que visitam os povos Yanomami. Davi faz um relato sobre sua infância e de como parte de seu povo foi dizimada por epidemias propagadas pelo homem branco.

Kopenawa também nos revela sua experiência ao tomar o pó de yãkoana e como foi seu processo de iniciação para se tornar um xamã.

A segunda parte, “A fumaça do metal”, descreve o encontro do povo Yanomami com os brancos. Kopenawa conta sua experiência de convivência com missionários que passam a viver aos arredores e como essas missões cristãs interferiram na vida e na cultura de todo o povo da comunidade Yanomami. Davi se mostra revoltado com essas pessoas, mas não se deixa influenciar. Vale também destacar que nessa parte do livro, o povo Yanomami sofre muito com a violência provocada pelos garimpeiros que invadem seu território, deixando um rastro de destruição.

Na terceira parte do livro com o subtítulo “A queda do céu”, o autor nos apresenta a trajetória e a luta de Davi para denunciar o extermínio de seu povo e a devastação da floresta. O desejo de Kopenawa é que sua voz seja ecoada aos quatro cantos e especialmente que seja ouvida pelo homem branco. Ele faz um apelo sobre os perigos iminentes em continuar com a exploração dos recursos naturais e das florestas.

O tamanho do livro pode causar certo receio para iniciar a leitura. Mas não deixem que isso interfira na sua decisão de ler. Garanto que não irá se arrepender com quão incrível é essa leitura. Por ser uma narração transcrita, a leitura pode parecer um pouco cansativa no início, mas no decorrer das páginas vamos nos envolvendo com a quantidade de conhecimento que é absorvido e o quão interessante é o tema, que a leitura começa a fluir rapidamente.
É uma leitura extremamente rica de relatos, de cultura e de visão de mundo que nos faz refletir e repensar sobre as atitudes predatórias da nossa civilização.
Foi uma leitura que me deixou completamente devastada com certos relatos, mas ao mesmo tempo fiquei maravilhada com tamanha sabedoria que Kopenawa nos proporciona nesse livro.

“Enquanto os xamãs ainda estiverem vivos, eles poderão evitar a queda do céu, mesmo que ele fique muito doente”

Ana 13/04/2021

Livro que todos deveriam ler ao menos uma vez na vida
Esse livro é de uma magnitude quase inexplicável, deveria ser leitura obrigatória para todos ao menos uma vez na vida, especialmente nós, não-indígenas e tão acostumados à visão de mundo Ocidental-moderna, capitalizada, secularizada, antropocêntrica, etc., que precisamos de muita autocrítica e exercício de alteridade constante. Há muito que aprender através dos relatos de Davi Kopenawa e o trabalho minucioso e cuidadoso feito por Bruce Albert para repassá-los. Essa obra é praticamente um presente para que possamos adentrar um pouco na cosmologia Yanomami e refletir sobre assuntos tão urgentes e necessários não só à sobrevivência dos povos indígenas, mas de toda a humanidade, sob uma ótica outra que não a hegemônica, vista e reforçada diariamente. A verdade é que resumir aqui a importância desse livro é tarefa impossível, mas realmente espero que cada vez mais pessoas conheçam e falem sobre A Queda do Céu, tratem com seriedade as denúncias e relatos dos povos indígenas, entendam e respeitem suas culturas e também engajem em apoio às suas lutas. A floresta está viva, e lutar para mantê-la viva é uma tarefa à qual todos nós somos chamados.

GuiDosvaldo 07/01/2023

Uma nova visão
A Queda do céu é uma obra prima da humanidade ! Um livro para enxergar o Brasil sob uma nova perspectiva?

Thereza 01/02/2022

Relato único sobre os povos yanomami
A Queda do Céu é uma viagem impactante sobre a realidade dos povos Yanomami pelo ponto de vista do mais famoso de seus representantes, o xamã Davi Kopenawa. Leitura que perpassa pelo debate ambiental, político, espiritual e cultural de um povo; e que se reflete na nossa sociedade.

Celaro 22/08/2021

Uma lente para enxergar os yanomami
Este livro me fez mergulhar no universo da mente e costumes yanomami e entender que nosso modo de vida eurocêntrico se choca com a realidade deste povo da selva muito incompreendido e estigmatizado ainda hoje.
Um trabalho minucioso de mais de uma década, narrado e escrito por dois amigos: o xamã yanomami Davi Kopenawa e o etnógrafo francês Bruce Albert.

Cassia.Scapini 26/01/2024

Que livro, meus amigos?

A leitura, em alguns momentos, se torna um pouco maçante. Mas o retrato xamânico dado pelo Davi Kopenwa é muito tocante e forte!
Esse livro traz uma aprendizagem incrível sobre a cultura yanomami e todo sofrimento passado por eles.

Aparentemente a profecia não deve demorar muito para acontecer, logo o céu deve cair e todos nós sofreremos as consequências.

Geógrafo da Alma (Poeta) 02/11/2020

Uma grande riqueza cosmológica
Um livro simplesmente fantástico. A riqueza cosmológica expressa nas páginas dessa grande obra, mais do que um relato etnográfico gigantesco, nos privilegia com a sabedoria de Davi Kopenawa que através do seu vasto conhecimento xamânico nos esclarece a cerca de caminhos que serão benéficos aos habitantes das florestas naturais e das selvas de concreto em que estamos vivendo e destruindo pela nossa ganância e imediatismo. A sensibilidade de Bruce Albert e a sua amizade com Davi Kopenawa nos brindaram com essa leitura imperiosa para sermos pessoas melhores.

Rudhi 28/05/2024

Impactante e transformador
Esse livro traz uma outra compreensão sobre os Yanomami, um povo ancestral da floresta amazônica. Coloca em cheque o modo que a sociedade, principalmente ocidental, enxerga o mundo em que habitamos. Ler esse livro é uma experiência transformadora. Obrigado Bruce por ter feito esse trabalho e obrigado ao povo Yanomami pelos ensinamentos ancestrais trazidos pelo xamã Davi.

Áquila 03/06/2024

Arrebatador
Davi Kopenawa e Bruce Albert constróem um livro incrível, compartilhando histórias pessoais, mitologia, xamanismo, profecia e muito mais.
Qualquer pessoa que queira se aprofundar sobre os yanomami precisa ler, mas acredito que qualquer um que queira evitar a destruição da raça humana deva ler.