Os relógios

Agatha Christie

Resenhas - Os Relógios

Gizy0 13/05/2023

Suspense perfeito
O melhor que tem do suspense é chegar no final é ficar surpresa. A Agatha faz isso como ninguém. É incrível como vc tem vários suspeitos e dificilmente desconfia de quem realmente é

Carla 14/05/2021

Podia ser um conto
Amo Agatha Christie e já li dezenas de livros dela. Esse, definitivamente, foi uma das histórias mais mal escritas da autora.
Certamente, podia ser um conto pq houve, no meio da história, muitos diálogos desnecessários que nem serviram para dar pistas erradas.
A história tem Hercule Poirot que é desafiado a desvendar um crime. Quem o desafio é o amigo Colin Lamb, espécie de agente secreto da Guerra Fria.
Pela primeira vez ficou bastante óbvio quem era o assassino.
Não é uma história brilhante da Rainha do Crime.

Guilherme 02/06/2023

Mais um conto de Poirot.
Leitura deliciosa, com uma trama super bem arquitetada, com personagens fáceis de serem compreendidos, fatos que foram se completando ao longo da história. E mais uma vez temos Hercule Poirot sendo excepcional. Ele faz parecer fácil a arte da investigação, mais um caso bem concluído. A Rainha do crime é fera. Obrigado Agatha por mais um ótimo livro.

BielAvellar 14/08/2021

Os Relógios
Achei uma leitura meio parada e cansativa, em comparação aos demais livros da autora, que particularmente eu amo, mas mesmo assim consegui apreciar uma boa parte da obra e ter uma leitura agradável.

Erivaldo21 04/09/2022

Hercule Poirot é desafiado em "os Relógios".
Os relógios, um caso de Hercule Poirot é um romance policial escrito por Agatha Christie. Nesse "suspense" um morto é encontrado em casa, a princípio sem identidade, uma mulher que encontra o corpo fica histérica sendo encontrados quatro relógios na residência, todos parados e marcando a mesma hora. Nada se encaixa, ninguém viu movimentação ou suspeitas na vizinhança, tornando tudo complicado para ser resolvido.
Nesse mistério, Hercule Poirot, não comanda as investigações, fica a cargo do detetive Hardcastle. Seu amigo, Colin Lamb, leva o caso para desafiar Poirot que deve encontrar a solução só por meio do pensamento. Mais uma vez, a autora, deixa o mistério bem amarrado com todos os pontos e pistas se encaixando na resolução.
É um livro ótimo para supor teorias de desfecho, como os outros livros de Agatha, entretanto, dizer ser o mais complexo enigma da carreira de Poirot, como está na descrição do livro; eu não concordo. Enfim, a escrita dela é característica, não muito fantasiosa, e confunde o leitor desde o início até o fim. Desvendar o mistério é sempre um desafio.

comAdeAbacate 18/09/2021

Amo os livros da Agatha, mas?
Eu sou sempre meio suspeita pra falar da Agatha Christie, porque eu sou apaixonada pelos livros dela, mas esse em específico me decepcionou um pouco.
Até a metade do livro eu estava bem envolvida na história, mas depois tudo começou a ficar bem arrastado e o final não correspondeu muito com as minhas expectativas (pelo menos a parte principal desse desfecho).
Vou destacar aqui que achei que o Poirot apareceria mais vezes, apesar disso, gostei muito de acompanhar as narrativas do Colin Lamb.
(To dando 3,5 estrelas com o coração apertado ??)

Aline 04/03/2020

Mais uma história envolvente
Adorei o livro! Tem que ser fera pra resolver esse mistério....

I. Cristhini 15/09/2023

Divertidinho, rápido de ler. Não é um dos melhores da Agatha, mas ainda é uma leitura prazerosa. Gostei muito das citações do Poirot sobre outros autores de livros policiais!

Badlagirl 12/09/2023

Colin Lamb é um agente do serviço secreto. Ao visitar o condomínio Wilbraham Crescent, na cidadezinha de Crowdean, acaba sendo envolvido na investigação de um estranho assassinato ocorrido naquele lugar: um homem desconhecido foi encontrado apunhalado na sala da casa número 19, cuja proprietária é uma senhora cega, Mrs. Pebmarsh. Na cena do crime são encontrados quatro relógios que marcam todos a mesma hora, 4h13, mas que não pertencem à dona da casa. Quem descobriu o corpo foi a estenógrafa Sheila Webb, que tinha recebido ordens de trabalhar para a senhorita Pebmarsh, só que esta não tinha solicitado nenhum serviço de estenografia.

O caso parece complexo e Colin Lamb decide desafiar o seu amigo Hercule Poirot a desvendá-lo sem se levantar de sua poltrona. Somente com as informações recebidas do amigo, Poirot consegue sugerir uma hipótese viável para a solução do enigma.

luasmoon 28/08/2022

Chato
Me aventurei em "Os Relógios" como o primeiro livro da autoria e me decepcionei um pouco. A história toda parece muito estranha, sem pé nem cabeça, fora que a escrita é extremamente lenta, baseado quase apenas no diálogo, e uns 10 capítulos do livro é sobre entrevistas. Estava ansiosa para conhecer Poirot mas minha primeira impressão dele foi como um velho chato que acha que sabe tudo sobre todas as coisas, que resolveria um enigma de olhos fechados, que fica fazendo charme ao invés de contar logo o que ele pensou a respeito. Fiquei bem irritada com isso. Pensei que ele seria uma peça chave, um personagem legal, mas me pareceu apenas um personagem orgulhoso. Ainda fica fazendo charadas no meio da conversa (todos os britânicos são chatos assim??). Dois detetives bunda mole sem saber o que fazer, apenas batendo papo com a vizinhança. No final, o plot foi super chato parece que tiraram de uma cartola apenas para amarrar as pontas. Estou triste por essa ter sido minha primeira tentativa e já ter estragado tanto as minhas expectativas. Não sei se esse é o costume em romances policiais ou apenas a autora, mas não gostei. Nem sei se quero tentar novamente. Aliás, estou irritada de ter perdido tempo com essa leitura, mas era algo que eu precisava terminar logo, não aguentava mais.

Hanna.Figueredo 13/01/2022

O livro da Agatha mais mirabolante e improvável que eu já li
Apesar do excesso de minuciosidades extravagantes e de muitas resoluções fantásticas, é um bom livro e fico feliz em encontrar pequenos vestígios da guerra fria que ocorria na época de sua escrita.
Muito bom para quem curte espionagem, e já vale a leitura por ter o Poirot.
Mas de fato é o livro mais fraco que já li da Agatha. :(

Lorenna.Lima 28/04/2020

"Se parece complexo, é simples"
Se você ler bastante Agatha Christie (hábito que eu recomendo), com tempo você acaba prevendo certas revelações, porém mesmo as previstas soam interessantes nas mãos da autora e do seu detetive mais conhecido. A perspicácia de Hercule Poirot sobre a natureza e o comportamento humano já vale a pena a leitura.

Natalia Moura 10/10/2021

2 em 1: 2 investigações, 1 livro
Feliz que dei uma segunda chance para Agatha Christie. O primeiro livro que li (Os cincos porquinhos) ficou muito aquém do que eu esperava.
Porém em Os relógios, há uma narrativa fluída, instigante, com personagens diversos, reviravoltas e um mistério além do óbvio. Tem até um gostinho de romance, que a leitora de romance aqui adorou hehehe
Essa é uma história de Poirot, porém diferente de outros livros ele não é o detetive principal, ele é o personagem que fica em segundo plano, dando suporte a Colin Lamb. O desafio aqui é que Poirot desvende o mistério sem sair de sua casa.
Paralela a investigação principal, há uma relacionada a espionagem durante a Guerra Fria, o que deixa a trama mais interessante e faz o leitor se questionar se há ligação entre as duas tramas.

LavAnia.Angelim 16/05/2023

Apesar de enrolar um pouco achei um livro interessante. Realmente n esperava por esse final. Fiquei surpresa, mas esperava mais desse livro por ser da Agatha Cristie