Três ratos cegos e outros contos

Três ratos cegos e outros contos Agatha Christie

Resenhas - Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias

pedro b 13/02/2024

O conto principal tem um ?clima? muito bom e eu realmente gostei bastante, apesar de ficar um pouco confuso. mas o resto dos contos, alguns foram MUITO bons, alguns meio aleatórios e outros que eu lia por ler.
destaque pro conto ?vinte e quatro melros?

LAvia196 13/02/2024

O primeiro conto foi promissor porém não gostei dos demais(salvo o sexto porque pra mim saiu da obviedade). Achei contos curtos e, com isso, superficiais. Eu nunca havia lido um livro com o detetive Poirot, achei ele deveras exagerado, mas acho que isso é resultado de serem contos.

Para uma pessoa que nunca leu Agatha Christie, acho um livro introdutório razoavelmente bom de se recomendar, entretanto, se você já tem bagagem com a autora, procure outro livro.

Arthur.Borel 07/02/2024

Três Ratos Cegos, anêmicos, frágeis e inconsistentes.
Tô dando 2 estrelas e meia pois 1/3 do livro foi de um conto muito bom, com enredo interessante, um cenário diferente e um final com plot twist bem feito, porém os outros 2/3 foram de contos curtos absolutamente chatos e mal desenvolvidos.

Aqui a Agatha gastou muitas boas ideias que teriam rendido livros legais ou até contos maiores (20 páginas pra contar uma história é pouca coisa), mas pelo menos em alguns deles deu pra ter mais gostinho da Miss Marple, amo essa velhinha astuta, simpática e fofoqueira.

Dani 03/02/2024

Contos
São contos com poirot, miss marple (a maioria) e o det quinn.
São bens legais, finais surpreendentes, mas acabo preferindo os romances.

Milena 01/02/2024

Livro pra quem gosta de leitura rápida
Eu sou até um pouco suspeita pra resenha rs Amo histórias de investigação criminal.
As histórias da Agatha são, em sua maioria, surpreendentes.
Esse livro é um compilado de contos, 9 ao todo. Histórias bem rápidas, fluidas e muito interessantes! Gostei bastante!
Meus favoritos: 3 ratos cegos, estranha graça, e o apartamento do terceiro andar.
Vale muito a leitura!

Sofia.Stersi 29/01/2024

Eu gosto muito dos livros da Agatha. Sempre sou surpreendida e nunca acerto quem é o assassino, mas eu não gosto da Miss Marple de jeito nenhum... Para mim, só o primeiro conto e os dos Poirot que foram legais!

Camile 22/01/2024

Viciante
Não esperava gostar tanto de uma seleção de contos da rainha do crime

cada conto superava o anterior, um mais viciante que o outro, não tenho muito o que falar

nota: 5/5

Van 21/01/2024

Gostei!
Primeira vez que leio contos da Agatha e confesso que adorei!
Era tudo que eu precisava no momento, coisas rápidas, leitura fluida e divertida.
Recomendo.

@vaisetratarleitora 17/01/2024

Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos livros da Agatha Christie, chegamos ao seu 54º livro, publicado em 1950.

Esse livro traz 9 contos, seja de detetives desconhecidos da Agatha, quanto dos mais famosos, como Poirot, Miss. Marple e Mr. Saterthwaite e Mr. Quin.

Os contos são:

Os Três Ratos Cegos (Detetive Tanner)
Uma Estranha Charada (Miss. Marple)
O Crime da Fita Métrica (Miss. Marple)
O Caso da Empregada Perfeita (Miss. Marple)
O Mistério da Caseira (Miss, Marple)
O Apartamento do Terceiro Andar (Poirot) - Publicado originalmente em Hutchinson's Story Magazine, em 1929
A Aventura de Johnny Waverly (Poirot) - Publicado originalmente como O Sequestro de Johnny Waverly no The Sketch em 1923
Vinte e Quatro Melros (ou (Poirot) - Publicado originalmente na Collier's Magazine em 1940 e depois como Poirot e o Cliente Regular no The Strand em 1941 e atualmente também é conhecido como O Caso das Amoras Pretas (uma tradução que eu considero bem mais adequada)
Os Detetives do Amor (Mr. Saterthwaite e Mr. Quin) - Publicado originalmente nos Estados Unidos como Na Encruzilhada na Flynn's Weekly em outubro de 1926 e depois como A Mágica Número Um de Mr. Quin: Na Encruzilhada na Storyteller em dezembro de 1926

Como sempre a Agatha consegue criar ótimas histórias que te fazem ficar perdido e desconfiando de tudo e todos, pra no final ser surpreendido seja pela identidade do criminoso, seja por suas motivações.

Acho que a Miss Marple funciona muito bem em contos, com muito mais foco nela dentro da história do que em livros individuais onde ela aparece. Poirot como sempre brilha, seja em contos ou em livros individuais e os Mr. Saterthwaite e Mr. Quin são sempre estranhos e trazem um aura muito esquisita nas histórias deles, mas sempre intrigante.

De forma geral os contos são muito bons, não são muito longos (o primeiro é o maior, todos os outros são bem mais curtos), tornando a leitura bem rápida e dinâmica. Recomendo, vale a pena a leitura.
____________________________________________________________________

Pra quem não sabe, foi feita uma série dos livros da Agatha, várias séries na verdade, mas a maior foi a Agatha Christie's Poirot, onde foi adaptado boa parte dos livros dele. A série foi ao ar na Inglaterra entre 1989 e 2013, com cerca de 71 episódios. Ela é estrelada pelo ator David Suchet que faz uma caracterização magnífica do Poirot, tendo estudado minuciosamente o seu jeito para reproduzir.

Nem todas as histórias são bem adaptadas e eu estou assistindo conforme vou lendo os livros para não ter spoiler. Acho que você consegue achar todos os episódios no YouTube pesquisando pelo nome em português mesmo, mas é tudo legendado. De forma oficial, a série está no Prime Vídeo, porém não é disponibilizada no Brasil.

Desse livro foram adaptados os três contos onde Poirot aparece. O Apartamento do Terceiro Andar no 5° episódio da 1ª temporada, A Aventura de Johnny Waverly no 3º episódio da 1ª Temporada e Vinte e Quatro Melros no 4º episódio da 1ª temporada. Por serem adaptações de contos, cada episódio tem cerca de 50 minutos de duração.

O Apartamento do Terceiro Andar: Essa foi uma adaptação razoável. Adaptar contos é sempre difícil, pois são curtos demais e então acabam acrescentando coisas desnecessária, como aquela fuga ridícula no final do episódio. Apesar de algumas mudanças em relação ao original, conseguiram manter bastante da história original, o que eu gostei muito. Acho que poderia ser melhor, mas foi bom.

Pra mim, a nota é 4/5.

A Aventura de Johnny Waverly: Não gostei muito dessa adaptação, entendo que adaptar contos é difícil, pois são muito curtos, mas com certeza podiam ter se mantido mais na história original e não mudado tantas coisas.

Pra mim, a nota é 3/5.

Vinte e Quatro Melros: Péssima adaptação, parece que leram só a sinopse do conto original e inventaram uma história em cima disso. Mudaram diversas coisas e acrescentaram outras tantas completamente sem sentido. Muito ruim.

Pra mim, a nota é 1/5.

11/01/2024

Um livro de contos da rainha do Crime
Vez ou outra nós precisamos nos permitir ler um livro de contos, principalmente se ele for de um autor (ou autora) que você já conhece e, melhor ainda, gosta bastante! Três ratos cegos e outros contos foi a minha última leitura de 2023, foi super rápida, com nove contos bem diferentes entre si e uma boa opção para espairecer a cabeça e se preparar para novas leituras.
Temos contos sem um detetive conhecido, temos contos com Miss Marple e Hercule Poirot. Teve conto com o desenvolvimento da história muito satisfatório, enquanto alguns deixaram a desejar (parecia que tinham sido cortados, podados, editados, eu sei lá). Finalmente um dos suspeitos que eu desconfiei era o culpado (aleluia!) e eu terminei a leitura deste livro com uma grande dúvida: afinal, contos são ou não uma especialidade de Agatha Christie?

Entendo que há autores e autores, alguns versáteis que podem escrever qualquer tipo ou formato de texto, enquanto outros são especialistas em determinado formato e não se dão bem em outros. Eu, por exemplo, não tenho facilidade em escrever contos. Eu gosto de descrever as coisas, discorrer nos diálogos, explicar tudo! Por outro lado, narrativas extensas são o meu grande forte! Quer me ver digitando por horas a fio é uma boa história pra contar.
Com a Agatha Christie eu fiquei um pouco incerta e confesso que terei de ler mais alguns livros de contos dela para saber se ela manja ou não. rs No todo, gostei da leitura, apenas queria que alguns contos tivessem um desenrolar melhor.

Continue lendo lá no blog, vou adorar receber a sua visita. ;D

site: https://veezinha.wordpress.com/2024/01/10/resenha-tres-ratos-cegos-e-outros-contos-agatha-christie/

Viviane 10/01/2024

Uma coletânea de contos, onde Miss Marple e Hercule Piorrot usam suas dotes detetivescos com maestria e diversos destes contos.

Vitor813 09/01/2024

Disclaimer: esse livro não é sobre os ratos cegos de shrek.
Lembrei que o skoob existe... esse foi o primeiro livro que li da agatha christie, achei bem interessante, alguns contos me pegaram de surpresa mas não sou tão fã desse estilo investigativo pelo simples fato de eu conseguir perceber como vai acabar antes de chegar no meio da história.
mesmo assim, alguns contos são divertidos mesmo que sejam óbvios e alguns foram tão chatos que eu tive que me forçar a não pular pro próximo.

e como uma reclamação, essa edição do livro tem alguns erros na tradução (quem em sã consciência decide não traduzir o "mr." pra "sr."? minha mente formada no duolingo sofreu demais lendo isso) e algumas palavras estavam literalmente FALTANDO, tirando isso, as histórias foram interessantes, a principal (três ratos cegos) foi com certeza a melhor

Beatriz3345 06/01/2024

Boa, mas não surpreendente
A leitura é boa e é um bom livro, mas na história do livro, já é previsível o plot, e fica algumas perguntas durante o livro que não são respondidas.

Shizue 02/01/2024

" E às vezes, mas só às vezes, tenho uma pequena ideia."
Agatha Christie como sempre encanta nessa encantadora coletânea de contos. Entre nevascas, cartas, apartamentos, sequestros e muitos suspeitos, Miss Marple e Hercule Poirot mostram como a atenção aos pequenos detalhes- e às vezes uma pequena ideia- são essenciais para se resolver os crimes mais inusitados. "Três ratos cegos e outros contos" é, sem dúvida, uma leitura rápida e divertida, com desfechos surpreendentes, como se pode esperar de qualquer história de Agatha Christie.

Mikael_13 31/12/2023

Amei encerrar as leituras do ano com essa coletânea maravilhosa de contos da Agatha Christie. O conto "Três ratos cegos" é muito bom.