O Garoto Quase Atropelado

O Garoto Quase Atropelado Vinícius Grossos

Resenhas - O Garoto Quase Atropelado

@plataformadolivro 23/11/2016

Quando um garoto é quase atropelado por uma menina com cabelo de raposa, que na verdade se chama Laís, sem querer acaba entrando na vida dela, do James Dean não-tão-bonito, que na verdade de chama Acácio e da menina de cabelo roxo, que se chama Natália.
Três amigos que confiam seus segredos somente ao garoto quase atropelado. Um livro que envolve temas como bulimia, homossexualismo, estupro e traição, dentre outros.
O livro possui trilha sonora e um personagem principal que adora ler. Ele tem um irmão mais novo que troca de namorada toda semana e seu pai os abandonou para formar outra família. Tem 18 anos e teve que abandonar o terceiro ano do ensino médio por causa de uma terrível tragédia. O livro é narrado em primeira pessoa em forma de diário durante o mês de novembro.
Quando a menina começa a fumar logo me veio à mente “Quem é você, Alasca?” e muitos quase afetaram meu julgamento comparando também ao livro “As vantagens de ser invisível”, mas o livro conseguiu me surpreender e ser melhor que qualquer um desses.

mabelslivros 23/03/2017

O Garoto Quase Atropelado.
O Garoto Quase Atropelado foi uma leitura muito gostosa. Foi mais um daqueles livros que prendi o leitor. Ri, quase chorei, me surpreendi e posso dizer com toda certeza que é um livro Incrível.

O livro conta a história do Garoto quase Atropelado (não sabemos o nome dele, apenas o chamamos assim). Muitas coisas aconteceram em sua vida e desde julho ele apenas sobrevivia. Falar do que lhe aconteceu era um desafio e ele não estava preparado ainda para isso.

Ele não tinha mais amigos até conhecer A cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a Menina do cabelo roxo. Cada um era um poço de segredos e sentimentos, O garoto Quase Atropelado conseguia entender cada um deles. Em pouco menos de Um mês eles lhe ensinaram lições valiosas.

Agora com os novos amigos, e com a garota que ama, ele voltava a se sentir vivo. Enfrentou seus medos e suas dores. Mas a vida pode ser mais cruel do que imaginamos. Muitas vezes uma ligação em espera pode nunca ter retorno. . .

ClAudio121 12/06/2017

Atropelador!
O que falar desse livro?Diria que as sensações que senti durante a leitura foram bem parecidas de quando li As Vantagens de Ser Invisível.
Aliás as histórias têm suas semelhanças.
Quem lê a sinopse vai achar que é mais uma história sobre adolescentes problemáticos,mas não é bem assim.
É um livro que aborda temas complexos e que merecem ser discutidos como a homofobia,o estupro,a bulimia,o bullying.
São temas que se não forem debatidos podem levar a consequências cruéis.
O Vini conseguiu em menos de 300 páginas trazer o leitor para essa realidade,fazer com que a gente esteja ali com os personagens,sentindo todo o peso dos problemas.
O Garoto Quase Atropelado é um garoto que tenta lidar com um acontecimento do seu passado que acabou o deixando sem chão.Ele não se imagina tendo amigos,mas tudo isso muda quando ele conhece a Menina de Cabelos de Raposa e seus amigos.
Juntos,eles descobrem as maravilhas da vida e a simplicidade das pequenas coisas e dos pequenos momentos.
Aos poucos a confiança do nosso protagonista aumenta.Ele consegue vislumbrar um recomeço de fato,uma vida sendo de fato vivida.
OGQA é um personagem tão doce,tão complicado e simples ao mesmo tempo.Um menino que sofreu tanto...um personagem que dá vontade de pegar no colo e dizer que vai tudo ficar bem.
A Menina de Cabelo de Raposa (ela tem nome no livro,mas não vou dizer pra não perder a graça kkkkkkkk) tem uma confiança e atitude que chamam a atenção do leitor,mas aos poucos vamos vendo que é só uma camuflagem para não mostrar suas cicatrizes.
A Menina de Cabelos Roxos apesar de ser uma garota simples,tranquila,meiga,carrega dentro de si algo que não revela a ninguém,mas que faz parte dela e vamos descobrindo ao longo do livro.
O James Dean não tão bonito precisa lidar com o preconceito diariamente.
Ou seja,o Vini criou personagens que estão tão perdidos,mas que acabam encontrando um no outro a força necessária para superar.
No início pode ser que vocês fiquem com raiva da Menina de Cabelos de Raposa,mas deem uma chance pra ela,vocês vão entender.
Gostei muito do fato do Vini não ter dado nome ao GQA.Porque ele simplesmente pode ser você,eu,alguém que a gente conhece,um amigo.....por isso que acabamos tendo uma empatia gigante com esse personagem.
Sobre a trama,foi muito bem desenvolvida.Apesar de lidar com temas fortes,o autor conseguiu de uma forma bem simples e com cenas bem reais,passar para o leitor todo o peso de pessoas que passam por bullyng,preconceito,bulimia.....
A narrativa é pelo ponto de vista do GQA,em forma de diário,então aos poucos vamos descobrindo todos os problemas dos personagens e o quanto isso marca a vida de cada um.Vamos descobrindo também como é a relação com a sua família.Ele não se dá bem com o pai,a mãe é extremamente ocupada com o trabalho e o irmão apesar de aparentar ser completamente sem noção,se preocupa demais com ele.
Como falei,as cenas são reais,o que nos faz mergulhar de uma forma única na história.
Juro que esperava um final simples,mas foi aí que me surpreendi:não esperem um clichê no final,aliás se preparem para serem atropelados com o final que o Vini deu pra essa história.
Por sinal,surpresas não faltam nessa história.Em muitas partes fiquei impressionado em como o autor conseguiu trazer alguns elementos e fatos aqui pra história.
Não consegui achar pontos negativos exatamente aqui.Talvez pudesse ter um capítulo ou outro narrado por outro personagem,mas nada que tenha prejudicado o livro.
Ele se tornou um dos meus favoritos,tamanha identificação que tive,por me lembrar de um livro tão marcante como As Vantagens de Ser Invisível (marcante mesmo porque tenho até uma tatuagem sobre esse livro hahahahahaha).Aliás fui relacionado os dois livros e pra quem gostou de As Vantagens de Ser Invisível vai amar O Garoto Quase Atropelado.
OGQA nos traz lições valiosas sobre a vida,o quanto devemos viver ao invés de deixar a vida passar pela gente,amizade verdadeira,família e amor.
Sejam atropelados também!

site: http://livreirocultural.blogspot.com.br/2017/06/resenhao-garoto-quase-atropelado.html

Barão 23/06/2017

Arrebatador.

"Eu só quero um coração e que ele me queira também, e que cuidemos um do outro justamente para não nos partimos." - pág 105

Narrado em forma de escrita em um diário, aqui iremos conhecer a vida de um personagem conhecido apenas como O Garoto Quase Atropelado, depois de passar meses em depressão após sofrer com um acontecimento terrível em sua vida, o jovem é incentivado pela sua psicóloga à escrever sobre seus medos e assim tentar recomeçar a viver seus dias.

O que o garoto não imaginava era que um quase atropelamento iria transformar sua vida de uma maneira impressionante, e assim ele conhece Laís, ou como ele a chama, Cabelo de Raposa, por causa das suas madeixas vibrantes. Um garota misteriosa e ao mesmo tempo eletrizante, capaz de com poucas palavras fazer crescer um sentimento enorme dentro do nosso protagonista e de afastá-lo também. Porém, tudo não será apenas flores, amores e blá-blá-blá.

Adicionando mais dois personagens essenciais nessa história, temos o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo (Acácio e Natália), outros dois amigos da Laís que ajudarão a moça a transformar a vida d'O Garoto Quase Atropelado. E assim quatro jovens quebrados, vivendo experiências que só a adolescência pode apresentar, nos guiarão em uma jornada de amor, alegrias, amizade, dor, percas, descobertas e muitas, muitas emoções.

"Como saberíamos o que é felicidade se não soubéssemos como é a tristeza?" - pág 184

Atendendo especificamente a pedidos do autor eu não falarei mais nada para não contar Spoilers — tá vendo Vinícius Grossos, estou cumprindo com sua segunda observação! — Eu só queria falar que amei esse livro, como tinha falado antes, o autor tem uma maestria incrível ao escrever sobre sentimentos, teve momentos que eu sentia a tristeza/dor do personagem. Os vários temas ruins que o livro aborda são tratados de forma tão crua e sincera, é realmente um tapa na cara da sociedade. Enfim, eu já preciso de mais livro do Vinícius.

site: https://www.instagram.com/meninatecaria/

Beca 28/07/2017

Depressão.. opa!
Esse livro é muito bom, amo coisas que envolvem psicologia. E eu amei esse livro porque ele é bem realista, acho que muita gente se idêntica com o personagem, e o fim é meio que não é uma grande surpresa, eu já imaginava ele desde o começo do livro, mas depois fui ganhando esperança e pah, aconteceu de uma maneira que eu jamais iria imaginar. Muito bom, recomendo a todas as pessoas.

ademircarneiro.prof 09/08/2017

Olá, findei recentemente a leitura de "O Garoto Quase Atropelado" lançamento da @faroeditorial , uma leitura agradável e que flui rapidamente, fazendo com que nos embrenhemos na vida dos personagens e acompanhe seus medos e desafios.

Essa narrativa trás a história de um garoto sem nome, pois esse garoto pode ser seu amigo, vizinho, conhecido ou não conhecido. Um garoto, uma perda, sentimentos de não compressão, e uma vida com uma reviravolta brusca que muda tudo, que prende o seu ser em um subsolo quase sem saída.

Mas a chegada de alguém, que no primeiro encontro quase atropelou o garoto, traz ele de volta ao mundo, estimulando ele a enfrentar os seus medos e fantasmas. O garoto quase atropelado ganha três amigos com dilemas parecidos e tão profundos quantos os dele. E aos poucos eles vão se tornando melhores amigos, um ajudando o outro a superar seus medos.

Se permita fechar os ciclos que lhe atropelaram com coisas indesejáveis, se permitindo também ser atropelado por coisas boas e inesquecíveis. Experimente ser atropelado por essa história.

Fonte: @academicoliterario

Larissa Benevides (Clã) 26/09/2017

Resenha: O garoto quase atropelado
“Sabe aquele momento em que você realmente é quase atropelado por alguma coisa e vê sua vida passando rápido diante dos seus olhos, e, então, nada acontece e você está apenas lá, parado, os olhos arregalados, o medo cantando aos ouvidos e o coração martelando de forma doentia? E aí, nesse instante, você percebe que está tudo bem, você respira e é como se tivesse mais uma oportunidade. E no fim das contas, tudo se resume a apenas um sentimento: você realmente se sente vivo.”

Primeiramente, adorei a forma que Vinícius escreveu este livro. Ele vem como diário do garoto quase atropelado. Assim com o passar das páginas é como se você estivesse ouvindo as confidências de um amigo, dessa maneira você consegue mergulhar nos sentimentos do rapaz.
E na primeira página eu já sabia que iria me apaixonar, pois encontrei um trecho de uma das minhas músicas favoritas: Giz da banda Legião Urbana.
“ANTES de começar a ler, ATENÇÃO! Você não saberá o nome do autor deste diário, nem onde ele mora, nem terá nenhuma outra informação que possa identificá-lo. Ele pode ter sido seu vizinho, um caso de que ouviu falar, ou o menino que estudou com você semestre passado… Mas uma coisa é certa: você vai conhecê-lo de uma forma profunda, verdadeira e cruel.”

Sim, primeiramente gostaria de deixar aqui que o autor não nos disponibiliza o nome do protagonista, por isso vou chamá-lo desta forma ou simplesmente de Garoto quase atropelado! ;)

O protagonista é incentivado pela psicóloga a escrever em um diário como forma de retirar os sentimentos que ele vem guardando desde o acontecimento que marcou sua vida. Ele então resolve seguir não somente esse conselho como também o da sua mãe, e sai para dar uma volta de bicicleta.

O que ele não podia imaginar é que em seu primeiro passeio seria quase atropelado pela Cabelo de Raposa (Laís). O rapaz fica encantando com a menina e não sossega até encontrá-la novamente. Assim por meio dela ele conhece o James Dean não tão bonito (Acácio) e a menina do cabelo roxo (Natália). A partir do momento que ele decidiu aceitar os conselhos e se abrir um pouco para vida, ele saiu do casulo para viver realmente todas as emoções da adolescência, sejam elas boas ou ruins, compreensíveis ou totalmente sem fundamentos, valorizadas ou desprezadas.

“Realmente, é difícil lidar com a dor, que parece infinita, quando você perde a única pessoa que não o deixava se sentir a criatura mais solitária e perdida do mundo.”

O que compartilhamos com o garoto quase atropelado são as particularidades de cada amigo. Como na vida real, cada pessoa tem um papel em nossa vida, tem suas próprias batalhas, vitórias, derrotas, feridas, mágoas, lembranças, gostos e perspectiva de vida. E todos nós temos que percorrer esta louca estrada da vida e enfrentar nossos medos. O que o autor consegue mostrar é que a sociedade é uma selva, existe sim, sempre alguém querendo apontar para você e dizer que o jeito que você vive não é o “correto”, padrões de vestimenta, de comportamento, de fala, de relacionamento. Qualquer pessoa que foge de qualquer padrão que seja vai sofrer com a pressão das feras da sociedade. Assim mesmo que eu sinto, que o ser humano muitas vezes deixa o lado mais primitivo sobressair e age como verdadeiros animais. Sem um pingo de empatia. Agindo sem pensar, sem analisar todas as partes para tomar uma conclusão, sobre diversos assuntos.

“Só conseguia pensar em quais seriam as razões que levavam algumas pessoas a se sentirem tão incomodadas a ponto de agredir outra que nem conhecem, apenas por ela pensar ou agir diferente. Era um daqueles momentos que você sente verdadeiro nojo do mundo.”

O livro vai abordar cada um dos amigos, contando seus segredos e particularidade, lógico que aprofundando mais as histórias do Garoto quase atropelado e da Cabelo de Raposa. Todas as aventuras, festas, brigas, descobertas e emoções do quarteto durante um mês. E o interessante é descobrir no desenvolver do livro cada particularidade e eventos que marcaram os personagens.

“A vida é feita de lembranças não? Às vezes, eu apenas penso… Ninguém é completamente feliz neste mundo. Acho que a vida de todos é feita de coisas boas e coisas ruins. E, no final, quando as coisas ruins chegam e a gente se sente perdido e mal, as boas recordações servem para nos agarrarmos e tentarmos suportar.”

O garoto quase atropelado é um livro que mostra o lado de quem presencia as recriminações da vida. Como os julgamentos afetam de maneira diferente cada pessoa. De forma simples ele nos leva pra dentro dessa aventura que é viver e crescer! Mostrando-nos as diversas maneiras de enfrentar os obstáculos que aparecem na nossa vida. Porque todos nós podemos enfrentar as dificuldades do garoto quase atropelado, James Dean não-tão-bonito, a menina do cabelo roxo e a Cabelo de Raposa. Ou então encontrar e fazer parte do círculo de amizade de pessoas que compartilham a mesma dor que eles. Abuso sexual, consumo de álcool e drogas, suicídio, distúrbios alimentares, preconceito, homossexualidade e abandono familiar são assuntos que o autor abordou de forma intensa, emotiva e sincera.
Uma coisa é certo e este livro deixa bem claro: precisamos dos amigos, sejam eles presentes do dia-a-dia, virtuais, familiares ou um diário. O importante é sempre compartilhar as alegrias e as tristezas para que elas não nos destrua por dentro. Gostei bastante de ler este livro, tanto que li em uns 3 dias. :)
Parabéns Vinícius! No final me senti quase atropelada também!

E seja a bolinha dentro do triângulo!

site: http://www.cladoslivros.com.br/2015/09/resenha-um-garoto-quase-atropelado-de.html

Marcela @ler_sim_ler_sempre 13/10/2017

Venha se sentir atropelado por essa historia
@ler_sim_ler_sempre

💛💭“Sabe aquele momento em que você realmente é quase atropelado por alguma coisa e vê sua vida passando rápido diante de seus olhos, e , então, nada acontece e você está apenas lá, parado, os olhos arregalados, o medo cantando nos ouvidos e o coração martelando de forma doentia? E aí nesse instante você percebe que está tudo bem, você respira e é como se tivesse uma oportunidade. E no fim das contas, tudo se resume a apenas um sentimento: você realmente se sente vivo”💭💛 .
🔹Aqui nosso personagem principal, "O Garoto Quase Atropelado" tenta se livrar de um trauma e com isso sua Psicóloga lhe orienta a escrever uma espécie de diário. .
🔹Começando assim nossa aventura. Com ele narrando sobre uma nova amizade com mais 3 jovens. Um grupo de amigos que aparentemente são normais e felizes. Mas que aos poucos vão se revelando tão problemáticos quanto ele. .
🔹Quatro jovens que estão lidando com seus problemas, cada um a seu modo. E que vão criando um elo e uma vontade inesgotável de mudar. De viver. .
⁉️Será que essa união irá ajudá-los a amenizar as dores do passado ?! .
🔹Vinicius nesse livro soube colocar de uma forma delicada vários assuntos que podem ser considerados tabu pela sociedade. Mas que acontece em vários lares. Como o abuso sexual, pedofilia, homofobia, bulimia, depressão ... Problemas esses que facilmente desencadeiam o suicídio. .
🔹Com uma história muito real, com personagens que poderiam ser seus amigos, seu vizinho. Poderia ser você. .
🔹Que traz como mensagem que devemos todos os dias acordar com a sensação de "quase atropelados". Nos dando sempre a oportunidade de recomeçar. Sempre buscar pela felicidade. E que nem toda dor precisa ser vivida sozinha. Basta olhar ao redor que irá vê que há varias pessoas que te amam e prontas a te ajudar. .
🔹Terminei o livro assim, me sentindo quase atropelada. Atropelada pelos bons sentimentos, pela vontade de viver e seguir meus sonhos. Já que o amanhã só a Deus pertence.
Com vontade de estar junto aos amigos e àqueles que amo. E dizer o quanto sou feliz em tê-los ao meu lado. .
. 🔹Por isso te convido a conhecer esses quatro jovens e que também sintam-se QUASE ATROPELADOS pela vida. . .

site: https://www.instagram.com/p/BZuPvysF7mG/

Helana O'hara 23/10/2017

O Garoto Quase Atropelado. Um livro singelo.
Um livro lindo, O Garoto Quase Atropelado, tem cerca de 270 páginas, ele não é divido em capítulos e sim em datas entre 01° De Novembro a 30 de Dezembro.
O livro tem uma diagramação simples, páginas amareladas e uma narrativa muito fluída. E claro, conta com trilha sonora, uma playlist incrível que orna com os sentimentos dos personagens.

Neste livro vamos conhecer o garoto quase atropelado, sua vida muda totalmente depois que ele perde seu melhor amigo, algo muito ruim aconteceu, fez com que ele parece no tempo e entrasse em algo profundo sem saber ao acerto como sair disso ou se queria sair.
A psicologa orienta o jovem a escrever um diário, talvez colocar para fora o que sente na forma escrita iria lhe fazer bem. Ele começa a fazer isso sem grandes pressões, mas o que realmente o faz mudar é o dia que ele conhece Laís. Quando está andando de bicicleta, Laís quase o atropela com seu Uno. A menina quase rebelde dentro aquele carro chama atenção dele.
Laís o convida para sair com seus amigos Acácio e Natália, jovens que se gostam muito, e tentam fazer seus problemas serem mais leves tento boas amizades ao seu lado.
O garoto percebe então que a vida pode ser leve e divertida, triste e silenciosa , mas pode ser melhor quando tem bons amigos por perto.

Nota-se que nosso personagem principal não tem nome, o intuito do livro é ser intimista, e o leitor se colocar na pele do protagonista, o que faria no lugar dele? Eu conheço alguém que passou por! E se fosse comigo?
O Garoto quase atropelado, mostra uma história sofrida, deprimida, nosso protagonista sofre de depressão, não sabe como sair desse quadro – ingredientes que poderiam facilmente fazer o livro ser um drama daqueles que que faz doer, mas Vinícius fez do seu livro, um drama que faz a gente sorrir, que conforta o coração do leitor.

Apesar dos ingredientes sortes que encontramos na leitura, O Garoto Quase Atropelado é uma de uma sutileza muito grande, trata depressão, morte, problemas pessoais de uma forma muito simples, isso faz com que a leitura seja gostosa de fazer e não sofrida.
Amizade que cresce entre o protagonista, Laís, Acácio e Natália é linda, eles se aventuram, se descobrem juntos, dividem segredos, brigas e se unem de uma forma linda – que aliás amizade hoje em dia deveria ser assim, sem pudor e sem malicia, apenas simples e sincera.
Foi uma leitura delicada, e também me atropelou com personagens bem escritos, simples e extremamente sinceros com o leitor.

Lembre-se nossa vida não pode estacionar por qualquer motivo, descobrir algo que nos faça reviver é importante, temos sonhos, objetivos e seguir em frente é fundamental. Acredito que Vinícius conseguiu passagem uma mensagem forte e singela para seus leitores.
Apesar do livro trabalhar com personagens adolescentes e jovens-adultos, é um livro feito para todas as idades.
“Morrer é apenas um efeito colateral de estar vivo.”

Maria Santos 27/10/2017

Uma menina quase atropelada com essa história
"Imaginei que naquele exato momento uma pessoa devia estar sendo agredida só porque não se enquadrava nos padrões de um grupo; pode estar pondo fim à própria vida porque não se sente normal ou aceita... a ignorância é outra marca deste mundo e nos coloca em minoria, seja pela cor, pelo peso, pela origem, orientação sexual, pela introspecção... Que merda!"

Fala galera! Tudo bem com vocês? Por aqui está tudo suave (ou quase assim).
Primeiramente gostaríamos agradecer a todos que compareceram a Bienal do Livro de Pernambuco e também, a nossa grande parceira Faro Editorial, que foi de extrema paciência e compreensão conosco. (um beijo no coração de vocês, seus lindos

@bardoriano 30/01/2018

Incrívelmente arrebatador
Você não saberá o nome dele, muito menos onde mora, o importante é sua história e o quão você irá aprender, sentir, viver e se identificar com tudo isso.

Uma grande tragédia aconteceu na vida dele, tirou toda sua alegria e vontade de aproveitar a vida, hoje ele é um mar de tristeza e solidão. A única coisa que restou foi um vazio.

Aconselhado pela mãe vai a uma psicóloga e aconselhado pela psicóloga começa a escrever um diário sobre o que sente. E a partir daí ele nem imaginava que viveria intensas emoções e que poderia voltar a viver novamente.

Um quase atropelamento faz ele conhecer uma garota, e o destino os apresenta, a cabelo de raposa, James Dean não tão bonito e a menina de cabelo roxo. E várias loucuras esses 4 irão cometer.

4 jovens que se conheceram por acaso ou não, irão viver os momentos mais confusos, tristes, tensos e mais felizes das suas vidas, irão ser atropelados de várias maneiras. Uma viagem em busca de? No Final o que importa mesmo é SENTIR.

Opinião

Fortíssimas emoções por esse livro. Escrita fluida, narrado em 1° pessoa em forma de direito de 1 à 30 de novembro.

Aborda a adolescência de um jeito intensa e tão verdadeira, você irá se identificar com várias situações. Abuso, homofobia, depressão, suicídio, bulimia abordados tão cuidadosamente. Você será atropelado intensamente.

Personagens bem construídos e reais, sem dúvida fará você pensar em alguém, a mãe dele é incrível. Trama envolvente que deixará teus sentimentos atropelados.

Garanto que vai se surpreender com o segredo que gira ao redor, meu coração dilacerou. Outro ponto é o romance entre o garoto e a menina, ele meio que é obcecado por ela. E esses dois é uma baita confusão, teve hora que ficou chato, confesso.

Lições para o resto da vida. Essa resenha nem chega aos pés do que senti lendo. E quando vai acabando é só mais emoções.

Muita referência a músicas e livros que fará você se apaixonar, as músicas foram colocadas no lugar certo, tudo bem feito.

Desejo profundamente que você leia algum dia e seja atropelado e viva essa história auspiciosa.

Nota: 5 + favorito

#resenhabibliomaniaco
Adonai 30/01/2018minha estante
Fiquei bem curioso!

@bardoriano 31/01/2018minha estante
Que máximo. Vai adorar!

Coisas de Mineira 27/02/2018

“Ouvir aquela covardia fez meu pulso se fechar e senti como se todo o meu sangue tivesse subido para a cabeça. Só conseguia pensar em quais seriam as razões que levam algumas pessoas a se sentirem tão incomodadas a ponto de agredir outra que nem conhecem, apenas por ela pensar ou agir diferente. Era um daqueles momentos em que você sente verdadeiro nojo do mundo.”

Um adolescente sofrendo por causa de um acontecimento ruim, começa a escrever em um diário por causa da insistência de sua mãe e de sua psicóloga. O que ele não esperava, é que dias após começar a escrever, um quase atropelamento iria apresentar para ele pessoas bem diferentes - a cabelo de raposa, o James Dean não-tão-bonito e a menina de cabelo roxo -, e que essas pessoas mudariam sua vida para sempre. Enfrentando a dor que ainda sente, mas com vontade de viver as novas experiências que os três amigos estavam apresentando a ele, “O Garoto Quase Atropelado” acompanha o registro no diário de um mês na vida desse menino.

“Uma história inesquecível sobre adolescentes que escolheram acreditar no que sentiam. Você vai se emocionar.” Essa frase é um pedaço do depoimento de Bruna Vieira sobre o livro e está bem na capa, e não sei por que, mas não levei muita fé nela, talvez tenha sido pela capa ou pela sinopse atrás que não revelava muita coisa. Bela ingenuidade minha. “O Garoto quase Atropelado” não apenas me emocionou, mas me tocou profundamente. Havia pensando que seria um daqueles livros adolescentes bem fraquinhos e ficava pensando nas primeiras páginas, “mas que diabos aconteceu com esse menino”, mas com os capítulos passando a minha visão sobre a leitura mudou drasticamente.

“É complexo, mas por tudo que já vivi, tanto relacionado à felicidade como à tristeza, acho que as duas são complementares e precisam uma da outra para existir. como saberíamos o que é felicidade se não soubéssemos como é a tristeza? É quase como se precisássemos sentir a dor para que os momentos bons realmente valham a pena.”

Não é um clichê adolescente, os jovens personagens passam por problemas que qualquer um poderia estar passando. A proximidade com a realidade, talvez tenha sido o mais interessante, ou talvez, seja a vontade de viver e como o autor descreve o sentimento de ser quase atropelado e o que aquilo causou no personagem. Tenho que dizer, que pessoalmente, me identifiquei bastante com os sentimentos do garoto quase atropelado. E tive que dar uma pausa, várias vezes durante a leitura, apesar de ela acabar nos levando. Aliás, acho que essa obra foi uma das mais difíceis em separar partes para ressaltar, eram tantas que gostei.

Publicado pela Faro Editorial em 2015, “O Garoto quase Atropelado” é o segundo livro do escritor Vinicius Grossos, um carioca que vive em Minas Gerais e é formado em Jornalismo pela UFJF. Tenho que confessar que desde o primeiro exemplar da Editora Faro, fiquei encantada com ela, as folhas mais grossas das páginas é algo que gostei bastante. A capa do livro traz uma bicicleta que tem um significado bem importante para a história e no final, Vinicius dá uma tarefa para os leitores poderem completar a leitura, que achei bem interessante. Para mim, a tarefa foi vista como uma boa forma de encerrar a leitura.

“Durante muito tempo, fiquei me perguntando se Deus existia. E se ele existia, por que permitia que coisas ruins acontecessem a pessoas boas? Demorou para eu chegar perto da resposta. No entanto, acho que as coisas ruins vêm para que as boas possam se ressaltar. E é engraçado, mas eu não percebia como a nossa rotina, como a nossa convivência, era simplesmente boa demais, até te perder e sentir a coisa ruim.”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: http://www.coisasdemineira.com/2018/01/resenha-o-garoto-quase-atropelado.html

Bruna 02/07/2020

O garoto quase atropelado 5/5 ?
Esse livro foi uma grande surpresa pra mim pois eu o havia ganhado há 1 ano e estava encalhado na estante.

A história é em formato de diário e o garoto que o escreve conta sua experiência após a morte de seu melhor amigo, seu período de luto e como conseguiu superar com a ajuda de 3 amigos, Laís (a cabelo de raposa), Acácio (James Dean nem tão bonito) e Nathália (a de cabelo roxo).

Todos os personagens têm características fortes e seus problemas individuais que trazem ao livro alguns ensinamentos e questões sociais a serem discutidas.

Raiza 23/06/2021

Emocionante
Um livro que trata de temas muito delicados e nos traz mensagens lindas sobre a vida, amizades, família, relacionamentos, é um livro maravilhosoooo??