Ainda estou aqui

Ainda estou aqui Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Ainda Estou Aqui

wiridia.ju 02/08/2022

O fim sobre o fim
Gostaria de resenhar esse livro que me rendeu muito tempo por sentir inicialmente a leitura um pouco morna, mas ao deparar-me com sua terminalidade, senti que não conseguiria traduzir as minhas sensações dos momentos finais do livro através de palavras. - Porquê? Porque, é um livro que mexe com os sentidos, as emoções, que instiga raiva e compaixão e te coloca em posição ambígua de não saber se entender (suas reações) o suficiente para dizer se gosta ou não do livro. Passei do querer, para o ler, depois para o gostar, para o odiar, para o odiar muito e depois o muito muito e ai ele acabou. Fiquei no momento negativo e ainda tento entender qual realmente foi o saldo final dessa leitura.

Obs.: Quero reler.

??????

raonypimentel 12/03/2017

Emocionante!
Livro espetacular!
A história é crua, impactante, impressionante!
Sabemos desde o primeiro capítulo a situação em que Eunice (protagonista) vive hoje, mas nem por isso deixamos de nos surpreender a medida em que o texto vai avançando...
Desde a convivência de sua família, aos trágicos eventos ocorridos durante a Ditadura Militar, o autor consegue traçar um paralelo entre sua vida e a luta de sua mãe e suas irmãs pela justiça. Genial!
Achei bastante emocionante! Ler as últimas palavras e não se emocionar é quase impossível!
Com certeza um livro que recomendarei para muitos!
Ceica.Moura 12/03/2017minha estante
Só assim para eu ler esse...gostei do seu comentário Raony ????

raonypimentel 13/03/2017minha estante
Vale a pena ler! Vai gostar muuuuito!

Vilamarc 23/09/2019minha estante
Estou lendo.

Claudia Souza 05/01/2020minha estante
Parabéns pela resenha.

Marina 02/02/2023

Gosto muito de como o autor entrelaça a história da sua mãe, Eunice, e a do seu pai, Rubens. Ao falar sobre a mãe, separa momentos emotivos, lembranças familiares, admiração pela mulher forte e pragmática. Ao falar sobre o pai, mostra o sentimento de injustiça, uma tentativa de desvendar os fatos, a revolta.

Ao longo do livro, transitamos entre esses dois polos que compõem o autor. Por um lado, marcado profundamente pela perda do pai, torturado e assassinado durante a ditadura militar. Por outro, tenta se acostumar com o Alzheimer da mãe, que sempre fora tão forte e independente.

Achei tocante e inteligente a construção desse relato tão pessoal. O autor nos apresenta aspectos de sua vida aos poucos, e nesse vai e vem entre presente, passado e outro passado, consegue que cada trecho tenha seu impacto.

Começa o livro falando do Alzheimer da mãe. Logo, conta sobre sua infância tão gostosinha, sobre sua adolescência comum, suas primeiras experiências. Quando já estamos apegados à família, ele detalha o desaparecimento do seu pai, a luta por justiça, a resistência e reinvenção da sua mãe e, por fim, sua doença. Ao voltar à doença, no final do livro, quando já conhecemos a história de Eunice, é muito difícil não se emocionar. Principalmente quando pensamos que ela nunca obteve a justiça completa, que tanto almejou, pois os culpados pela morte do marido ainda estão protegidos.

"Ainda estou aqui" é uma homenagem linda à memória. À memória de Eunice, que está sendo perdida. À memória de Rubens, que nunca será esquecido. O título do livro tem tudo a ver com esses dois lados: a mãe que o autor tanto ama, mesmo doente, ainda está lá; o homicídio do pai e a impunidade é um exemplo de que a ditadura nunca se foi por completo e ainda paira sobre nós.

***

"A doença chegou no ano em que ela ganhou a ação que começou nos anos 80 e obrigava a União a ressarcir o seguro de vida que ela não pôde resgatar, pois não tinha atestado de óbito, e um pensão por danos morais. [...]
- Então, o que você quer fazer? O dinheiro está na sua conta!
[...]
- Vamos tomar um sorvete na lanchonete do prédio.
Comemoramos a sua luta de décadas tomando um picolé, só nós dois, numa mesinha de plástico da lanchonete da piscina do condomínio em que moramos...".
Roneide.Braga 08/02/2023minha estante
Esse livro é muito bom mesmo! ?

Marina 11/02/2023minha estante
Foi uma ótima surpresa

Gláucia 28/04/2017

Ainda Estou Aqui - Marcelo Rubens Paiva
O autor quis registrar os mais tristes dias da família Paiva vividos na época da ditadura militar após o desaparecimento de seu pai, morto por tortura, a fim de que essas memórias não se percam nos labirintos da mente afetada pelo Alzheimer de sua mãe. Sem se vitimizar ela conseguiu se erguer, se reinventar a fim de criar seus 5 filhos.
Bom conhecer os detalhes desse e de outros acontecimentos tenebrosos da época, é sempre bom não deixar cair no esquecimento o que foi esse sombrio período da nossa história, especialmente no momento que estamos vivendo em que muitas pessoas acreditam terem sido dias prósperos.
Alvaro 28/04/2017minha estante
Ótima observação no final. Quero muito ler esse livro porque me parece um livro mais do que necessário ultimamente

Gláucia 28/04/2017minha estante
Acho isso assustador!

Gabriela.Andreazza 23/09/2019minha estante
Ana, fantástica sua análise.
Concordo que se trata de livro extramente necessário.
E que mulher inspiradora que foi a "Italianinha", não?
Marcelo abriu seu coração e a porta de casa ao expor como é difícil para a família "adoecer" junto com o paciente de Alzheimer. Obrigada ao autor por isso.

Thaíse 21/01/2024minha estante
Já marquei na minha lista!

Marcelo Caniato 03/04/2017

Leitura necessária
Esse é um livro que eu gostaria que todos aqueles que ainda veneram a ditadura lessem. Um livro escrito por alguém que viveu aquilo tudo, que viu a repressão bater à sua porta, viu seu pai ser levado de casa para interrogatório e nunca mais voltar. Marcelo Rubens Paiva narra a luta de sua família pra descobrir a verdade sobre o que aconteceu com seu pai, um deputado opositor do regime que foi torturado e morto pelos militares, informação essa que só veio a ser confirmada 40 anos depois. Independente de posicionamentos políticos, os relatos contidos no livro relembram como regimes autoritários são perigosos. Seja o leitor adepto ou não da ideia de que havia uma ameaça comunista ao país, quer ele chame o ocorrido de golpe ou contra-revolução, o fato inquestionável é que o governo militar torturou, matou e escondeu corpos de dezenas de presos políticos. E, como bem argumentado no livro, contra a própria legislação da época. Os militares que comandavam todo o aparato repressor (pois, como reconhecido no livro, existiam aqueles dentro das Forças Armadas que discordavam do que ocorria) sabiam que estavam cometendo ilegalidades, caso contrário não tentariam encobrir. O livro ainda fala de coisas que eu não sabia, como o incêndio na Favela do Pinto, supostamente criminoso, entre outros absurdos que nos revoltam ao ler. Mas, mais do que um livro sobre os abusos da ditadura, é um livro sobre Eunice Paiva, mãe de Marcelo, que passou a vida inteira lutando, sem esmorecer, tentando dar uma vida normal e sem sofrimento pros filhos, tendo ainda que lidar com o surgimento do Alzheimer.
Saionara.Zakrzevsk 17/04/2017minha estante
Animei a ler...

Caio.Henrique 09/04/2020

Sua vida tem muitos atos
Seguindo com as leituras da iniciação científica, este é a primeira obra em vários meses que não trata de análise literária, mas sim do relato de uma família que se viu arrasada pela ditadura que perdurou por tanto tempo em nosso país. Marcelo possui uma escrita que logo de cara me fisgou, e a forma como ele relata seu passado e experiências usando de um humor leve em alguns momentos e de fúria contida em outros torna a coisa toda melhor ainda. Conhecer um pouco dos Paiva, suas origens e tradições, aquece o coração e nos lembra do quanto a família é importante. Confesso que no começo achei que o foco seria mais em contar sobre o desaparecimento do pai do autor, e que isso seria o principal elemento a chamar minha atenção. No fim das contas, eu acabei com um misto de sentimentos ao conhecer Eunice Paiva e toda a sua luta. Mulher que depois de viúva não baixou a cabeça e lutou por justiça não só pelo seu marido, mas por outros que sofreram com a opressão da ditadura. As últimas páginas relatam sobre o Alzheimer que aos poucos leva sua memória, e rolaram até algumas lágrimas nessa parte. Por tudo isso é que essa excelente obra se tornou um favorito.
Eduarda 17/04/2020minha estante
meu amigo eh escritor

Nanda 26/02/2020

Teve Ditadura e ela está aí, batendo a nossa porta novamente...
Uma biografia de Eunice Paiva, esposa do ex deputado federal Rubens Paiva, preso, torturado e morto pela Ditadura Militar brasileira por ser um opositor ao regime. Li diversas resenhas sobre esse livro e percebi que ele encanta as pessoas por motivos distintos. Algumas são pegas pela descrição de uma mulher forte, a que não se resignou com as mentiras do Estado e da Mídia sobre o paradeiro do seu marido, a que voltou a estudar depois dos 45 anos e se formou em Direito, a que foi uma advogada de sucesso e abraçou a causa indígena. Outras pessoas ficaram emocionadas com as memórias do autor, filho de Eunice e Rubens, sua infância e adolescência nesse período conturbado tenebroso da história do Brasil. Também li resenhas que destacaram a luta da família Rubens Paiva contra a doença que acometeu Eunice na sua velhice, Alzheimer, tirando a capacidade de discernimento de uma mulher tão culta e inteligente. A mim, Ainda Estou Aqui impressionou pelo escancaramento do que foi o regime militar: uma sucessão de mentiras, repressão à liberdade de pensamento, extrema violência, torturas e assassinatos. Impressiona-me mais ainda, e dá até medo, a semelhança com a atualidade. Como naquele período, hoje quem se opõe ao governo é comunista. Ser comunista é ser do mal. O Brasil tem que se livrar dos comunistas, então precisamos do militarismo para nos defender. Como na ditadura, já temos censura à arte, clima de ódio nas ruas, um mundo de fake news, aumento da desigualdade social. Enfim, como naquela época, temos um governante autoritário, defensor de torturador e da tortura, que no momento está incitando o povo a pedir o fechamento do congresso nacional. Recomendo a todos a leitura, o texto é fluido e instigante, você não consegue parar de ler apesar de ficar chocado com os relatos. Mas eu recomendo principalmente a você que diz que a ditadura não existiu ou que acha que os militares são a solução para nosso país.
Hely 26/02/2020minha estante
"O povo brasileiro não tem tempo pra ler, anda muito ocupado para poder pensar"

Raul Seixas

Flávia Carvalho 13/06/2018

Cansativo
Concordo que falar de Marcelo Rubens Paiva e falar de política é coisa inevitável.
Comecei o livro simplesmente amando e foi fluindo de forma bastante natural.
Muito bacana saber sobre suas lembranças de infância e a vida tumultuada de uma família italiana que ele possui.

Porém, antes da metade eu achei que o autor já começa a ficar repetitivo e o livro se torna cansativo.

Como exemplo (sem considerar spoiler porque a vida do autor já é um livro aberto) no início do livro ele transcreve o depoimento de Antônio Callado. Neste depoimento, o jornalista cita que Rubens Paiva: ?foi um dos homens mais simpáticos e risonhos que já conheci .?

E a partir daí, o autor começa a referir o próprio pai como ?um dos homens mais simpáticos e risonhos que Callado já conheceu.?
Na primeira vez que ele passa a referi-lo assim é até engraçado, pela forma como ele vai descrevendo as coisas, mas depois da milésima vez que ele cita já fica cansativa e enfadonha essa repetição.
Esse é um exemplo de varias repetições que a escrita do autor possui.

E pela sinopse do livro, a ideia principal é falar sobre a mãe e sua doença. Mas essa é a parte superficial do livro, não aprofundando em momento algum no sentido principal da escrita. Ele deu mais ênfase em citar na íntegra artigos de jornais, depoimentos e explicar detalhadamente sobre os acontecimentos da história política da época, o que, na minha opinião, os leitores interessados poderiam encontrar facilmente na internet.

Concluindo, é um livro excelente para quem quer se aprofundar no conhecimento político com relatos da vida do autor.

Mas como não era do meu interesse toda parte política, não foi uma leitura adequado para meu estilo.

*** Esta resenha se trata da minha experiência com a leitura, e não quer dizer que não indico o livro, se trata apenas de uma opinião pessoal e algumas pessoas podem até não concordar, mas são apenas formas diferentes de enxergar, sobre o mesmo assunto.

Salve a diversidade!
Wagner269 18/02/2020minha estante
Olá. OObrigado por dizer exatamente o que eu gostaria.

Ronnayse 22/01/2017

Se nao fosse a TAG provavelmente eu nao chegaria a conhecer esse livro sensacional.
É daqueles livros que encantam e que você pretende reler.
Os relatos do tempo da ditadura, do modo como foram expostos, nos levando a "ver de perto" o modo que afetou aquela família. E ainda, o Alzheimer. A justificativa 'maior' para o título do livro, é um final que encaixa perfeitamente. Emocionante.
Lilly 25/06/2017minha estante
Estou lendo esse livro e amando, só posso dizer Obrigada TAG.

Bookster Pedro Pacifico 01/03/2020

Ainda estou aqui, Marcelo Rubens Paiva – 6/10
Esse foi meu primeiro contato com o autor e, apesar de ter lido muitas críticas positivas, não foi um livro que me agradou tanto (acho que muito vão descordar de mim 😬)! É um livro de memórias... Ao focar na vida de sua mãe, atualmente vítima do Alzheimer, o autor passa por momentos de sua própria infância, pelas circunstâncias do desaparecimento do seu pai, preso político na época da ditadura, e ainda traz outros relatos da época conturbada em que vivia o Brasil. Apesar de o tema tratado ser muito interessante, apresentando ao leitor um cenário fiel da época da didatura, achei a leitura arrastada e cansativa... Não é um livro ruim, tem suas partes boas. Gostei de como o autor retrata o perfil de sua mãe, Eunice, que, a despeito das adversidades, conseguiu - sem fazer o papel de vítima -se reerguer e criar os seus 5 filhos. No entanto, esse foi um daquelas leituras que eu queria acabasse logo... Como já ouvi falar muito bem do autor, ainda tenho vontade de ler Feliz Ano Velho, para ver se mudo um pouco essa impressão que fiquei depois dessa leitura... E para quem ainda não leu, não desanime! Tem muita gente que gostou da obra... leitura é sempre assim, cada um com a sua percepção!

site: https://www.instagram.com/book.ster
Cilene 08/05/2021minha estante
Leia Feliz Ano Velho, e outros do autor. Este ele contou a vida da mãe mas na verdade era o foco mostrar a verdade sobre a morte do pai, fazendo ser um livro duro... técnico no final...

Adriana Scarpin 16/12/2018

Em honra de Eunice Paiva (1929 - 2018)
Acho que um livro em homenagem a uma mãe não dá pra ficar melhor do que isso, de quebra ainda é uma investigação sentimental sobre o desaparecimento de Rubens Paiva. Um desses livros indispensáveis sobre a ditadura.
Gabriela.Andreazza 23/09/2019minha estante
Verdade. Melhor homenagem para uma fantástica mulher leitora.

Nina 27/12/2016minha estante
Nossa. Quero ler! Li "Feliz ano velho dele" na escola e foi inesquecível!

Ana Clara 23/11/2016

Amei
Foi o primeiro livro do Rubens Paiva que li e simplesmente amei. Uma história de vida maravilhosa, gostei da escrita, emocionante (cheguei a chorar em alguns momentos)... enfim, recomendado!
Geiza.Negreiros 09/12/2016minha estante
Vou começar hj. ?