Ainda estou aqui

Ainda estou aqui Marcelo Rubens Paiva

Resenhas - Ainda Estou Aqui

Larissa Guedes de Souza 26/07/2022

Esse é daqueles livros que você tem tomar seu tempo para ler. Eu demorei umas semanas para terminar de ler, mas não porque era chato, ou difícil, ou qualquer coisa do tipo. Não, eu só precisava dar umas pausas às vezes para refletir, para ficar revoltada, para ficar triste, ou sei lá. Eu senti tanto com essa narrativa que recomendo imensamente a todos ler esse livro. É uma aula sobre a ditadura de uma forma sensível. O autor narra como se estivesse conversando com um amigo e contando momentos do seu passado.

O livro fala sobre o período da ditadura militar, mas não exatamente daquele jeito histórico. O Marcelo Rubens Paiva conta a sua própria história, a história da sua família, que infelizmente representa a história de centenas de famílias brasileiras. O pai dele, Rubens Paiva, que já tinha sido deputado federal, foi exilado político, preso e depois "desaparecido" da ditadura. Eunice Paiva, mãe de Marcelo e mais 4 irmãos, virou advogada respeitada e ativista em lutas sociais e políticas.

A história não é narrada de forma linear, nem é gráfica sobre os horrores da ditadura, mas ainda assim é um dos relatos mais fortes que li sobre o período. Porque tudo é contado da perspectiva do autor, que no início era uma criança que de repente nunca mais viu seu pai, que cresceu em meio a esse regime político perverso, que viu sua mãe lutar por 25 anos para finalmente conseguir um "simples" atestado de óbito e depois perecer aos poucos para o Alzheimer.

Muita gente pensa que a ditadura militar brasileira, ou qualquer período de guerra ou ditaduras em qualquer lugar do mundo, é tiro, porrada e bomba 24 horas por dia, em toda esquina. Já vi pessoas quererem relativizar e chamar de "ditabranda", pois já viu fotos de pessoas na praia, ou mostrando que tinham novelas e outras coisas acontecendo, "então, não podia ser tão ruim assim". Elas não entendem que a vida continua, mesmo durante uma ditadura. Sim, muita gente está sendo torturada e assassinada, mas na mesma hora tem gente curtindo um churrasco e passeando no shopping. Tem gente se casando e tem gente com o marido desaparecido para sempre.

O livro mostra muito isso. A vida família Paiva seguindo em frente, mas sempre sob aquela sombra do desaparecimento (leia-se: assassinato) de Rubens Paiva. Como Marcelo viajava com os amigos, paquerava garotas, sua mãe trabalhava para cuidar dos 5 filhos, tudo isso enquanto viviam em um limbo burocrático, pois sabiam que o ex-deputado estava morto, mas oficialmente estava vivo, pois não havia um corpo.

Eu senti o livro como um desabafo. É surreal você pensar que hoje tem gente que minimiza e até debocha dos mortos e desaparecidos da ditadura, que dizem que "gente de bem não sofreu nada", que o Golpe de 64 foi na verdade uma revolução e fazem celebrações no seu aniversário. A história conta dos horrores cotidianos de uma família despedaçada. E eu precisava dar minhas pausas na leitura para refletir sobre vários pontos abordados, ou para conseguir digerir como eles conseguiram passar por tudo aquilo. Não é apelativo, mas eu senti tudo.

site: https://bit.ly/Bibliomaniacas

Thamirys.Melo 22/11/2022

Iniciei o livro sem ler sobre o que se tratava e fiquei surpresa com a clareza e encantadora narrativa. Vale muito a leitura apesar do tema pesado o livro é leve.

William.Almeida 27/12/2022

Retrato necessário
Lembro de quando li o punho e a renda (inclusive, uma indicação), que narra a participação da diplomacia brasileira no regime militar, inclusive sua participação em outros regimes pela América do Sul, como, por exemplo, a do Uruguai e do Chile.
É isso, acho que esses livros se entrelaçam nesse período histórico e infeliz.
Contudo, senti uma imersão maior aqui, com maiores detalhes e trechos de documentos.

Marcela.Tertulino 07/01/2023

Um filho contando a história de sua família, vítima de uma ditadura cruel. Uma mãe inspiradora que se reinventou depois de perder o marido e pai dos seus 5 filhos.
Uma leitura fascinante.

Leila 10/05/2023

Ditadura nunca mais!
Ainda estou aqui - Marcelo Rubens Paiva 295 páginas

Esse livro foi lançado em 2015 e faz parte da TAG de dezembro de 2016.

Conta a história de vida do autor e sua família, girando em torno de dois assuntos principais: o diagnóstico da mãe, com Alzheimer e o desaparecimento do pai, durante a Ditadura Militar.

É um livro de fácil compreensão e foi escrito pois Marcelo, o autor, percebeu que, com a chegada do Alzheimer, a história do pai, preso político, seria perdida.

Dois enredos muito tristes, uma doença que não tem cura, mata as lembranças de alguém que "ainda está aqui" e uma parte obscura e vergonhosa da história recente do Brasil.

ToniBooks 13/05/2023

Um regime de sangue
Neste livro, Marcelo Rubens Paiva faz um retrato emocionante de Eunice, sua mãe, e pela primeira vez traça um relato do que aconteceu - e do que pode ter ocorrido - com Rubens Paiva (o pai). Nessa narrativa biográfica, Marcelo toma "emprestada" a voz de Eunice para mergulhar em memórias sombrias da história recente brasileira, especialmente os horrores do golpe militar de 1964.

GNR 20/05/2023

UM DESEJO DE MÃE
O livro vai narrar todos os percalços de uma mãe que perde o marido para a ditadura. Encara todas as dificuldades do sistema ineficiente e mostra a força da mulher em um renascer e reinventar-se sendo viúva de deputado cassado com filhos pequenos e tendo que lutar contra a ditadura, ao mesmo tempo ué precisa continuar no papel de mãe.

daviadippe 03/08/2023

O livro é ótimo para entender como os anos mais difíceis da ditadura militar (anos 70) foram os mais cruéis para aqueles que se mostravam contra um regime totalitário. A escrita de Marcelo deixa muito claro isso de uma maneira única e fluida. Mas confesso que tiveram alguns momentos que achei chato e cansativo, tem uns saltos temporais também que te fazem perder um pouco a cronologia da história, por isso minha nota para o livro. Não é um livro que eu leria de novo :/

Lucy 16/09/2023

Um livro terrívelmente lindo
Eu li despretenciosamente desavisada.
Só recebi da amiga e iniciei. Nos capítulos iniciais eu escrevi um whats pra ela "quem é marcelo?", aí ela disse que era o do feliz ano... mas tb n o li ainda. Só o conheço.
O livro em si só e todo impressionante, a sua prosa, a sua linha histórica, o modo que o autor escolhe abordar as temáticas.
Eu nunca li nada sobre o AI-5, só vi filmes e documentários, achei a leitura tão impressionante quanto o que é isso companheiro e mariguela, e mais dolorido por sua aura intimista.
A mulher apresentada, em todas as suas fases é de uma bravura que Lancelote não poderia por à prova.
E o mais duro pra mim, por uma questão pessoal, foi lidar com sua condição de alzm, como comecei o livro sem saber o que encontraria ali (não li sinopse, n conhecia a história nem nada) eu n sabia que falaria disso e por isso o livro foi muito importante, pois falou dentro de um espectro que é de fato um tabu muito grande.
Este livro é uma grande caixa de tabu brasileiro.
E mesmo em sua dureza de todas as suas temáticas é bonito.

Marcone989 04/11/2023

Esquecer, jamais.
Temos aqui um relato dramático sobre esquecimento. O autor relata a luta de sua mãe Eunice em busca da verdade sobre o desaparecimento do marido Rubens Paiva durante a ditadura militar, a corrente de silêncio e mentira que se formou, a bravura de uma mulher que se reergueu e se tornou varias, lutou não apenas sua propria luta, mas a de outros. Defendeu até não conseguir mais, se lembrou até não conseguir mais. A lição que levamos com isso é simples, nossas convicções permanecem na pele, nos olhares, nos atos do dia a dia. E nossos traumas podem até ser escondidos no fundo da alma, no interior da mente, mas esquecer, jamais. É impossivel parar de ler, a escrita flui de uma maneira que ficamos vidrados na historia dessa figura tão admirável. Chorei, sorri, fiquei enraivecido, uma viajem emocional grande. E pensei nesse livro muito no pós leitura, sobre todos os seus aspectos, não sabia muito bem o que esperar, fui surpreendido e absorvido.

NathDuda 06/12/2023

Está lá
Decidi não colocar uma frase (do livro) marcante aqui.
Não consigo pensar o que escrever de fato porque tudo parece que será pouco ou demais.
Gostei de verdade! Tenho certeza que teria gostado bem mais se não fosse a maldita da faculdade que atrapalha minhas leituras.
É tanta informação, tanta coisa necessária e dura. Mdsss, que livro rico. De verdade! Rico no modo que foi retratado, os fatos, informações... Enfim, quem lê-lo, pode ter certeza, tem muito o que ganhar.
Poucas vezes leio um livro e sinto que aprendi muito com ele e esse foi um desses.

Leitorconvicto 22/12/2023

Uma época
Relato humano, visão da criança ao adulto. Uma grande conversa com o passado brasileiro de forma pessoal