Mulheres

Mulheres Carol Rossetti

Resenhas - Mulheres

1 | 2 | 3 | 4 | 5

C. Aguiar 31/08/2015

Lembro como se fosse hoje o dia que a editora pediu para que os leitores ajudassem a escolher a capa desse livro e eu acabei votando nessa. Pensem na minha felicidade quando vi que essa capa foi a ganhadora.
Desde quando comecei a conhecer mais sobre o trabalho da autora percebi que esse livro não ia parar de me surpreender.

O livro traz diversas mensagens importantes, mas acima de tudo tem o papel de conscientizar o ser humano sobre coisas que muitas das vezes viramos o rosto e fingimos que está tudo bem, que é normal, que sempre foi assim e que não podemos fazer nada a respeito disso.

O projeto Mulheres nasceu sem qualquer pretensão da autora e foi ganhando espaço cada vez mais em compartilhamentos nas redes sociais, dentre outras coisas. A autora não imaginava que suas ilustrações teriam tanto impacto a ponto da mesma virar referência na luta contra inclusão, descriminalização e etc.

A autora vem trazendo através de ilustrações e pequenas frases algo que chega a tocar o leitor de forma direta, bem humorada e até mesmo com "pequenas doses de acidez".
As ilustrações estão lindas e é cada uma mais apaixonante que a outra!

Apesar de ser um livro com a temática mulheres, todos podem se sentir incluídos na leitura. Não importa sua raça, seu credo, seu corpo, seus problemas. O importante mesmo é o que você pode fazer para melhorar a visão que você tem de si e aprender que não importa o que te faz feliz, o importante é ser feliz.

O livro tem uma diagramação muito bonita e você pode ver o cuidado com que a editora tratou esse exemplar. Sinceramente estou apaixonada por essa obra. É um daqueles livros que se eu pudesse, com certeza eu me casaria com ele.

Sinceramente? Eu me senti amada quando abri essa obra. Sim essa é a expressão. Eu me senti amada e compreendida de diversas formas.
É uma leitura rápida e flui muito bem, quando você vê já terminou e nem sentiu o tempo passar.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/
Francine 31/08/2015minha estante
Que lindo, flor! Uma obra que a fez se sentir amada com certeza merece minha atenção. Eu acompanhei o trabalho da artista no Facebook e admiro muito as mensagens que suas ilustrações e frases trazem. Só não me interessei completamente por adquirir a obra, porque achei algumas das frases um pouco extremistas, mas pretendo um dia conhecê-la. :)

C. Aguiar 01/09/2015minha estante
as frases realmente são "extremistas" mas é pq as vezes a gente tá mt apegado a um conceito e quando vai ver as vezes nem tinha necessidade da gente ter uma opinião contrária. tiro isso por mim sabe. mt coisa ali se fosse anteriormente eu não teria concordado e teria batido o pé dizendo não asashshu sou teimosa as vezes.

Francine 02/09/2015minha estante
Eu entendo, flor. Eu acho que as frases mereciam um comentário em nota de rodapé para orientar a reflexão do leitor. Não adianta lutarmos a favor do respeito se o fizermos com conceitos que, para existirem, excluem outros. Eu gostei muito da sua resenha e acho que a obra é super válida! Espero comprá-la logo. :)

Beta Oliveira 11/03/2017

Projetos e iniciativas como esse da Carol Rossetti contribuem para dar voz aos problemas velados ou escancarados que ainda enfrentamos. Não soluciona, claro. Leva a pensar e a inspirar por um mundo onde haja educação e respeito à diversidade do ser humano.
Que Carol encontre sempre inspirações para seus traços e suas cores. E que mais pessoas se sintam refletidas em suas criações.
O texto completo sobre Mulheres, de Carol Rossetti, da Editora Sextante, está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2017/03/cap-1319-mulheres-carol-rossetti.html
Carol 12/03/2017minha estante
Não conhecia esse livro! As ilustrações dela são maravilhosas!

Raquel S. Ramos 06/11/2015

Além de ser esteticamente lindo, com ilustrações maravilhosas, ter uma capa com textura aveludada como um pêssego, e ter um leve cheiro de giz de cera (o que me fez sentir como se estivesse ganhando os desenhos originais da ilustradora), o conteúdo do livro é amor. Dividido em seis partes (Corpo, Moda, Identidade, Escolhas, Amores e Valentes), este livro nos apresenta as mais diferentes mulheres nas mais diferentes situações, nos convidando à respeitá-las independentemente das escolhas e dos estilos de vida que elas levam. É uma chamada a quebrar preconceitos através do simples ato de conhecermos umas às outras.

site: http://bloginexplicavel.blogspot.com/2015/11/voce-nao-e-o-batman-mas-pode-ser-mais.html
Carina 07/11/2015minha estante
Vi seu vídeo e o comentário sobre o livro.

MiCandeloro 25/08/2015

Belo e inspirador!
E aí pessoal, hoje trago para vocês a resenha do livro mais lindo que li no ano, e não estou me referindo apenas à beleza gráfica do exemplar que está show, hein.

Alguém aqui já viu as ilustrações da Carol Rossetti por aí? Confesso que conheci o trabalho da autora faz um tempinho, por meio dos compartilhamentos e viralizações de suas imagens nas redes sociais. Primeiramente, me encantei pelos seus desenhos, feitos com traços simples e sensíveis, para depois me atinar para a importância das mensagens que ela tentava transmitir por meio deles.

Curiosamente, o projeto Mulheres nasceu sem nenhuma pretensão por parte da autora. Carol apenas queria se obrigar a produzir uma ilustração por dia e não imaginava que tantas pessoas fossem se identificar com as mulheres que criava. Quando se deu por conta, já havia se tornado uma ativista contra todas as formas de discriminação e uma referência mundial na luta pela inclusão social.

No livro, encontramos desenhos de personagens femininas que se encontram em situações de vulnerabilidade. As ilustrações são divididas em temas e, em cada um deles, Carol explora um tipo de preconceito diferente.

De maneira leve, humorada e mordaz, a autora nos relembra que a beleza não deveria ser o foco da autoestima feminina e muito menos estar atrelada ao sucesso; que a moda tinha de ser um instrumento de liberdade e empoderamento, respeitando a diversidade de estilos e corpos existentes; que ninguém precisaria ter vergonha de quem é, tendo o direito de expressar livremente a sua própria identidade; que as nossas escolhas, independente de quais forem, deveriam ser respeitadas; que o amor poderia ser celebrado em todas as suas formas e que não é certo julgarmos as pessoas sem antes conhecê-las.

Não posso terminar esta resenha sem antes falar da surpresa que tive ao receber um kit divo da Editora Sextante, cheio de mimos escolhidos a dedo, em parceria com a Granado, para celebrar a diversidade feminina e àquelas mulheres que gostam de cuidar do corpo ou da mente.

Na caixa personalizada e lindamente decorada, veio uma cartinha de apresentação do projeto e dos presentes, um exemplar do livro, cards inspiradores com um recadinho da autora no verso, três esmaltes deslumbrantes com cores para todos os gostos e dois sachês de escalda pés. Só tenho a agradecer, realmente fiquei maravilhada com tanto carinho.

Mulheres é uma obra com a qual, certamente, muitos irão se identificar e se sentirão representados, e não falo apenas das mulheres. A intenção da autora com este trabalho foi promover o livre debate e conscientização por parte de todos, independente do gênero, orientação sexual, credo, etnia, etc, na tentativa de mudar a realidade perturbadora na qual vivemos. Só depende de nós.

site: http://www.recantodami.com/

Gisa 04/09/2015

É um ótimo presente para quem você ama. Dê de presente a você!
Hoje pessoal, vou falar do livro mais lindo, mais cuti cuti e mais divo e que acabou se tornando sagrado para mim. É o livro Mulheres da linda, talentosa e feminista Carol Rossetti. Vamos conferir???

Mulheres não é o tipo de livro que eu costumo ler. Aliás, não deve ser o tipo de livro que a maioria aqui lê. Ele não conta UMA história. Em cada página nós conhecemos um pouco de cada mulher. Há uma ilustração e uma pequena história sobre aquela mulher ilustrada.

Com certeza você vai se identificar com uma delas. Mesmo que você seja um homem. Por que Mulheres fala sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais diferentes tipos de pessoa. Sim, todas as ilustrações retratam mulheres. Mas há problemas que são comuns independente do gênero.

O livro aborda questões sobre comportamento, moda, sexualidade, escolhas. É o tipo de livro que todos deveriam ter a mão. Você certamente levará alguns puxões de orelha. Por que infelizmente, conscientes ou não como diz meu amigo Marcos as vezes julgamos as pessoas.

É um livro que fala sobre respeito. Sobre o quanto é importante respeitar a escolha de cada pessoa e aprender a conviver com as diferenças. É um livro lindo e inspirador. O tipo de livro que dá vontade de abrir todos os dias para receber uma importante lição.

O trabalho da editora está perfeito.A capa é ilustrada por dentro também, as folhas são super grossas, a capa até parece mio veludo. As ilustrações foram feitas pela Carol e são lindas demais.

Por isso, é impossível não indicar. É o tipo de livro para toda pessoa. É um ótimo presente para quem você ama. Dê de presente a você!

site: http://profissao-escritor.blogspot.com.br/2015/09/mulheres-carol-rossetti.html#comment-form

Juliana 13/09/2015

Altamente reflexivo
"Mulheres" é um livro nacional, escrito por Carol Rossetti e publicado em 2015 pela Editora Sextante. A obra possui 160 páginas e é divida em cinco partes: corpo, moda, escolha, amores e valentes. O livro foi cedido ao blog em parceria com a Editora.

Em 2014, a ilustradora Carol Rossetti começou a desenhar mulheres diversas para testar seus lápis de cor. Nunca poderia imaginar que suas criações despretensiosas ganhariam o mundo e iriam viralizar na internet a ponto de se tornarem matéria na CNN.

Com um traço característico e frases inspiradoras, Carol quebrou tabus e espalhou uma mensagem que ecoou em mulheres do mundo todo: somos fortes, merecedoras de respeito e especiais do jeito que somos, independentemente de opiniões e julgamentos alheios.

Essa mensagem que Carol transmite através de seus desenhos ganhou o formato de livro e inclui textos e imagens de autoria dela. Basicamente, a autora propõe um diálogo para aprendermos uns com os outros, sem colonizar o próximo.

É muito difícil falar sobre esse livro. Ele transborda emoção e nos faz refletir, mesmo que involuntariamente. Acredito que a leitura dessa obra me fez encarar o mundo de outra maneira. Recomendo a todos a leitura desse livro! :)

Para entender, você tem que ver:

(Acesse o blog para ver as fotos)

"Aprendi a não convencer ninguém. O trabalho de convencer é uma falta de respeito, é uma tentativa de colonização do outro." (José Saramago)

site: http://www.livroseflores.com/2015/09/resenha-mulheres-carol-rossetti.html

Fernanda Turino 14/09/2015

Coisa linda de viver
Mulheres é o livro de estreia da ilustradora Carol Rossetti e, além de ser lindo de viver, é uma obra de utilidade pública que deve ser lida por todos e não apenas por mulheres. Com o subtítulo Retratos de respeito, amor-próprio e dignidade o livro é repleto de mensagens tão empoderadoras quanto bonitas.

Eu já havia conhecido um pouco do trabalho da Carol na internet, onde, desde 2014, a ilustradora começou a divulgar, despretensiosamente, seu trabalho de exaltar as diferenças enquanto luta contra o machismo, racismo e todo tipo de preconceito. Com uma ilustração mais linda que a outra é praticamente impossível não se identificar com muitas das mensagens contidas nele.

Aliás, acho que, na verdade, é possível se identificar com todas as situações retratadas em Mulheres. O livro transborda sororidade e consegue despertar um sentimento de compaixão e solidariedade tanto em mulheres quanto homens dispostos a tornar o mundo um lugar mais justo e cada vez mais livre de amarras e preconceitos que tanto machucam muita gente por ai.

Outro grande mérito deste livro é que ele joga na nossa cara – de maneira doce, mas não menos eficiente – que todos nós temos conceitos pré-estabelecidos na nossa cabeça e que não têm fundamento nenhum. É muito bom quando podemos enxergar nossos defeitos de maneira tão sutil. É assim que a gente começa a melhorar e é a partir dessa melhora que podemos construir um mundo justo e que exalte as diferenças. Afinal, um mundo de iguais ia ser uma chatice só.

site: https://cultsemserpedante.wordpress.com/2015/09/14/eu-li-mulheres/

Portal JuLund 18/09/2015

Mulheres, @sextante
Conheci as ilustrações e mensagens de Carol Rossetti em um dia comum, navegando pelo Facebook, fazendo algo que não lembro, procurando por coisas que me lembro menos ainda.

Não me lembro de qual post era, poderia ser algo relacionado à mulher mulçumana que gostava de usar hijab por ser parte de sua religião e não se sentir oprimida por isso, pelo contrário; ou então a respeito de garotas tatuadas que não ligavam para o quanto de pessoas que ainda por alguma razão associam tatuagem com promiscuidade; talvez pudesse até ser a respeito da mulher bissexual que era tomada como indecisa, também por alguma razão ainda desconhecida por mim.

Mas sei que foi algo que me chamou atenção, algo com o qual concordei, algo que tocou em mim, acima de tudo algo com o qual eu me IDENTIFIQUEI e que continuou fazendo tudo isso a cada post. Meu caso com as ilustrações de Rossetti foram assim amor à primeira vista. E imaginem minha alegria quando alguns dias atrás noticiei AQUI o lançamento de um livro inspirado nessas ilustrações.

Leia a resenha completa em:

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/mulheres-sextante

Leilane 18/09/2015

Um livro de cabeceira, “Mulheres” celebra a diversidade e mostra que ela é uma das coisas mais lindas da vida!
A ilustradora brasileira Carol Rossetti resolveu colocar o lápis para desenhar e compartilhar suas criações em seu site e redes sociais. De uma forma muito natural, escolheu os retratos da vida das mulheres, mas isto lhe deu uma inquietude, não se tratava apenas destacar isso ou aquilo de um determinado grupo, ela sentiu que precisava ir além discutir realidades como “racismo, homofobia, bifobia, transfobia, elitismo, xenofobia, opressão contra pessoas com deficiências físicas”, ela sentiu que “a luta por igualdade e respeito é muito ampla e deve ser inclusiva”. E neste livro ela reúne parte do seu trabalho em “retratos de respeito amor-próprio, direitos e dignidade”.

Conheci a Carol Rossetti recentemente por meio da mídia mais convencional: a televisão. Assisto programas de notícias que normalmente destacam mais da vida do que nossa precária economia atual, então quando ela apareceu no Estúdio I da Globo News fiquei encantada! Já era em divulgação ao livro e as imagens de suas ilustrações e a maneira direta como ela abordava cada questão me conquistaram imediatamente, eu precisava ler o quanto antes ler o livro!

São tantos sentimentos que o livro desperta que é praticamente impossível colocar tudo em palavras. A sensibilidade da Carol para escrever sobre diferentes situações pelas quais as mulheres são constantemente julgadas é muito acentuada. E o talento que ela tem para aliar suas ilustrações a essa causa é simplesmente inspirador.

É impossível que alguma mulher ou qualquer outra pessoa que leia este livro não se identifique com alguma coisa, afinal, como a própria autora diz:

“Este não é um projeto exclusivamente para mulheres, nem unicamente sobre mulheres, nem sobre todas as mulheres ao mesmo tempo.”

E foram várias com as quais me identifiquei, mas tem uma que me fez rir muito, pois já passei muito por isso e nunca consegui dar uma resposta tão espirituosa quanto a da Rafaela (entre no link do blog para ver a ilustração).

Ao longo da minha vida já me perguntaram de tudo: se eu era espanhola, dos mais variados países da América Latina hispânica – quando eu fiz intercâmbio para os Estados Unidos e depois viajei para o Peru e a Argentina, muitas pessoas tentavam falar espanhol comigo jurando que eu era de origem hispânica –, árabe, muçulmana, indiana e, acreditem ou não, se eu era descendente direto de asiáticos, principalmente de japoneses. Querendo ou não, isso meio que abala a confiança na sua própria identidade, as outras pessoas sempre me fizeram me sentir exótica de alguma maneira – e olha que não estou entrando no mérito de religião, já perdi as contas quantas vezes me abordaram pressupondo de um modo muito intrometido que eu era isso ou aquilo e quando falava que não era, sempre acabavam atacando a minha –, tudo isso sempre me irritou muito! Sou brasileira, tenho descendência italiana, portuguesa e africana até onde eu saiba, mas quem no Brasil também não tem uma mistura dessas? De qualquer forma, aprendi aos poucos rir disso, eu sou o que sou e quem tenta ser taxativo com minha aparência, sempre tentando me classificar de alguma maneira não merece minha atenção. E da próxima vez pretendo aplicar a espiritualidade da ilustração, afinal duvido que não serei abordada no futuro com mais uma dessas perguntas.

O que achei mais incrível do projeto é sua amplitude e o potencial que tem para levar as pessoas a reflexão sem tentar impor nenhuma visão em cima do leitor, a autora cita Saramago que diz que convencer as pessoas é tentar colonizá-las e isso é uma falta de respeito. E percebi isso com muita clareza, ela não tenta de convencer de nada, ela apresenta as escolhas que as pessoas fazem para suas vidas e você, sendo seu próximo, deve respeitá-las.

As reflexões e mensagens que a Carol Rossetti traz são imprescindíveis para que tomemos consciência de que há mais no mundo do que só o que nos limitamos a conhecer. Nunca pensei em ter um livro de cabeceira, afinal tenho tantos para ler, mas estou pensando eu dar este posto para ele – não que ele vá ficar na minha cabeceira literalmente, mas ficará num lugar da minha estante de fácil acesso -, assim posso ler algumas de suas mensagens sempre que eu quiser.

Recomendo muito a todos este livro que abrange as diferenças entre as mulheres – e do que é ser um seu humano –, celebrando-as e conscientizando todos que leem que a diversidade é uma das coisas mais lindas da vida!

Conheçam esse e outros projetos da Carol Rosetti em seu site e redes sociais:

site: http://lerimaginar.com.br/blog/2015/09/18/um-livro-de-cabeceira-mulheres-celebra-a-diversidade-e-mostra-que-ela-e-uma-das-coisas-mais-lindas-da-vida/

Mila F. @delivroemlivro_ 29/09/2015

Verdadeiro, expressivo. Adorável.
Mulheres é o livro de estreia da ilustradora brasileira Carol Rossetti e trata-se de um projeto que começou inocentemente com publicações no facebook e foram se viralizando, atualmente seu trabalho já foi traduzido para mais de 15 idiomas.
O projeto de Carol Rossetti é difundir o movimento feminista e o amor próprio das mulheres. Ela se considera feminista, mas não no sentido pejorativo e excludente que ele foi massificado, mas no sentido de que não é o sexo feminino que torna a mulher mais valorizada ou menos valorizada, isso é o amor próprio, é sua aceitação.
Fica claro na obra de Rossetti que a luta dela não é uma luta que minimiza o valor do homem e supervaloriza a mulher, mas é uma visão: as mulheres deveriam se unir para mostrar o quanto se amam, mas a sociedade às vezes pode ser cruel e cobrar da mulher coisas que não cobram dos homens, é lamentável percebermos que ainda vivemos numa sociedade falocêntrica e as mulheres ainda precisam lutar muito por sua liberdade de expressão mesmo quando a constituição salienta que todos (mulheres e homens) têm direitos iguais.
Mulheres é uma obra rica de significado e faz um passeio entre concepções de: corpo, moda, identidade, escolhas, amores, valentes. Cada ilustração e reflexão que ela propõe tem uma mensagem que vai além do que está escrito e demonstra o respeito que todos deveriam ter. As ilustrações são delicadas, reais e chegam a ser uma tapa na cara da sociedade machista e preconceituosa. Caro Rossetti não teve a pretensão de ilustrar todos os preconceitos, provações e desafios que milhares de mulheres passam todo dia, mas é uma forma de sensibilizar que além daquilo que está exposto há muito e muito mais.
Sem dúvida alguma, indico esse livro porque além de temas contemporâneos são situações corriqueiras vividas por Anas, Marias, Palomas... Vale a pena sair da zona de conforto e ver a complexidade do mundo feminino, do que qualquer mulher pode passar. A mensagem que fica ao virar a última página é uma lindeza: se ame, se respeite e assim você conseguirá amar e respeitar os outros. Sigam em frente, cuidem de suas vidas. Tal como Rossetti, lanço o convite para conhecerem esse livro.

site: www.delivroemlivro.com.br

Debi.Cavalcanti 01/03/2024

Ilustrações feministas
As ilustrações são belíssimas, embora eu não concorde com muitas delas. Acredito que o meu corpo foi criado por Deus e existe para glorificar a Ele. Então, muitos discursos do atual feminismo não me representam. Também senti falta das mulheres evangélicas nessa obra, mas a própria autora deixa claro que não tem a intenção de retratar todas nós, e sim as que ela considera ?invisibilizadas?. Bem?
Vale a contemplação, mas não indico para crianças e adolescentes.

Thais.Carvalho 07/10/2015

Puro amorzinho ?
Recheado de empoderamento, é um livro que reúne as ilustrações lindas da Carol Rossetti, que já começa se posicionando lindamente como feminista interseccional (a vertente feminista que é inclusiva e faz recortes de condições socioeconômicas e culturais, porque acredita que cada mulher, dependendo da sua condição, sofre diferentes tipos de opressão na sociedade) essa também é a vertente com a qual eu me identifico e me coloco, pois sou mulher cis e periférica. Não sofro a mesma opressão que uma mulher trans e negra, mas também não sofro a mesma opressão que uma mulher cis branca e classe média alta. (em breve faço um post falando melhor sobre isso)

Bom, as ilustrações são divididas por temas: ?corpo? ? que desconstroem os ideais de beleza e nos mostra que quem manda no nosso corpo somos nós mesmas; ?moda? ? incentivando uma moda que respeite nossos corpos e nossa identidade; ?identidade? ? nesse tema a Carol usa ilustrações que incentivam as pessoas a aceitarem suas identidades e expressa-las sem medo (eu sei que é difícil, mas quanto mais incentivo, melhor!; ?escolhas? ? fala um pouco das escolhas pessoas de cada uma. Existe um grande debate sobre as escolhas das pessoas, principalmente sobre as escolhas que as mulheres fazem, então nesse tema vemos várias retratações de mulheres e sua escolha de não ligar pro que os outros dizem; ?amores? ? nem preciso falar nada né? Acho que a frase ?considerando justa toda forma de amor? já descreve, muito fofas as ilustrações sobre as mulheres e seus relacionamentos; e ?valentes? ? nesse tema vemos retratados alguns assuntos mais polêmicos, mas que são polêmicos justamente por essa resistência que a sociedade tem de discutir e entender algumas coisas. Acho muito linda essa parte, existem muitas mulheres que sofrem em silencio pelo medo de serem julgadas e culpabilizadas, e essas mulheres precisam de muito apoio.

A resenha completíssima tá lá no meu blog ?? http://artistadesconhecida.tumblr.com/post/130707633968/resenha-mulheres-de-carol-rossetti ?

Mariana 07/10/2015

Simples e Incisivo
Esse livrinho, simples do jeito que é, esclarece que as mulheres podem (e devem) se olhar de forma mais gentil, livres dos estereótipos que as cercam. A ilustradora retrata situações das mais diversas, desde o amor ao trabalho, em que a mulher se sente incomodada pelos pitacos da sociedade. No final, estes são detalhes que, ao todo, nos conferem o rótulo de cultura machista e preconceituosa. Muitas vezes nós mesmas reproduzimos preconceitos, consciente ou inconscientemente, e não nos damos conta do quanto eles causam dano a nós mesmas e a outrem. Cada um é cada um! Nada que seja dito deve se sobrepor à identidade individual e, principalmente, à liberdade que todos nós temos de ser feliz.

Uma vez li que se o preconceito é a doença, a informação é a cura. E não é?

Ana Luiza 17/10/2015

Resenha do blog Mademoiselle Loves Books - www.mademoisellelovesbooks.com
Acredito que há poucas pessoas que não conheceram e não se encantaram com o trabalho da Carol Rossetti. Em 2014, suas ilustrações viralizaram, principalmente no Facebook, que foi justamente onde conheci o seu projeto que deu vida a esse livro. Quando soube do lançamento de Mulheres, além de desejar o livro, fiquei muito feliz por ver que uma obra de extrema importância conseguiu conquistar seu espaço no mercado editorial brasileiro.

Em 160 páginas, Rossetti nos encanta com seus traços simples, mas extremamente expressivos. Em cada página encontramos uma mulher e uma história diferente, ambas, em sua simplicidade, guardando uma mensagem importante. Através de desenhos singelos e mensagens curtas, a ilustradora discutiu diversidade, beleza, preconceito, feminismo, empoderamento feminino, gênero, sexualidade e muito outros temas revelantes, e polêmicos até, mas com uma leveza e beleza única.

Mulheres foi dividido em cinco partes: corpo, moda, escolha, amores e valentes. No início de cada parte, assim como na Introdução, a autora fala um pouco sobre o projeto e sua visão pessoal sobre o assunto. Assim como seus desenhos, as palavras de Rossetti são em defesa da liberdade, da diversidade e da igualdade.

“São tantas mulheres diferentes no mundo que eu poderia continuar para sempre. Cada uma tem sua própria história, e acredito que todas elas merecem ser ouvidas e representadas.”

E eu me identifiquei muito com o posicionamento da autora sobre o próprio movimento feminista. Afinal, não se trata mais sobre poder votar e estudar, como queriam as primeiras feministas, mulheres brancas heterossexuais de classe média/alta. As conquistas delas foram de extrema importância, é claro, e agora que já conquistamos o básico, precisamos ir além e lutar pela liberdade de todas as mulheres: brancas e negras, hétero e homossexuais, ricas e pobres, cristãs, muçulmanas e ateias, jovens e idosas, deficientes ou não.

E o que mais me encantou em Mulheres é que a autora verdadeiramente representa a diversidade, tanto em questões físicas quanto psicológicas e políticas. A pluralidade de aparências, comportamentos, pensamentos e discursos é a grande beleza da obra. Rossetti conseguiu dar vida e voz a todas suas personagens e acho impossível que alguém não consiga se identificar com, pelo menos, uma delas.

“O que eu proponho nas ilustrações do projeto Mulheres é desconstruir essa ideia. Não há uma forma única de ser bonita nem a beleza deveria ser o foco da autoestima feminina.”

Mulheres é uma obra cativante, que apesar da leitura rápida...

LEIA A RESENHA COMPLETA E VEJA FOTOS DO LIVRO NO BLOG:

site: http://www.mademoisellelovesbooks.com/2015/10/resenha-mulheres-carol-rossetti.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5