Um Passe de Mágica

Agatha Christie

Resenhas - Um Passe de Mágica

Brino 31/12/2015

Miss Marple #6
"Um Passe de Mágica" começa quando Miss Jane Marple, de visita na casa de uma amiga de infância chamada Ruth Van Rydock, tem sua ajuda solicitada para resolver um problema abstrato: Ruth acredita que sua irmã, Carrie Louise(também amiga de infância de Jane), corre perigo em sua própria casa, a mansão Stonygates, apesar de não saber ao certo o motivo de seu pressentimento.

Confiante na intuição da amiga, Miss Marple vai a Stonygates, e reencontra Carrie. As amigas trocam reminiscências, e paralelamente, Miss Marple fica atenta a tudo. Stonygates, além de lar da família de Carrie(que inclui a filha dela, Mildred; a empregada de confiança, Miss Bellever; a neta, filha de sua filha adotiva morta, Gina; o marido, Lewis Serrocold; o marido de Gina, Walter; e os filhos de seu marido anterior, Stephen e Alex), é também um centro de detenção e recuperação para jovens delinquentes. Lewis, o marido de Carrie, é um idealista que tem como objetivo a reintegração à sociedade dos infratores juvenis, e foi totalmente apoiado por ela em sua luta.

Um desses jovens, Edgar Lawson, é um rapaz temperamental e volátil, que logo chama a atenção de Miss Marple pelo seu comportamento. Outra coisa que atrai a atenção da detetive é o triângulo amoroso que parece estar se formando entre Gina, Walter e Stephen, que ninguém mais parece notar. Porém, Miss Marple não consegue encontrar algo que possa ameaçar Carrie Louise, como Ruth tanto temia. Mas eventos peculiares estão a ponto de ocorrer, perturbando a vida dos muitos moradores de Stonygates.

Este livro é altamente recomendável para fãs da Miss Marple e/ou da autora. É um mistério simples, não muito difícil de adivinhar para quem está acostumado com os truques da escritora, mas ainda assim uma leitura prazerosa, instigante e que pode surpreender. Como fã, gostei muito, não me decepcionou nem um pouco, até superou minhas expectativas.

Gostei muito da trama, da atmosfera, do cenário e do ritmo, sempre intenso. Os personagens também são interessantes. Para quem gosta da Miss Marple ou quer conhecê-la melhor, é indispensável: ao contrário de alguns outros romances em que ela aparece, neste ela participa ativamente da história do início ao fim. E como a história gira em torno de uma amiga de infância da personagem, descobrimos alguns detalhes de seu passado. Só isso já valeria a leitura, pois é um livro ainda mais curto que a média da autora.

Se for fã dela, não deixe de ler. Se não a conhece ainda e quer começar por uma obra menos badalada, é uma ótima pedida.

Bia Morais 16/07/2016

Um passe de mágica
Gostei bastante da história e da leitura em si, que foi fluida e leve. Não achei difícil de acertar quem é o assassino, mas isso não tirou o meu interesse de ler o desfecho da história. Gostei que a explicação sobre o assassinato e o que acontece com os personagens depois foi bastante detalhada, pois não gosto quando o livro termina "do nada", sem muitas explicações.

Kássio 04/07/2020

Bom porém
Achei meio previsível, vc logo imagina que tem algo por trás do que aconteceu no momento do assassinato do personagem.

Marina - @respire.literatura 24/10/2016

Um passe de mágica, de Agatha Christie
Um passe de mágica é a primeira trama que leio envolvendo a detetive amadora Miss Marple. A senhora desvenda os mais intrigantes mistérios apenas com seu profundo conhecimento. O livro é uma ótima leitura para aqueles que gostam de romance policial e querem uma leitura rápida e objetiva. Agatha Christe, como sempre, nos transportando para uma situação que, apesar de previsível, não perde a graça e a artimanha na descoberta.

A trama inicia-se quando Miss Jane Marple, de visita a casa de sua velha amiga de infância Ruth Van Rydock, percebe que a senhora Van Rydock está meio apreensiva. Ruth acredita que há um grave problema na mansão que a irmã mora em Stonygates e conta seus pressentimentos e medos para Miss Marple. Acontece que tanto Ruth quando sua irmã, Carrie Louise, são amigas inseparáveis de Miss Marple desde os tempos do colégio e quando Ruth pede para que Miss Marple vá até Stonygates investigar a situação, ela não hesita.

Quando chega a Stonygates, Miss Marple percebe que tem algo realmente de errado naquela mansão. Acontece que, além de ser a casa da família, a mansão também abriga um centro de reabilitação para meninos delinquentes. O marido de Carrie Louse, Lewis Serrocold, é um idealista que acredita na reintegração de menores infratores à sociedade e Carrie o apoia totalmente.

Contudo, as coisas começam a ficar estranha quando três crimes acontecem e cabe a Miss Marple descobrir o que está acontecendo, antes que a próxima vítimas seja sua amiga.

" — ...Esse é o segredo da existência. Todos nós somos um pouco loucos." — PÁG 65

CONFIRA RESENHA COMPLETA NO BLOG!

site: http://www.anebee.com.br/2016/10/resenha-um-passe-de-magica-de-agatha.html

04/01/2017

Se você, até agora, não parou para ler Miss Marple ou sequer sabe da existência dessa simpática, adorável e astuta velhinha detetive, pare agora mesmo o que está fazendo e vá descobrir o que ela anda aprontando pelas páginas de Um Passe de Mágica.
Os livros da Agatha Christie sempre têm uma narrativa que te instiga a curiosidade e mexe com seu instinto detetive. O que, muitas vezes, para mim, é sinônimo de me enganar o tempo todo sobre quem é o verdadeiro culpado. E com Um Passe de Mágica não poderia ter sido diferente.
Miss Marple é alertada por uma de suas amigas de infância, Ruth, de que a irmã desta, Carrie Louise possa estar correndo perigo em uma enorme mansão que há algum tempo, passou a funcionar também como uma espécie de centro de reabilitação para menores infratores. Só até aí já dá para sentir que o clima é bem sinistro, não?
Sendo assim, Miss Marple vai até a mansão para visitar Carrie Louise, que encontra-se com um novo marido, o entusiasta Lewis, que é bem animado com o internato que praticamente funciona em seu quintal.
Como é de praxe em qualquer livro que li da Agatha até agora, não se surpreenda com a imensidão de personagens que ela te apresenta, todos com nomes bem distintos um do outro e igualmente difíceis de serem lembrados e atribuídos a esta ou aquela pessoa. Por isso, uma dica interessante seria fazer um breve rascunho sobre quem é quem para consultar rapidamente durante a leitura e, assim, mesmo que você retome o livro depois de algum tempo, não precisará ficar adivinhando.
Neste caso, nossas atenções são rapidamente atraídas para o reformatório, onde Lewis acredita ser capaz de reabilitar jovens infratores e ensiná-los atividades que possam, de alguma forma, contribuir para a sociedade. Durante a visita de Miss Marple, Christian, enteado de Carrie Louise, chega à mansão para reunir-se com Lewis e, quando ele é misteriosamente encontrado morto enquanto escrevia uma carta que sumiu, está na hora da doce e perspicaz velhinha entrar em ação.
Quanto mais investiga as estranhas circunstâncias, desde a chegada de Christian até mesmo outras duas mortes que praticamente se seguem na mansão, Miss Marple fica convencida de que tudo, na verdade, possa tratar-se de ilusão, como aquelas que mágicos se utilizam para distrair seu público enquanto realizam outras coisas. E é nessa mágica de palco, nas distrações que pode residir a resolução para estes três assassinatos.
Ler qualquer aventura que seja da Miss Marple é sempre um grande exercício para a mente. Não só por conta da penca de personagens que são apresentados e você precisa associá-los rapidamente aos protagonistas, mas também pela sucessão de fatos que te levam de personagem em personagem, levantando suspeitas e depois as desfazendo, às vezes quase que imediatamente, outras, durando o livro todo.
E cada vez que eu me vejo numa nova aventura, permeada por mansões ou simplesmente no pequeno vilarejo de nossa detetive, não consigo deixar de torcer para que sua participação seja ativa e que ela nos brinde sempre com suas perspectivas do que somente ao final da história. Posso dizer que Um Passe de Mágica fornece toda a participação possível de Miss Marple desde o comecinho e inicia um dos melhores livros que li dela até então.
Sério, se você ainda não deu uma chance, corra e tire o atraso agora mesmo! Não precisa ler na ordem, como eu estou fazendo, afinal, as histórias são completamente independentes. E, talvez, se optar por uma história tão surpreendente quanto esta, pode até ser que dê chance às outras mais rápido do que imagina!
Lembre-se: ler Agatha Christie é um desenvolvimento constante da perspicácia e da capacidade de fugir das obviedades que muitas vezes esperamos, forçando-nos a buscar pelos impossíveis...mas não sem antes suspeitar de todo mundo (pelo menos, no meu caso!).

site: http://www.onlythestrong-survive.com.br/2016/12/resenha-um-passe-de-magica-agatha.html

Mr. Jonas 12/02/2018

Um passe de mágica

As irmãs Ruth e Carrie Louise são amigas inseparáveis de Miss Marple desde os tempos de colégio. Por isso Ruth não hesita em compartilhar com a adorável investigadora seus piores pressentimentos: Carrie estaria correndo perigo em Stonygates, a mansão da família que agora também abriga um centro de reabilitação para meninos delinquentes. Quando três crimes acontecem na casa, Miss Marple decide juntar todas as peças deste quebra-cabeça antes que sua amiga seja a próxima vítima...
Um passe de mágica é uma das mais conhecidas e celebradas histórias de Agatha Christie. Além de encantar o leitor com a astúcia de Miss Marple, este romance também traz informações curiosas sobre o passado da personagem que fascinarão seus fãs.

“Brilhante!”
Guardian

Andrea 06/11/2018

Um livro da Miss Marple
Li, até o momento três livros protagonizados pela Miss Marple, sendo eles: "O assassinato na casa do pastor", "Um passe de mágica", e "Um corpo na biblioteca". Esse dos três foi o mais fraco. Gostei muito do fato do livro trazer um pouco do passado da Miss Marple. Gostei das irmãs Ruth e Carrie Louise. Gostei de como Miss Marple é inteligente para descobrir o crime. Mas achei "fantástico demais", o final. Meio "nada a ver" mesmo. Não sei o que exatamente me fez não gostar, mas não gostei do final. E o fim dramático no rio? Meu Deus, que coisa louca. Não gosto quando os livros na Agatha tomam um rumo meio impossível para a realidade. Ou quando o livro tem um final trágico como e aleatório como esse. Avaliei com 3 estrelas porque apesar do livro ter um final não muito bom, ele é bem escrito e tem a Miss Marple, que eu amo.

Natty 22/11/2018

"Minha cara senhora, todos nós somos loucos - disse enquanto a fazia passar pela porta - Eis aí o segredo da vida. Todos nós somos meio loucos". Um Passe de Mágica, meu primeiro livro da Agatha Christie, a Rainha do Crime. Uma história envolvente, daquelas que te fazem mergulhar na história e tentar desvendar os mistérios.

Um assassinato, uma tentativa e um envenenamento, no meio disso Miss Marple tenta investigar quem é o culpado, traça os perfis, tenta montar o quebra-cabeças, e no final você descobre que estava na sua frente o tempo todo.

Fimbrethil Call 18/12/2018

Bom, é incrível como a Agatha Christie escreve bem. Só o que irrita nesse livro é a Carrie Louise, oh, tão ingênua, tão diáfana, oh, pobrezinha...

Isa 25/06/2019

Um passa de Mágica para o Blog Doces Sonhos Literários
Resenha: Um passe de mágica – Agatha Christie

Todos nós, administradores do blog, nos reunimos para fazer leituras em conjunto. Criamos um grupo no Whatsapp para os debates e escolhemos, primeiramente, ler os clássicos de Agatha Christie. A primeira leitura foi “Um passe de mágica” e ao final eu só me perguntava: Por que demorei tanto para ler Agatha Christie? Cheguei a ganhar dois exemplares quando era mais nova, mas nunca os li e depois de uma mudança de Estado, acabei me desfazendo deles. Mas enfim, vamos à história que apesar de ser julgada pelos leitores da Rainha do Crime como não sendo uma dos melhores da autora, ganhou meu coração.
Miss Marple é uma típica “velhinha” solteirona do vilarejo de Saint Mary Mead, na Inglaterra. Carrie Louise e Ruth são duas irmãs, que seguiram rumos diferentes em suas vidas. Elas são amigas de longa data de Miss Marple e numa das visitas, Ruth fala para Miss Marple sobre sua preocupação com a irmã Carrie Louise. Ruth sente que algo está acontecendo na propriedade e na vida da irmã e pede à amiga que faça uma visita a ela para verificar se suas suspeitas são reais.
Miss Marple pede algumas informações a mais e prontamente se dispõe a ajudar. Sob o pretexto de que precisa de uns dias de descanso, Miss Marple chega à propriedade de Carrie Louise em Stonygates, e durante sua estadia, acontecem três crimes.’’ Muitos personagens moram na mesma propriedade, se envolvem na trama e se tornam possíveis suspeitos. Para completar Carrie Louise e o marido mantêm um reformatório para jovens delinquentes bem ao lado de sua propriedade, aumentando ainda mais o número de suspeitos.
Miss Marple com sua sagacidade, observação e experiência do comportamento humano ajuda a desvendar os crimes e as motivações como “num passe de mágica”. À medida em que ela apresenta a solução como num palco de teatro, os próprios detetives da polícia a consideram “louca”, mas logo se rendem à “esperteza” e ao raciocínio lógico, da simpática velhinha.
A previsibilidade do autor ou dos autores dos crimes (para mim no caso) não tira a qualidade da trama que envolve os leitores e nos faz observar cada personagem, cada situação de maneira isolada, conhecendo um pouco mais de cada um e como sua história pode se revelar um motivo para cometer o crime. Mesmo com a possibilidade de descobrirmos o assassino, as motivações e o desfecho nos surpreendem.

Avaliação:

♥♥♥♥♥

O que ganhou meu coração?

Um passe de mágica foi lançado em 1952 e numa época em que as mulheres começavam a dar os primeiros passos rumo às conquistas de seus direitos, mas ainda assim, eram vistas com desconfiança e com sua participação na sociedade reduzida apenas a donas de casa, ter uma personagem como Miss Marple, sagaz, inteligente, firme, de raciocínio rápido e elucidando crimes, ganhou meu coração definitivamente. Para os apaixonados pela rainha do crime, Hercule Poirot, é o melhor detetive da autora, mas eu receio que para mim, será sempre Miss Marple que com sua astúcia, seu poder de observação do comportamento humano, sem se deixar enganar pelas aparências, revela o lado mal da humanidade, trazendo uma saborosa e instigante leitura. A escrita também é um deleite para leitores ávidos e nos faz colocar a “cachola” pra funcionar em cada situação ou personagem que se apresente durante o desenrolar da história.

site: https://docessonhosliterarios.blogspot.com/2019/06/resenha-um-passe-de-magica-agatha.html

Lara.Romao 30/07/2019

Um passe de mágica
Tenho tendência a achar que os ingleses são bastante pacatos e só se interessam por chá. Preconceitos a parte, abrimos os olhos para Miss Marple, uma personagem, sem dúvida, um tanto quanto interessante. Não descarte nem uma fala na nossa detetive amadora! Desvendei o assassinato logo no início. Sim, uma analogia ao ilusionismo é a chave do mistério. Porém, na minha opinião, não é um grande livro, não é um grande mistério (comparando com os demais livros de Christie), porém ainda vale a pena a leitura.

Juliana.Brandao 15/01/2020

Muito bom! Bem novela mexicana
Eu sempre fico em dúvida se o livro foi realmente bom ou eu que sou sonsa e não percebi as coisas...

Bella :) 07/03/2020

Minha primeira experiência com AC, não me apaixonei muito pela escrita porém a história é interessante

Thaisa 09/05/2024

A queridinha senhorita Miss Jane Marple, uma pacata e observadora velhinha que conhece perfeitamente a alma humana e já desvendou diversos mistérios na sua cidadezinha, St. Mary Mead, encontra com uma antiga amiga da época de colégio, Ruth Van Rydock, em Londres. Colocando o papo em dia, Ruth desabafa sobre estar preocupada com sua irmã, Carrie Louise - e arruma um pretexto para que Jane passe algumas semanas no casarão Stonygates, investigando o que está acontecendo com Carrie (que Marple também conheceu quando jovem).
Ao chegar ao local, nossa detetive amadora se depara com uma casa cheia: além da própria amiga, ela também conhecerá seu mais novo (e terceiro) marido, Lewis Serrocold; a filha amarga e rejeitada de Carrie, Mildred; a neta da proprietária, Gina, e seu marido americano; os enteados Stephen e Alexis Restarick, que estão passando as férias; o secretário de Lewis, Edgar Lawson, identificado com esquizofrenia; e o entrado de Carrie Louise de seu primeiro casamento, o bem-sucedido Christian Gulbrandsen, que aparece de surpresa para tratar de assuntos importantes.
Enquanto Miss Marple está conhecendo e analisando cada vez mais os hóspedes de Stonygates, uma tragédia ocorre: Christian é repentinamente encontrado morto - e uma das pessoas ao redor de Jane é o verdadeiro responsável por esse crime do qual não sabemos o motivo...
Esse livro foi simplesmente delicioso, bem fluido, seguindo as histórias mais típicas da autora, em que temos um assassinato em uma casa onde todos os hóspedes são suspeitos. O que eu mais gostei foi ter visto o protagonismo de Miss Marple aqui: a detetive de Agatha, infelizmente, aparece em diversas tramas muito mais como uma personagem secundária, apenas observando e dando seu veredicto, ao invés de ser protagonista - mas como esse enredo a envolve completamente, é interessante acompanhar sua linha de raciocínio, sua própria percepção de tudo e como ela escolhe abordar cada um dos personagens apresentados.
O final é surpreendente de certa forma, mas também levemente fantasioso - porém, é verdade que isso não estragou minha experiência de leitura.
Depois de "Assassinato na Casa do Pastor", essa é minha trama favorita com Marple e um bálsamo pra quem gosta dessa personagem tão querida de Christie!